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Uma linguagem para cada situação

 

03/04/2014

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer informações importantes sobre os níveis de linguagem.
  • Reconhecer diferenças entre língua falada e língua escrita.
  • Produzir dois textos utilizando a linguagem adequada a cada situação proposta.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Habilidade de leitura.
  • Noções básicas de linguagem e código
Estratégias e recursos da aula

 

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/searchq=imagem+de+pessoas+falando&biw=1366&bih=635&tbm=isch&imgil=9knDckP0kVvm

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%252Fwww.fotosearch.com.br%252FUNN685%252Fu11007956%252F%3B350%3B359 Acessoem: 21 mar. 2014.

  • Professor, utilizamos o mesmo código para nossos atos de comunicação. No entanto, o uso que fazemos dele varia de acordo com alguns fatores. É importante que o estudante entenda que não há um nível de linguagem "correto". O que importa é a adequação da linguagem à situação. A língua falada é diferente da escrita, tanto na seleção de palavras quanto na sua organização. Portanto, ensine a seu aluno que use para cada situação a linguagem adequada.

 

MÓDULO 1 

 

ATIVIDADE 1-  Conhecendo informações importantes sobre o tema.

  • Professor, ainda, por meio do datashow, apresente as seguintes informações aos alunos. Coloque em slides as informações abaixo.

 

SLIDE 1

A eficiência da comunicação depende do uso adequado do nível de linguagem. Certamente, você não escreveria da

mesma forma um texto para um adulto e para uma criança. São pessoas com capacidade de entendimento diferente.

Também o seu texto deve ser diferente para cada um deles. É necessário, assim, preocupar-se e muito com quem

receberá o seu texto.


SLIDE 2

- Linguagem Formal: utilizam-na as classes intelectuais da sociedade, mais na forma escrita e, menos, na oral.

É de uso nos meios diplomáticos e científicos; nos discursos e sermões; nos tratados jurídicos e nas sessões

do tribunal. O vocabulário é rico e são observadas as normas gramaticais em sua plenitude.

 

SLIDE 3

- Linguagem Coloquial: utilizada pelas pessoas que, sem embargo do conhecimento da língua, serve-se de um nível

menos formal, mais cotidiano. É a linguagem do rádio, da televisão, meios de comunicação de massa tanto na forma oral quanto na escrita. Emprega-se o vocabulário da língua comum e a obediência às disposições gramaticais é relativa,

permitindo-se até mesmo construções próprias da linguagem oral.



Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Disponível em:
http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/43381/niveis-de-linguagem-do-texto#ixzz2wjFnYxAc Acesso em: 

22 mar. 2014.

 

ATIVIDADE 2

  • Entregue a seus alunos o texto xerocado abaixo. Peça que leiam com atenção, grifem e anotem o que considerarem mais importante.

 

          Linguagem formal X Linguagem informal

Já sabemos que em Português, temos vários níveis de linguagem, várias formas de dizer a mesma mensagem, uma vez que não falamos sempre do mesmo jeito. Para nos comunicarmos melhor e adequadamente, temos de levar em consideração alguns elementos que garantem a eficiência de nossa mensagem.

  • Exemplificando: se você conversa com um colega, um amigo, você fala de um modo. Usa uma linguagem. Se esse mesmo assunto for falado com uma autoridade, seu jeito de se comunicar será diferente. E mais, se esse mesmo conteúdo for dirigido a uma criança pequena, também você terá de mudar sua forma de comunicação.
    Essas diferenças de situação envolvendo o tema, a forma de comunicação e os interlocutores são chamadas de registro e elas determinam diferentes níveis de linguagem: mais formal, menos formal; mais distante, menos distante.
  • Nós escolhemos níveis de linguagem diferentes conforme as situações de comunicação em que nos encontramos. Assim é que não usaremos em uma carta para a namorada, por exemplo, o mesmo tipo de linguagem que utilizamos para redigir um requerimento à diretoria da escola.
     
    • É importante estarmos conscientes da necessidade de adequação da linguagem às situações de interação e, especificamente, da importância da utilização de uma linguagem formal nos textos acadêmicos.
    • Não há dúvidas de que possuímos um conhecimento intuitivo a esse respeito, mas, muitas vezes, nos esquecemos dele e acabamos por produzir textos recheados de marcas de oralidade, o que pode prejudicar a avaliação de nossos trabalhos. 
    • Por isso, é muito importante que compreendamos o que se entende por registro, para podermos identificá-lo em situações concretas e fazer uso dele, adequando nossa linguagem às situações, principalmente na vida acadêmica. 

    Precisamos levar em conta:


     O leitor a quem nossos textos de dirigem, ou seja, nosso interlocutor na interação verbal; 


     o assunto sobre o qual versa o texto; 


     e o papel desempenhado pela língua. 

     

    • Essa distinção permite diferenciar linguagem informal de linguagem formal. 

    Portanto, você teve de usar níveis de linguagem diferenciados para cada destinatário de sua mensagem. Para efeitos dessa sequência didática, vamos considerar apenas dois níveis de linguagem, embora existam outros:
    • o informal ou coloquial, usado mais comumente em conversas entre amigos, conhecidos mais íntimos;
    • o formal ou culto, usado em situações de maior cerimônia, quando devem ser observadas as normas gramaticais.

     

    MÓDULO 2

     

    ATIVIDADE 1 - Resolvendo exercícios sobre o tema.

    1.  (Enem Cancelado-2009) A escrita é uma das formas de  expressão que as pessoas utilizam para comunicar algo e tem várias finalidades: informar, entreter, convencer, divulgar, descrever. Assim, o conhecimento acerca das variedades linguísticas sociais, regionais e de registro torna-se necessário para que se use a língua nas mais diversas situações comunicativas. 

    Considerando as informações acima, imagine que você está à procura de um emprego e encontrou duas empresas 
    que precisam de novos funcionários. Uma delas exige uma carta de solicitação de emprego. Ao redigi-la, você 
     
    A) fará uso da linguagem metafórica. 
    B) apresentará elementos não verbais. 
    C) utilizará o registro informal.  
    D) evidenciará a norma padrão. 
    E) fará uso de gírias.
     

    2.  (Fuvest-1994) "A princesa Diana já passou por poucas e boas. Tipo quando seu ex-marido Charles teve um love affair com lady Camille revelado para Deus e o mundo."  (Folha de S. Paulo, 5/11/93) 

     
    No texto acima, há expressões que fogem ao padrão culto da língua escrita. 
     
    a) Identifique-as. 
    b) Reescreva-as conforme o padrão culto. 
     
    Acesso em: 22 mar. 2014.
     

    3.  Leia os trechos abaixo e identifique as características da língua padrão e da coloquial:

    - Os dois amigos encontraram-se no pátio do colégio, na hora do intervalo, e Marcos perguntou:

    — E aí, Zé ? Bora lá dar umas volta por aí depois da aula ?

    — Só! A gente pode chamar o Nandinho e ir tomar umas – respondeu José bastante animado.

    — Beleza. Fui, que já tocou o sinal — disse Marcos apertando o passo.

    2- No corredor de uma universidade, um eminente professor de Direito Penal encontra um ex-aluno, agora seu colega. O professor diz:

    — Que prazer encontrá-lo depois de tanto tempo!

    — Como está, professor? É bom revê-lo — sorriu o ex-aluno emocionado. — O senhor nem pode imaginar o quanto me foram úteis os conhecimentos que adquiri nas suas aulas.

    — Você sempre foi um bom aluno. Tinha a certeza de que se tornaria um advogado notável.

    • Professor, faça a correção dos exercícios com os estudantes, procurando tirar todas as dúvidas.

     

Recursos Complementares

Para o professor:

 

Avaliação
  • Professor, a avaliação não deve priorizar apenas o resultado ou o processo, mas a prática de investigação. Por isso, você deve observar os alunos durante o desenvolvimento das atividades. Você deve questionar a relação ensino-aprendizagem e identificar os conhecimentos construídos  e as dificuldades que surgiram durante a sequência didática de uma forma dialógica entre professor e aluno.

 

  • Os erros nos exercícios devem figurar como pistas que demonstram como o aluno está relacionando os conhecimentos que já possui com os novos conhecimentos que estão sendo adquiridos, admitindo uma melhor compreensão do tema.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Andreia, Escoma Municipal Bento Gon;calves , Rio Grande do Sul - disse:
    aluzatto@gmail.com

    18/04/2014

    Quatro estrelas

    A aula desenvolvida permite a reflexão sobre a utilização das variantes linguísticas. Acredito ser extremamente importante apontar aos alunos as formas como podemos utilizar a linguagem.


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