24/03/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes e Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br >. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de mar. 2014.
Vivemos no mundo da informação, e ela está presente por todos os lados, em lugares os mais diversos possíveis e estas informações constituem os textos, porém nem sempre temos o tempo ou a necessidade de analisá-los considerando as características que os constituem.
Professor assista com seus alunos, o vídeo abaixo que trata de alguns gêneros textuais para poderem aprofundar no assunto.
Para motivá-los, desencadeie um debate sobre as diferentes formas que utilizamos para nos comunicar, oralmente ou por escrito. Questione-os sobre:
Conclua com eles que, estas são diferentes formas de comunicação e são muito importantes em nosso cotidiano. Vamos conhecer estas e outras formas de nos comunicar?
Sítio: "YouTube". Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=Ryy0Y7U7pzM>. Acesso em: 11 de mar. 2014.
Monte um painel com diferentes gêneros textuais para quando os alunos chegarem, o painel já esteja montado. Observe a reação e os comentários que fizerem.
Fonte: "Blog da Professora Drica". Imagens disponíveis em: <http://drilyn.blogspot.com.br/2011_03_01_archive.html>. Acesso em: 11 de mar. 2014.
Organize a sala de aula em semicírculo de forma que os alunos possam ver todos os colegas enquanto levantam hipóteses sobre o conceito de gênero textual.
Professor peça que observem as imagens e tentem perceber o que elas têm em comum. Após o levantamento de hipóteses é preciso estabelecer um conceito que seja consenso na turma ressaltando que: os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos, como receitas, calendário, lista telefônica, poemas, cartazes, bula de remédio, cardápio, bilhete, e-mail e tantos outros.
Faça o registro na lousa do conceito da turma e solicite que anotem para não esquecerem.
Para consolidar esta etapa, solicite que os alunos escolham um gênero textual, dentre os diversos que viram no vídeo e elaborem um texto, obedecendo às suas características textuais, ou seja, devem observar a estrutura do texto, as informações que ele contém, dentre outros.
Escolha um gênero textual para transmitir uma informação.
|
Professor coloque em prática o que seus alunos aprenderam. Divida a turma em três grupos e disponibilize uma caixa para cada grupo com recursos que poderão usar para a execução das tarefas.
GRUPO 1: GÊNEROS TEXTUAIS ORAIS
GRUPO 2: GÊNEROS TEXTUAIS ESCRITOS
GRUPO 3: GÊNEROS TEXTUAIS PRESENTES NAS REDES SOCIAIS
Fonte imagem: Sítio "Paixão por educação infantil". Disponível em: <http://paixaoporeducacaoinfantil.blogspot.com.br/ >. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Fonte da Imagem 1: Sítio: “Intel”. Disponível em: <http://www.intel.com.br/content/www/br/pt/tablets/tablets.html?cid=sem45p69382g-c&gclid=CIz8gc7Ti70CFWEV7Aod_2UAhA>. Acesso em: 09 de mar. 2014.
Fonte da Imagem 2:Sitio: “Zero Hora”. Disponível em: <http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/economia/noticia/2012/06/facilidade-de-uso-dos-tablets-faz-criancas-terem-contato-com-o-mundo-digital-cada-vez-mais-cedo-3807463.html>. Acesso em: 09 de mar. 2014.
As redes sociais já estão fortemente inseridas no nosso dia a dia, principalmente entre os adolescentes, jovens e até mesmo entre as crianças. Tais redes se tornaram uma unanimidade nessa faixa etária. Os gêneros textuais também estão presentes nestas redes. Professor proponha um debate com os alunos e coloque em discussão:
Faça registro das conclusões dos alunos, a partir do debate. Procure conduzir para uma reflexão crítica, pois hoje, sabemos dos riscos que estamos correndo devido ao mau uso das redes sociais: vícios, violências, preconceitos, dentre outros.
Fonte da imagem: Sítio: “O povo online”. Disponível em: <http://blog.opovo.com.br/imoveisenegocios/wp-content/uploads/sites/32/2012/08/redes-sociais.jpg>. Acesso em: 13 de mar. 2014.
Professor, proponha que os alunos socializem o que aprenderam, para isso poderão optar por algum gênero textual: cartazes, painéis, folhetos, apresentação por meio de slides no Power Point, dentre outras formas.
Fonte: Sitio: "YouTube. Como criar uma apresentação utilizando o Power Point". Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=P9tMR4a5cMw>. Acesso em: 09 de mar. 2014.
Para o professor:
Sinopse
A série AO PÉ DA LETRA destina-se a todos os professores de português interessados em aprimorar suas práticas pedagógicas. Os episódios abordam conteúdos tradicionais de forma criativa e consistente. Sítio TV Escola. Vídeo: "Ao Pé da letra" (professores) Helismar- Gêneros textuais. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=15485 >. Acesso em: 09 de mar. 2014.
Sitio "Slideboom" . Disponível em: <https://www.slideboom.com/presentations/43947/Textos-e-g%C3%AAneros-textuais>. Acesso em: 09 de mar. 2014. Aborda o conceito de texto e os diferentes gêneros textuais presentes em nosso cotidiano.
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles compreenderam o conceito de gênero textual, se aprenderam a conhecer e diferenciar alguns dos diversos gêneros textuais, além de estabelecer comunicação através de um gênero textual, reconhecer a presença de gêneros textuais nas redes sociais, reconhecer a importância dos gêneros textuais presentes nas redes sociais em tarefas domésticas e aprender a fazer uso dos gêneros textuais em seu cotidiano. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/04/2014
Cinco estrelasParabéns adorei as aulas .