Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Com você esperto, a dengue não fica por perto

 

24/03/2014

Autor y Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes e Denize Donizete Campos Rizzotto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a importância da escrita em nossa vida;
  • Aperfeiçoar a interpretação de textos;
  • Aprender sobre o mosquito transmissor da Dengue e seus perigos;
  • Reconhecer as formas de transmissão da Dengue;
  • Identificar os cuidados que devemos ter para evitar a transmissão da Dengue;
  • Conhecer o trabalho de prevenção que é feito na sua cidade;
  • Aprender a realizar entrevistas;
  • Aprender a pesquisar e analisar fatos;
  • Confeccionar alguns gêneros textuais: panfletos;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em:         <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 15 de mar. 2014.

 

1º Momento: aproximadamente 60 minutos.

Conhecendo nosso inimigo

Mosquito da dengue

Fonte da imagem: Sítio: “Dedetização de carrapatos”. Disponível em: <http://www.dedetizacaodecarrapatos.com/servicos/dedetizacao-dengue.jpg >. Acesso em: 16 de mar. 2014.

Professor leve para a sala de aula folhetos sobre o combate a Dengue. Conte para sua turma que todas as cidades estão fazendo um trabalho de combate ao mosquito da dengue, e que os órgãos públicos estão solicitando ajuda também das escolas nesta tarefa. Você pode citar o exemplo do trabalho que é feito na cidade de Uberlândia, M.G.: visitas dos agentes de combate a Dengue em todas as residências, procurando para saber se existem focos do mosquito nas residências e colocar remédios em lugares que haja a necessidade, além de orientar os moradores. O morador da residência recebe um cartão colorido para orientar sobre a Dengue.

Aproveite para explorar este portador de texto: linguagem, função comunicativa (informativa) e recursos visuais que utiliza.

 

Bairro limpo - dengue

Fonte: Sítio: “Via Rondon”. Disponível em: <http://www.viarondon.com.br/upload/meio-ambiente/media/1289318659.jpg>. Acesso em: 16 de mar. 2014.

 

Professor, com os cartões expostos abaixo, o morador fica sabendo a situação de sua casa e como proceder para se proteger e também a sua família.

Cartões da dengue - cores

Fonte da imagem: Sítio: “Globo.com". Disponível em: <http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1123243-5598,00-CIDADE+MINEIRA+USA+CARTOES+COLORIDOS+PARA+ORIENTAR+SOBRE+DENGUE.html>. Acesso em: 16 de mar. 2014.

 

Professor, descreva o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, para facilitar a identificação pelos alunos, contando que ele se parece com um pernilongo, porém, é menor, mais escuro e possui manchas brancas no corpo. Explique também o que é a Dengue, e de onde ela surgiu além das formas de transmissão. Segue sugestão de material sobre o assunto que você poderá utilizar. Reproduza para os alunos colarem no caderno de Ciências ou projete utilizando um Data Show.

Solicite que os alunos leiam silenciosamente e depois façam uma leitura oral.

 

O que é a dengue

Fonte: Sítio disponível em: <http://2.bp.blogspot.com/-oVAD-xxiPSM/TaS_CBybBZI/AAAAAAAABXo/Sh3_YUxOIk0/s1600/dengue23.jpg>. Acesso em: 14 de mar. 2014.

 

Aluna UCA

Professor, para que se fixe o conteúdo apresentado neste momento e para que os alunos percebam que todos nós temos a responsabilidade de combater o mosquito, para nos prevenir da doença, proponha as seguintes atividades:

 

Aluno UCA - atividades de casa

ENTREVISTA:

1)      Entreviste seus familiares para saber:

a)      O que seus pais sabem sobre a Dengue? Dominam as formas de transmissão, sintomas e tratamento?

b)      Alguém da família já teve Dengue? Como foi a experiência?

 

 

Aluno UCA - Pesquisa

PESQUISA

Traga de casa diferentes materiais sobre a Dengue: revistas, jornais, folhetos, dentre outros ou pesquise no Laboratório de Informática. Veja se os sítios pesquisados são confiáveis. Registre os sítios que serviram de apoio para a pesquisa.

 

Reproduza o panfleto a seguir ou projete-o por meio de um Data Show e proponha as atividades:

O combate nao pode parar

Fonte da imagem: “Blog Dengue Mata”. Disponível em: <http://3.bp.blogspot.com/-4YhKhvFUWGE/ULYHbVVlXQI/AAAAAAAAGic/n-2xVn55ahY/s640/dengue_mata.jpg>. Acesso em: 14 de mar. 2014.

1) O panfleto acima  nos alerta sobre o perigo da Dengue, fazendo um apelo, quase uma convocação e também nos dá uma informação muito grave, cite- as no caderno de Ciências.

2) Escreva o apelo do folheto.

3) Escreva agora a informação que o panfleto nos dá.

 

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

A leitura e a escrita cumprindo seu papel social

Professor, proponha para os alunos assistirem ao vídeo abaixo que mostra que a sociedade pode se mobilizar para resolver um problema.

 

Procurado - mosquito da dengue

Fonte: Sítio: “YouTube.” Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9IzVioqXaH0>.  Acesso em: 14 de mar. 2014.

 

Após o vídeo, faça para a turma a pergunta e permita que os alunos respondam oralmente:

Como podemos combater a Dengue?

 

 

Para subsidiar ainda mais a discussão, apresente o seguinte panfleto:

No combate a dengue

Aluna UCA

1)      Leia o texto e analise os cuidados utilizados para despertar a atenção da população.

2)      Discuta com a turma qual o meio de comunicação mais utilizado entre os alunos. Certamente são as redes sociais, dada a época em que vivemos. Assim, leve-os a se mobilizarem também através de uma campanha via rede social de combate a Dengue. Esta campanha deve ultrapassar os muros da escola, visto que cada aluno pode passar para pessoas diversas mesmo que não estudem na mesma escola, trocando experiências e compartilhando dicas.

 

Organizando um Simpósio

Professor, veja o que entendemos por Simpósio: “Recentemente o termo passou a designar qualquer conferência acadêmica, ou um estilo de aula, ministrada em universidades, que segue um formato abertamente discursivo e não o formato tradicional de uma palestra ou perguntas e respostas.”

Fonte: Sítio: “Wikipédia”. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Simp%C3%B3sio>. Acesso em: 17 de mar. 2014.

Professor, organize um Simpósio com os alunos sobre a Dengue, onde eles  poderão palestrar sobre o tema, com direito inclusive de receberem certificados emitidos pela escola. Neste evento poderão divulgar resultados da pesquisa e relatos de pessoas que foram acometidos de Dengue. Ao final do evento distribuam panfletos com dicas de combate a doença.

Professor estes folhetos podem ser conseguidos na prefeitura de sua cidade ou confeccionados em uma aula. Veja a proposta a seguir.

 

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

Elaborando panfletos

Professor, resgate alguns panfletos trabalhados nas aulas anteriores, para que os alunos observem a sua estrutura e linguagem. Depois, relembre com eles as informações obtidas no decorrer das entrevistas e pesquisas realizadas para que elaborem os panfletos informativos, prevenindo as pessoas sobre a Dengue.

Se quiser projete algum dos panfletos para eles terem como modelo, pois este gênero textual tem uma função social relevante, principalmente por estar sendo utilizado para prevenir uma doença.

Para a realização desta atividade disponibilize alguns materiais, tais como:

  • Papéis diversos;
  • Canetas coloridas;
  • Cola;
  • Revistas e jornais usados;
  • Dentre outros.

Depois de confeccionados os panfletos, agende com a direção ou coordenação pedagógica um horário para que os alunos possam panfletar na escola, pode ser no horário do recreio ou na entrada ou saída dos alunos.

 

4º Momento: aproximadamente 60 minutos.

Colocando a mão na massa: socializando

Professor considerando a escola como espaço educativo e com responsabilidade social mobilize seus alunos para que se envolvam na campanha e que sejam multiplicadores em suas casas e nos grupos sociais aos quais eles participam. Proponha uma oficina de arte para confecção de faixas e cartazes. Para tal, disponibilize os recursos necessários, tais como tinta, pincéis de várias cores, papel de tamanhos e cores diversas. Proponha também o esquadrão antidengue para vistoriar diariamente a escola para ver se não há focos do mosquito. Esta também é uma excelente forma de divulgar o trabalho realizado por você e seus alunos, bem como o conhecimento adquirido, não só sobre a Dengue, mas também sobre os diferentes gêneros textuais que foram trabalhados.

Dengue mata - cartaz  Saiba tudo sobre a dengue

Vamos nos prevenir

Fonte: “Blog Lidounido”. Disponível em: <http://lidounido.blogspot.com.br/2010_03_01_archive.html>. Acesso em: 14 de mar. 2014.

Recursos Complementares

- Sugestão para consulta do professor:

Sítio: “YouTube”. Vídeo Turma da Monica - Contra a Dengue. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=MuFuDbGlHg8>.  Acesso em: 14 de mar. 2014.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: compreenderam a importância da escrita em nossa vida; conseguiram aperfeiçoar a interpretação de textos, compreendendo a relevância da leitura e da escrita em nossa sociedade e os gêneros textuais trabalhados, além de aprender sobre os diversos perigos da Dengue. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.

Opinión de quien visitó

Duas estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 1/2 - 50%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Marilda , Em.João da Costa Viana , Paraná - dijo:
    ribeiromarilda44@yahoo.com.brGos

    18/04/2014

    Quatro estrelas

    Gostei da forma responsável e da maneira descontraída com que vc abordou o tema. Levarei esta sugestão de aula para as minhas colegas de escola.


  • Erondina Kniess, Secretaria Municipal de Educação , Mato Grosso - dijo:
    erondinadalbelo@hotmail.com

    27/03/2014

    Uma estrela

    Sem dúvida é uma aula muito importante, pois temos o dever de orientar os nossos alunos sobre o perigo que é a Dengue.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.