Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Poesia: o prazer de recitá-la

 

03/04/2014

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Definir poesia.
  • Ler poesias pelo simples prazer de lê-las.
  • Compreender o que é verso.
  • Compreender o que é estrofe.
  • Conhecer a biografia de Clarice Lispector.
  • Recitar poesias.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • habilidade de leitura.
Estratégias e recursos da aula
  • Uso do laboratório de Informática
  • Sites de busca
  • Internet
  • Recital de poesias

 

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=imagem+de+pessoas+recitando+poesias&espv=210&es_sm=93&tbm=isch&imgil=4GO_yh-4OlJ7QM%253A%253Bhttps%253A%252F%252Fencrypted-tbn3.gstatic.com%252Fimages%253Fq%253Dtbn%253AANd9GcTIX3LcEE1-TLLFJZWvhdnbXrKYj-aDXVKQIxW3bq6mUX7SRJZW%253B600%253B369%253B4Z1Pk_MYMWNtdM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fwww.fespmg.edu.br

%25253A85%25252Fcentraldenoticias%25252Fpost%25252F2011%25252F09%25252F15%25252FV-Festival-de-Interpretacao-de-Poesias

-acontece-na sexta.aspx&source=iu&usg=__GtY6GuVITyCnyhqhxJNdXGVeiFw%3D&sa=X&ei=hZssU6XMIMqlkQemzYD4CA&ved=0CD0Q9QEwAg&biw

=1366&bih=624#facrc=_&imgdii=_&imgrc=dPCXzotII15KKM%253A%3BZAWXoKymSgYUBM%3Bhttp%253A%252F%252Fmidia.cmais.

com.br%252Fassets%252Fimage%252Fimage-6-b%252F1a06058027d01dff2b5a7de10d55161a61f115e7.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fcmais.com.br%252Fmaiscrianca%252F

vocesabia%252F14-de-marco-dia-da-poesia%3B640%3B384

 

MÓDULO 1

 

ATIVIDADE 1 - Definição de poesia

 

O professor deverá iniciar a aula, apresentando para os alunos uma definição de poesia, que pode ser a seguinte:

O que é Poesia:

 

Poesia é um gênero literário caracterizado pela composição em versos estruturados de forma harmoniosa. É uma manifestação de beleza e estética retratada pelo poeta em forma de palavras.

No sentido figurado, poesia é tudo aquilo que comove, que sensibiliza e desperta sentimentos. É qualquer forma de arte que inspira e encanta, que é sublime e bela.

Existem determinados elementos formais que caracterizam um texto poético - como por exemplo, o ritmo, os versos e as estrofes - e que definem a métrica de uma poesia.

A métrica de um poema consiste na utilização de recursos literários específicos que distinguem o estilo de um poeta.

Os versos livres não seguem nenhuma métrica. O autor tem liberdade para definir o seu próprio ritmo e criar as suas próprias normas. Esse tipo de poesia é também designada por poesia moderna, na qual se destacam elementos do modernismo.

A poesia em prosa também dá autonomia ao autor para compor um texto poético não constituído por versos (desde que haja harmonia, ritmo e a componente emotivo inspirada pela poesia).

Depois de lida a definição acima com os alunos, o professor deverá solicitar que falem um pouco sobre o assunto. Deverá coloca os alunos em um círculo e perguntar:

 

  • Vocês gostam de poesia?
  • Por quê?
  • Quando leem uma poesia vocês sentem algo? Por exemplo: emoção, tristeza, alegria...
  • Quais os autores que mais gostam? Por quê?
  • Vocês já ouviram falar de poesia concreta?
  • Conhecem alguma?

 

O professor deverá deixar os alunos falarem. Mesmo aqueles que não gostarem de poesia deverão falar e serem ouvidos.

 

ATIVIDADE 2 - Pesquisando sobre poesia

 

  • PROFESSOR, leve os alunos para o Laboratório de Informática para que, em frente aos computadores, possam fazer uma pesquisa sobre o gênero POESIA. O objetivo é que leiam (prazer de ler) muitas poesias de autores diferentes para que depois possam comentar qual a que mais gostaram e o porquê. 

1. Peça a eles que entrem nos seguintes sites:

 

e de outros que o professor preferir.

 

ATIVIDADE 3 - Aprendendo sobre verso e estrofe

 

É importante aproveitar a oportunidade para trabalhar com os alunos verso e estrofe. Prepare slides com o conteúdo abaixo para mostrar a eles:

 

SLIDE 1

Em um poesia, o verso corresponde a cada uma das linhas que o constituem. É o elemento que define a poesia, por oposição à prosa. Um conjunto de

versos com sentido completo chama-se “estrofe”.

 

 

SLIDE 2

Os versos dão ritmo, melodia e métrica a uma poesia. Eles podem ser medidos através de técnicas de metrificação e classificados quanto ao

número de sílabas métricas (ou sílabas poéticas). As sílabas métricas são diferentes das sílabas gramaticais.

 

 

SLIDE 3

Em português, a tonicidade das palavras determina o número de sílabas métricas. A contagem dos sons dos versos vai até a última sílaba tônica

de cada verso. Exemplo de versos de 7 sílabas (heptassílabo ou Redondilha maior):

Na/que/la/ nu/vem/ na/que/la
Man/do/-te/ meu/ pen/sa/men/to
Que/ Deu/s se o/cu/pe/ do/ ven/to

 

ATIVIDADE 4

 

  • Professor, providencie xerox da poesia abaixo para os estudantes. A poesia e a ilustração abaixo estão disponíveis no site:

http://www.mensagenscomamor.com/poemas_e_poesias_de_clarice_lispector.htm Acesso em: 19 mar. 2014.

 

Precisão

Clarice Lispector

O que me tranquiliza é que tudo o que existe,

existe com uma precisão absoluta.

O que for do tamanho de uma cabeça de alfinete não transborda nem uma fração

de milímetro além do tamanho de uma cabeça de alfinete.

Tudo o que existe é de uma grande exatidão.

Pena é que a maior parte do que existe com essa exatidão nos é tecnicamente invisível.

O bom é que a verdade chega a nós como um sentido secreto das coisas.

Nós terminamos adivinhando, confusos, a perfeição.

 

Professor, oriente os alunos:

1. Façam uma leitura silenciosa do texto.

2. Respondam:

- O que é a perfeição para você?

- Precisão tem o mesmo significado de perfeição?

3. Pense no título da poesia: PRECISÃO.

 - Procure no dicionário os significados da palavra precisão. Escolha a acepção que melhor contribui para o sentido do texto.

4. Entrem nos sites de busca e leiam a biografia de Clarice Lispector. Vocês sabiam que ela tinha as mãos queimadas?

Biografia de Clarice Lispector:

Clarice Lispector

Imagem disponível em: http://www.luso-poemas.net/modules/news03/article.php?storyid=159 Acesso em: 21 mar. 2014.

 

4. Vamos recitar a poesia? Quem se disponibiliza a recitá-la em voz alta?

 

MÓDULO 2  

 

ATIVIDADE 1- Recitando poesias

 

O professor deverá propor aos estudantes que façam um recital de poesias. Para tanto, deverá levá-los para o Laboratório de Informática para que escolham as poesias em sites específicos.

Primeiro, ajude-os a escolherem os autores. Dê uma lista para que cada um escolha o seu preferido.

Depois de selecionados os autores, os alunos escolherão as poesias a serem recitadas.

 

LISTA DE AUTORES:

 

CASTRO ALVES

MÁRIO QUINTANA

MÁRIO DE ANDRADE

CECÍLIA MEIRELES

AUGUSTO DOS ANJOS

CORA CORALINA

FERREIRA GULLAR

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE e outros da preferência do professor.

 

ATIVIDADE 2 - Treinando para recitar

 

  • Professor, disponibilize alguns momentos de suas aulas para que os alunos treinem as falas e os gestos que acompanharão as falas. Os alunos deverão decorar as poesias.

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=imagem+de+pessoas+recitando+poesias&espv=210&es_sm=93&tbm=isch&imgil=4GO_yh-4OlJ7QM%253A%253Bhttps%253A%252F%252Fencrypted-tbn3.gstatic.com%252Fimages%253Fq%253Dtbn%253AANd9GcTIX3LcEE1-TLLFJZWvhdnbXrKYj-aDXVKQIxW3bq6mUX7SRJZW%253B600%253B369%253B4Z1Pk_MYMWNtdM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fwww.fespmg.edu.br%25253A85%25252Fcentraldenoticias%25252Fpost%25252F2011%25252F09%25252F15%25252FV-Festival-de-Interpretacao-de-Poesias-acontece-na-sexta.aspx&source=iu&usg=__GtY6GuVITyCnyhqhxJNdXGVeiFw%3D&sa=X&ei=hZssU6XMIMqlkQemzYD4CA&ved=0CD0Q9QEwAg&biw=1366&bih=624#facrc=_&imgdii=_&imgrc=4GO_yh-4OlJ7QM%253A%3B4Z1Pk_MYMWNtdM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.fespmg.edu.br%253A85%252Fcentraldenoticias%252Fimage.axd%253Fpicture%253D2011%25252F9%25252Fpoesia.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.fespmg.edu.br%253A85%252Fcentraldenoticias%252Fpost%252F2011%252F09%252F15%252FV-Festival-de-Interpretacao-de-Poesias-acontece-na-sexta.aspx%3B600%3B369 Acesso em: 21 mar. 2014.

  • Escolha um local com palco para que os alunos recitem suas poesias. Convide os pais, amigos e familiares.  Faça uma bonita FESTA DA POESIA para que seus alunos gostem do gênero e queiram participar de concursos e Olimpíadas que são sugeridas pelo MEC e etc.
Recursos Complementares

Professor, acesse os sites para complementar suas aulas.

Leia os artigos abaixo e reflita mais sobre o tema.

 

Avaliação

Professor,  para a avaliação, grave a declamação dos alunos no recital. Depois do recital, passe a gravação para os estudantes e peça que cada um faça a sua autoavaliação. Eles devem observar:

1. altura e entonação de voz,

2. gestual,

3. inibição,

4. expressão.

Com a autoavaliação, os alunos poderão, de uma próxima vez, tentar melhorar sua performance.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.