Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


HIGIENE PESSOAL : ouvindo histórias, brincando e construindo hábitos

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer e utilizar os sentidos: tato, olfato e audição;
- Reconhecer e diferenciar sensações;
- Construir hábitos de higiene;

Duração das atividades
2 horas/aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios para esta aula.
Estratégias e recursos da aula

Na Educação Infantil, o trabalho com a higiene é cotidiano. Incentivar as crianças a lavarem as mãos antes de lanchar, depois de brincar no parque é um prática diária. A fim de que esta rotina possa despertar o interesse das crianças e ser assimilada como um hábito, sugerimos a seguinte aula:


1º Momento: A turma se organiza em uma rodinha e juntamente com o professor/a conversam a respeito dos cuidados referentes à higiene pessoal. Por exemplo: O que as crianças entendem por higiene pessoal? Por que é necessário termos hábitos de higiene? Como são os hábitos de higiene em suas casas? E na escola, qual a importância de mantermos nossa higiene pessoal? O que podemos fazer para termos um corpo bem cuidado?
Após a conversa inicial, com o auxílio de um livro, o professor/a narra a história “O cabelo de Maria Chiquinha” de GINA BORGES – ED. FAPI –. Depois da leitura da história o professor/a explora por meio de um diálogo com as crianças, hábitos de higiene pessoal, a partir da vivência apresentada pela personagem. Esta personagem não gostava de tomar banho e lavar os cabelos, esse é um debate interessante para ser feito com as crianças a partir da história.

2º Momento: Ao finalizar a história o professor poderá explorar com as crianças a mensagem da mesma e questioná-las sobre as suas práticas de higiene:
• Vocês gostam de tomar banho?
• Como é o momento do banho em sua casa?
• O que mais podemos fazer para garantir que nosso corpo fique sempre bem cuidado?

3º Momento: Com uma caixa surpresa contendo diversos objetos utilizados em nossa higiene (sabonete, shampoo, perfume, pente, escova de dente, roupas, esponja, tesoura de cortar unhas, chinelo) o professor pode realizar uma brincadeira explorando os sentidos. Com os olhos vendados, as crianças, uma por vez, serão instigadas a colocarem a mão dentro da caixa e retirarem um objeto. Em seguida, as crianças tentarão descobrir, com o auxílio do tato, olfato e audição, qual objeto têm em mãos, explorando suas características. À medida que cada objeto for sendo descoberto, o professor faz intervenções destacando a sua utilidade em nossa higiene e toda a turma poderá ter contato com o mesmo. Para finalizar, pode-se montar um painel com os objetos, o desenho da personagem principal da história “O cabelo de Maria Chiquinha” e fazer uma exposição desse painel no corredor da sala de aula a fim de valorizar as produções das crianças.

Recursos Complementares

Livro de História Infantil:

BORGES, Gina. O Cabelo de Maria Chiquinha. Belo Horizonte: Fapi, 2002. (Cuidando do Corpo. Coleção Infantil).

Materiais: objetos de higiene pessoal, sabonete, esponja, tesoura, shampoo, escova de dentes, perfume, pente, chinelo.

Avaliação

Durante a aula, o professor realiza as seguintes observações a fim de elaborar a avaliação da aula:
• A criança manifestou interesse em participar da atividade;
• A criança relatou suas experiências familiares acerca da temática trabalhada;
• A criança utilizou-se dos diferentes sentidos para identificar o objeto;
• A criança conseguiu narrar suas sensações no momento de contato com o objeto.
Ao final da atividade o professor e os alunos realizam uma avaliação coletiva, tentando destacar a opinião do grupo sobre a atividade, ressaltando pontos positivos e negativos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 9 classificações

  • Cinco estrelas 6/9 - 66.67%
  • Quatro estrelas 3/9 - 33.33%
  • Três estrelas 0/9 - 0%
  • Duas estrelas 0/9 - 0%
  • Uma estrela 0/9 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Vanessa Brandt, Escola Municipal , Rio de Janeiro - disse:
    vanessabrg1980@hotmail.com

    10/04/2015

    Cinco estrelas

    Olá, adorei a ideia e a história do livro. Mas não consegui baixar pela internet. Quero fazer essa experiência com os meus alunos, gostaria de saber como faço para adquirir mais rápido esse livro. Se puder me mande a resposta de como baixar, desde já obrigado.


  • Alexsandra Dione da Silva, Cmei Nair Lacerda Jube Borges , Goiás - disse:
    alexsandra_gatinha2@hotmail.com

    16/09/2014

    Quatro estrelas

    como faço para consegui essa história?? vc tem e pode me mandar??


  • ANA CLAUDIA , unifacs , Bahia - disse:
    anabarbosadedeus123@hotmail.com

    10/11/2013

    Quatro estrelas

    Foi muito bem poder contar com esse plano de aula me ajudou e muito


  • elaine marli carvalho, unidade saude da familia , São Paulo - disse:
    elainethiago27@hotmail.com

    05/04/2012

    Cinco estrelas

    sou agente de saude sempre pesquiso atividades dos professores para deixar uma mensagem alem de divertida se possivel bem objetiva com assuntos relacionados a saude se tiverem sugestão sobre brincadeira historia e atividades adoraria recebe-las Desde já agradeço... bjsss


  • JÉSSICA SOUZA, .................. , Rio de Janeiro - disse:
    uadoviner@bol.com.br

    30/08/2011

    Cinco estrelas

    nossa adorei muito bem explicado


  • layse, cei , Pernambuco - disse:
    laysebernardo@yahoo.com.br

    08/06/2011

    Cinco estrelas

    ótima !


  • Franciloudes Araujo Bezerra, EMEF VIRGINIUS DA GAMA E MELO , Paraíba - disse:
    fabs052717@hotmail.com

    10/12/2010

    Quatro estrelas

    Aula criativa, com duração rasuável, tema atual e importante. A professora com esta aula coseguiu passar o tema com qualidade.


  • Ágatha, FAMINAS , Minas Gerais - disse:
    shadow_west23@hotmail.com

    23/09/2010

    Cinco estrelas

    Como academica de enfermagem, me apoiei nesta aula para montar um projeto social!


  • Cristiane Passos, Escola Municipal Santa Rita , Bahia - disse:
    thynna_passos@hotmail.com

    19/04/2010

    Cinco estrelas

    Achei ótimo esse planejamento pois além de viabilizar a aula faz com que os alunos tenham uma participação ativa.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.