24/03/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
· Conhecer alguns sinais de pontuação;
· Identificar os sinais de pontuação em frases e pequenos textos;
· Aplicar os sinais de pontuação em diferentes situações;
· Ampliar o vocabulário e as possibilidades de escrita;
· Ler com compreensão;
· Respeitar diferentes pontos de vista, que as pessoas possuem sobre o assunto;
· Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
· Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido desenvolvidas algumas estratégias de participação e de interação em sala de aula, pois é importante que os alunos sejam capazes de exporem suas ideias e se relacionarem com os colegas.
Professor, por meio deste Portal, pretendemos ir ao encontro do programa de formação docente proposto pelo MEC: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar sobre as práticas pedagógicas que realizamos, contribuindo, significativamente, para a nossa formação docente.
O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para obter mais informações acesse os sítios abaixo:
Sítio: "E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em:<http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 12 de mar. 2014.
Sítio: "MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 12 de mar. 2014.
Professor, esta aula tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho e reflexão, a partir do programa da “TV Escola – Série: AO PÉ DA LETRA - Pontuação”. Disponível em:<http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=16151>. Acesso em: 13 de mar. 2014.
A série AO PÉ DA LETRA destina-se a todos os professores de Língua Portuguesa interessados em aprimorar suas práticas pedagógicas. Os episódios abordam conteúdos tradicionais de forma criativa e consistente.
Fonte: Sítio: “TV Escola. Série: AO PÉ DA LETRA”.Disponível em:
<http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=16151>.
Acesso em: 13 de mar. 2014.
A partir do trabalho com os sinais de pontuação, evidenciamos a possibilidade de abordar os direitos de aprendizagem dos alunos, no que diz respeito ao eixo “ Produção de textos escritos”, disponibilizado no material do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa:
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012. p. 34.
Sabe-se que durante muitos anos se ensinou pontuação através de regras gramaticais apenas, de forma descontextualizada, tornando o assunto desinteressante. Cabe ao professor oferecer aos alunos a possibilidade de observar o valor da pontuação dentro de enunciados linguísticos, fazer comparações com outras formas de pontuar e avaliar os efeitos de significado que as diferentes maneiras podem conferir a estes mesmos enunciados.
Para isso, é preciso trabalhar com pequenos textos de diversos gêneros, fazer a observação de sua pontuação e a finalidade a que ela se destina em: poemas, notícias, recados, cartas, textos de panfletos, anúncios, publicidades, dentre outros.
Professor, providencie o texto abaixo para a turma ou lance-o em um projetor de imagens para os alunos acompanharem a leitura. Se preferir, peça aos alunos para realizarem a leitura, isso poderá ser feito de várias maneiras: coletivamente, alternando as estrofes meninos e meninas, cada aluno um verso, dentre outras possibilidades.
Certo dia, num caderno,
Numa página interna,
Deu-se a grande reunião
Dos sinais de pontuação,
Para decidir, no instante,
Qual o que é mais importante.
E logo, todo sinuoso,
A rebolar-se, entrou, pimpão,
O enxerido e mui curioso
Dom Ponto de interrogação:
- Quem é?
- Por quê?
- Aonde?
- Quando? – ele só vive perguntando ...
Chegou correndo, afobadão,
O Ponto de Exclamação,
Bufando, muito excitado,
Entusiasmado ou assustado.
– Socorro!
– Viva!
–Saravá!
– Dá o fora! – sempre a berrar!
E vêm as Vírgulas dengosas,
Muitos falantes, muito prosas,
E anunciam: – Nós meninas
Somos as pausas pequeninas,
Que, pelas frases espalhadas,
São sempre tão solicitadas!
Mas já chegam os Dois-Pontos,
Ponto-e-Vírgula, e pronto!
Tem início a discussão,
Que já dá em confusão:
–Sem por cima ter um ponto,
Vírgula é um sinal bem tonto! –
Ponto-e-Vírgula declara,
Arrogante, e fecha a cara.
–Essa não! Tenha paciência! –
Intervêm as Reticências.
–Somos nós as importantes,
Tanto agora como dantes:
Quando falta competência,
Botam logo... Reticências!
Til e Acento Circunflexo,
Numa discussão sem nexo,
Cara a cara, bravos, quase
Se engalfinham. Mas a Crase
Corta a briga, ao declarar:
–Poucos sabem me empregar!
Me respeitem pois bastante,
Já que eu sou tão importante!
Mas Dois-Pontos protestou:
–Importante eu é que sou!
Eu preparo toda a ação
E a e-nu-me-ra-ção!...
–É aqui que nós entramos!
Nós, as Aspas, e avisamos:
Sem nossa contribuição
Não existe citação!
A Cedilha e o Travessão
Já se enfrentam, mas então,
Bem na hora, firme e pronto
Se apresenta o senhor Ponto:
–Importante é o meu sinal.
Basta. Fim. PONTO FINAL.
Fonte: "Tatiana Belinky, Di – Versos russos. São Paulo: Scipione. Blog Maria Paiva Corá".
Disponível em: <http://maripaivacora.blogspot.com.br/2012/02/quem-e-importante.html>.
Acesso em: 13 de mar. 2014.
Sugestão de outro texto: Livro de História infantil: A Rebelião da Pontuação
Fonte: Sítio disponível em: <http://www.educacional.com.br/recomenda/novorecomenda/livros.asp?IDLivro=13861>. Acesso em: 13 de mar. 2014.
Sinopse: Você já pensou no que aconteceria com a sua redação ou com os livros se os sinais de pontuação entrassem em greve? Pois é isso que acontece no livro A Rebelião da Pontuação, de William Tucci. Quem acaba tendo de resolver o problema é Bruno. Afinal, a greve está atrapalhando muito a sua vida, pois ele precisa que os sinais de pontuação continuem trabalhando. Vale a pena descobrir como Bruno resolve esse problema.
Em seguida, dialogue com a turma sobre o poema retratado:
· Qual é o título do poema?
· Qual é o assunto abordado no poema?
· Você conhece algum sinal de pontuação? Qual?
· Existe algum sinal de pontuação que você não conhecia? Qual?
· Quantos e quais são os sinais de pontuação que aparecem no poema?
· Para você, existe algum sinal de pontuação mais importante? Qual? Por quê?
A seguir, disponibilize uma cópia do texto abaixo para cada aluno e descubra juntamente com eles as personagens dos Amigos da Pontuação. Converse sobre cada personagem e sua função. Levante outros exemplos de frases com os sinais de pontuação.
Fonte:“Blog Pedagogia do século XXI”. Disponível em:
<http://pedagogiaseculoxxi.blogspot.com.br/2013/02/sinais-de-pontuacao.html>.
Acesso em: 15 de mar. 2014.
Logo após, organize a turma em duplas e proponha a construção de frases para utilizar os sinais de pontuação. Como dica, introduza a frase e deixe os alunos completarem, assim facilita a utilização e o entendimento da pontuação.
PONTO FINAL (.)
Eu vou ________________________________
Se____________________________________
Eu acho________________________________
Não___________________________________
PONTO DE INTERROGAÇÃO (?)
Quantos ________________________________
Posso____________________________________
Qual é________________________________
Quem foi que___________________________________
PONTO DE EXCLAMAÇÃO (!)
Como ________________________________
Que____________________________________
Nossa, como________________________________
Quem foi que___________________________________
Puxa, que _____________________________________
VÍRGULA (,) E RETICÊNCIAS (...)
Na escola aprendi ________________________________
Na feira comprei____________________________________
Na minha casa________________________________
Professor, passe por cada dupla auxiliando possíveis equívocos e sanando dúvidas que surgirão nesse processo. Logo após, peça para as duplas apresentarem à turma as frases que inventaram.
Pesquise em jornais, revistas ou panfletos de propagandas frases que contenham os sinais de pontuação apresentados pelos personagens. Recorte e traga na próxima aula.
Professor, organize a turma em grupos e solicite que juntem as frases trazidas de casa. Disponibilize revistas, jornais para os grupos e solicite que recortem imagens de pessoas com diferentes expressões.
Fonte: Sítio: "Blog Deutsch". Disponível em:
<http://deutsch-toll.blogspot.com.br/2011/05/sprich-mit-mir.html>.
Acesso em: 18 de mar. 2014.
Peça para cada grupo relacionar as frases que trouxeram com as expressões das pessoas colando em uma cartolina.
Fonte da foto: Sítio: "Blog Deutsch". Disponível em:
<http://deutsch-toll.blogspot.com.br/2011/05/sprich-mit-mir.html>.
Acesso em: 18 de mar. 2014.
Montagem da própria autora
Ao final da atividade, solicite que cada grupo apresente sua produção à turma, lendo com entonação e observando a pontuação utilizada.
Professor, disponibilize o vídeo abaixo para a turma. Para tanto, leve os alunos ao Laboratório de Informática ou oriente-os para utilizarem o laptop Classmate e acessarem a internet pelo programa Mozilla Firefox (Área de trabalho > Navegador de internet) o sítio disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=QJ0ii268x7s>. Acesso em: 13 de mar. 2014.
Fonte: Sítio: “Youtube”. Disponível em:
<http://www.youtube.com/watch?v=QJ0ii268x7s>.
Acesso em: 15 de mar. 2014.
Esse vídeo mostra diferentes apresentações do uso da vírgula, numa mesma frase. Redija o texto abaixo em uma folha de papel e disponibilize à turma. Converse frase a frase e peça para os alunos extraírem o sentido das mesmas.
Vírgula pode ser uma pausa... ou não.
Não, espere.
Não espere.
Ela pode sumir com seu dinheiro
23,4
2,34
Pode ser autoritária
Aceito, obrigado.
Aceito obrigado.
Pode criar heróis
Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.
E vilões
Esse, juiz, é corrupto.
Esse juiz é corrupto.
Ela pode ser a solução.
Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.
A vírgula muda uma opinião
Não queremos saber.
Não, queremos saber.
Uma vírgula muda tudo.
Professor, faça coletivamente a comparação entre uma frase e outra, no intuito dos alunos perceberem que uma vírgula pode mudar todo o sentido de uma situação, portanto, devemos nos atentar ao pontuar os textos que escrevemos.
A seguir, organize a turma em quatro grupos e leia a história abaixo:
Um homem rico estando muito mal de saúde pediu que lhe trouxessem papel e tinta.Escreveu o seguinte:
Deu o último suspiro antes de ter podido fazer a pontuação. A quem, afinal, deixava sua fortuna? Eram apenas quatro os citados.
No dia seguinte, ao receberem o papel, cada um dos citados deu ao texto a pontuação e a interpretação que lhe favorecia.
Fonte: Sítio: “Simplesmente Português”. Disponível em:
<http://www.simplesmenteportugues.com.br/2009/06/sala-de-aula-texto-para-trabalhar.html>.
Acesso em: 15 de mar. 2014.
Após a leitura, indague-os:
· Qual é o problema dessa história?
· Por que se deu esse problema?
· Como podemos resolvê-lo?
Professor, diga à turma que cada grupo representará um concorrente para ficar com a herança.
GRUPO 1 - IRMÃ
GRUPO 2 - SOBRINHO
GRUPO 3 - PADEIRO
GRUPO 4 - POBRES
Peça para os grupos terem atenção na hora de colocaremos sinais de pontuação, pois é necessário que fique claro, com quem ficará a herança. Professor, é de suma importância auxiliar os grupos durante esse processo.
Ao final, peça para cada grupo ir à lousa, pontuar a frase e fazer a leitura.
Veja como ficaria a resposta correta de cada grupo:
GRUPO 1 –IRMÃ
Deixo meus bens à minha irmã. Não ao meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.
GRUPO 2 –SOBRINHO
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.
GRUPO 3 –PADEIRO
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.
GRUPO 4 - POBRES
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro? Nada! Dou aos pobres.
Professor, após a correção evidencie a importância de se pontuar adequadamente os textos.
Como desafio e ou “Atividade de casa” peça para os alunos elaborarem o texto de modo que a herança fique distribuída da seguinte forma:
· Incluindo todos os personagens como herdeiros da fortuna.
· Incluindo todos os personagens com exceção dos pobres.
Professor, veja uma atividade que realizamos na Escola de Educação Básica no ano de 2013 em comemoração ao Centenário de Vinícius de Moraes. A partir do texto “A herança” realizamos um trabalho de pontuação e interpretação do poema musicado “Menininha” de Vinícius de Moraes.
Os alunos questionaram quem era a Menininha do poema musicado. Uns achavam que era a filha de Vinicius, outros, a esposa, alguns pensavam que era a Garota de Ipanema e a partir desse questionamento, apresentamos o texto “A herança” e pedimos para que os grupos se organizassem e fizessem as frases de acordo com a opinião deles. Veja como ficou:
Após a realização da atividade, discuta com os alunos sobre o uso das vírgulas, do ponto final, do ponto de interrogação e de outros sinais que tenham usado para concluir as mensagens. Registre as conclusões a respeito do uso desses sinais de pontuação. Depois de fazer isso, as convenções sobre o uso da pontuação ganharão significado, posto que realizadas dentro de um contexto e em verdadeira situação de uso.
. Sítio: “Texto dos Sinais de Pontuação”. Disponível em: <http://www.soportugues.com.br/secoes/portuguesinho/sinaisPontuacao.php>. Acesso em: 13 de mar. 2014.
. Joguinho online de pontuação. Disponível em:<http://guida.querido.net/jogos/portug/pontua-1.htm>. Acesso em: 13 de mar. 2014.
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012.
Professor, nesse sentido a avaliação deverá acontecer ao longo do ano e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente, sugerimos que utilize um quadro de registro para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um, com relação à análise linguística: apropriação do sistema de escrita alfabética que foi trabalhada nessa aula. Por meio desse quadro é possível, também, analisar o rendimento dos alunos de modo a pensar nas soluções para que efetivamente eles aprendam.
Acompanhamento da aprendizagem dos alunos: sugestão de instrumento de registro da aprendizagem.
Escola:_________________________________________________________
Aluno:__________________________________________________________
Produção de textos escritos |
FEV. |
JUN. |
AGO. |
DEZ. |
Planeja a escrita de textos considerando o contexto de produção: organiza roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com ajuda de escriba. |
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Produz textos de diferentes gêneros, atendendo a diferentes finalidades, por meio da atividade de um escriba. |
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Utiliza vocabulário diversificado e adequado ao gênero e às finalidades propostas. |
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Revisa coletivamente os textos durante o processo de escrita em que o professor é escriba,retomando as partes já escritas e planejando os trechos seguintes. |
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Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 40.
Cinco estrelas 8 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/05/2016
Cinco estrelasMuito legal! Vou experimentar com minha turma do nono ano.
09/05/2016
Cinco estrelasParabéns! Maravilhoso!
09/05/2016
Cinco estrelasParabéns! Maravilhoso!
02/05/2016
Cinco estrelasÉ uma aula com criatividade. Adorei.
02/05/2016
Cinco estrelasExcelente sequencia de atividades! Dinâmica, divertida e coletiva.
26/08/2015
Cinco estrelasAmei... Muito criativo
28/04/2015
Cinco estrelasMuito bom!!
12/07/2014
Cinco estrelasAdoreei a aula... parabéns