Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Telha de barro ou telha de vidro?

 

03/04/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Analisar e interpretar um texto poético.
  • Buscar informações para além do que está escrito em um texto poético.
  • (Re)conhecer o significado de verso branco e verso livre em um texto poético.
  • Criar um texto poético.


















Duração das atividades
2 aulas de 50 a 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estratégias de leitura.


















Estratégias e recursos da aula

Recursos:

  • Computador.
  • Projetor.
  • Cópias dos poemas.
  • Trabalho em dupla.
  • Trabalho em grupo.

 

Módulo 1

 

 

ATIVIDADE 1

 

http://marciachaves.zip.net/images/interrogacao.jpg

Imagem disponível em: http://marciachaves.zip.net/images/interrogacao.jpg. Acesso em: 20 mar. 2014.

 

Professor, comece a aula escrevendo no quadro a expressão TELHA DE VIDRO. Em seguida, levante uma discussão com os alunos a respeito dessa expressão. Faça perguntas, tais como:

 

1. Você sabe o que é uma telha de vidro?

2. O que diferencia uma telha de barro de uma telha de vidro?

3. É comum o uso de telhas de vidro nas construções?

4. Qual a função de uma telha de vidro?

5. Você conhece alguma construção na qual foram utilizadas telhas de vidro?

6. Qual é o efeito da utilização da telha de vidro?

 

ATIVIDADE 2

 

Para fechar a discussão e verificar a compreensão dos alunos, com a ajuda de um computador e um projetor, mostre imagens de telhas de vidro. Se não for possível a utilização do projetor, traga figuras ilustrativas de telhas de vidro e de construções nas quais foram instaladas telhas de vidro.

 

Explore as imagens com os alunos. Deixe-os livres para comentar cada uma das imagens. Retome as perguntas da Atividade 1, considerando as imagens projetadas. Conversem sobre o efeito de luz que a utilização da telha de vidro proporciona ao ambiente.

 

Veja algumas sugestões de imagens abaixo:

 

http://aondevai.weebly.com/uploads/6/6/4/3/6643997/_6802220_orig.jpg

Imagem disponível em: http://aondevai.weebly.com/uploads/6/6/4/3/6643997/_6802220_orig.jpg. Acesso em: 19 mar. 2014.

 

http://vidronovo.files.wordpress.com/2011/07/telhadevidrocasa.jpg

Imagem disponível em: http://vidronovo.files.wordpress.com/2011/07/telhadevidrocasa.jpg. Acesso em: 19 mar. 2014.

 

http://www.greenstyle.com.br/wp-content/uploads/2011/09/Glass-Tiles.jpg

Imagem disponível em: http://www.greenstyle.com.br/wp-content/uploads/2011/09/Glass-Tiles.jpg. Acesso em: 20 mar. 2014.

 

http://imoveis.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/telhado-de-vidro/telhado-de-vidro-7.jpg

Imagem disponível em: http://imoveis.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/telhado-de-vidro/telhado-de-vidro-7.jpg. Acesso em: 20 mar. 2014


 

ATIVIDADE 3

 

Para essa atividade, prepare cópias do poema de Rachel de Queiroz, intitulado "Telha de vidro". Entretanto, antes de distribuir as cópias entre os alunos, pergunte a eles se conhecem ou se já ouviram falar sobre algum poema com o título "Telha de vidro". Aguce a curiosidade da turma e peça-lhes que levantem hipóteses sobre um poema com esse título, antes de fazerem a leitura. Distribua as cópias e deixe que os alunos façam uma primeira leitura do poema de forma individual e silenciosa. Em seguida, peça a dois ou três alunos que façam a leitura do texto em voz alta.

 

http://novacharges.files.wordpress.com/2008/12/rachel-de-queiroz.jpg?w=500

Imagem disponível em: http://novacharges.files.wordpress.com/2008/12/rachel-de-queiroz.jpg?w=500. Acesso em: 20 mar. 2014.

 

Telha de Vidro

Rachel de Queiroz

 

Quando a moça da cidade chegou
veio morar na fazenda,
na casa velha...
Tão velha!
Quem fez aquela casa foi o bisavô...
Deram-lhe para dormir a camarinha,
uma alcova sem luzes, tão escura!
mergulhada na tristura
de sua treva e de sua única portinha...
 

A moça não disse nada,
mas mandou buscar na cidade
uma telha de vidro...
Queria que ficasse iluminada
sua camarinha sem claridade...
 

Agora,
o quarto onde ela mora
é o quarto mais alegre da fazenda,
tão claro que, ao meio dia, aparece uma
renda de arabesco de sol nos ladrilhos
vermelhos,
que — coitados — tão velhos
só hoje é que conhecem a luz do dia...
A luz branca e fria
também se mete às vezes pelo clarão
da telha milagrosa...
Ou alguma estrela audaciosa
careteia
no espelho onde a moça se penteia.
 

Que linda camarinha! Era tão feia!
— Você me disse um dia
que sua vida era toda escuridão
cinzenta,
fria,
sem um luar, sem um clarão...
Por que você não experimenta?
A moça foi tão bem sucedida...
Ponha uma telha de vidro em sua vida!

Texto disponível em: http://www.jornaldepoesia.jor.br/rqueiroz01p.html. Acesso em: 20 mar. 2014.

 

Módulo 2

 

ATIVIDADE 1

 

Para introduzir a exploração e interpretação do poema, chame a atenção dos alunos para os tipos de versos empregados pela poetisa. Mostre a eles que, nesse poema, predominam os versos brancos e livres. Aproveite para explicar / recordar o que são versos brancos e versos livres:

 

  • Brancos – Possuem métrica, mas não possuem rimas
  • Livres - Não se baseiam em critérios predefinidos de métrica ou rima, são versos sem regras.

Siga com a interpretação do poema. Você poderá propor questões como:

1. Qual a mudança pela qual a moça do poema passou?

2. Quais são os cenários contrapostos na primeira estrofe do poema?

3. Você sabe o que é uma camarinha? E uma alcova? Se não sabe, veja os significados encontrados em Houaiss (2009) para essas palavras:

 

Camarinha

 substantivo feminino
1    Regionalismo: Brasil.
quarto de dormir; câmara, quarto

 

Alcova

n substantivo feminino
1    aposento, adjacente a uma sala e de dimensões reduzidas, destinado a servir de dormitório
2    pequeno quarto de dormir situado no interior da casa, sem passagens para o exterior
 


4. Qual foi a reação da moça diante de seu problema, um quarto pequeno e escuro?

5. Encontre no poema as características do quarto da moça antes e depois da instalação da telha de vidro e complete o quadro abaixo:

 

ANTES DEPOIS
alcova sem luzes quarto mais alegre da fazenda
   
   
   
   

 

6. Você acredita que é possível colorir a vida, iluminando-a com uma telha de vidro como sugerem os últimos versos do poema? Comente.

 

ATIVIDADE 2

 

No laboratório de informática, ou na sala de aula, com um computador e um projetor, mostre aos alunos o vídeo de uma interpretação do poema de Rachel de Queiroz. Desafie seus alunos a interpretarem também o poema estudado. Você pode até promover um concurso de declamação. Incentive seus alunos. Memorizar e declamar poemas pode ajudá-los a se soltar e ter mais confiança em si mesmos. Pode também ajudar no ato de criação de poemas.

 

 

telha de vidro

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=lAY9fhQ8CNE. Acesso em: 21 mar. 2014.

 

 

ATIVIDADE 3

 

 

http://salto-futurojoinville.zip.net/images/alunos.jpg

Imagem disponível em: http://salto-futurojoinville.zip.net/images/alunos.jpg. Acesso em: 21 mar. 2014.

 

Agora é o momento da escrita. Desafie seus alunos a criar um poema, considerando como modelo do poema "Telha de vidro" de Rachel de Queiroz. Divida a turma em duplas e deixe que cada uma produza seu texto poético. Depois de corrigir os textos, peça aos alunos que os reescrevam e monte uma exposição com  a produção de todos.

Recursos Complementares

Para conhecer mais sobre versos brancos e versos livres, acesse:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Verso_branco. Acesso em: 21 mar. 2014.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Versos_livres. Acesso em 21 mar. 2014.

 

Para uma pequena análise do poema Telha de vidro, acesse:

http://www.brincandocomlivros.com/2011/09/devaneios-literarios-telha-de-vidro.html. Acesso em: 21 mar. 2014.

Avaliação

A avaliação qualitativa  será feita ao longo das aulas. Para isso, o professor deverá observar a participação dos alunos nas atividades propostas.

 

A avaliação quantitativa poderá ser feita por meio da análise e correção dos textos poéticos criados pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.