19/10/2009
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
- Reconhecer e utilizar os sentidos: tato, olfato e audição;
- Reconhecer e diferenciar sensações;
- Construir hábitos de higiene;
Na Educação Infantil, o trabalho com a higiene é cotidiano. Incentivar as crianças a lavarem as mãos antes de lanchar, depois de brincar no parque é um prática diária. A fim de que esta rotina possa despertar o interesse das crianças e ser assimilada como um hábito, sugerimos a seguinte aula:
1º Momento: A turma se organiza em uma rodinha e juntamente com o professor/a conversam a respeito dos cuidados referentes à higiene pessoal. Por exemplo: O que as crianças entendem por higiene pessoal? Por que é necessário termos hábitos de higiene? Como são os hábitos de higiene em suas casas? E na escola, qual a importância de mantermos nossa higiene pessoal? O que podemos fazer para termos um corpo bem cuidado?
Após a conversa inicial, com o auxílio de um livro, o professor/a narra a história “O cabelo de Maria Chiquinha” de GINA BORGES – ED. FAPI –. Depois da leitura da história o professor/a explora por meio de um diálogo com as crianças, hábitos de higiene pessoal, a partir da vivência apresentada pela personagem. Esta personagem não gostava de tomar banho e lavar os cabelos, esse é um debate interessante para ser feito com as crianças a partir da história.
2º Momento: Ao finalizar a história o professor poderá explorar com as crianças a mensagem da mesma e questioná-las sobre as suas práticas de higiene:
• Vocês gostam de tomar banho?
• Como é o momento do banho em sua casa?
• O que mais podemos fazer para garantir que nosso corpo fique sempre bem cuidado?
3º Momento: Com uma caixa surpresa contendo diversos objetos utilizados em nossa higiene (sabonete, shampoo, perfume, pente, escova de dente, roupas, esponja, tesoura de cortar unhas, chinelo) o professor pode realizar uma brincadeira explorando os sentidos. Com os olhos vendados, as crianças, uma por vez, serão instigadas a colocarem a mão dentro da caixa e retirarem um objeto. Em seguida, as crianças tentarão descobrir, com o auxílio do tato, olfato e audição, qual objeto têm em mãos, explorando suas características. À medida que cada objeto for sendo descoberto, o professor faz intervenções destacando a sua utilidade em nossa higiene e toda a turma poderá ter contato com o mesmo. Para finalizar, pode-se montar um painel com os objetos, o desenho da personagem principal da história “O cabelo de Maria Chiquinha” e fazer uma exposição desse painel no corredor da sala de aula a fim de valorizar as produções das crianças.
Livro de História Infantil:
BORGES, Gina. O Cabelo de Maria Chiquinha. Belo Horizonte: Fapi, 2002. (Cuidando do Corpo. Coleção Infantil).
Materiais: objetos de higiene pessoal, sabonete, esponja, tesoura, shampoo, escova de dentes, perfume, pente, chinelo.
Durante a aula, o professor realiza as seguintes observações a fim de elaborar a avaliação da aula:
• A criança manifestou interesse em participar da atividade;
• A criança relatou suas experiências familiares acerca da temática trabalhada;
• A criança utilizou-se dos diferentes sentidos para identificar o objeto;
• A criança conseguiu narrar suas sensações no momento de contato com o objeto.
Ao final da atividade o professor e os alunos realizam uma avaliação coletiva, tentando destacar a opinião do grupo sobre a atividade, ressaltando pontos positivos e negativos.
Quatro estrelas 10 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/05/2015
Cinco estrelasMuito boa a proposta de aula.
10/04/2015
Cinco estrelasOlá, adorei a ideia e a história do livro. Mas não consegui baixar pela internet. Quero fazer essa experiência com os meus alunos, gostaria de saber como faço para adquirir mais rápido esse livro. Se puder me mande a resposta de como baixar, desde já obrigado.
16/09/2014
Quatro estrelascomo faço para consegui essa história?? vc tem e pode me mandar??
10/11/2013
Quatro estrelasFoi muito bem poder contar com esse plano de aula me ajudou e muito
05/04/2012
Cinco estrelassou agente de saude sempre pesquiso atividades dos professores para deixar uma mensagem alem de divertida se possivel bem objetiva com assuntos relacionados a saude se tiverem sugestão sobre brincadeira historia e atividades adoraria recebe-las Desde já agradeço... bjsss
30/08/2011
Cinco estrelasnossa adorei muito bem explicado
08/06/2011
Cinco estrelasótima !
10/12/2010
Quatro estrelasAula criativa, com duração rasuável, tema atual e importante. A professora com esta aula coseguiu passar o tema com qualidade.
23/09/2010
Cinco estrelasComo academica de enfermagem, me apoiei nesta aula para montar um projeto social!
19/04/2010
Cinco estrelasAchei ótimo esse planejamento pois além de viabilizar a aula faz com que os alunos tenham uma participação ativa.