24/03/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno alguns gêneros textuais, através de diferentes estratégias. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
. Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 11 de mar. 2014.
. Sítio: "MEC. Pacto Nacional da Educação na Idade Certa". Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 11 de mar. 2014.
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico e equipe de trabalho, a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
Professor, para a presente aula, sugerimos que utilize a fábula de Esopo: “O Leão e o Ratinho”, projete a fábula para os alunos em Data Show ou se preferir o texto poderá ser escrito em cartolina ou papel Kraft.
Você encontra a história no sítio: “Contando História: O Leão e o Ratinho”. Disponível em: <http://www.contandohistoria.com/o_leao_e_o_ratinho.htm>. (Neste sítio você encontrará a história sobre a temática dessa aula.). Acesso em: 11 de mar. 2014.
Professor, converse com a turma sobre o assunto da fábula. Levantando os questionamentos:
Como registro, disponibilize as atividades no caderno de Língua Portuguesa.
1. Leia a fábula abaixo:
Fonte: Sítio: "Alfabetizando com a fantasia: Projeto fábulas: O leão e o Ratinho". Disponível em: <http://alfabetizandocomfantasia.blogspot.com.br/2011/07/projeto-fabulas.html>. (Neste sitio você encontrará sugestões para trabalhar com a fábula “O Leão e o Ratinho”.). Acesso em: 08 de mar. 2014.
2. Após a leitura, responda as questões:
a) Quantos parágrafos têm o texto?
______________________________________________________________________
b) Na sombra de qual árvore o leão dormia?
______________________________________________________________________
c) Quais sinais de pontuação aparecem no texto?
______________________________________________________________________
d) No texto há um sinal de pontuação que indica a fala de um personagem. Que sinal é esse?
______________________________________________________________________
e) O que você aprendeu com essa fábula?_____________________________________
3. Complete a tabela de acordo com o que se pede:
|
NÚMERO DE LETRAS |
NÚMERO DE SÍLABAS |
RATO |
|
|
FLORESTA |
|
|
LEÃO |
|
|
REDE |
|
|
CAÇADORES |
|
|
ÁRVORE |
|
|
RATINHO |
|
|
CORDAS |
|
|
Fonte: Acervo da própria autora.
4. Troque ideias com seu professor e colegas para entender o significado da moral desta fábula.
5. A fábula termina com a moral: “Uma boa ação ganha outra”. Isso quer dizer que:
( ) Quem faz o bem é recompensado. ( ) Quem ama deve ser pago.
( ) O amor deve ser correspondido.
Professor, é importante propor atividades que envolvam os conteúdos de forma interdisciplinar. Pensando nisso, propomos o trabalho com as seguintes disciplinas:
Professor, propomos o trabalho com bilhetes, por ser um gênero textual que é muito utilizado, tanto na escola quanto entre as famílias, para isso, apresente o bilhete que o Leão enviou ao Ratinho de maneira criativa, utilize Data Show ou elabore num cartaz. Leia para a turma.
Querido Ratinho,
Chegarei em breve para organizar a festa que darei em sua homenagem. Gostaria de comprar um bonito presente. O que você deseja ganhar de seu mais novo amigo?
Rei da Selva |
Fonte: Acervo da própria autora.
Em seguida, converse com os alunos sobre as informações do bilhete, questione os alunos:
Professor, converse com a turma sobre a estrutura de um bilhete. Suas mensagens são curtas, trocadas entre as pessoas, para pedir, agradecer, oferecer, informar, desculpar ou perguntar. Geralmente, é composto por: data, nome do destinatário antecedido de um cumprimento, mensagem, despedida e o nome do remetente.
Em grupo, proponha aos alunos que respondam o bilhete para o Rei da Selva, como se fossem o ratinho.
Querido Leão,
______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ Ratinho |
Fonte: Acervo da própria autora.
Depois que o Ratinho salvou o Leão eles se tornaram grandes amigos e por isso, resolveram dar uma festa convidando todos os animais da floresta.
Professor, a festa será um pretexto para que possamos trabalhar com outro gênero textual: a lista dos convidados. Solicite que os alunos elaborem a lista de convidados para a festa na floresta.
Se os alunos possuírem laptop Classmate do Projeto UCA, você poderá sugerir que registrem a lista utilizando programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). O tablet também poderá ser utilizado.
NOME DOS CONVIDADOS |
Dona Coruja |
Sr. Coelho |
Formiga |
Tartaruga |
Cigarra |
Jacaré |
Raposa |
Fonte: Acervo da própria autora.
Professor, logo após a lista de convidados, chegou a hora de construir o convite da festa. Este é outro gênero textual muito rico, pois é amplamente utilizado em nosso cotidiano, por isso, também é importante trabalhar com ele.
Explore a sua estrutura textual e quais são as informações que devem conter em um convite. Leve alguns modelos de convites ou solicite que acessem o sítio a seguir. Se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Se os alunos possuírem tablet também poderão utilizá-lo ou então os leve até o Laboratório de Informática.
Fonte: Sítio “Invite Box”. Disponível em: <http://invitebox.com.br/modelo/>. Acesso em: 17 de mar. 2014.
Siga as instruções para elaborar um convite.
Festa animal
Venha comemorar conosco nossa primeira festa! Depois de tanto sufoco na floresta, resolvemos con vidá-lo para uma grande festa que acontecerána Toca do Leão no dia 30 de março de 2014 às 16h. Nossa festa será um arraso: comidas, bebidas e uma boa música. Pedimos sua colaboração para trazer um prato de doce ou salgado, de acordo com seu paladar. Contamos com a sua presença! Leão e Ratinho |
Fonte: Acervo da própria autora.
No dia da festa cada animal levou coisas gostosas. Veja abaixo com que cada um contribuiu:
NOME DOS CONVIDADOS |
SEU PRATO PREFERIDO |
Dona Coruja |
100 SALGADOS |
Sr. Coelho |
90 BOLINHOS |
Formiga |
30 DOCINHOS |
Tartaruga |
10 BALAS |
Cigarra |
20 CHOCOLATES |
Jacaré |
40 ESPETINHOS |
Raposa |
20 PIRULITOS |
Fonte: Acervo da própria autora.
Em seguida, elabore com os alunos, um gráfico, a fim de que percebam a quantidade de comida que cada animal compartilhou na festa.
Se os alunos possuírem laptop Classmate do Projeto UCA, você poderá sugerir que registrem o gráfico utilizando programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). O tablet também poderá ser utilizado para elaboração do gráfico.
Depois que o gráfico estiver pronto converse com a turma e peça que cada aluno dê sua opinião sobre:
Professor, como forma de registro no caderno de Matemática proponha as situações problema, a partir das questões discutidas acima. Veja algumas sugestões:
Na festa do Leão e do Ratinho vários animais participaram, cada um contribuiu com um prato de sua preferência. O que vocês assimilaram sobre a festa?
Professor, dialogue com a turma algumas informações sobre o rei dos animais. O Leão é conhecido como o Rei da Selva, e assim é retratado em muitas histórias infantis, como O Rei Leão, O Leão e o Ratinho, sua imagem é normalmente associada ao poder, à justiça e à força, mas também ao orgulho e à autoconfiança.
Professor, proponha uma pesquisa no Laboratório de Informática ou caso sua escola possua os laptops do Projeto UCA, você poderá solicitar que façam uma pesquisa para buscarem a resposta para a questão levantada. Auxilie-os a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), a seguir alguns sítios para pesquisa:
Sítio: "Biologia Animal: Leão o rei da selva". Disponível em: <http://biologiagigi.blogspot.com.br/2010/08/leao-o-rei-da-selva.html>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o Leão aparência, hábitos e habitat.). Acesso em: 16 de mar. 2014.
Sítio: "Jornal Livre: Mamífero: Leão o rei da selva". Disponível em: <http://www.jornallivre.com.br/28907/mamiferos-leao-o-rei-da-selva.html>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o Leão suas características, habitat, a fêmea, a caça e o cativeiro.). Acesso em: 16 de mar. 2014.
EXPLORANDO OS TEXTOS INFORMATIVOS
Professor, sugerimos que você organize um diálogo com a turma sobre os textos pesquisados. Registre na lousa algumas indagações para a observação dos alunos ao pesquisar. Ao ler os textos peça a eles que: façam anotações, respondam as questões levantadas, além de registrarem outras considerações que acharem fundamentais.
Como registro, proponha aos alunos que em duplas, elaborem um texto descrevendo o que aprenderam sobre “O Rei da Selva”.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que ilustrem seu texto com desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).
Professor, o trabalho a ser realizado após a pesquisa é importante para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Dessa forma, converse sobre as considerações feitas pelos alunos.
Professor, disponibilize aos alunos, no caderno de Ciências, as atividades abaixo:
1. Agora que você conhece um pouco mais sobre o Leão e seu habitat, assinale: a) Qual é o lugar onde aconteceu a fábula “O Leão e o Ratinho”? ( ) Floresta ( ) Cidade 2. O que encontramos em uma floresta? ( ) casas ( ) ar puro ( ) animais domésticos ( ) montanhas ( ) rios ( ) animais selvagens ( ) carros ( ) ruas ( ) plantas 3. Responda: a) Quais são os riscos que encontramos em uma floresta? ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ b) Durante a noite na floresta como você imagina ser? ____________________________________________________________ ____________________________________________________________
|
Fonte: Acervo da própria autora.
Professor, solicite aos alunos que ilustrem as características de uma floresta, usando criatividade e imaginação.
Se os alunos possuírem laptop Classmate do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração. Poderá sugerir: “A Floresta do Leão”.
Professor, é importante explicar aos alunos porque temos que preservar as florestas. Eles precisam saber o porquê das coisas para fazê-lo. É necessário fazê-los entender que as florestas precisam ser preservadas.
Professor, converse com os alunos sobre o significado da fábula que é uma história narrativa que surgiu no Oriente, mas foi particularmente desenvolvido por um escravo chamado Esopo.
Quem foi Esopo?
Esopo foi um fabulista grego, nascido na região da Ásia, do século VI a.C.. Personagem quase mítico sabe-se que foi um escravo libertado pelo seu último senhor, um filósofo.
Considerado o maior representante do estilo literário "Fábulas", possuía o dom da palavra e a habilidade de contar histórias curtas retratando animais e a natureza e que invariavelmente terminavam com valores morais.
Fonte das informações: Sítio: "UOL Pensador: A Biografia de Esopo". Disponível em: <http://pensador.uol.com.br/autor/esopo/biografia/>. (Neste sítio você encontrará informações sobre a origem e biografia de Esopo.). Acesso em: 15 de mar. 2014.
Professor, prepare uma caixa surpresa ou um baú com algumas obras literárias de outras fábulas também conhecidas pelos alunos e apresente-as a turma. Numa roda de conversa deixe-os manusearem os livros, realizarem a leitura de maneira que se sintam a vontade para comentar as histórias com os colegas de maneira espontânea.
Sugestões de fábulas:
Professor, pesquise nos sítios abaixo outras fábulas interessantes para trabalhar com os alunos.
Professor, organize a turma em duplas e solicite uma produção de texto coletivo sobre a lição que o Leão aprendeu. Para isso, leia as seguintes orientações:
Valores nas fábulas O Leão aprendeu uma importante lição com o Ratinho, e você pode levar esses ensinamentos com você também. Escreva abaixo os valores que nós temos que ter com as outras pessoas, com os animais e as plantas. ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________
|
Fonte: Acervo da própria autora.
As produções coletivas vão ser lidas por colegas, professores e comunidade escolar, portanto, verifique se precisa de ajustes. Siga as dicas:
Por fim, analise o texto que o seu grupo escreveu, veja se apresenta as informações de forma clara e objetiva.
Prepare um momento para os grupos apresentarem suas produções aos colegas, providencie fantoches para os grupos contarem ou dramatizar suas mensagens.
Professor, como os alunos ainda estão no processo de alfabetização e não dominam a escrita ortográfica, faça uma leitura dos textos criados pelos grupos e realize a reescrita com eles. Sabemos que não é fácil fazer isto com todos os grupos em um mesmo dia, por isso, faça ao longo da semana para que eles possam rever a forma que escreveram antes de colocar no mural da escola.
Sugestões de links para os alunos:
<http://proportoseguro.blogspot.com.br/2009/06/fabulas-ilustradas.html>. (Neste sítio você encontrará sugestões várias fábulas com os seus desenhos em sequência da história.). Acesso em: 15 de mar. 2014.
Sugestões de links para os professores:
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura, por meio de fábulas e interpretação de texto; conhecer a estrutura dos gêneros textuais: fábula, bilhete e convite; conhecer alguns significados de palavras; identificar e comparar a quantidade de letras e sílabas nas palavras; produzir pequenos textos; perceber e comparar a finalidade de um texto; elaborar, interpretar e resolver situações problema no campo da adição e da subtração; identificar características de alguns animais; conhecer características do lugar que se passa a história; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em equipes e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/04/2014
Cinco estrelasAchei excelente. Vou repassar aos meus professores.
03/04/2014
Cinco estrelasAdorei o desenvolvimento da aula e pretendo aplicar.