Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Na casa das palavras. O uso do dicionário

 

24/03/2014

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Usar o dicionário para descobrir o significado de palavras empregadas nos textos;
  • Decidir sobre a grafia de palavras desconhecidas;
  • Reconhecer a ordem alfabética e a sua função;
  • Reconhecer a estrutura do dicionário, relembrando a organização em ordem alfabética;
  • Perceber que há diferentes significados para uma mesma palavra;
  • Conhecer os aspectos linguísticos e ortográficos;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno leitura, escrita e produção de textos, além da utilização dos recursos das TICs como: tablet e laptop Classmate. É importante que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

 

Professor, esta aula tem como foco contribuir com as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

 

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.  <http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto>. (Neste sítio você poderá obter informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.). Acesso em: 15 de mar. 2014.

. <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. (Neste sítio você poderá saber mais sobre os direitos de aprendizagem direcionados para cada ano de ensino da alfabetização inicial que o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa propõe.). Acesso em: 15 de mar. 2014.

 

1ª ATIVIDADE: aproximadamente 60 minutos.

Professor, leve para sala de aula dicionários que você irá encontrar na biblioteca de sua escola e que é fornecido pelo PNLD (Programa Nacional do livro didático). Para mais informações sobre o acervo de dicionários para as escolas acesse:  <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Avalmat/polleidicio.pdf>. Acesso em: 15 de mar. 2014.

Professor distribua entre os alunos os dicionários para que sejam manuseados. Peça para que eles observem a estrutura de um dicionário questione-os sobre as características deste livro.

 

 

q

Fonte: Sítio: “Ler é uma beleza. Trabalhando com dicionário”. Disponível em: <http://lereumabeleza.blogspot.com.br/2011/09/trabalhando-com-dicionario.html>. Acesso em: 15  de mar.2014.

Questione:

  • Você sabe o que é um dicionário?
  • Esse livro faz parte de seu material escolar?
  • Para que ele é usado?
  • Você sabia que as palavras da nossa língua podem ter mais de um significado?
  • Como é um dicionário?

Professor, explique aos alunos que para facilitar a procura de uma palavra, os dicionários apresentam as palavras em ordem alfabética.

Convide os alunos a ouvirem uma música do Programa Cocoricó, que fala sobre o dicionário. Se sua escola possuir Data Show utilize-o para projetar o vídeo da música para melhor visualização. Se a sua escola participa do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem o laptop Classmate por meio do programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).

 Distribua a letra da música para que os alunos possam acompanhar.

 

 

AA

Fonte: Sítio: “YouTube. Canção do dicionário”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=7mga7kfhlAs>. Acesso em: 15 de mar. 2014.

  

Canção do Dicionário

Cocoricó

Papa-papagaio talarico,
Que palavra quer saber?
Uma palavra... papagaio!

Papagaio é uma palavra inventada por dois povos,
Os árabes quando viam um papagaio diziam pá pá pá pá pá!
Pá pá pá pá pá!
Quando os árabes foram pra França, os franceses "ajuntaram" gaio no final,
Gaio pra eles é alegria,
Papagaio o pá pá pá alegre!
Papagaio o pá pá pá alegre!

Ah! Cocoricó!
Cocoricó é uma palavra que imita o canto do galo,
Também pode ser cocoricô, cocorocô, cocorocó.
Um cocoricô! Um cocorocô! Um cocorocó!

E quem inventou a nossa língua, hein?

Quando Cabral chegou de Portugal descarregou no Brasil um monte de palavras portuguesas,
Milho, trigo, pão, facão, companheiro, panela.
E as palavras portuguesas se formaram com as palavras dos índios que viviam por aqui,
Mingau, jabuticaba, abacaxi, jacaré, jequitibá, Piauí, igarapé.
E foram chegando os navios com as palavras africanas,
Samba, batuque, bizunga, muleque, caçula, cafuné.
E também as palavras árabes,
Alface, almofada, xarope, algodão.
E as palavras francesas,
Boné, abajur, chover, etiqueta, caminhão.
E as palavras inglesas,
Futebol, sanduíche, gol!
Lanche, bife, shampoo.
E as palavras japonesas,
Judô, kimono, karatê, karaokê.
E até palavras chinesas,
Chá, quer chá? Chá, chá chá!

E dessa mistura de vozes nasceu a língua que nós falamos.
Não seja ignorante, não seja preguiçoso,
Olhar no dicionário é bem gostoso!
Não seja ignorante, não seja preguiçoso,
Olhar no dicionário é bem gostoso!

  

Professor, após os alunos ouvirem a música escolha cinco palavras e peça para que os mesmos coloquem em ordem alfabética e pesquisem no dicionário os seus significados.

  

Atividades.

 

     Ouvimos a música “Canção do dicionário”, agora observe as palavras retiradas da música:

 

AS

Fonte: Imagem da própria autora.

 

 

Coloque as palavras em ordem alfabética e depois pesquise no dicionário os seus significados. Lembre que as palavras no dicionário estão em ordem alfabética. 

 

AA

Fonte: Imagem da própria autora.

 

 

Professor, após esta atividade proponha aos alunos que voltem a observar o dicionário, distribua para os alunos a cópia de uma página de um dicionário, e explique que para facilitar a rápida localização, no alto de cada página do dicionário, aparecem duas palavras. Essas palavras são chamadas de palavras de referência.

 

z

 Fonte: CARPANEDA, Isabella. Porta Aberta. Português - 3º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo. FTD. 2005. p. 32 (Coleção Porta Aberta).

 

Professor, questione os alunos quais são as palavras de referência desta página. Peça para que eles circulem a palavra mandar e seu respectivo verbete.

Professor, após os alunos fazerem este exercício peça para que eles abram novamente o dicionário e observando apenas as palavras de referência, tente localizar rapidamente a palavra mandar.

 

Copie do dicionário o verbete relacionado à palavra que você localizou:

 

___________________________________________________________________

 

Observando só as duas palavras de referência da cópia da página do dicionário que foi entregue, converse com seu professor e colegas quais das palavras abaixo fazem parte desta página de dicionário.

 

mala, mamona, manada, maduro

 

Conte para seus colegas o que você pensou para dar a resposta.

Professor, nesta atividade você poderá orientar os alunos para que quando forem pesquisar palavras que tenham as letras iniciais iguais, olha-se a primeira, a segunda e a terceira letra da palavra seguindo a ordem alfabética. Exemplo;

 

alamenda

alemanha

anel

 

Professor, após os alunos fazerem a atividade, faça a correção coletiva e passe como atividade de casa, uma pesquisa no dicionário de palavras que eles não conhecem encontradas no texto abaixo.

AA

Hoje aprendemos sobre o uso do dicionário, leia o texto e circule as palavras desconhecidas, copie-as e pesquise no dicionário o significado destas palavras.

 

 

Fonte da imagem retirada do sitio: “Amigas da educação. Texto informativo”. Disponível em: <http://amigasdaedu.blogspot.com.br/2011/07/textos-informativos-de-animais.html>. Acesso em: 15 de mar. 2014.

  

2ª ATIVIDADE: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, inicie a aula pedindo para que os alunos leiam as palavras e os significados que encontraram no dicionário, possivelmente haverá uma variação de palavras escolhidas por cada aluno. Aproveite este momento e registre na lousa as palavras que os alunos acharam desconhecidas com seus significados. Utilize este momento para que haja uma troca de conhecimentos entre os alunos.

Professor, após a correção da atividade de casa, apresente a história em quadrinhos da Turma da Mônica, caso não tenha ainda trabalhado com os alunos o gênero textual história em quadrinhos aproveite este momento para falar as características deste gênero.

Professor, você poderá distribuir cópias da história ou caso na sua escola tenha os recursos tecnológicos, é possível também apresentar em Data Show. Se a sua escola participa do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem o laptop Classmate por meio do programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).

 

 Observe a história em quadrinhos do Cebolinha.

AA

Fonte: SOUSA. Maurício de. Pipas. Cascão. São Paulo: Globo, 2012. . n.  277.

  

Professor, após os alunos fazerem a leitura da história em quadrinhos faça a interpretação oral do texto.

 

Interpretando o texto:

 

  • Você conhece os personagens que fazem parte dessa história? A que turma eles pertencem?
  •  Que tipo de livro o Cebolinha está mostrando para o Cascão logo no primeiro quadrinho da história?
  •  Por que será que o Cascão e o Cebolinha chamaram a Mônica de Pipa? Vamos pesquisar no dicionário a palavra Pipa.

 

Professor, explique para os alunos que uma palavra pode ter dois significados diferentes ou semelhantes, no caso da palavra pipa, os personagens usaram para colocar um apelido na Mônica.

Professor, caso os alunos não saibam o que é apelido aproveite este momento para explicar.

Professor, distribua para os alunos cópias das atividades que trabalham a ordem alfabética ou passe na lousa para que eles tenham como registro o tema estudado.

 

Fica a dica:

 

Professor, explique aos alunos que as palavras que procuramos recebem o nome de entrada e o conjunto de explicações e exemplos correspondentes a cada palavra é chamado verbete.

  

Atividades de fixação

 

          1.      Copie o alfabeto abaixo, encaixando a letra em destaque no lugar correspondente.

 

P

Fonte: Imagem da própria autora.

 

 

         Vamos pesquisar no dicionário.

 

       2.     Abra o seu dicionário na primeira página que apresenta as palavras com a letra P inicial.

 

       a)      Quantas entradas você encontrou nesta página?

       _________________________________________________________________________

 

       b)     Copie as entradas dessa página. Não é necessário copiar os verbetes, símbolos ou abreviaturas.

 

Fonte: Imagem da própria autora.

 

     c)      Quais as duas primeiras letras que formam as palavras apresentadas nessa página?

 

     _________________________________________________________________________

 

     d)     Agora, circule a terceira letra de todas as palavras que você copiou.

     e)      Na linha abaixo, copie as letras que você circulou, sem repeti-las:

      ________________________________________________________________________

     ________________________________________________________________________

 

      Agora, complete o alfabeto com as letras que faltam:

 

                 Fonte: Imagem da própria autora.

 

        2.      Observe as palavras, coloque-as em ordem alfabética e pesquise os significados das mesmas no    dicionário.

casa   anil   bola

____________

____________

____________

  

Professor, após os alunos fazerem as atividades faça a correção coletiva e aproveite este momento para sanar as dificuldades que possam aparecer.

Proponha aos alunos um jogo de adivinhações de palavras e significados, divida a turma em grupos e distribua dicionários para os grupos. Passe as instruções do jogo para os grupos. Além de consolidar os conceitos estudados, trabalhando com os jogos é possível tornar as aulas mais descontraídas.

 

Jogo de adivinhação

 

Cada grupo consulta o dicionário e escolhe uma palavra de uso pouco frequente. Em seguida, registra no caderno de Língua Portuguesa uma definição extraída do dicionário e outra inventada pelo grupo. Então, um grupo lê as duas definições para o outro, que deve dizer qual a definição real e qual a inventada.

Ganha o grupo que acertar mais definições.

 

3ª ATIVIDADE: aproximadamente 60 minutos.

 

Construindo um dicionário

 

Professor, comente com os alunos que como eles observaram as palavras podem ter diferentes significados, dependendo do contexto e do ponto de vista de quem usa.

Apresente para os alunos um texto de Adriana Falcão que criou um dicionário diferente, explicando, de forma criativa e bem ao gosto das crianças, o significado de algumas palavras.

Fonte: DUMONT, Silvia Eliana.Sistema Aprende Brasil. 3º Ano do Ensino Fundamental. Curitiba: Positivo. 2008. p.  49. (Coleção Aluno).

 

 

Professor, outro autor que conseguiu construir um dicionário a partir das definições dadas por crianças de palavras do cotidiano, foi Javier Naranjo que após trabalhar em várias escolas da Colômbia e escutando as crianças, fez uma compilação dos significados das palavras para as crianças. Veja a capa do livro e um trecho do livro para que você possa trabalhar com os alunos construindo um dicionário. 

 

Fonte: Roteiro Baby Bh. Casa das estelas. Disponível em: <http://www.roteirobabybh.com/2013/11/casa-das-estrelas.html>. Acesso em: 15 de mar. 2014.

 

 

Fonte: Sítio: “Blog da Joy. Casa das estrelas. O universo contado pelas crianças”.  Disponível em: <http://www.joy.com.br/blog/casa-das-estrelas-o-universo-contado-pelas-criancas/>. Acesso em: 15 de mar. 2014.

  

Atividades

 

Professor, após os alunos lerem os exemplos de dicionários criados por Adriana Falcão e Javier Naranjo, proponha que cada aluno monte o seu dicionário. Abaixo segue duas sugestões de formas de criar um dicionário.

 

 Sugestão 1.

 

Agora, você vai criar seu próprio dicionário. Siga as instruções:

 

  • Separe um caderno especialmente para esta tarefa, ou organize folhas de papel A4 que seu professor possa fornecer para montagem do caderno.
  • Divida-o em duas partes. A primeira você irá ocupar para criar um dicionário que explique o significado mais comum das palavras; a segunda, para criar um dicionário que brinque com o significado das palavras, como fez Adriana Falcão e Javier Naranjo.
  • Em cada uma das partes, separe uma ou duas páginas para cada letra do alfabeto, criando um destaque especial para cada uma.
  • Numere as páginas da primeira e da segunda parte.
  • Crie uma capa para seu livro e uma contracapa para cada parte do livro.
  • A primeira pare do caderno pode ser usada para registrar significados das novas palavras que você for aprendendo diariamente.
  • A segunda parte você pode usar sempre que você ouvir ou criar um significado diferente, engraçado ou criativo para alguma palavra.

 

Professor, este trabalho é processual e o aluno estará construindo o seu dicionário diariamente de acordo com as palavras novas que forem aparecendo.

 

 Sugestão 2

 

Produção de um dicionário da classe com os nomes dos alunos

 

Depois de observarmos cuidadosamente a apresentação dos textos nos dicionários, que tal criarmos um dicionário da turma, com os nomes das crianças, relacionando-os em ordem alfabética? A turma poderia propor descrições de natureza física e afetiva sobre os colegas para compor as definições, por exemplo, incorporando etimologia, abreviações e outros conceitos importantes.

 

Expondo os trabalhos

Professor, após os alunos iniciarem a montagem de seus dicionários faça uma exposição dos trabalhos para toda a comunidade escolar. Convide os alunos das outras turmas para apreciarem os dicionários.

Recursos Complementares

 

Fonte: Sítio: “YouTube. O dicionário das crianças”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=au8uzI6tRYw>.  Acesso em: 15 de mar. 2014.

Fonte. Sítio: “Apaixonada por letramento. Atividades com dicionário”. Disponível em: <http://apaixonadosporletramento.blogspot.com.br/2009/12/atividades-com-dicionarios.html>. Acesso em: 15 de mar. 2014.

Fonte: Sítio: “Escola Kids. Uso do dicionário”. Disponível em: <http://www.escolakids.com/uso-do-dicionario.htm>. Acesso em: 15 de mar. 2014.

Fonte: Sítio: “Redes Moderna. Como trabalhar o dicionário em sala de aula”. Disponível em: <http://redes.moderna.com.br/2012/08/08/como-trabalhar-o-dicionario-em-sala-de-aula/>. Acesso em: 15 de mar. 2014.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente.  Sugerimos que faça registros diários para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um, com relação à compreensão e à identificação das palavras e seus significados no dicionário e que foram trabalhadas nessa aula. Dessa forma, é possível, analisar o rendimento dos alunos pensando nas soluções para que, efetivamente eles aprendam. Avalie se os alunos conseguiram construir conhecimentos sobre a utilização do dicionário, bem como as dificuldades e êxitos apresentados durante a realização das atividades sugeridas. Observe sempre as hipóteses dos alunos, verifique se as atividades feitas por eles expressam avanços ou dificuldades, pois estas ajudarão no processo de formação do aluno.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.