Nós escolhemos
níveis de linguagem diferentes conforme as situações de comunicação em que nos encontramos. Assim é que não usaremos em uma carta para a namorada, por exemplo, o mesmo tipo de linguagem que utilizamos para redigir um requerimento à diretoria da escola.
- É importante estarmos conscientes da necessidade de adequação da linguagem às situações de interação e, especificamente, da importância da utilização de uma linguagem formal nos textos acadêmicos.
- Não há dúvidas de que possuímos um conhecimento intuitivo a esse respeito, mas, muitas vezes, nos esquecemos dele e acabamos por produzir textos recheados de marcas de oralidade, o que pode prejudicar a avaliação de nossos trabalhos.
- Por isso, é muito importante que compreendamos o que se entende por registro, para podermos identificá-lo em situações concretas e fazer uso dele, adequando nossa linguagem às situações, principalmente na vida acadêmica.
Precisamos levar em conta:
O leitor a quem nossos textos de dirigem, ou seja, nosso interlocutor na interação verbal;
o assunto sobre o qual versa o texto;
e o papel desempenhado pela língua.
- Essa distinção permite diferenciar linguagem informal de linguagem formal.
Portanto, você teve de usar níveis de linguagem diferenciados para cada destinatário de sua mensagem. Para efeitos dessa sequência didática, vamos considerar apenas dois níveis de linguagem, embora existam outros:
• o informal ou coloquial, usado mais comumente em conversas entre amigos, conhecidos mais íntimos;
• o formal ou culto, usado em situações de maior cerimônia, quando devem ser observadas as normas gramaticais.
MÓDULO 2
ATIVIDADE 1 - Resolvendo exercícios sobre o tema.
1. (Enem Cancelado-2009) A escrita é uma das formas de expressão que as pessoas utilizam para comunicar algo e tem várias finalidades: informar, entreter, convencer, divulgar, descrever. Assim, o conhecimento acerca das variedades linguísticas sociais, regionais e de registro torna-se necessário para que se use a língua nas mais diversas situações comunicativas.
Considerando as informações acima, imagine que você está à procura de um emprego e encontrou duas empresas
que precisam de novos funcionários. Uma delas exige uma carta de solicitação de emprego. Ao redigi-la, você
A) fará uso da linguagem metafórica.
B) apresentará elementos não verbais.
C) utilizará o registro informal.
D) evidenciará a norma padrão.
E) fará uso de gírias.
2. (Fuvest-1994) "A princesa Diana já passou por poucas e boas. Tipo quando seu ex-marido Charles teve um love affair com lady Camille revelado para Deus e o mundo." (Folha de S. Paulo, 5/11/93)
No texto acima, há expressões que fogem ao padrão culto da língua escrita.
a) Identifique-as.
b) Reescreva-as conforme o padrão culto.
Acesso em: 22 mar. 2014.
3. Leia os trechos abaixo e identifique as características da língua padrão e da coloquial:
1 - Os dois amigos encontraram-se no pátio do colégio, na hora do intervalo, e Marcos perguntou:
— E aí, Zé ? Bora lá dar umas volta por aí depois da aula ?
— Só! A gente pode chamar o Nandinho e ir tomar umas – respondeu José bastante animado.
— Beleza. Fui, que já tocou o sinal — disse Marcos apertando o passo.
2- No corredor de uma universidade, um eminente professor de Direito Penal encontra um ex-aluno, agora seu colega. O professor diz:
— Que prazer encontrá-lo depois de tanto tempo!
— Como está, professor? É bom revê-lo — sorriu o ex-aluno emocionado. — O senhor nem pode imaginar o quanto me foram úteis os conhecimentos que adquiri nas suas aulas.
— Você sempre foi um bom aluno. Tinha a certeza de que se tornaria um advogado notável.
- Professor, faça a correção dos exercícios com os estudantes, procurando tirar todas as dúvidas.