22/04/2014
Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Gerência de Saúde |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Estética |
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Enfermagem |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Agente Comunitário de Saúde |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Citopatologia |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Farmácia |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Associar o uso indiscriminado de medicamentos à comerciais de televisão.
Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a implementação da saúde individual ou coletiva.
Explicar como o organismo pode ser agredido pelo uso indiscriminado de medicamentos, especialmente os danos acarretados ao fígado.
Relacionar a automedicação, o uso abusivo e a falta de esclarecimentos como causas de problemas de saúde.
Avaliar as consequências da automedicação e do uso indiscriminado de medicamentos.
Identificar a indústria farmacêutica como indutora ao consumo de um tipo de determinado medicamento.
Identificar padrões em fenômenos e processos vitais do organismo, como manutenção do equilíbrio interno e reações a excesso de medicamentos.
Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências biológicas.
Citologia e histologia
Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; pesquisas na internet; estudo de textos e folhetos; pesquisa; tabulação de dados; produção de relatórios de pesquisa e publicação em blog.
Utilização de computadores com acesso à internet e textos digitais.
Imagem disponível em: http://midia.iplay.com.br/Imagens/Fotos/008357.jpg. Acessado em 12/03/2014.
Para dar início ao estudo deste tema, sugerimos que os alunos assistam aos vídeos listados a seguir, que se referem à propagandas/comerciais de medicamentos veiculados pela mídia televisiva.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os vídeos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor poderá salvar previamente os vídeos em seu computador e disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seus computadores individuais. O professor poderá ainda projetá-los para todos os alunos utilizando o aparelho data show.
O professor deverá entregar uma cópia digitada das questões para discussão enumeradas abaixo, para que os alunos as respondam por escrito após assistirem a todos os vídeos.
Neosaldina - Paulo Pamonha 2. Duração: 30seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=zdXaPU_zGQE. Acessado em 12/03/2014.
Hipoglós Amêndoas Apresenta: "O Bumbum do Bebê". Duração: 57seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=EM9U85ESCG4.Acessado em 12/03/2014.
Mariana Hein - Comercial Aspirina. Duração: 32seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=di-kUk49yrE. Acessado em 12/03/2014.
Propaganda Anador. Duração: 31seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ZaKWCukLlsQ. Acessado em 12/03/2014.
Tomás - Comercial Epocler. Duração: 39seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hP4B-xYvwm4. Acessado em 12/03/2014.
Bruno Conte - Comercial Engov. Duração: 16seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=eHMlrgBVlBQ. Acessado em 12/03/2014.
Que assunto é abordado em todos os vídeos?
Quais foram suas sensações ao ver estes vídeos?
Que mensagem aparece no final da maioria dos vídeos em uma tela azul? Por que essa mensagem?
Você sabe como e onde adquirir estes medicamentos?
O que os vídeos têm em comum? E os que os difere?
A discussão dos vídeos deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos compostos por 3 alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Após a discussão dos vídeos o professor deverá projetar, utilizando o aparelho data show, as imagens das charges abaixo, previamente salvas em seu computador.
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/__GYhN0VBoVc/TI7r1xAGRHI/AAAAAAAAAII/PxvPlrcFq6E/s320/propaganda+medicamento.jpg. Acessado em 12/03/2014.
Imagem disponível em: http://jblog.jb.com.br/asuasaude/files/2013/07/Efeitos-colaterais-charge.jpg. Acessado em 12/03/2014.
Imagem disponível em: http://l2.yimg.com/bt/api/res/1.2/TijwKyifqqfps9P_oz_8Qw--/YXBwaWQ9eW5ld3M7cT04NQ--/http://media.zenfs.com/pt-BR/blogs/alpino/23-09-2013.1.jpg. Acessado em 12/03/2014.
Enquanto os alunos observam a imagem, o professor deverá estabelecer um diálogo com eles acerca do significado delas.
Após os alunos se posicionarem o professor deverá solicitar que pontuem sobre os fatores retratados nas charges que estão relacionados ao uso indevido de medicamentos. Espera-se que eles destaquem itens como os pontudos a seguir.
A mídia que promove a venda de medicamentos como se fosse um produto que não oferece qualquer risco.
A automedicação.
A falta de orientação médica.
A indústria farmacêutica que utiliza de meios nem sempre lícitos para a venda de seus produtos.
Para finalizar este módulo, sugerimos que o professor utilize a imagem a seguir, que enumera os medicamentos mais vendidos sem receita médica.
Imagem disponível em: http://www.tribunademinas.com.br/polopoly_fs/1.809727.1314283686!/image/408191102.jpg_gen/derivatives/landscape_400/408191102.jpg. Acessado em 12/03/2014.
Após explorar as informações da imagem, dialogando com os alunos sobre os dados apresentados, o professor deverá direcionar a eles a seguinte questão: qual é a relação que vocês estabelecem entre o resultado deste levantamento e os vídeos vistos na atividade 1?
Espera-se que eles percebam que alguns dos medicamentos mais vendidos sem receitas são aqueles que a mídia vende, com estratégias marqueteiras, como se não houvesse nenhum mal em utilizá-los indiscriminadamente e sem orientação médica.
Imagem disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2013/302/imagens/capa302.jpg/image_thumb. Acessado em 12/03/2014.
Para um aprofundamento teórico sobre o tema desta proposta, sugerimos que os alunos façam o estudo de alguns textos e folhetos on line. Os folhetos são interessantes porque além de explicativos, sintetizam as informações.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor poderá salvar previamente os textos em seu computador e disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seus computadores individuais. O professor poderá ainda entregar uma cópia impressa de cada texto e folhetos para os alunos ou projetá-los utilizando um aparelho data show.
Cabe ao professor providenciar uma cópia de questões para registro e discussão, como as propostas a seguir, e entregá-la aos alunos para que façam suas anotações no decorrer da leitura do material sugerido.
Texto 1 - MARQUES, Pedro Elias; OLIVEIRA, André Gustavo; MENEZES, Gustavo Batista. Quando o que cura passa a matar. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2013/302/pdf_aberto/figado302.pdf. Acessado em 12/03/2014.
Texto 2 - MINISTÉRIO DA SAÚDE; ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Os Perigos da Automedicação. Disponível em: http://www.endocrino.org.br/os-perigos-da-automedicacao/. Acessado em 12/03/2014.
Texto 3 - Medicamentos: quando o herói se transforma em vilão. Disponível em: http://www.mundodigital.unesp.br/webjornal/materia.php?materia=1615. Acessado em 12/03/2014. O uso inadequado de remédios pode transformar um probleminha em um problemão.
Folheto 1- Anvisa
Imagem folheto ANVISA. Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-AfQkPjLPTAc/TZ5d5B7z0KI/AAAAAAAAAF0/fwxM7hA_z-0/s1600/usoincorreto_medicamentos_gr.jpg. Acessado em 12/03/2014.
Folheto 2- Automedicação
Imagem disponível em: http://admgeral.otempo.com.br/webeditores/editorsimples/20100816fotoavulsa_15082010182539.jpg. Acessado em 12/03/2014.
Questões para registro e discussão
Por que a população tem consumido cada vez medicamentos considerados “mais simples”? Quais são as doenças ou sintomas que eles tratam?
Quais foram as declarações da ONU pronunciadas em 2010 a respeito do uso indiscriminado de medicamentos?
Como é o consumo de aspirina no mundo? O que este dado representa?
Por que o fígado é o órgão do corpo humano que “paga a conta” pelo uso indiscriminado e abusivo de medicamentos?
O que tem causado aumento nas lesões do fígado no Brasil?
O que provoca a cirrose?
O paracetamol é um exemplo de medicamento de fácil aquisição e que provoca lesões no fígado. Como isso acontece?
Por que as lesões hepáticas decorrentes, dentre outros, do abuso e uso irresponsável de medicamentos pode levar à morte?
O que podemos fazer para poupar nosso fígado?
O que é hipocondria?
Por que se deve ter cuidado ao usar, ao mesmo tempo, vários medicamentos?
Como se deve cuidar das pequenas dores? Por quê?
De um modo geral, quais são as consequências do uso de remédios de maneira incorreta ou irracional?
O que se considera como uso irracional de medicamentos? Quais são os dados estatísticos da Organização Mundial de Saúde (OMS) a este respeito?
A discussão do conteúdo estudado deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos, de quatro alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Para aprofundar as discussões e fechar os módulos 1 e 2, o professor deverá utilizar a dinâmica do Júri Simulado, abordando a seguinte questão: “A população está sendo bem orientada para a preservação da saúde individual e coletiva, em relação ao uso de medicamentos?”
As instruções para a aplicação desta dinâmica estão disponíveis em endereços como o indicado a seguir.
Dinâmicas: como fazer um júri simulado. Disponível em: http://www.mundojovem.com.br/dinamicas/como-fazer-um-juri-simulado. Acessado em 19/03/2014.
De posse de todas as informações e registros, o professor deverá organizar os alunos em grupos de três componentes para produção de um texto sobre o tema uso indevido de medicamentos. Este texto comporá o relatório de pesquisa.
O mesmo grupo anterior de quatro alunos deverá, a partir das situações e informações com as quais teve contato ao longo desta proposta, elaborar um problema de pesquisa baseado naquilo que gostariam de saber e pesquisar em sua comunidade. A partir deste problema de pesquisa, deverão estabelecer os objetivos e o universo de sua investigação e elaborar um questionário para coleta de dados.
Problema de pesquisa: Como as pessoas adultas usam medicamentos?
Objetivos: Identificar como as pessoas usam medicamentos.
Universo da pesquisa: 20 adultos com idades superiores a 21 anos.
Questionário
1- Você já comprou/usou medicamentos sem receita médica?
( ) sim ( ) não
2- Você tem uma caixa de remédios em casa?
( ) sim ( ) não
3- Quais medicamentos costuma ter sempre em casa? ______________________________________________________________________________________
4- Que critérios você utiliza para organizar essa caixa de medicamentos? __________________________________________________________________________
5- Com qual frequência você usa medicamentos sem indicação médica?
( ) Nunca
( ) Raramente
( ) Às vezes
( ) Frequentemente
6- Quais tipos de medicamentos você usa normalmente sem receita médica?
( ) analgésicos
( ) anti-inflamatórios
( ) relaxantes musculares
( ) antibióticos
( ) antialérgicos
( ) outros: ________________________________________________________________________________________________________________________
7- Já teve problemas decorrentes da automedicação?
( ) não
( ) sim.
( ) não se preocupa com este fato; usa todos normalmente, sem ressalvas ou instruções médicas
( ) se preocupa, mas não procura o médico
( ) se preocupa, procura um médico e segue suas orientações.
Os alunos poderão coletar dados, utilizando o questionário, por escrito ou por meio de entrevistas ao vivo, gravadas por celulares ou câmeras. Os entrevistados deverão autorizar a exposição das imagens, se isso for acontecer.
Para a tabulação dos dados, os alunos deverão ser organizados em grupos de seis elementos. Este grupo deverá reunir os dados e agrupá-los de acordo com aspectos coincidentes.
Após esta tabulação, gráficos que apresentem esses dados deverão ser produzidos pelos alunos para uma melhor visualização dos resultados de suas pesquisas.
A construção de gráficos poderá ser realizada de forma manuscrita no caderno ou no computador, usando o programa destinado para essa finalidade (Excel). Em ambos os casos, os alunos poderão fazê-los em uma aula de Matemática e/ou de Laboratório de Informática, depois de estabelecida a parceria entre os professores destas disciplinas.
Depois de tabulados os dados e produzidos os gráficos, o momento é de socialização. Cada grupo apresentará os resultados de sua pesquisa para a turma; discutirá os dados, apresentando pontos de vista baseados naquilo que já foi estudado o momento. Para finalizar esta atividade, o professor deverá solicitar aos alunos que registrem os resultados das pesquisas e guardem esses registros para posteriormente elaborarem as conclusões da pesquisa.
Após a discussão e considerações, propomos que o mesmo grupo de alunos da atividade anterior organize um relatório, contendo todos os dados levantados e discutidos ao longo da aula. A pesquisa realizada, a discussão dos dados e as conclusões parciais deverão ser retomadas, neste momento.
O termo relatório, neste caso, é utilizado para descrever uma narração do que se passou, do que foi observado, os registros, a tabulação e discussão dos dados e as conclusões da pesquisa realizada.
Para que se possa redigir um relatório de pesquisa é preciso que tenha havido alguma pesquisa cujos resultados já sejam conhecidos. O percurso do relatório é dado pelos fatos observados, durante a realização da pesquisa, e pelos resultados por ela alcançados.
Propomos nesta atividade a elaboração de um relatório, compilando todos os dados levantados e discutidos pelos alunos. Para isso, o professor deverá fornecer a eles as seguintes instruções:
1º) A página inicial do relatório deverá apresentar: o nome completo da escola, disciplina (exemplo: Biologia), o título da pesquisa, o nome do professor, os nomes dos alunos, o ano de ensino e turma, data e local.
2º) Introdução: esta seção do relatório é justamente o espaço em que se faz uma recapitulação do tema da pesquisa. Nesta parte do texto, deverá ser apresentado um resumo da proposta da pesquisa, os objetivos e as justificativas. O professor deverá orientar os alunos a utilizarem os registros ao longo das atividades propostas para elaborem o texto da introdução.
3º) Justificativa: qual é a importância ou relevância do tema e/ou da pesquisa? Aqui deve ser inserido o texto produzido pelos alunos na atividade 3 do módulo 2.
4º) Material e Métodos (Metodologia): o professor deverá orientar os alunos a informarem detalhadamente todo o procedimento de pesquisa. Trata-se, neste caso, de uma narração, em que se apresentará, passo a passo, o que ocorreu durante o processo de realização da pesquisa: formação dos grupos; discussão de vídeos e charges, estudo de textos e formulários, elaboração do projeto de pesquisa; levantamento, tabulação e análise dos dados, resolução de questões de estudo/pesquisa, debates.
5º) Resultados e Discussão: deverão aparecer, neste item, todos os dados coletados e discutidos pelos alunos.
6º) Conclusão: o professor deverá solicitar aos alunos que, neste ponto do relatório, apresentem a que conclusão chegaram ao final de toda a pesquisa realizada. O professor deverá orientar os alunos para retomarem os registros que eles mesmos fizeram durante das atividades. Será preciso incluir no relatório a confissão das restrições operacionais observadas, os problemas encontrados, enfim, tudo aquilo que, em certa medida, prejudicou a execução da pesquisa e, consequentemente, enfraqueceu o alcance das conclusões.
7º) Referências Bibliográficas: Neste item, deverão ser apresentados todos os textos consultados ao longo da pesquisa com sua respectiva fonte (título do texto/autor/endereço eletrônico/data de acesso). Para mais informações acerca da normatização de referências bibliográficas, o professor poderá consultar o seguinte endereço eletrônico http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm#5.16 . Acessado em 12/03/2014.
Toda a produção dos alunos, incluindo os textos e o passo a passo da pesquisa, deverá ser enviada por e-mail ao professor para avaliação. Este material deverá ser postado pelo professor, com a ajuda de alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog. Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger<mpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (acessado em 12/03/2014) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.
Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento e o professor, juntamente com os alunos, deverão divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe, deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.
O professor deverá manter o blog atrativo, postando atualidades relacionadas ao tema.
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_MBHwICNET1Q/TC7QxgZjtzI/AAAAAAAAA9Q/PnENQEf9Ixs/s1600/38_edra_medicamento_m.jpg. Acessado em 12/03/2014.
PIMENTEL, Luiz Cláudio Ferreira; CHAVES, Camille Rodrigues; FREIRE, Layla Alvim Alves; AFONSO, Júlio Carlos. O inacreditável emprego de produtos químicos perigosos no passado. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-40422006000500040&script=sci_arttext. Acessado em 12/03/2014.
LUCHESSI, André Ducati; MARÇAL, Bruno Fonseca; ARAÚJO, Geraldo Franca; ULIANA, Lívia Zini; ROCHA, Marilia Reis Gonçalves; PINTO, Terezinha de Jesus Andreoli. Monitoração de propaganda e publicidade de medicamentos: âmbito de São Paulo. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-93322005000300007&script=sci_arttext. Acessado em 12/03/2014.
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