Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


HIGIENE PESSOAL : ouvindo histórias, brincando e construindo hábitos

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer e utilizar os sentidos: tato, olfato e audição;
- Reconhecer e diferenciar sensações;
- Construir hábitos de higiene;

Duração das atividades
2 horas/aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios para esta aula.
Estratégias e recursos da aula

Na Educação Infantil, o trabalho com a higiene é cotidiano. Incentivar as crianças a lavarem as mãos antes de lanchar, depois de brincar no parque é um prática diária. A fim de que esta rotina possa despertar o interesse das crianças e ser assimilada como um hábito, sugerimos a seguinte aula:


1º Momento: A turma se organiza em uma rodinha e juntamente com o professor/a conversam a respeito dos cuidados referentes à higiene pessoal. Por exemplo: O que as crianças entendem por higiene pessoal? Por que é necessário termos hábitos de higiene? Como são os hábitos de higiene em suas casas? E na escola, qual a importância de mantermos nossa higiene pessoal? O que podemos fazer para termos um corpo bem cuidado?
Após a conversa inicial, com o auxílio de um livro, o professor/a narra a história “O cabelo de Maria Chiquinha” de GINA BORGES – ED. FAPI –. Depois da leitura da história o professor/a explora por meio de um diálogo com as crianças, hábitos de higiene pessoal, a partir da vivência apresentada pela personagem. Esta personagem não gostava de tomar banho e lavar os cabelos, esse é um debate interessante para ser feito com as crianças a partir da história.

2º Momento: Ao finalizar a história o professor poderá explorar com as crianças a mensagem da mesma e questioná-las sobre as suas práticas de higiene:
• Vocês gostam de tomar banho?
• Como é o momento do banho em sua casa?
• O que mais podemos fazer para garantir que nosso corpo fique sempre bem cuidado?

3º Momento: Com uma caixa surpresa contendo diversos objetos utilizados em nossa higiene (sabonete, shampoo, perfume, pente, escova de dente, roupas, esponja, tesoura de cortar unhas, chinelo) o professor pode realizar uma brincadeira explorando os sentidos. Com os olhos vendados, as crianças, uma por vez, serão instigadas a colocarem a mão dentro da caixa e retirarem um objeto. Em seguida, as crianças tentarão descobrir, com o auxílio do tato, olfato e audição, qual objeto têm em mãos, explorando suas características. À medida que cada objeto for sendo descoberto, o professor faz intervenções destacando a sua utilidade em nossa higiene e toda a turma poderá ter contato com o mesmo. Para finalizar, pode-se montar um painel com os objetos, o desenho da personagem principal da história “O cabelo de Maria Chiquinha” e fazer uma exposição desse painel no corredor da sala de aula a fim de valorizar as produções das crianças.

Recursos Complementares

Livro de História Infantil:

BORGES, Gina. O Cabelo de Maria Chiquinha. Belo Horizonte: Fapi, 2002. (Cuidando do Corpo. Coleção Infantil).

Materiais: objetos de higiene pessoal, sabonete, esponja, tesoura, shampoo, escova de dentes, perfume, pente, chinelo.

Avaliação

Durante a aula, o professor realiza as seguintes observações a fim de elaborar a avaliação da aula:
• A criança manifestou interesse em participar da atividade;
• A criança relatou suas experiências familiares acerca da temática trabalhada;
• A criança utilizou-se dos diferentes sentidos para identificar o objeto;
• A criança conseguiu narrar suas sensações no momento de contato com o objeto.
Ao final da atividade o professor e os alunos realizam uma avaliação coletiva, tentando destacar a opinião do grupo sobre a atividade, ressaltando pontos positivos e negativos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 5/7 - 71.43%
  • Quatro estrelas 2/7 - 28.57%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ANA CLAUDIA , unifacs , Bahia - disse:
    anabarbosadedeus123@hotmail.com

    10/11/2013

    Quatro estrelas

    Foi muito bem poder contar com esse plano de aula me ajudou e muito


  • elaine marli carvalho, unidade saude da familia , São Paulo - disse:
    elainethiago27@hotmail.com

    05/04/2012

    Cinco estrelas

    sou agente de saude sempre pesquiso atividades dos professores para deixar uma mensagem alem de divertida se possivel bem objetiva com assuntos relacionados a saude se tiverem sugestão sobre brincadeira historia e atividades adoraria recebe-las Desde já agradeço... bjsss


  • JÉSSICA SOUZA, .................. , Rio de Janeiro - disse:
    uadoviner@bol.com.br

    30/08/2011

    Cinco estrelas

    nossa adorei muito bem explicado


  • layse, cei , Pernambuco - disse:
    laysebernardo@yahoo.com.br

    08/06/2011

    Cinco estrelas

    ótima !


  • Franciloudes Araujo Bezerra, EMEF VIRGINIUS DA GAMA E MELO , Paraíba - disse:
    fabs052717@hotmail.com

    10/12/2010

    Quatro estrelas

    Aula criativa, com duração rasuável, tema atual e importante. A professora com esta aula coseguiu passar o tema com qualidade.


  • Ágatha, FAMINAS , Minas Gerais - disse:
    shadow_west23@hotmail.com

    23/09/2010

    Cinco estrelas

    Como academica de enfermagem, me apoiei nesta aula para montar um projeto social!


  • Cristiane Passos, Escola Municipal Santa Rita , Bahia - disse:
    thynna_passos@hotmail.com

    19/04/2010

    Cinco estrelas

    Achei ótimo esse planejamento pois além de viabilizar a aula faz com que os alunos tenham uma participação ativa.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.