03/04/2014
Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Recursos:
Imagem disponível em: http://marciachaves.zip.net/images/interrogacao.jpg. Acesso em: 20 mar. 2014.
Professor, comece a aula escrevendo no quadro a expressão TELHA DE VIDRO. Em seguida, levante uma discussão com os alunos a respeito dessa expressão. Faça perguntas, tais como:
1. Você sabe o que é uma telha de vidro?
2. O que diferencia uma telha de barro de uma telha de vidro?
3. É comum o uso de telhas de vidro nas construções?
4. Qual a função de uma telha de vidro?
5. Você conhece alguma construção na qual foram utilizadas telhas de vidro?
6. Qual é o efeito da utilização da telha de vidro?
Para fechar a discussão e verificar a compreensão dos alunos, com a ajuda de um computador e um projetor, mostre imagens de telhas de vidro. Se não for possível a utilização do projetor, traga figuras ilustrativas de telhas de vidro e de construções nas quais foram instaladas telhas de vidro.
Explore as imagens com os alunos. Deixe-os livres para comentar cada uma das imagens. Retome as perguntas da Atividade 1, considerando as imagens projetadas. Conversem sobre o efeito de luz que a utilização da telha de vidro proporciona ao ambiente.
Veja algumas sugestões de imagens abaixo:
Imagem disponível em: http://aondevai.weebly.com/uploads/6/6/4/3/6643997/_6802220_orig.jpg. Acesso em: 19 mar. 2014.
Imagem disponível em: http://vidronovo.files.wordpress.com/2011/07/telhadevidrocasa.jpg. Acesso em: 19 mar. 2014.
Imagem disponível em: http://www.greenstyle.com.br/wp-content/uploads/2011/09/Glass-Tiles.jpg. Acesso em: 20 mar. 2014.
Imagem disponível em: http://imoveis.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/telhado-de-vidro/telhado-de-vidro-7.jpg. Acesso em: 20 mar. 2014
Para essa atividade, prepare cópias do poema de Rachel de Queiroz, intitulado "Telha de vidro". Entretanto, antes de distribuir as cópias entre os alunos, pergunte a eles se conhecem ou se já ouviram falar sobre algum poema com o título "Telha de vidro". Aguce a curiosidade da turma e peça-lhes que levantem hipóteses sobre um poema com esse título, antes de fazerem a leitura. Distribua as cópias e deixe que os alunos façam uma primeira leitura do poema de forma individual e silenciosa. Em seguida, peça a dois ou três alunos que façam a leitura do texto em voz alta.
Imagem disponível em: http://novacharges.files.wordpress.com/2008/12/rachel-de-queiroz.jpg?w=500. Acesso em: 20 mar. 2014.
Telha de Vidro Rachel de Queiroz
Quando a moça da cidade chegou A moça não disse nada, Agora, Que linda camarinha! Era tão feia! |
Texto disponível em: http://www.jornaldepoesia.jor.br/rqueiroz01p.html. Acesso em: 20 mar. 2014.
Para introduzir a exploração e interpretação do poema, chame a atenção dos alunos para os tipos de versos empregados pela poetisa. Mostre a eles que, nesse poema, predominam os versos brancos e livres. Aproveite para explicar / recordar o que são versos brancos e versos livres:
Siga com a interpretação do poema. Você poderá propor questões como:
1. Qual a mudança pela qual a moça do poema passou?
2. Quais são os cenários contrapostos na primeira estrofe do poema?
3. Você sabe o que é uma camarinha? E uma alcova? Se não sabe, veja os significados encontrados em Houaiss (2009) para essas palavras:
Camarinhasubstantivo feminino1 Regionalismo: Brasil. quarto de dormir; câmara, quarto |
Alcova n substantivo feminino |
4. Qual foi a reação da moça diante de seu problema, um quarto pequeno e escuro?
5. Encontre no poema as características do quarto da moça antes e depois da instalação da telha de vidro e complete o quadro abaixo:
ANTES | DEPOIS |
alcova sem luzes | quarto mais alegre da fazenda |
6. Você acredita que é possível colorir a vida, iluminando-a com uma telha de vidro como sugerem os últimos versos do poema? Comente.
No laboratório de informática, ou na sala de aula, com um computador e um projetor, mostre aos alunos o vídeo de uma interpretação do poema de Rachel de Queiroz. Desafie seus alunos a interpretarem também o poema estudado. Você pode até promover um concurso de declamação. Incentive seus alunos. Memorizar e declamar poemas pode ajudá-los a se soltar e ter mais confiança em si mesmos. Pode também ajudar no ato de criação de poemas.
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=lAY9fhQ8CNE. Acesso em: 21 mar. 2014.
Imagem disponível em: http://salto-futurojoinville.zip.net/images/alunos.jpg. Acesso em: 21 mar. 2014.
Agora é o momento da escrita. Desafie seus alunos a criar um poema, considerando como modelo do poema "Telha de vidro" de Rachel de Queiroz. Divida a turma em duplas e deixe que cada uma produza seu texto poético. Depois de corrigir os textos, peça aos alunos que os reescrevam e monte uma exposição com a produção de todos.
Para conhecer mais sobre versos brancos e versos livres, acesse:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Verso_branco. Acesso em: 21 mar. 2014.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Versos_livres. Acesso em 21 mar. 2014.
Para uma pequena análise do poema Telha de vidro, acesse:
http://www.brincandocomlivros.com/2011/09/devaneios-literarios-telha-de-vidro.html. Acesso em: 21 mar. 2014.
A avaliação qualitativa será feita ao longo das aulas. Para isso, o professor deverá observar a participação dos alunos nas atividades propostas.
A avaliação quantitativa poderá ser feita por meio da análise e correção dos textos poéticos criados pelos alunos.
Quatro estrelas 5 calificaciones
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15/04/2014
Cinco estrelasAchei a aula muito criativa e interessante, parabéns!
11/04/2014
Quatro estrelasMuito interessante a aula e as sugestões de atividades.
10/04/2014
Cinco estrelasMuito bom.
05/04/2014
Cinco estrelasMuito criativa! Gostei bastante e usarei seu material com nossos alunos...
04/04/2014
Cinco estrelasLindo poema, muito boa abordagem.