24/03/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes e Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 15 de mar. 2014.
Fonte da imagem: Sítio: “Dedetização de carrapatos”. Disponível em: <http://www.dedetizacaodecarrapatos.com/servicos/dedetizacao-dengue.jpg >. Acesso em: 16 de mar. 2014.
Professor leve para a sala de aula folhetos sobre o combate a Dengue. Conte para sua turma que todas as cidades estão fazendo um trabalho de combate ao mosquito da dengue, e que os órgãos públicos estão solicitando ajuda também das escolas nesta tarefa. Você pode citar o exemplo do trabalho que é feito na cidade de Uberlândia, M.G.: visitas dos agentes de combate a Dengue em todas as residências, procurando para saber se existem focos do mosquito nas residências e colocar remédios em lugares que haja a necessidade, além de orientar os moradores. O morador da residência recebe um cartão colorido para orientar sobre a Dengue.
Aproveite para explorar este portador de texto: linguagem, função comunicativa (informativa) e recursos visuais que utiliza.
Fonte: Sítio: “Via Rondon”. Disponível em: <http://www.viarondon.com.br/upload/meio-ambiente/media/1289318659.jpg>. Acesso em: 16 de mar. 2014.
Professor, com os cartões expostos abaixo, o morador fica sabendo a situação de sua casa e como proceder para se proteger e também a sua família.
Fonte da imagem: Sítio: “Globo.com". Disponível em: <http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1123243-5598,00-CIDADE+MINEIRA+USA+CARTOES+COLORIDOS+PARA+ORIENTAR+SOBRE+DENGUE.html>. Acesso em: 16 de mar. 2014.
Professor, descreva o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, para facilitar a identificação pelos alunos, contando que ele se parece com um pernilongo, porém, é menor, mais escuro e possui manchas brancas no corpo. Explique também o que é a Dengue, e de onde ela surgiu além das formas de transmissão. Segue sugestão de material sobre o assunto que você poderá utilizar. Reproduza para os alunos colarem no caderno de Ciências ou projete utilizando um Data Show.
Solicite que os alunos leiam silenciosamente e depois façam uma leitura oral.
Fonte: Sítio disponível em: <http://2.bp.blogspot.com/-oVAD-xxiPSM/TaS_CBybBZI/AAAAAAAABXo/Sh3_YUxOIk0/s1600/dengue23.jpg>. Acesso em: 14 de mar. 2014.
Professor, para que se fixe o conteúdo apresentado neste momento e para que os alunos percebam que todos nós temos a responsabilidade de combater o mosquito, para nos prevenir da doença, proponha as seguintes atividades:
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ENTREVISTA: 1) Entreviste seus familiares para saber: a) O que seus pais sabem sobre a Dengue? Dominam as formas de transmissão, sintomas e tratamento? b) Alguém da família já teve Dengue? Como foi a experiência?
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PESQUISA Traga de casa diferentes materiais sobre a Dengue: revistas, jornais, folhetos, dentre outros ou pesquise no Laboratório de Informática. Veja se os sítios pesquisados são confiáveis. Registre os sítios que serviram de apoio para a pesquisa. |
Fonte da imagem: “Blog Dengue Mata”. Disponível em: <http://3.bp.blogspot.com/-4YhKhvFUWGE/ULYHbVVlXQI/AAAAAAAAGic/n-2xVn55ahY/s640/dengue_mata.jpg>. Acesso em: 14 de mar. 2014.
1) O panfleto acima nos alerta sobre o perigo da Dengue, fazendo um apelo, quase uma convocação e também nos dá uma informação muito grave, cite- as no caderno de Ciências.
2) Escreva o apelo do folheto.
3) Escreva agora a informação que o panfleto nos dá.
Professor, proponha para os alunos assistirem ao vídeo abaixo que mostra que a sociedade pode se mobilizar para resolver um problema.
Fonte: Sítio: “YouTube.” Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9IzVioqXaH0>. Acesso em: 14 de mar. 2014.
Após o vídeo, faça para a turma a pergunta e permita que os alunos respondam oralmente:
Como podemos combater a Dengue? |
Para subsidiar ainda mais a discussão, apresente o seguinte panfleto:
1) Leia o texto e analise os cuidados utilizados para despertar a atenção da população.
2) Discuta com a turma qual o meio de comunicação mais utilizado entre os alunos. Certamente são as redes sociais, dada a época em que vivemos. Assim, leve-os a se mobilizarem também através de uma campanha via rede social de combate a Dengue. Esta campanha deve ultrapassar os muros da escola, visto que cada aluno pode passar para pessoas diversas mesmo que não estudem na mesma escola, trocando experiências e compartilhando dicas.
Professor, veja o que entendemos por Simpósio: “Recentemente o termo passou a designar qualquer conferência acadêmica, ou um estilo de aula, ministrada em universidades, que segue um formato abertamente discursivo e não o formato tradicional de uma palestra ou perguntas e respostas.”
Fonte: Sítio: “Wikipédia”. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Simp%C3%B3sio>. Acesso em: 17 de mar. 2014.
Professor, organize um Simpósio com os alunos sobre a Dengue, onde eles poderão palestrar sobre o tema, com direito inclusive de receberem certificados emitidos pela escola. Neste evento poderão divulgar resultados da pesquisa e relatos de pessoas que foram acometidos de Dengue. Ao final do evento distribuam panfletos com dicas de combate a doença.
Professor estes folhetos podem ser conseguidos na prefeitura de sua cidade ou confeccionados em uma aula. Veja a proposta a seguir.
3º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Elaborando panfletos
Professor, resgate alguns panfletos trabalhados nas aulas anteriores, para que os alunos observem a sua estrutura e linguagem. Depois, relembre com eles as informações obtidas no decorrer das entrevistas e pesquisas realizadas para que elaborem os panfletos informativos, prevenindo as pessoas sobre a Dengue.
Se quiser projete algum dos panfletos para eles terem como modelo, pois este gênero textual tem uma função social relevante, principalmente por estar sendo utilizado para prevenir uma doença.
Para a realização desta atividade disponibilize alguns materiais, tais como:
Depois de confeccionados os panfletos, agende com a direção ou coordenação pedagógica um horário para que os alunos possam panfletar na escola, pode ser no horário do recreio ou na entrada ou saída dos alunos.
4º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Colocando a mão na massa: socializando
Professor considerando a escola como espaço educativo e com responsabilidade social mobilize seus alunos para que se envolvam na campanha e que sejam multiplicadores em suas casas e nos grupos sociais aos quais eles participam. Proponha uma oficina de arte para confecção de faixas e cartazes. Para tal, disponibilize os recursos necessários, tais como tinta, pincéis de várias cores, papel de tamanhos e cores diversas. Proponha também o esquadrão antidengue para vistoriar diariamente a escola para ver se não há focos do mosquito. Esta também é uma excelente forma de divulgar o trabalho realizado por você e seus alunos, bem como o conhecimento adquirido, não só sobre a Dengue, mas também sobre os diferentes gêneros textuais que foram trabalhados.
Fonte: “Blog Lidounido”. Disponível em: <http://lidounido.blogspot.com.br/2010_03_01_archive.html>. Acesso em: 14 de mar. 2014.
- Sugestão para consulta do professor:
Sítio: “YouTube”. Vídeo Turma da Monica - Contra a Dengue. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=MuFuDbGlHg8>. Acesso em: 14 de mar. 2014.
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: compreenderam a importância da escrita em nossa vida; conseguiram aperfeiçoar a interpretação de textos, compreendendo a relevância da leitura e da escrita em nossa sociedade e os gêneros textuais trabalhados, além de aprender sobre os diversos perigos da Dengue. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.
Duas estrelas 2 classificações
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18/04/2014
Quatro estrelasGostei da forma responsável e da maneira descontraída com que vc abordou o tema. Levarei esta sugestão de aula para as minhas colegas de escola.
27/03/2014
Uma estrelaSem dúvida é uma aula muito importante, pois temos o dever de orientar os nossos alunos sobre o perigo que é a Dengue.