Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os gêneros textuais presentes em nosso cotidiano

 

24/03/2014

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes e Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer e diferenciar alguns dos diversos gêneros textuais orais e escritos;
  • Estabelecer comunicação através de um gênero textual;
  • Reconhecer a presença de gêneros textuais nas redes sociais;
  • Reconhecer a importância dos gêneros textuais em tarefas domésticas;
  • Compreender a função comunicativa dos gêneros textuais;
  • Identificar características estruturais dos gêneros textuais trabalhados;
  • Aprender a fazer uso dos gêneros textuais no cotidiano;
  • Utilizar diferentes gêneros textuais para comunicação dentro e fora da escola.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br >. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de mar. 2014.

 

1º Momento: aproximadamente 60 minutos.

Informação ao professor

 

Vivemos no mundo da informação, e ela está presente por todos os lados, em lugares os mais diversos possíveis e estas informações constituem os textos, porém nem sempre temos o tempo ou a necessidade de analisá-los considerando as características que os constituem.

Professor assista com seus alunos, o vídeo abaixo que trata de alguns gêneros textuais para poderem aprofundar no assunto.

Para motivá-los, desencadeie um debate sobre as diferentes formas que utilizamos para nos comunicar, oralmente ou por escrito. Questione-os sobre:

  • Quando vocês querem convidar alguém para ir a uma festa ou outro evento, como você faz? (Convites).
  • Como as empresas fazem para divulgar os seus produtos nas ruas da cidade? (Outdoor, cartazes, banners).
  • Se quisermos saber como se faz um bolo, como fazemos para descobrir? (Receita culinária)
  • Se quisermos saber sobre as notícias da cidade como fazemos para descobrir? (Texto jornalístico, artigos, telejornal).

Conclua com eles que, estas são diferentes formas de comunicação e são muito importantes em nosso cotidiano. Vamos conhecer estas e  outras formas de nos comunicar?

 

É hora de revisar

Sítio: "YouTube". Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=Ryy0Y7U7pzM>. Acesso em: 11 de mar. 2014.

 

Monte um painel com diferentes gêneros textuais para quando os alunos chegarem, o painel já esteja montado. Observe a reação e os comentários que fizerem.

Cronicas, historias em quadrinhos

Cronica, história em quadrinhos. 

Fonte: "Blog da Professora Drica". Imagens disponíveis em: <http://drilyn.blogspot.com.br/2011_03_01_archive.html>. Acesso em: 11 de mar. 2014.

 

Organize a sala de aula em semicírculo de forma que os alunos possam ver todos os colegas enquanto levantam hipóteses sobre o conceito de gênero textual.

Professor peça que observem as imagens e tentem perceber o que elas têm em comum. Após o levantamento de hipóteses é preciso estabelecer um conceito que seja consenso na turma ressaltando que: os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos, como receitas, calendário, lista telefônica, poemas, cartazes, bula de remédio, cardápio, bilhete, e-mail e tantos outros.

Faça o registro na lousa do conceito da turma e solicite que anotem para não esquecerem.

 

Aluna UCA

Para consolidar esta etapa, solicite que os alunos escolham um gênero textual, dentre os diversos que viram no vídeo e elaborem um texto, obedecendo às suas características textuais, ou seja, devem observar a estrutura do texto, as informações que ele contém, dentre outros.

 

Escolha um gênero textual para transmitir uma informação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

Colocando em prática o que aprendemos

Aluna UCA

Professor coloque em prática o que seus alunos aprenderam. Divida a turma em três grupos e disponibilize uma caixa para cada grupo com recursos que poderão usar para a execução das tarefas.

 

GRUPO 1: GÊNEROS TEXTUAIS ORAIS

  • O primeiro grupo vai usar os fantoches presentes dentro da caixa para encenar uma conversa telefônica. (Gênero textual oral.).

 

GRUPO 2: GÊNEROS TEXTUAIS ESCRITOS

  •  O segundo grupo vai escrever uma mensagem para a turma, contando uma notícia, mostrando uma receita, bula de remédio ou dando um aviso. (Gêneros textuais escritos.).

 

GRUPO 3: GÊNEROS TEXTUAIS PRESENTES NAS REDES SOCIAIS

  • O terceiro grupo fica a cargo de contar uma notícia que ficaram sabendo pelas redes sociais, por meio de um desenho. (Gêneros textuais presentes nas redes sociais.).

professora dialogando com alunos 

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Fonte imagem: Sítio "Paixão por educação infantil".  Disponível em: <http://paixaoporeducacaoinfantil.blogspot.com.br/ >. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

  •  Estabeleça um tempo para a elaboração dos trabalhos e depois para a socialização.
  • Combine as regras antecipadamente: os colegas devem respeitar a forma escolhida pelos grupos e interagir quando necessário.

 

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

Os gêneros textuais presentes nas redes sociais

 

Menino no tablet Pai e filha no tablet   

 Fonte da Imagem 1: Sítio: “Intel”. Disponível em: <http://www.intel.com.br/content/www/br/pt/tablets/tablets.html?cid=sem45p69382g-c&gclid=CIz8gc7Ti70CFWEV7Aod_2UAhA>. Acesso em: 09 de mar. 2014.

Fonte da Imagem 2:Sitio: “Zero Hora”. Disponível em: <http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/economia/noticia/2012/06/facilidade-de-uso-dos-tablets-faz-criancas-terem-contato-com-o-mundo-digital-cada-vez-mais-cedo-3807463.html>. Acesso em: 09 de mar. 2014.

As redes sociais já estão fortemente inseridas no nosso dia a dia, principalmente entre os adolescentes, jovens e até mesmo entre as crianças. Tais redes se tornaram uma unanimidade nessa faixa etária. Os gêneros textuais também estão presentes nestas redes. Professor proponha um debate com os alunos e coloque em discussão:

  • O que é uma rede social?
  • Você faz uso de alguma delas? Qual ou quais?
  • O que é um gênero textual?
  • Como os gêneros textuais aparecem nas redes sociais?
  • No seu cotidiano (dia a dia) qual o gênero textual mais usado por você?
  • Em sua casa alguém de sua família faz uso de algum gênero textual presente nas redes sociais para realizar tarefas domésticas? Quais?
  • Você conhece os perigos ocultos nas redes sociais?
  • Quais os cuidados que vocês têm ao utilizar as redes sociais?

 

Aluna UCA

Faça registro das conclusões dos alunos, a partir do debate. Procure conduzir para uma reflexão crítica, pois hoje, sabemos dos riscos que estamos correndo devido ao mau uso das redes sociais: vícios, violências, preconceitos, dentre outros.

 

Relatorio - a funcao das redes sociais

Fonte da imagem: Sítio: “O povo online”. Disponível em: <http://blog.opovo.com.br/imoveisenegocios/wp-content/uploads/sites/32/2012/08/redes-sociais.jpg>. Acesso em: 13 de mar. 2014.

 

SOCIALIZANDO

Professor, proponha que os alunos socializem o que aprenderam, para isso poderão optar por algum gênero textual: cartazes, painéis, folhetos, apresentação por meio de slides no Power Point, dentre outras formas.

Como criar uma apresentacao no power point

Fonte: Sitio: "YouTube. Como criar uma apresentação utilizando o Power Point". Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=P9tMR4a5cMw>. Acesso em: 09 de mar. 2014.   

 

  • Você poderá dividir a turma em equipes e incumbir cada uma de apresentar um grupo de gêneros textuais.
  • Se for apresentação em cartazes ou painéis, escolha para expor um local de visibilidade, corredor da escola, por exemplo.
  • Se for apresentação oral, defina com a ajuda dos alunos, que tipos de recursos utilizarão: Power Point, relatos orais com exemplos que fizeram, dentre outros. Neste caso, é necessário definir quem serão os convidados para assistir a apresentação. Que tal chamar a família? Assim também aprenderão sobre o conteúdo.
Recursos Complementares

 Para o professor:

Sinopse
 

A série AO PÉ DA LETRA destina-se a todos os professores de português interessados em aprimorar suas práticas pedagógicas. Os episódios abordam conteúdos tradicionais de forma criativa e consistente. Sítio TV Escola. Vídeo: "Ao Pé da letra" (professores) Helismar- Gêneros textuais. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=15485 >. Acesso em: 09 de mar. 2014.

Sitio "Slideboom" . Disponível em:  <https://www.slideboom.com/presentations/43947/Textos-e-g%C3%AAneros-textuais>. Acesso em: 09 de mar. 2014.  Aborda o conceito de texto e os diferentes gêneros textuais presentes em nosso cotidiano.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles compreenderam o conceito de gênero textual, se aprenderam a conhecer e diferenciar alguns dos diversos gêneros textuais, além de estabelecer comunicação através de um gênero textual, reconhecer a presença de gêneros textuais nas redes sociais, reconhecer a importância dos gêneros textuais presentes nas redes sociais em tarefas domésticas e aprender a fazer uso dos gêneros textuais em seu cotidiano. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.