Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Lendo e aprendendo com as tirinhas da Turma da Mônica

 

24/03/2014

Autor y Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aperfeiçoar a leitura e escrita
  • Compreender melhor a escrita usada nas tirinhas
  • Conhecer as características deste gênero
  • Aprender a usar onomatopeias e outros recursos presentes nas tirinhas
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio“MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em:         <http://pacto.mec.gov.br >. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 18 de mar. 2014.

Momento: aproximadamente 60 minutos.

Leitura e brincadeiras  

Professor, neste primeiro momento leve para a sala de aula a caixa da leitura, dentro coloque gibis da Turma da Mônica e reserve alguns minutos para que a turma possa ler. Se possível leve os alunos para um ambiente fora,de preferência um lugar aconchegante, como embaixo de uma árvore ou uma sala com almofadas.

Baú leterario

Fonte: Sítio: "Blog Arte em casa".Disponível em: <http://arteemcasaartesanatoemeva.blogspot.com.br/2010/08/caixa-para-livros-bau-literario.html>. Acesso em: 12 de mar. 2014.

Revistas da Monica

Fonte: Sítio: "Mercado Livre". Disponível em: <http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-537909068-pacote-10-gibis-turma-da-monica-magali-cebolinha-novos-_JM>. Acesso em: 12 de mar. 2014.

Aproveitando o ambiente agradável proponha uma roda de conversa dirigida. Professor dê 3 a 4 minutos para que cada aluno comente sobre o gibi que leu. Desta forma, os próprios colegas estarão despertando a curiosidade dos outros para fazer a leitura de outros gibis, além estimular um posicionamento crítico por parte dos alunos.

Aluna UCA

Professor leve cartinhas da turma da Mônica e entregue para todos os alunos. Ao lado de cada cartinha de personagem, as crianças vão escrever os nomes de cada um com o alfabeto móvel (ver sugestão de alfabeto móvel para impressão no item: Recursos Complementares).

Cartinhas da Monica

Fonte: Sítio: "Ultra dowloads". Imagem disponível em: <http://ultradownloads.com.br/jogos-online/ranking/jogos-da-turma-da-monica/11,444,2.html>. Acesso em: 12 de mar. 2014.

Brincando e aprendendo

Professor  você poderá também  fazer uma roda e os alunos devem assentar-se no chão e brincar de batata que passa-passa. Os alunos vão passando uma caixa pequena e dentro dela, coloque algumas tiras escritas com algumas tarefas. Enquanto cantam a caixa vai passando, quando parar a música quem estiver com a caixa retira uma tira. Eles devem:

a) Escolher  uma tirinha de um gibi e fazer a  leitura em voz alta para toda a turma;

b) Descrever o personagem que ele mais gosta;

c) Retirar de uma tirinha uma palavra  oxítona (aproveite o momento para esclarecer dúvidas que por ventura surjam sobre acentuação gráfica).

 

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Socializando informações e brincando com as onomatopeias

 

Professor neste momento discuta sobre algumas questões importantes, tais como: o suporte, recursos gráficos, o uso de onomatopeias e a finalidade das tirinhas.

Aproveite bem para conversar com os alunos sobre a onomatopeia (significa imitar um som com um fonema ou palavra. Ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas) que é um recurso muito utilizado nas tirinhas. Professor veja também :

 

OnomatopeiaOnomatopeia

Fonte: Sítio: "Blog Educando com a Tia Mara e Cia". Imagens disponíveis em: <http://educandocomatiamaraecia.blogspot.com.br/2013/03/vamos-brincar-com-onomatopeias.html>. Acesso em: 14 de mar. 2014.

Neste blog você encontra sugestões para trabalhar brincadeiras com as onomatopeias de forma bem prática e divertida.  

Aluna UCA

Organize os alunos em duplas e entregue uma tirinha para cada um deles peça que leiam a tirinha e anote em seu caderno que onomatopeias estão presentes na tirinha  e que  sentimentos elas estão representando.

Professor, mostre que a onomatopeia é um recurso muito utilizado nos gibis e comente com a turma.

Veja alguns exemplos que poderá utilizar para mostrar aos seus alunos. Utilize um Data Show para projetá-las ou leve-os ao Laboratório de Informática para acessarem o sítio a seguir.

Onomatopeia sem acento

Onomatopeias no balao

Fonte: imagens 1 e 2. Sítio “Divertudo”. Disponíveis em: <http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html >. Acesso em: 19 de mar. 2014.

Explorando os balões

Professor, solicite também que os alunos observem as diferentes  formas dos balões que fazem os diálogos entre os personagens. Eles são muito importantes, pois dependendo o seu formato demonstra o sentimento do personagem: triste, nervoso, pensando, dormindo, dentre outros.  Se possível utilize um projetor e mostre alguns exemplos para eles, ou faça em um cartaz.

Os tipos de baloes -

Fonte: Sítio “Divertudo”. Disponível em: <http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html>. Acesso em: 19 de mar. 2014.

 

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Conhecendo um pouquinho sobre Maurício de Souza

Professor, conte um pouco da história do cartunista Mauricio de Sousa para seus alunos. É importante valorizar nossos autores. Veja a seguir uma pequena parte de sua história.

 

Maurício de  Souza , brasileiro, nascido em Santa Isabel,SP. É um autor e cartunistas com  um talento ímpar e por isto se tornou um dos mais famosos no Brasil e também fora.É provavelmente o maior cartunista brasileiro voltado para o mundo infanto-juvenil, mas que agrada também os adultos sendo criador da  tão conhecida “ Turma da Mônica”. Seu trabalho é muito utilizado na educação pois seus temas são muito atuais e tratam de questões que nos deparamos diariamente como  amizade , companheirismo e muitos outros temas polêmicos como as drogas .

A ampliação do rol de leitores contribuiu para o autor ascender ao sexto mais admirado, segundo a Retratos da Leitura no Brasil. Sugestão de consulta: Sítio: "Carta na escola". Disponível em: <http://www.cartanaescola.com.br/single/show/256>. Acesso em: 14 de mar. 2014.

Aluna UCA

Professor trabalhe com seus alunos a ideologia transmitida nas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica:

Cascao e Cebolinha - a amizade

Fonte: Sítio: "Blog Turma da Crisma". Imagem disponível em: <http://turmadocrisma.blogspot.com.br/2011/02/cascao-cebolinha-em-amizade.html>. Acesso em: 13 de mar. 2014.

a) O valor da amizade: Projete a história no Data Show para toda a turma e depois peça que expressem o que entendem por amizade.

b) Drogas: Professor este tema é bem polêmico, real e abrange todas as esferas sociais, a escola tem o compromisso de  abordar e alertar para o problema das drogas  junto aos alunos. Propiciem um momento onde todos os alunos possam fazer a leitura  do gibi da Turma da Mônica que trata do tema sobre drogas.

Drogas - uma historia que precisa ter fim

Fonte: Sítio "UFBA". Imagem disponível em: <http://tecciencia.ufba.br/a-liga-de-candeias/blog/sugestao-de-leitura-2-turma-da-monica-drogas-uma-historia-que-precisa-ter-fim>. Acesso em: 13 de mar. 2014.

Professor para concluir este momento, proponha a seguinte atividade de pesquisa.

Pesquisa sobre drogas

Professor sugira a escola “uma parada” contra as drogas em que toda a escola se mobiliza ,  através das redes sociais compartilhando os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos alunos ressaltando  os danos que a mesma causa.

Aplicando o que aprendemos: produzindo uma história em quadrinhos

Professor, resgate alguns itens relativos á história em quadrinhos, tais como: linguagem utilizada, ilustração, balões, dentre outras. Depois, discuta com a turma sobre um tema para que possam criar uma história em quadrinhos.

O tema poderá ser um daqueles que foram debatidos, como por exemplo, “as drogas” ou então outro, que eles tenham interesse. Eles poderão pensar primeiro na história e depois a colocarem nos quadrinhos utilizando os recursos que aprenderam. Mas, deixe-os a vontade para decidirem o melhor caminho, assim você não inibe a criatividade deles.

Você poderá fazer uma tabela e distribuir para que utilizem como “quadrinhos”, ou deixar que criem sua própria tabela de quadrinhos.

Socializando

Professor, depois que os alunos concluírem as histórias, solicite que troquem entre os colegas e comentem sobre a história. Depois, faça uma exposição no mural do corredor da escola. Mas, lembre-se!

  • Coloque o título do trabalho;
  • Escreva o objetivo da atividade;
  • Identifique os autores e a data de publicação.
Recursos Complementares
  • Para consulta do professor:

Fonte: Sítio: "Alfabeto móvel". Disponível em: <http://lucianakerche.blogspot.com.br/2012/01/alfabeto-movel.html>. Acesso em: 12 de mar. 2014.

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização para todos: Diferentes percursos, direitos iguaisAno 1 – Unidade 7, Brasília: MEC, SEB, 2012.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles aperfeiçoaram a leitura e escrita, se conseguiram compreender melhor as tirinhas, além de conhecer as características deste gênero e aprender a usar onomatopeias e outros recursos presentes nas tirinhas. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Mauricio Martins da Silva, Igreja NOSSA Senhora de Lourdes , Rio de Janeiro - dijo:
    mauriciomartinsdasilva@yahoo.com.br

    09/08/2016

    Cinco estrelas

    Amo a criatividade e espontaneidade de Maurício de Souza : Um verdadeiro talento brasileiro! Gosto dele desde criança, também sou artista de teatro e gosto de desenhar e escrever poesia. Comecei minha LICENCIATURA na UNIRIO no CURSO de ARTES-CÊNICAS e ainda não conclui! Gosto dessa aula que fala sobre amizade sincera e toca no assunto polêmico das dro gas . Li no dicionário do Aurélio a importante palavra:ENDORFINA , Substância produzida pelo organismo que causa Bem-Estar! Viva o Esporte!


  • marcia Silva, Escola particular , Minas Gerais - dijo:
    marciasilva@hotmail.com

    06/05/2014

    Cinco estrelas

    Muito pertinente o tema e a abordagem foi muito criativa.Parabéns!!!!


  • BERNARDO JUNIOR SILVA LIMA ROCHA, Secretaria Municipal de Educação de MAGALHAES DE ALMEIDA , Maranhão - dijo:
    b-junior_j@hotmail.com

    11/04/2014

    Cinco estrelas

    parabéns .. muito bom...


  • SILVANI PEREIRA DA SILVA, Secretaria Municipal de Educação de SANTA CRUZ DOS MILAGRES , Piauí - dijo:
    silvanipereira20@gmail.com

    01/04/2014

    Quatro estrelas

    muito legal, parabens.....


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.