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Estudando o tema: Violência urbana

 

03/04/2014

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender vários textos sobre a violência urbana.
  • Discutir aspectos do tema violência urbana.
  • Refletir sobre o tema.
  • Produzir texto de opinião sobre a violência urbana.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Habilidade de leitura
  • Texto de opinião
Estratégias e recursos da aula
  • Uso da internet.
  • Criação do blog.
  • Datashow.

 

 

Em 13 anos, homicídio cresce 460% no Estado

Imagem disponível em: http://topicos.estadao.com.br/fotos-sobre-violencia/em-13-anos-homicidio-cresce-460-no-estado,87345D25-6B72-423B-A28E-195055BE66ED Acesso em: 19 mar. 2014.

 

MÓDULO 1

 

ATIVIDADE 1- SENSIBILIZANDO OS ALUNOS PARA ESTUDO DO TEMA

 

Para começar a estudar o tema, é importante que o professor apresente aos alunos algumas causas da violência. O texto a seguir é um ótimo instrumento que dará embasamento para uma discussão inicial. Leve seus alunos para o Laboratório de Informática da escola e peça para que acessem o site disponibilizado e leiam o texto transcrito abaixo.

 

As causas da violência 

 
 
Se a violência é urbana, pode-se concluir que uma de suas causas é o próprio espaço urbano? Os especialistas na questão afirmam que sim: nas periferias das cidades, sejam grandes, médias ou pequenas, nas quais a presença do Poder Público é fraca, o crime consegue instalar-se mais facilmente. São os chamados espaços segregados, áreas urbanas em que a infra-estrutura urbana de equipamentos e serviços (saneamento básico, sistema viário, energia elétrica e iluminação pública, transporte, lazer, equipamentos culturais, segurança pública e acesso à justiça) é precária ou insuficiente, e há baixa oferta de postos de trabalho.

Esse e os demais fatores apontados pelos especialistas não são exclusivos do Brasil, mas ocorrem em toda a América Latina, em intensidades diferentes. Não é a pobreza que causa a violência. Se assim fosse, áreas extremamente pobres do Nordeste não apresentariam, como apresentam, índices de violência muito menores do que aqueles verificados em áreas como São Paulo, Rio de Janeiro e outras grandes cidades. E o País estaria completamente desestruturado, caso toda a população de baixa renda ou que está abaixo da linha de pobreza começasse a cometer crimes.

Outros dois fatores para o crescimento do crime são a impessoalidade das relações nas grandes metrópoles e a desestruturação familiar. Esta última é causa e também efeito. É causa porque sem laços familiares fortes, a probabilidade de uma criança vir a cometer um crime na adolescência é maior. Mas a desestruturação de sua família pode ter sido iniciada pelo assassinato do pai ou da mãe, ou de ambos.

No entanto, alguns especialistas afirmam que essa causa deve ser vista com cautela. Desestrutura familiar, por exemplo, não quer dizer, necessariamente, ausência de pai ou de mãe; ou modelo familiar alternativo. A desestrutura tem a ver com as condições mínimas de afeto e convivência dentro da família, o que pode ocorrer em qualquer modelo familiar.

Também não é o desemprego. Mas o desemprego de ingresso – quando o jovem procura o primeiro emprego, objetivando sua inserção no mercado formal de trabalho, e não obtém sucesso – tem relação direta com o aumento da violência, porque torna o jovem mais vulnerável ao ingresso na criminalidade. Na verdade, o desemprego, ou o subemprego, mexe com a auto-estima do jovem e o faz pensar em outras formas de conseguir espaço na sociedade, de ser, enfim, reconhecido.

Sem conseguir entrar no mercado de trabalho, recebendo um estímulo forte para o consumo, sem modelos próximos que se contraponham ao que o crime organizado oferece (o apoio, o sentimento de pertencer a um grupo, o poder que uma arma representa, o prestígio) um indivíduo em formação torna-se mais vulnerável.

O crescimento do tráfico de drogas, por si só, é também fator relevante no aumento de crimes violentos. As taxas de homicídio, por exemplo, são elevadas pelos “acertos de conta”, chacinas e outras disputas entre traficantes rivais.

E, ainda, outro fator que infla o número de homicídios no Brasil é a disseminação das armas de fogo, principalmente das armas leves. Discussões banais, como brigas familiares, de bar e de trânsito, terminam em assassinato porque há uma arma de fogo envolvida.

Texto disponível em: http://www.serasaexperian.com.br/guiacontraviolencia/violencia_causa.htm Acesso em: 19 mar. 2014.

 

1. Distribua os alunos em grupos de 5  e  entregue o roteiro abaixo xerocado para cada um.

 

  • Professor, o roteiro  vai ajudar o professor e os alunos a explorarem o texto. Os alunos, diante de seus laptops ou nos computadores do Laboratório de Informática, deverão digitar as respostas  das perguntas  e enviar ao e-mail do professor. O professor só retornará ao texto ao final da sequência didática.

 

ROTEIRO

 

1. Leiam o texto silenciosamente.

2. Grifem as palavras que consideram difíceis. 

3. Procurem no dicionário todas elas, sempre retornando a melhor acepção para o contexto.

4. Responda:

  • O que são os espaços segregados. Por que eles existem?
  • Você concorda com o autor de que não é a pobreza que causa a violência?
  • O autor fala em modelo familiar alternativo. O que quer dizer isso?
  • O crescimento do tráfico de drogas é um importante fator para aumento da violência. Por quê?
  • Em relação às armas de fogo, como acabar com a compra desenfreada delas?

 

ATIVIDADE 2 - Refletindo sobre o tema

 

O professor deverá apresentar em datashow diversas imagens de violência.

Conversar com os alunos sobre cada uma das imagens:

  • O que pode ter acontecido em cada uma das imagens?
  • Razões, causas, tristeza, famílias, religião, etc.
  • O que pode ser feito para amenizar a situação da violência no Brasil?
  • Deixar os alunos falarem bastante sobre as imagens.

 

Imagem 1

Violência nas ruas

 

Menino espancado e apreendido após roubo volta ao mesmo lugar no Rio

Imagem disponível em: http://topicos.estadao.com.br/fotos-sobre-violencia/menino-espancado-e-apreendido-apos-roubo-volta-ao-mesmo-lugar-no-rio,742FCD43-C6EF-4359-AC5B-9D3E2EEC0437 Acesso em: 20 mar. 2014.

 

Imagem 2

Violência na escola

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=imagens+brigas&espv=210&es_sm=93&biw=1366&bih=624&tbm=isch&imgil=qmzU51ldPAga3M%

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FManaus-Amazonas-Cotidiano-Violencia-Menores-Videos-Internet-Brigas-DEAAI_0_751124941.html%3B473%3B387 Acesso em: 20 mar. 2014.

 

Imagem 3

O bulling - um tipo de violência

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=imagens+bullying&espv=210&es_sm=93&biw=1366&bih=624&tbm=isch&imgil=8NA71C9v2LI92M%253A%253Bhttps%253A%252F%252Fencrypted-tbn3.gstatic.com%252Fimages%253Fq%253Dtbn%253AANd9GcS9xOZIj3GTavBuGOd8igY4UMY-HwzhErFAxyPJDhHAuTPzCeoSfA%253B960%253B720%253BUoQEzanjIw7dpM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fprojecao.net%25252Fsite%25252Fbullying-atacando-a-causa-e-nao-so-a-consequencia%25252F&source=iu&usg=__pR7GB8J8rjNAdMY_rujVi9JZeRU%3D&sa=X&ei=3H0sU7G4L4yqkQek8YG4BA&ved=0CD0Q9QEwBg#facrc=_&imgdii=_&imgrc=8NA71C9v2LI92M%253A%3BUoQEzanjIw7dpM%3Bhttp%253A%252F%252Fprojecao.net%252Fsite%252Fwp-content%252Fuploads%252F2013%252F05%252FAnti-Bullying.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fprojecao.net%252Fsite%252Fbullying-atacando-a-causa-e-nao-so-a-consequencia%252F%3B960%3B720 Acesso em: 20 mar. 2014.

 

Imagem 4

Covardia

Menino espancado e apreendido após roubo volta ao mesmo lugar no Rio

Disponível em: http://topicos.estadao.com.br/fotos-sobre-violencia/menino-espancado-e-apreendido-apos-roubo-volta-ao-mesmo-lugar-no-rio,6A3F2E24-C993-4A10-A6D8-DA5D5D7B249A Acesso em: 20 mar. 2014.

 

MÓDULO 2 

 

ATIVIDADE 1 - Retomando o primeiro texto

 

  • Professor, retome as respostas da atividade 1 do Módulo 1 e que os alunos enviaram para seu e-mail. Comente com os estudantes para que se lembrem do texto As Causas da violência.

 

ATIVIDADE 2 - Produzindo um texto de opinião

 

  • Professor, em aulas anteriores,  você trabalhou o gênero Texto de opinião. Aproveite e peça a seus alunos que leiam o texto motivador abaixo e escrevam um texto de opinião sobre o tema estudado. Antes de os alunos começarem a escrever, converse com eles sobre o texto. Explore-o bastante.

 

VIOLÊNCIA URBANA NO BRASIL: AS VÍTIMAS E OS CRIMINOSOS
 

 

Ao assistir a noticiários de televisão é comum nos defrontarmos com casos de crimes que chocam por sua astúcia e crueldade. A violência encontra-se entre as principais preocupações dos brasileiros e o medo passou a ser um sentimento comum no cotidiano das grandes cidades.

Há mais de 20 anos que os índices de homicídios e crimes violentos estão em níveis alarmantes, fato que tem instigado o estudo mais detalhado da criminalidade e da violência urbana. Esses estudos são importantes, pois quebram com mitos e noções imprecisas sobre a situação da violência e criam uma percepção crítica e mais rigorosa da situação da violência no Brasil hoje.

 A violência é um fenômeno que tem afetado com maior intensidade a população urbana no Brasil. Comparando-se dados do Ministério da Saúde sobre mortalidade nas principais regiões metropolitanas brasileiras, Rio de Janeiro e São Paulo têm índices preocupantes de homicídios, mas não são essas duas capitais as mais violentas do Brasil, contrariando a imagem que se cria dessas cidades na opinião pública. Embora não apareçam com tanto destaque nos noticiários policiais em nível nacional, Recife, vitória e Maceió foram as regiões metropolitanas com maior incidência de homicídios para 100 mil habitantes no ano de 2005.

Jovens e homens

Juventude e masculinidade são duas palavras que andam em conjunto com o fenômeno da violência. Quando tratamos de homicídios é incontestável a predominância de homens, tanto na posição de criminosos quanto na posição de vítimas. De acordo com dados do Ministério da Justiça, no ano de 2005, por volta de 90% das vítimas de homicídios intencionais eram do sexo masculino. A mesma tendência é observada no caso dos autores de homicídios em que o percentual masculino é de 95%. Uma mudança no cenário ocorre quando focamos o crime de lesão corporal. Nesse caso as mulheres são as vítimas mais freqüentes, ocupando um pouco mais da metade das estatísticas, enquanto os homens ainda são na grande maioria os autores. Os jovens de até 24 anos são aqueles que figuram nas estatísticas com mais de 46% do total das vítimas de homicídios intencionais e mais de 50% dos autores no ano de 2005. Esses números mostram que a violência não é um fenômeno que atinge igualmente a todos. É realizado principalmente por jovens e contra jovens, o que deixa claro a necessidade de uma política de segurança pública articulada com uma política para a juventude.
O desafio do combate à violência

As formas de combater essa violência suscitam diversos debates entre acadêmicos, autoridades, políticos e a população em geral. Há uma diversidade de soluções apontadas para conter o crime que podem ser agrupadas em duas correntes principais. De um lado temos uma estratégia repressiva, na qual a ênfase se dá na responsabilização e punição do criminoso como meio de diminuir a incidência dos crimes. Para tanto, uma política repressiva buscará o incremento da polícia, maior rigor na aplicação das penas, mais eficácia da Justiça Criminal e aumento das penitenciárias.

Em um enfoque distinto, as estratégias preventivas visam a impedir que o crime aconteça, agindo sobre as causas sociais que incentivam a criminalidade. Nesse caso, a busca da inclusão social, a ressocialização do detento e a defesa dos direitos humanos são colocadas como meios de combater a violência. Uma política preventiva dá preferência à assistência social, em detrimento da punição e vê a causa do crime na situação social e não na responsabilidade do indivíduo criminoso.

O controle da criminalidade violenta é um processo complexo que envolve uma negociação delicada na busca da ordem social que deve passar pelo respeito aos direitos individuais. O esforço em diminuir a incidência de crimes envolve não só a ação policial ou assistencial, mas uma cooperação entre diversas áreas como o sistema educacional, de saúde pública, de Justiça Criminal, atividades culturais, condições de moradia e emprego etc. A articulação adequada dessas áreas, focada principalmente no público jovem, é o desafio para uma política de segurança pública que possa trazer resultados positivos.

Guilherme Almeida Borges Do Núcleo de Estudos de Violência e Segurança da UNB, Brasília, DF. guillhermeborges@unb.br
ATIVIDADE 2
 
Depois de lido e explorado o texto, escreva um texto de opinião posicionando-se em relação ao tema - VIOLÊNCIA URBANA.

Questões para discussão em seu texto:

  • 1 - Quais são as diferentes situações de violência que percebemos em nosso dia-a-dia?
    2 - Que estratégias podemos utilizar para o combate à violência?

  • 3- Qual sua opinião sobre o assunto? 

 

 

 

 

Depois de escritos, o professor deverá ler os textos com vistas à apreciação. Poderá pedir autorização aos alunos para publicarem seus textos no Blog da sala ou da escola. Se a turma ou a escola ainda não tiver um blog, crie um.

Veja tutorial abaixo.

 
  1. Tutorial: Como criar um blog - passo a passo - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=ciZvHCEBJFE‎
    24/02/2009 - Vídeo enviado por templatesgratis

    Tutorial que lhe ensina passo a passo como criar seu blog - Baixe ótimos templates para o seu e ...

    Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ciZvHCEBJFE Acesso em: 20 mar. 2014.

Anterio

Recursos Complementares

Professor, acesse os sites abaixo e leia os textos de opinião. Eles o ajudarão na tarefa de ensinar e complementar as aulas.

 

1. Violência urbana, adolescentes e direitos violados. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/conteudo.phtml?id=1393397&tit=Violencia-urbana-adolescentes-e-direitos-violados Acesso em: 21 mar. 2014.

2. texto dissertativo sobre o tema violência urbana. Disponível em: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110508134412AA1IaaH Acesso em: 21 mar. 2014.

 

Para ver redação comentada  sobre o tema, acesse:

 

Violência urbana. Disponível em:  http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/redacao/violencia-urbana.jhtm Acesso em,: 21 mar. 2014.

Avaliação
  • A avaliação deverá ser processual, ou seja, deverá ocorrer durante todo o desenvolvimento da sequência didática. O professor deverá observar a participação e o interesse dos alunos nas atividades, corrigir a produção textual e, se considerar necessário, deverá retomar o assunto em outras aulas.
Opinião de quem acessou

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