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A função social da leitura e da escrita no cotidiano

 

24/03/2014

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a importância da escrita em nossa vida;
  • Reconhecer a função comunicativa da escrita;
  • Aperfeiçoar a interpretação de textos;
  • Aprender a escrever correspondências;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em equipes.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br >. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de mar. 2014.

 

 1º Momento: aproximadamente 60 minutos.

professora e alunos 

A leitura e escrita no nosso dia a dia: dialogando com o professor

Fonte Sitio "paixão por educação infantil". Imagem disponível em: <http://paixaoporeducacaoinfantil.blogspot.com.br/>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Professor, o processo de alfabetização e letramento pressupõe atividades em que os alunos tenham acesso a diferentes materiais de leitura, ou seja, diferentes portadores de textos e gêneros textuais que estão à nossa volta.

A sociedade atual está imersa em um mundo letrado, isso nos leva a crer que o aluno chega à escola com uma bagagem significativa, ou seja, reconhece alguns gêneros textuais mesmo antes de estar alfabetizado, para isso basta pegar a embalagem de algum produto utilizado pela família cotidianamente, como refrigerante, biscoito, ou outro e perguntar para uma criança que ainda não domina a leitura e a escrita. Ela vai reconhecer a embalagem e a escrita e falar o nome do produto como se estivesse lendo (pseudo leitura).

Dessa forma, nossa aula, parte do pressuposto que utilizar os materiais de leitura que estão em nosso contexto torna a aprendizagem mais significativa e auxilia no processo de ensino e de aprendizagem. 

 

Motivando: reconhecendo alguns materiais de leitura

Professor leve para sala de aula alguns folhetos de supermercado e peça aos alunos que olhem e digam se encontraram algo interessante. Utilize a técnica tempestade cerebral, fixe no centro da lousa um dos folhetos e à medida que forem falando o que perceberam no folheto vá escrevendo na lousa. Quando terminarem pergunte como conseguiram tantas informações neste folheto.

Professor dirija a conversa de forma que os alunos percebam que conseguiram extrair todas as informações, porque fizeram a leitura do folheto e que a leitura e a escrita são duas partes de uma mesma janela que mostra todo um mundo para os seres humanos.

Veja a sugestão de folhetos, mas você poderá utilizar os folhetos de algum supermercado que você tenha acesso.

 

Folheto Bretas

Fonte: "Blog Tiago Ranielli". Disponível em: <http://thiagoranielli.blogspot.com.br/2010/05/compilado-de-folheto-bretas_25.html>. Acesso em: 11 de mar. 2014.

 

ATIVIDADE ESCRITA

Professor, trabalhe os símbolos existentes nos folhetos: logotipo do supermercado, recursos gráficos utilizados para chamar a atenção dos clientes, imagens, cores e forma das letras. Como estes símbolos surgiram, qual é a sua função no folheto, dentre outros.

Aluna UCA

1) Leiam todas as páginas do folheto, em seguida circulem e copiem em seu caderno os nomes dos produtos:

a) Alimentício com menor preço.

b) De higiene que termine com ao.

c) De perfumaria cujo nome possua vogais que se repetem em uma mesma palavra.

        d) De qualquer setor do supermercado, cujo nome possua 03 (três) sílabas.

 

DITADO COM IMAGENS

2) Ditado recortado. Coloque desenhos de produtos de supermercado e peça que procurem no folheto, recortem e colem o nome de cada um.

a)

Detergente ___________________________________________________________

b)

Caixa de bombom ___________________________________________________________

c)

Bombril  __________________________________________________________

 

OS SÍMBOLOS EM NOSSO CONTEXTO

Professor, os símbolos também estão presentes em nosso cotidiano e fazem parte da escrita. Para que eles compreendam, resgate os símbolos que estão presentes no contexto escolar, como por exemplo: o símbolo que identifica banheiro masculino e feminino, dentre outros.

O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano. Embora existam símbolos que são reconhecidos internacionalmente, outros só são compreendidos dentro de um determinado grupo ou contexto (religioso, cultural). Ele intensifica a relação com o transcendente”. Fonte: Sítio: "Wikipédia". Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADmbolo>. Acesso em: 15 de mar. 2014.

 

3) Peça que os alunos desenhem dois símbolos:

a) O símbolo da escola em que estudam ou de um time de futebol que torcem;

 

 

 

 

 

 

b) Um símbolo inventado por eles.

 

 

 

 

 

 

 

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

O gostinho do saber

Professor, os portadores de textos são suportes textuais, ou seja, portam os diferentes gêneros textuais escritos, eles podem ser: livros, jornais, catálogos, álbuns, painéis, outdoors, vidro de ônibus,  computadores, dentre outros.

 

Professor mostre no Data Show ou monte um painel com algumas imagens de portadores de textos, os mais variados. Peça que leiam as mensagens e analisem o conteúdo de cada uma. Discuta com a turma a função destes portadores e lance a pergunta se um analfabeto, ou seja, alguém que ainda não sabe ler teria a mesma impressão que eles estão tendo? O que os diferencia de um analfabeto? Leve-os a perceber que mesmo fazendo a leitura de imagens o analfabeto não teria a mesma percepção, pois as informações seriam limitadas.

 

Out door Carro

Fonte: Sítio: “Impacto Outdoor”. Disponível em: <http://impactosabara.webnode.pt/>. Acesso em: 13 de mar. 2014.

propaganda em ônibus

Fonte: Sitio “Que Barato!”. Disponível em: <http://www.quebarato.com.br/search?q=busdoor>. Acesso em: 13 de mar. 2014.

 

livros e notebook

Fonte: Sitio “Que Barato!”. Disponível em: <http://sp.quebarato.com.br/sao-jose-dos-campos/diagramador-de-livros-revistas-e-jornais-indesign-pagemaker__66C9E5.html>. Acesso em: 13 de mar. 2014.

 

Depois de explorar as imagens, proponha que os alunos listem os diferentes portadores de textos que conhecem. Façam o registro em uma tabela e colem no caderno de Língua Portuguesa, assim terão o registro da atividade. Veja uma sugestão de tabela:

 

PORTADORES DE TEXTOS

GÊNEROS TEXTUAIS

Jornal

Textos jornalísticos, artigos, crônicas, notícias, propagandas.

Revistas

Artigos, crônicas, notícias, propagandas, dentre outros.

Livros

Histórias, textos científicos, receitas, dentre outros.

Outdoor

Propaganda, publicidade, dentre outros.

Aluna UCA

Após o debate, para fixar a percepção de que a leitura e a escrita possuem função social em nossa sociedade, oriente os alunos a comunicarem um fato, um acontecimento, ou uma notícia ou mesmo uma piada, a um familiar. Podem utilizar como recurso de comunicação: faixa, cartaz, bilhete, carta ou telegrama.

 

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

Utilizando os gêneros textuais na escola    

Professor, aproveite algum conteúdo que esteja trabalhando em Geografia, História ou Ciências e proponha uma atividade interdisciplinar, solicite que os alunos façam a divulgação utilizando algum dos gêneros textuais que aprenderam, como por exemplo:  propagandas ou cartazes informativos sobre os animais que estão estudando. Eles poderão utilizar diferentes recursos para ilustrar os textos, tais como: desenhos, recortes de revistas ou outros. Veja uma sugestão:

 

 Animais em extinção - mapa do Brasil

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DIA ___/___/___ ÀS 14 H.

Fonte da Imagem: Sítio disponível em: <http://defensoresdanatureza.com.br/animais-em-extincao-brasileiros.html>. Acesso em: 10 de mar. 2014.

 

4º Momento: aproximadamente 60 minutos.

Fazendo a diferença através da leitura e da escrita

 

Para compreender melhor a função social da escrita, prepare o dia para conversar com os alunos sobre as inúmeras possibilidades da leitura e da escrita na mídia como: novelas, jornais, filmes e documentários.

Proponha para a turma uma atividade onde possam contribuir com a sociedade usando seus conhecimentos de leitura e de escrita, como por exemplo, uma campanha contra: a Dengue, o uso de drogas, a violência ou outra que desperte o interesse dos alunos. Para isso, deverão utilizar diferentes gêneros textuais, tais como:

  • Propagandas;
  • Cartazes;
  • Faixas;
  • Convites;
  • E-mail;
  • Dentre outros.

Para divulgar os textos poderão utilizar diferentes portadores de textos, tais como:

  • Redes sociais;
  • Murais da escola;
  • Jornal da escola;
  • Painéis;
  • Dentre outros.
Recursos Complementares

- Sugestão para o professor: Artigo sobre gênero textual.

Fonte: Sítio: "Slideshare". Disponível em: <http://pt.slideshare.net/SoniaNudelman/gneros-textuais-marcuschi>. Acesso em: 10 de mar. 2014.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: compreenderam a importância da leitura e da escrita em nossa vida; conseguiram aperfeiçoar a interpretação de textos além das suas maneiras de se comunicar, compreendendo a relevância da leitura e da escrita na nossa sociedade. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.

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