Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Poesia e tristeza: palavras e beleza

 

03/04/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Revisar os conceitos de poesia, poema e versos.
  • Ler, analisar e/ou interpretar textos poéticos.
  • Buscar informações para além do que está escrito em um texto poético.
  • Criar textos poéticos.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estratégias de leitura.
Estratégias e recursos da aula
  • Computador;
  • Projetor;
  • Internet;
  • Cópias dos poemas;
  • Trabalho individual / grupo.

 

Módulo 1

 

ATIVIDADE 1

 

Professor, inicie sua aula com uma conversa informal sobre poesia, poema e verso e verifique o conhecimento de seus alunos sobre esses conceitos. Em seguida, faça uma breve exposição sobre cada um desses conceitos. Veja algumas sugestões de slides que você poderá preparar:

 

http://files.letrasages.webnode.com.br/200000189-1e79c1ed2f/poesia2.jpg

Imagem disponível em: http://files.letrasages.webnode.com.br/200000189-1e79c1ed2f/poesia2.jpg. Acesso em: 23 mar. 2014.

 

POESIA

 

Poesia é um gênero literário caracterizado pela composição em versos estruturados de forma harmoniosa. É uma manifestação de beleza e estética retratada pelo poeta em forma de palavras.

 

No sentido figurado, poesia é tudo aquilo que comove, que sensibiliza e desperta sentimentos. É qualquer forma de arte que inspira e encanta, que é sublime e bela.

 

Existem determinados elementos formais que caracterizam um texto poético - como por exemplo, o ritmo, os versos e as estrofes - e que definem a métrica de uma poesia.

A métrica de um poema consiste na utilização de recursos literários específicos que distinguem o estilo de um poeta.

 

Os versos livres não seguem nenhuma métrica. O autor tem liberdade para definir o seu próprio ritmo e criar as suas próprias normas. Esse tipo de poesia é também designada por poesia moderna, na qual se destacam elementos do modernismo.

 

A poesia em prosa também dá autonomia ao autor para compor um texto poético não constituído por versos (desde que haja harmonia, ritmo e a componente emotiva inspirada pela poesia).

Texto disponível em: http://www.significados.com.br/poesia/. Acesso em: 23 mar. 2014.

POEMA

Poema é uma obra literária que pertence ao gênero da poesia, e cuja apresentação pode surgir em forma de versos, estrofes ou prosa, com a finalidade de manifestar sentimento e emoção.

 

Um poema possui extensão variável e ao longo do texto expõe temas variados em que há enredo e ação, escritos através de uma linguagem que emociona e sensibiliza o leitor.

 

O texto poético tem uma forte relação com a música, a arte e a beleza. A poesia presente no texto é a componente que distingue o poema.

Geralmente se apresenta em forma de versos e estrofes com rima e ritmo. A prosa poética tem o caráter de poesia devido ao efeito emocional provocado pela linguagem.

Texto disponível em: http://www.significados.com.br/poema/. Acesso em: 23 mar. 2014.

VERSO

Em um poema, o verso corresponde a cada uma das linhas que o constituem. É o elemento que define a poesia, por oposição à prosa. Um conjunto de versos com sentido completo chama-se “estrofe”.

 

Os versos dão ritmo, melodia e métrica a uma poesia. Eles podem ser medidos através de técnicas de metrificação e classificados quanto ao número de sílabas métricas (ou sílabas poéticas). As sílabas métricas são diferentes das sílabas gramaticais.

Texto disponível em: http://www.significados.com.br/verso/. Acesso em: 23 mar. 2014.

 

ATIVIDADE 2

 

Comece essa atividade, comentando com os alunos que são variados os temas dos poemas. É possível, por exemplo,  fazer poemas sobre o mar, a chuva, a lua, as estrelas, o amor, a saudade, a alegria, a tristeza etc. Comente também que um tema muito recorrente na poesia é a tristeza. Esse tema é explorado por muitos poetas e poetisas.

 

Para desenvolver a atividade, prepare cópias impressas do poema sugerido, abaixo. (Você pode também escolher outros poemas, de sua preferência,que discorram sobre a tristeza).

 

Distribua as cópias entre os alunos e peça-lhes que façam uma leitura silenciosa. Depois, dê a eles oportunidade  de lerem em voz alta. Deixe que dois ou três alunos façam a leitura.

 

Proponha questões para discussão sobre o poema, tais como:

 

1. Qual é a expressão que aparece no começo do primeiro verso?

2. Essa expressão se repete ao longo do poema?

3. Quantas vezes ela aparece no poema?

4. Qual é o tema do poema?

5. Quais são as causas da tristeza que aparecem no poema?

6. Classifique as causas da tristeza das quais o poeta fala, em três colunas:

 

Fenômenos atmosféricos

 

Sintomas do corpo humano         Sentimentais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

http://moncoeursauvage.files.wordpress.com/2014/02/1300686212351_f.jpg

Imagem disponível em: http://moncoeursauvage.files.wordpress.com/2014/02/1300686212351_f.jpg. Acesso em: 23 mar. 2014.

 

POEMA

Martha Medeiros

“Tristeza é quando chove
quando está calor demais
quando o corpo dói
e os olhos pesam
tristeza é quando se dorme pouco
quando a voz sai fraca
quando as palavras cessam
e o corpo desobedece
tristeza é quando não se acha graça
quando não se sente fome
quando qualquer bobagem
nos faz chorar
tristeza é quando parece
que não vai acabar” 

Texto disponível em: http://pensador.uol.com.br/tristeza_e_solidao_poemas/. Acesso em: 23 mar. 2014.

 

ATIVIDADE 3

 

 

https://lh3.googleusercontent.com/-nQYLekZybJY/T7kdvMTVrzI/AAAAAAAAFzI/yHW4mmPgA7U/s800/disney-escritor-mickey-poesia-sonetos.jpg

Imagem disponível em: https://lh3.googleusercontent.com/-nQYLekZybJY/T7kdvMTVrzI/AAAAAAAAFzI/yHW4mmPgA7U/s800/disney-escritor-mickey-poesia-sonetos.jpg. Acesso em: 23 mar. 2014.

 

Depois de explorarem bem o texto, peça aos alunos que escrevam um poema no modelo do poema de Martha Medeiros. Você poderá sugerir temas como alegria, saudade, surpresa, perplexidade etc. Você poderá dividir a turma em grupos e pedir que cada grupo produza poemas em torno de um tema escolhido.

 

Por exemplo, se você dividir a turma em quatro grupos, cada grupo trabalhará com um tema, no total de quatro. Não se esqueça de dizer aos alunos que seus poemas deverão começar com a expressão usada no poema estudado e que essa expressão se repetirá ao longo do poema, quantas vezes for necessário.

 

Exemplo: Saudade é quando...

 

Ao final da atividade, recolha os poemas, corrija-os, devolva-os aos alunos e, posteriormente, promovam uma exposição dos poemas criados. A exposição poderá ser oral e depois escrita, no mural da escola.

 

Módulo 2

 

ATIVIDADE 1


Continuando com o tema abordado na aula anterior, leve os alunos ao laboratório de informática, ou providencie computador e projetor. Explique a eles que vocês  vão assistir a um vídeo de uma canção de Vinícius de Moraes. Caso seus alunos não tenham conhecimento a respeito desse compositor, reserve alguns minutos para apresentá-lo a eles. 

 

Nessa primeira atividade, os alunos ouvirão a canção e poderão também cantá-la, caso você perceba interesse da turma, nesse sentido.

 

tomara que

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YzsykPk9imw. Acesso em: 23 mar. 2014.

 

ATIVIDADE 2

 

Prepare cópias impressas do texto poético da canção de Vinícius de Moraes e distribua-as entre os alunos. Deixe-os fazer, primeiramente,  a  leitura silenciosa. Depois, peça a um aluno  e uma aluna que leiam o poema em voz alta.

 

Para a compreensão do poema, proponha questões como:

 

1. Do que trata o poema?

2. O que você pensa sobre a afirmação: "é melhor se sofrer junto que viver feliz sozinho"?

3. Qual é o papel da tristeza nesse poema?

4. Você concorda com a afirmação "o verdadeiro amor de quem se ama tece a mesma antiga trama que não se desfaz"?

5. Você concorda com a ideia de que "a coisa mais divina que há no mundo é viver cada segundo como nunca mais"?

6. O que se deve fazer para "viver cada segundo como nunca mais"?

 

http://iris.zattoni.blog.uol.com.br/images/Gambaegata.gif

Imagem disponível em: http://iris.zattoni.blog.uol.com.br/images/Gambaegata.gif. Acesso em: 23 mar. 2014.

 

Tomara
Que você volte depressa
Que você não se despeça
Nunca mais do meu carinho
E chore, se arrependa
E pense muito
Que é melhor se sofrer junto
Que viver feliz sozinho

Tomara
Que a tristeza te convença
Que a saudade não compensa
E que a ausência não dá paz
E o verdadeiro amor de quem se ama
Tece a mesma antiga trama
Que não se desfaz

E a coisa mais divina
Que há no mundo
É viver cada segundo
Como nunca mais

Texto disponível em: http://letras.mus.br/vinicius-de-moraes/86596/. Acesso em: 23 mar. 2014.

 

ATIVIDADE 3

 

http://www.academiawashington.com.br/wp-content/uploads/2013/02/Como-Escrever-Bem-Sem-Excessos.jpg

Imagem disponível em: http://www.academiawashington.com.br/wp-content/uploads/2013/02/Como-Escrever-Bem-Sem-Excessos.jpg. Acesso em: 23 mar. 2014.

 

Essa atividade tem como objetivo levar os alunos a produzir um texto poético. Explique ao grupo que eles deverão criar um texto poético, levando em consideração o poema da canção de Vinícius de Moraes.

 

Cada aluno deverá criar um poema que comece com a expressão "Tomara que...".

 

Traga alguns temas para a sala de aula e faça uma seleção com os alunos. Para fazer a seleção, escreva alguns temas no quadro e peça a eles que escolham. Faça a escolha por meio de uma votação.

 

Veja sugestões de alguns temas dicotômicos que podem ser trabalhados:

 

  •  Violência X Paz
  •  Maldade X Bondade.
  •  Falsidade X Lealdade.
  •  Mentira X Verdade.
Recursos Complementares

Para saber mais sobre poesia / poema, acesse:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Poesia. Acesso em: 23 mar. 2014.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Poema. Acesso em: 23 mar. 2014.

http://livroseafins.com/diferenca-poesia-poema/. Acesso em: 23 mar. 2014.

 

Para saber mais sobre versos, acesse:

http://www.gramatica.net/site.php?mdl=gramatica&op=cap20-02-tipos_de_verso. Acesso em: 23 mar. 2014.

Avaliação

A avaliação qualitativa dessa aula deverá ser processual. O professor deverá acompanhar a participação dos alunos em cada atividade proposta, observando seu desempenho e compreensão a respeito do tema trabalhado.

 

A avaliação quantitativa poderá ser feita por meio da correção dos textos escritos pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.