24/03/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br >. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 18 de mar. 2014.
1º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Leitura e brincadeiras
Professor, neste primeiro momento leve para a sala de aula a caixa da leitura, dentro coloque gibis da Turma da Mônica e reserve alguns minutos para que a turma possa ler. Se possível leve os alunos para um ambiente fora,de preferência um lugar aconchegante, como embaixo de uma árvore ou uma sala com almofadas.
Fonte: Sítio: "Blog Arte em casa".Disponível em: <http://arteemcasaartesanatoemeva.blogspot.com.br/2010/08/caixa-para-livros-bau-literario.html>. Acesso em: 12 de mar. 2014.
Fonte: Sítio: "Mercado Livre". Disponível em: <http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-537909068-pacote-10-gibis-turma-da-monica-magali-cebolinha-novos-_JM>. Acesso em: 12 de mar. 2014.
Aproveitando o ambiente agradável proponha uma roda de conversa dirigida. Professor dê 3 a 4 minutos para que cada aluno comente sobre o gibi que leu. Desta forma, os próprios colegas estarão despertando a curiosidade dos outros para fazer a leitura de outros gibis, além estimular um posicionamento crítico por parte dos alunos.
Professor leve cartinhas da turma da Mônica e entregue para todos os alunos. Ao lado de cada cartinha de personagem, as crianças vão escrever os nomes de cada um com o alfabeto móvel (ver sugestão de alfabeto móvel para impressão no item: Recursos Complementares).
Fonte: Sítio: "Ultra dowloads". Imagem disponível em: <http://ultradownloads.com.br/jogos-online/ranking/jogos-da-turma-da-monica/11,444,2.html>. Acesso em: 12 de mar. 2014.
Brincando e aprendendo
Professor você poderá também fazer uma roda e os alunos devem assentar-se no chão e brincar de batata que passa-passa. Os alunos vão passando uma caixa pequena e dentro dela, coloque algumas tiras escritas com algumas tarefas. Enquanto cantam a caixa vai passando, quando parar a música quem estiver com a caixa retira uma tira. Eles devem:
a) Escolher uma tirinha de um gibi e fazer a leitura em voz alta para toda a turma;
b) Descrever o personagem que ele mais gosta;
c) Retirar de uma tirinha uma palavra oxítona (aproveite o momento para esclarecer dúvidas que por ventura surjam sobre acentuação gráfica).
2º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Socializando informações e brincando com as onomatopeias
Professor neste momento discuta sobre algumas questões importantes, tais como: o suporte, recursos gráficos, o uso de onomatopeias e a finalidade das tirinhas.
Aproveite bem para conversar com os alunos sobre a onomatopeia (significa imitar um som com um fonema ou palavra. Ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas) que é um recurso muito utilizado nas tirinhas. Professor veja também :
Fonte: Sítio: "Blog Educando com a Tia Mara e Cia". Imagens disponíveis em: <http://educandocomatiamaraecia.blogspot.com.br/2013/03/vamos-brincar-com-onomatopeias.html>. Acesso em: 14 de mar. 2014.
Neste blog você encontra sugestões para trabalhar brincadeiras com as onomatopeias de forma bem prática e divertida.
Organize os alunos em duplas e entregue uma tirinha para cada um deles peça que leiam a tirinha e anote em seu caderno que onomatopeias estão presentes na tirinha e que sentimentos elas estão representando.
Professor, mostre que a onomatopeia é um recurso muito utilizado nos gibis e comente com a turma.
Veja alguns exemplos que poderá utilizar para mostrar aos seus alunos. Utilize um Data Show para projetá-las ou leve-os ao Laboratório de Informática para acessarem o sítio a seguir.
Fonte: imagens 1 e 2. Sítio “Divertudo”. Disponíveis em: <http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html >. Acesso em: 19 de mar. 2014.
Explorando os balões
Professor, solicite também que os alunos observem as diferentes formas dos balões que fazem os diálogos entre os personagens. Eles são muito importantes, pois dependendo o seu formato demonstra o sentimento do personagem: triste, nervoso, pensando, dormindo, dentre outros. Se possível utilize um projetor e mostre alguns exemplos para eles, ou faça em um cartaz.
Fonte: Sítio “Divertudo”. Disponível em: <http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html>. Acesso em: 19 de mar. 2014.
3º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Conhecendo um pouquinho sobre Maurício de Souza
Professor, conte um pouco da história do cartunista Mauricio de Sousa para seus alunos. É importante valorizar nossos autores. Veja a seguir uma pequena parte de sua história.
Maurício de Souza , brasileiro, nascido em Santa Isabel,SP. É um autor e cartunistas com um talento ímpar e por isto se tornou um dos mais famosos no Brasil e também fora.É provavelmente o maior cartunista brasileiro voltado para o mundo infanto-juvenil, mas que agrada também os adultos sendo criador da tão conhecida “ Turma da Mônica”. Seu trabalho é muito utilizado na educação pois seus temas são muito atuais e tratam de questões que nos deparamos diariamente como amizade , companheirismo e muitos outros temas polêmicos como as drogas .
A ampliação do rol de leitores contribuiu para o autor ascender ao sexto mais admirado, segundo a Retratos da Leitura no Brasil. Sugestão de consulta: Sítio: "Carta na escola". Disponível em: <http://www.cartanaescola.com.br/single/show/256>. Acesso em: 14 de mar. 2014.
Professor trabalhe com seus alunos a ideologia transmitida nas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica:
Fonte: Sítio: "Blog Turma da Crisma". Imagem disponível em: <http://turmadocrisma.blogspot.com.br/2011/02/cascao-cebolinha-em-amizade.html>. Acesso em: 13 de mar. 2014.
a) O valor da amizade: Projete a história no Data Show para toda a turma e depois peça que expressem o que entendem por amizade.
b) Drogas: Professor este tema é bem polêmico, real e abrange todas as esferas sociais, a escola tem o compromisso de abordar e alertar para o problema das drogas junto aos alunos. Propiciem um momento onde todos os alunos possam fazer a leitura do gibi da Turma da Mônica que trata do tema sobre drogas.
Fonte: Sítio "UFBA". Imagem disponível em: <http://tecciencia.ufba.br/a-liga-de-candeias/blog/sugestao-de-leitura-2-turma-da-monica-drogas-uma-historia-que-precisa-ter-fim>. Acesso em: 13 de mar. 2014.
Professor para concluir este momento, proponha a seguinte atividade de pesquisa.
Professor sugira a escola “uma parada” contra as drogas em que toda a escola se mobiliza , através das redes sociais compartilhando os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos alunos ressaltando os danos que a mesma causa.
Aplicando o que aprendemos: produzindo uma história em quadrinhos
Professor, resgate alguns itens relativos á história em quadrinhos, tais como: linguagem utilizada, ilustração, balões, dentre outras. Depois, discuta com a turma sobre um tema para que possam criar uma história em quadrinhos.
O tema poderá ser um daqueles que foram debatidos, como por exemplo, “as drogas” ou então outro, que eles tenham interesse. Eles poderão pensar primeiro na história e depois a colocarem nos quadrinhos utilizando os recursos que aprenderam. Mas, deixe-os a vontade para decidirem o melhor caminho, assim você não inibe a criatividade deles.
Você poderá fazer uma tabela e distribuir para que utilizem como “quadrinhos”, ou deixar que criem sua própria tabela de quadrinhos.
Socializando
Professor, depois que os alunos concluírem as histórias, solicite que troquem entre os colegas e comentem sobre a história. Depois, faça uma exposição no mural do corredor da escola. Mas, lembre-se!
Fonte: Sítio: "Alfabeto móvel". Disponível em: <http://lucianakerche.blogspot.com.br/2012/01/alfabeto-movel.html>. Acesso em: 12 de mar. 2014.
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização para todos: Diferentes percursos, direitos iguais – Ano 1 – Unidade 7, Brasília: MEC, SEB, 2012.
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles aperfeiçoaram a leitura e escrita, se conseguiram compreender melhor as tirinhas, além de conhecer as características deste gênero e aprender a usar onomatopeias e outros recursos presentes nas tirinhas. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
09/08/2016
Cinco estrelasAmo a criatividade e espontaneidade de Maurício de Souza : Um verdadeiro talento brasileiro! Gosto dele desde criança, também sou artista de teatro e gosto de desenhar e escrever poesia. Comecei minha LICENCIATURA na UNIRIO no CURSO de ARTES-CÊNICAS e ainda não conclui! Gosto dessa aula que fala sobre amizade sincera e toca no assunto polêmico das dro gas . Li no dicionário do Aurélio a importante palavra:ENDORFINA , Substância produzida pelo organismo que causa Bem-Estar! Viva o Esporte!
06/05/2014
Cinco estrelasMuito pertinente o tema e a abordagem foi muito criativa.Parabéns!!!!
11/04/2014
Cinco estrelasparabéns .. muito bom...
01/04/2014
Quatro estrelasmuito legal, parabens.....