03/04/2014
Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Professor, inicie sua aula com uma conversa informal sobre poesia, poema e verso e verifique o conhecimento de seus alunos sobre esses conceitos. Em seguida, faça uma breve exposição sobre cada um desses conceitos. Veja algumas sugestões de slides que você poderá preparar:
Imagem disponível em: http://files.letrasages.webnode.com.br/200000189-1e79c1ed2f/poesia2.jpg. Acesso em: 23 mar. 2014.
Poesia é um gênero literário caracterizado pela composição em versos estruturados de forma harmoniosa. É uma manifestação de beleza e estética retratada pelo poeta em forma de palavras. |
No sentido figurado, poesia é tudo aquilo que comove, que sensibiliza e desperta sentimentos. É qualquer forma de arte que inspira e encanta, que é sublime e bela. |
Existem determinados elementos formais que caracterizam um texto poético - como por exemplo, o ritmo, os versos e as estrofes - e que definem a métrica de uma poesia. A métrica de um poema consiste na utilização de recursos literários específicos que distinguem o estilo de um poeta. |
Os versos livres não seguem nenhuma métrica. O autor tem liberdade para definir o seu próprio ritmo e criar as suas próprias normas. Esse tipo de poesia é também designada por poesia moderna, na qual se destacam elementos do modernismo. |
A poesia em prosa também dá autonomia ao autor para compor um texto poético não constituído por versos (desde que haja harmonia, ritmo e a componente emotiva inspirada pela poesia). |
Texto disponível em: http://www.significados.com.br/poesia/. Acesso em: 23 mar. 2014.
Poema é uma obra literária que pertence ao gênero da poesia, e cuja apresentação pode surgir em forma de versos, estrofes ou prosa, com a finalidade de manifestar sentimento e emoção. |
Um poema possui extensão variável e ao longo do texto expõe temas variados em que há enredo e ação, escritos através de uma linguagem que emociona e sensibiliza o leitor. |
O texto poético tem uma forte relação com a música, a arte e a beleza. A poesia presente no texto é a componente que distingue o poema. Geralmente se apresenta em forma de versos e estrofes com rima e ritmo. A prosa poética tem o caráter de poesia devido ao efeito emocional provocado pela linguagem. |
Texto disponível em: http://www.significados.com.br/poema/. Acesso em: 23 mar. 2014.
Em um poema, o verso corresponde a cada uma das linhas que o constituem. É o elemento que define a poesia, por oposição à prosa. Um conjunto de versos com sentido completo chama-se “estrofe”. |
Os versos dão ritmo, melodia e métrica a uma poesia. Eles podem ser medidos através de técnicas de metrificação e classificados quanto ao número de sílabas métricas (ou sílabas poéticas). As sílabas métricas são diferentes das sílabas gramaticais. |
Texto disponível em: http://www.significados.com.br/verso/. Acesso em: 23 mar. 2014.
Comece essa atividade, comentando com os alunos que são variados os temas dos poemas. É possível, por exemplo, fazer poemas sobre o mar, a chuva, a lua, as estrelas, o amor, a saudade, a alegria, a tristeza etc. Comente também que um tema muito recorrente na poesia é a tristeza. Esse tema é explorado por muitos poetas e poetisas.
Para desenvolver a atividade, prepare cópias impressas do poema sugerido, abaixo. (Você pode também escolher outros poemas, de sua preferência,que discorram sobre a tristeza).
Distribua as cópias entre os alunos e peça-lhes que façam uma leitura silenciosa. Depois, dê a eles oportunidade de lerem em voz alta. Deixe que dois ou três alunos façam a leitura.
Proponha questões para discussão sobre o poema, tais como:
1. Qual é a expressão que aparece no começo do primeiro verso?
2. Essa expressão se repete ao longo do poema?
3. Quantas vezes ela aparece no poema?
4. Qual é o tema do poema?
5. Quais são as causas da tristeza que aparecem no poema?
6. Classifique as causas da tristeza das quais o poeta fala, em três colunas:
Fenômenos atmosféricos
|
Sintomas do corpo humano | Sentimentais |
|
|
Imagem disponível em: http://moncoeursauvage.files.wordpress.com/2014/02/1300686212351_f.jpg. Acesso em: 23 mar. 2014.
“Tristeza é quando chove
quando está calor demais
quando o corpo dói
e os olhos pesam
tristeza é quando se dorme pouco
quando a voz sai fraca
quando as palavras cessam
e o corpo desobedece
tristeza é quando não se acha graça
quando não se sente fome
quando qualquer bobagem
nos faz chorar
tristeza é quando parece
que não vai acabar”
Texto disponível em: http://pensador.uol.com.br/tristeza_e_solidao_poemas/. Acesso em: 23 mar. 2014.
Imagem disponível em: https://lh3.googleusercontent.com/-nQYLekZybJY/T7kdvMTVrzI/AAAAAAAAFzI/yHW4mmPgA7U/s800/disney-escritor-mickey-poesia-sonetos.jpg. Acesso em: 23 mar. 2014.
Depois de explorarem bem o texto, peça aos alunos que escrevam um poema no modelo do poema de Martha Medeiros. Você poderá sugerir temas como alegria, saudade, surpresa, perplexidade etc. Você poderá dividir a turma em grupos e pedir que cada grupo produza poemas em torno de um tema escolhido.
Por exemplo, se você dividir a turma em quatro grupos, cada grupo trabalhará com um tema, no total de quatro. Não se esqueça de dizer aos alunos que seus poemas deverão começar com a expressão usada no poema estudado e que essa expressão se repetirá ao longo do poema, quantas vezes for necessário.
Exemplo: Saudade é quando...
Ao final da atividade, recolha os poemas, corrija-os, devolva-os aos alunos e, posteriormente, promovam uma exposição dos poemas criados. A exposição poderá ser oral e depois escrita, no mural da escola.
Continuando com o tema abordado na aula anterior, leve os alunos ao laboratório de informática, ou providencie computador e projetor. Explique a eles que vocês vão assistir a um vídeo de uma canção de Vinícius de Moraes. Caso seus alunos não tenham conhecimento a respeito desse compositor, reserve alguns minutos para apresentá-lo a eles.
Nessa primeira atividade, os alunos ouvirão a canção e poderão também cantá-la, caso você perceba interesse da turma, nesse sentido.
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YzsykPk9imw. Acesso em: 23 mar. 2014.
Prepare cópias impressas do texto poético da canção de Vinícius de Moraes e distribua-as entre os alunos. Deixe-os fazer, primeiramente, a leitura silenciosa. Depois, peça a um aluno e uma aluna que leiam o poema em voz alta.
Para a compreensão do poema, proponha questões como:
1. Do que trata o poema?
2. O que você pensa sobre a afirmação: "é melhor se sofrer junto que viver feliz sozinho"?
3. Qual é o papel da tristeza nesse poema?
4. Você concorda com a afirmação "o verdadeiro amor de quem se ama tece a mesma antiga trama que não se desfaz"?
5. Você concorda com a ideia de que "a coisa mais divina que há no mundo é viver cada segundo como nunca mais"?
6. O que se deve fazer para "viver cada segundo como nunca mais"?
Imagem disponível em: http://iris.zattoni.blog.uol.com.br/images/Gambaegata.gif. Acesso em: 23 mar. 2014.
TomaraVinicius de Moraes Tomara Tomara E a coisa mais divina |
Texto disponível em: http://letras.mus.br/vinicius-de-moraes/86596/. Acesso em: 23 mar. 2014.
Imagem disponível em: http://www.academiawashington.com.br/wp-content/uploads/2013/02/Como-Escrever-Bem-Sem-Excessos.jpg. Acesso em: 23 mar. 2014.
Essa atividade tem como objetivo levar os alunos a produzir um texto poético. Explique ao grupo que eles deverão criar um texto poético, levando em consideração o poema da canção de Vinícius de Moraes.
Cada aluno deverá criar um poema que comece com a expressão "Tomara que...".
Traga alguns temas para a sala de aula e faça uma seleção com os alunos. Para fazer a seleção, escreva alguns temas no quadro e peça a eles que escolham. Faça a escolha por meio de uma votação.
Veja sugestões de alguns temas dicotômicos que podem ser trabalhados:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Poesia. Acesso em: 23 mar. 2014.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Poema. Acesso em: 23 mar. 2014.
http://livroseafins.com/diferenca-poesia-poema/. Acesso em: 23 mar. 2014.
http://www.gramatica.net/site.php?mdl=gramatica&op=cap20-02-tipos_de_verso. Acesso em: 23 mar. 2014.
A avaliação qualitativa dessa aula deverá ser processual. O professor deverá acompanhar a participação dos alunos em cada atividade proposta, observando seu desempenho e compreensão a respeito do tema trabalhado.
A avaliação quantitativa poderá ser feita por meio da correção dos textos escritos pelos alunos.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
12/05/2015
Cinco estrelasDINÂMICA INTERESSANTE INCENTIVADORA