Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhado com o gênero textual bilhete

 

24/03/2014

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize D. Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a estrutura e a finalidade do gênero textual bilhete;
  • Elaborar bilhetes;
  • Identificar no texto, o assunto abordado;
  • Identificar a finalidade de um texto;
  • Relacionar os diferentes tipos de mensagens e suas características;
  • Utilizar a letra maiúscula em frases e textos;
  • Seguir instruções de jogo;
  • Observar os diversos contextos de utilização do bilhete;
  • Localizar informações explicitadas no texto;
  • Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno leitura, escrita e produção de textos, além da utilização dos recursos das TICs como: tablet e laptop Classmate. É importante que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contribuir com as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Sítio: "Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa. Entendendo o Pacto". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto>. (Neste sítio você poderá obter informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.). Acesso em: 15 de mar. 2014.

Sítio: "Pacto Nacional pela educação na idade certa. Caderno de formação. Ano 1 Unidade 1". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf> (Neste sítio você poderá saber mais sobre os direitos de aprendizagem direcionados para cada ano de ensino da alfabetização inicial que o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa propõe.). Acesso em: 15 de mar. 2014.

 

           Estratégias e recursos da aula

 

1º  Atividade: aproximadamente 60 minutos.

AS

Fonte: Sítio “Aprender”. Disponível em: <http://aprenderecia.blogspot.com.br/2008/05/roda-de-conversa.html>. Acesso em: 15 de mar. 2014.

Professor, inicie a aula com a rodinha de conversa, aproveite este momento para falar sobre o tema da aula e faça alguns questionamentos para os alunos sobre o mesmo. Veja sugestões a seguir.

  • O que é um bilhete
  • Como escrevê-lo?
  • Qual a sua estrutura?

Após instigá-los, apresente a definição de bilhete.

Professor explique para eles que o bilhete deve possuir a seguinte estrutura:

 

  • Nome da pessoa que receberá o bilhete.

  • A mensagem deve ser curta e fácil de ser entendida.

  • Deve ter despedida, assinatura e data.

 

Professor, mostre para os alunos exemplos de bilhetes. Caso em sua escola tenha os recursos tecnológicos, é possível também apresentar em Data Show, através de imagens encontradas na internet no sítio a seguir. Se a sua escola participa do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, solicite que os alunos utilizem o laptop Classmate por meio do programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).

 

 

Veja a seguir alguns modelos que poderá utilizar para projetar:

v

Fonte: Sítio: “Google. Tipos de bilhetes”. Disponível em:<https://www.google.com.br/search?q=tipos+de+bilhetes&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=kfclU6SlJM3SkQek54HwBQ&ved=0CCgQsAQ&biw=1366&bih=628>. Acesso em: 15 de mar. 2014.

 

Professor, se estas tecnologias não estiverem disponíveis para seu acesso, utilize os bilhetes que a escola fornece para os alunos no caderno de Língua Portuguesa,  na própria agenda  ou Caderno de Recado.

Professor, após apresentar para os alunos os modelos de bilhetes, trabalhe a interpretação de texto oral e escrita para desenvolver as seguintes habilidades:

  • Identificar o assunto no texto;
  • Identificar a finalidade de um texto;
  • Localizar informações explicitadas no texto.

Distribua cópias das atividades abaixo para registro dos alunos. Estas atividades têm como objetivo a fixação do que está sendo desenvolvido na aula e o resgate dos direitos de aprendizagem citados no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, encontrado no sítio disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Acesso em: 15 de mar. 2014.

  

oaoaoa      c

Fonte: CAVÉQUI, Márcia Paganini. A escola é nossa. Português. 2º  Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione , 2007. p. 128,129. (Coleção: A escola é nossa.). 

 

Localizando informações no texto

  

      Depois de fazermos a leitura do texto "É segredo", faça o que se pede:

 

      Copie do texto a fala da mãe da menina.

    ________________________________________________________________________________

     Responda:

     Por qual razão a menina decidiu chamar o cesto de segredos?

    ______________________________________________________________________

 

     Escolha um dos bilhetes que a menina recebeu de seu amigo Daniel e reescreva abaixo.

    __________________________________________________________

    __________________________________________________________

 

   No texto É segredo, a personagem recebe bilhetes do colega Daniel.

   Vamos ler um bilhete de outra pessoa.

 

AA

 

Fonte: Sítio: “Baú de ideias da Prof. Keithy- Bilhetes”. Disponível em: <http://baudeideiasdaprofkeithy.blogspot.com.br/2011/06/bilhetes.html>. Acesso em: 15 de mar. 2014.

 

 

1)      Responda:

 

  • Quem escreveu o bilhete?

                          ___________________________________________________________________

 

  • A quem o bilhete se destina?

                         ___________________________________________________________________

 

  •  Quando a mensagem foi escrita?

                         ___________________________________________________________________

 

2)      Os bilhetes costumam ter uma expressão de despedida. Copie a expressão de despedida do bilhete lido.

 

____________________________________________________________________

 

3)      O bilhete trata de um assunto:

                          Circule a opção correta:

 

familiar            escolar          profissional           de amizade

 


 

4)      Você sabe para que servem os bilhetes? Assinale a opção correta:

 

                (  ) Narrar uma história.

                (  ) Dar um recado a alguém.

                (  ) Divertir pessoas.

 

5)      Leia as informações baixo e, com base no bilhete lido, assinale aquelas que se referem às características desse texto.

 

               (  ) A mensagem escrita nele costuma ser longa.

               (  ) A mensagem escrita nele é, geralmente, curta e breve.

               (  ) É escrito de uma maneira parecida com a forma de falar.

               (  ) A linguagem é complicada, difícil de entender.

               (  ) É um texto que não pode ser anunciado.

               (  ) É um texto que costuma ser assinado.

 

 

 

Professor, após os alunos desenvolverem a atividade acima é interessante você fazer a correção coletiva, assim é possível que o aluno que ainda tenha dificuldade em identificar a estrutura do bilhete possa saná-la com as suas explicações.

 

Para você consolidar esta aula proponha uma "Atividade de Casa", onde o aluno possa construir um bilhete com ajuda da família e trazer na próxima aula, para expor em sala de aula, junto com os dos colegas.

 

AA

          Hoje estudamos sobre bilhetes, em casa com ajuda de seus familiares construa um bilhete para   alguém e traga para a próxima aula.

         Lembre-se que um bilhete deve:

  • ser curto e de fácil entendimento;

  •  ter nome da pessoa que irá enviar;

  • ter o nome de quem  receberá o bilhete;

  • ter despedida;

  • ter assinatura;

  • ter data de envio.

 

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, inicie a aula pedindo para que os alunos mostrem os bilhetes que produziram em casa com a ajuda da família. Peça para  cada um ler seu bilhete para os colegas. Aproveite este momento para trabalhar a oralidade.

Professor, após os alunos fazerem a leitura dos bilhetes, aproveite para orientá-los sobre o uso da letra maiúscula nos textos em especial nos bilhetes que escreveram.

Apresente um bilhete para eles com algumas palavras grifadas.

 

AS

Fonte: CAVÉQUI, Márcia Paganini. A escola é nossa. Português. 2º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione , 2007. p. 137 (Coleção: A escola é nossa.). 

 

 Professor, questione os alunos sobre as palavras grifadas e outras que não estão grifadas que iniciam com letra maiúscula.

  • Por que as palavras sublinhadas no texto foram iniciadas com letra maiúscula?
  •  Por que as palavras Selma, Ana e Gustavo são iniciadas por letras maiúsculas?

Professor, explique aos alunos que a letra maiúscula é usada no início de frases e textos, e também em nomes próprios, de cidades, países, comércios, marcas de produtos dentre outros.

Após a explanação sobre o uso da letra maiúscula proponha uma atividade sobre o que está sendo estudado.

Distribua para os alunos cópias de um bilhete e peça para que eles observem a escrita do mesmo. Peça que o transcrevam fazendo as correções necessárias.

  

AA

Fonte: Imagem da própria autora.

 

     O bilhete acima apresenta palavras que deveriam ser iniciadas com letra maiúscula. Sublinhe estas palavras.

    Após sublinhar as palavras que deveriam estar escritas em letra maiúscula reescreva o bilhete corretamente.

 

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

 

 

Professor, em seguida peça para que os alunos em duplas se reúnam e juntos observem se empregaram as letras maiúsculas nas mesmas situações. Caso isso não tenha ocorrido, tentem chegar a um acordo, analisando novamente as palavras corrigidas.

 

Dica!

 

Professor, a prática de comparação dos trabalhos e discussão conjunta sobre problemas a ser resolvidos em um texto é bastante produtiva, pois constitui uma forma de os alunos se ajudarem mutuamente, conseguindo vencer mais facilmente as dificuldades.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, nesta atividade, explique aos alunos que atualmente há várias maneiras de enviar mensagens, é possível enviar mensagens através de: carta, e-mail, celular dentre outros. Leve seus alunos para o Laboratório de Informática ou se caso a sua escola participa do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem o laptop Classmate por meio do programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) use na sala de aula e proponha que eles criem uma mensagem e enviem um e-mail para um colega da turma ou até para você.

Caso os alunos não tenham e-mails crie junto com eles. Explique que o e-mail é um endereço eletrônico individual e que cada um tem a sua senha para acesso e que através dele é possível trocar mensagens curtas ou longas.

Professor, se na sua escola não tiver um destes recursos tecnológicos, proponha que os alunos produzam bilhetes e envie para os colegas da turma. Você poderá ser o entregador dos bilhetes. Cada aluno lê o bilhete que recebeu e logo após responde escrevendo um bilhete para quem enviou.

Professor, explore com os alunos as diferentes formas de comunicação escrita e suas características, para depois registrar no caderno de Língua Portuguesa o que foi estudado através de uma atividade que você irá distribuir para que os alunos tenham como registro.

 

Faça a ligação entre as mensagens e suas características.

 

b

Fonte: PRADO. Angélica. Projeto Prosa. Letramento e alfabetização. 2º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Saraiva. 2008. p. 22.

 

 

Professor, após os alunos responderem a atividade faça a correção coletiva e aproveite para esclarecer dúvidas que possam existir.

Para consolidar o tema estudado com os alunos proponha um jogo, que tem os bilhetes como instrução para o mesmo.

 

Hora de jogar.

Professor, divida a turma em duplas para o jogo da "Trilha", passe no quadro a instrução do jogo. Aproveite este momento para explicar sobre o gênero textual  “Texto Instrucional”, ou seja, ele fornece as instruções para se jogar.

 

Instrução de jogo

 

Material necessário:

  • 1 dado;
  • 2 botões ou ( grão de feijão para marcar na trilha);
  • Tabuleiro do jogo.

Como jogar:

  •  Tire par ou impar para ver quem começa o jogo;
  •  Jogue o dado e com o botão conte as casas até chegar à quantidade marcada no dado;
  •  Observe os bilhetes, pois neles há instrução de como prosseguir no jogo. Ganha quem alcançar a chegada primeiro.

 

 

AS AA

Fonte: PRADO. Angélica. Projeto Prosa. Letramento e alfabetização. 2º ano do Ensino Fundamental. São Paulo. Saraiva. 2008. p. 26, 27.

 

 

Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012), algumas capacidades de leitura e escrita são relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:

  • Reconhecer a finalidade do texto;
  • Localizar informações;
  • Identificar o tema/ o sentido do texto;
  • Utilizar conhecimentos sobre as características do gênero solicitado;
  • Valorizar textos escritos de tradição oral;
  • Oralizar o texto escrito;
  • Produzir e compreender gêneros orais;
  • Produzir textos de diferentes gêneros com autonomia, atendendo as diferentes finalidades.

Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização – Língua Portuguesa, Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

Professor, concluída estas atividades é interessante que você questione e avalie se os alunos tiveram alguma dificuldade em reconhecer o gênero textual, perceber sua finalidade, como também produzir outros bilhetes e se as atividades ajudaram a consolidar os direitos de aprendizagem citados no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.



 

Recursos Complementares

Sugestão de Link para professor

. Fonte: Sítio: "Atividades para colorir. Bilhetes". Disponível em:<http://2.bp.blogspot.com/_Y5VHIIGTJ1c/TLtQZao_qGI/AAAAAAAARdA/ypuMDQveCLM/s1600/bilhete-729452.jpg>. Acesso em: 15 de mar. 2014.

 

. Fonte: Sítio: "Mistura de alegria. Trabalhando com bilhetes em sala de aula". Disponível em: <http://misturadealegria.blogspot.com.br/2011/05/trabalhando-com-bilhetes-em-sala-de.html>. Acesso em: 15 de mar. 2014.

 

Avaliação

Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente.  Sugerimos que faça registros diários para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um. Dessa forma, é possível, analisar o rendimento dos alunos pensando nas soluções para que, efetivamente eles aprendam. Avalie se os alunos conseguiram construir conhecimentos sobre a utilização dos bilhetes, bem como demonstraram as dificuldades e os êxitos apresentados durante a realização das atividades sugeridas. Observe sempre as hipóteses dos alunos, verifique se as atividades feitas por eles expressam avanços ou dificuldades, pois estas ajudarão no processo de formação do aluno

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 4/8 - 50%
  • Quatro estrelas 4/8 - 50%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.