Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lendo e aprendendo com as tirinhas da Turma da Mônica

 

24/03/2014

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aperfeiçoar a leitura e escrita
  • Compreender melhor a escrita usada nas tirinhas
  • Conhecer as características deste gênero
  • Aprender a usar onomatopeias e outros recursos presentes nas tirinhas
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio“MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em:         <http://pacto.mec.gov.br >. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 18 de mar. 2014.

Momento: aproximadamente 60 minutos.

Leitura e brincadeiras  

Professor, neste primeiro momento leve para a sala de aula a caixa da leitura, dentro coloque gibis da Turma da Mônica e reserve alguns minutos para que a turma possa ler. Se possível leve os alunos para um ambiente fora,de preferência um lugar aconchegante, como embaixo de uma árvore ou uma sala com almofadas.

Baú leterario

Fonte: Sítio: "Blog Arte em casa".Disponível em: <http://arteemcasaartesanatoemeva.blogspot.com.br/2010/08/caixa-para-livros-bau-literario.html>. Acesso em: 12 de mar. 2014.

Revistas da Monica

Fonte: Sítio: "Mercado Livre". Disponível em: <http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-537909068-pacote-10-gibis-turma-da-monica-magali-cebolinha-novos-_JM>. Acesso em: 12 de mar. 2014.

Aproveitando o ambiente agradável proponha uma roda de conversa dirigida. Professor dê 3 a 4 minutos para que cada aluno comente sobre o gibi que leu. Desta forma, os próprios colegas estarão despertando a curiosidade dos outros para fazer a leitura de outros gibis, além estimular um posicionamento crítico por parte dos alunos.

Aluna UCA

Professor leve cartinhas da turma da Mônica e entregue para todos os alunos. Ao lado de cada cartinha de personagem, as crianças vão escrever os nomes de cada um com o alfabeto móvel (ver sugestão de alfabeto móvel para impressão no item: Recursos Complementares).

Cartinhas da Monica

Fonte: Sítio: "Ultra dowloads". Imagem disponível em: <http://ultradownloads.com.br/jogos-online/ranking/jogos-da-turma-da-monica/11,444,2.html>. Acesso em: 12 de mar. 2014.

Brincando e aprendendo

Professor  você poderá também  fazer uma roda e os alunos devem assentar-se no chão e brincar de batata que passa-passa. Os alunos vão passando uma caixa pequena e dentro dela, coloque algumas tiras escritas com algumas tarefas. Enquanto cantam a caixa vai passando, quando parar a música quem estiver com a caixa retira uma tira. Eles devem:

a) Escolher  uma tirinha de um gibi e fazer a  leitura em voz alta para toda a turma;

b) Descrever o personagem que ele mais gosta;

c) Retirar de uma tirinha uma palavra  oxítona (aproveite o momento para esclarecer dúvidas que por ventura surjam sobre acentuação gráfica).

 

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Socializando informações e brincando com as onomatopeias

 

Professor neste momento discuta sobre algumas questões importantes, tais como: o suporte, recursos gráficos, o uso de onomatopeias e a finalidade das tirinhas.

Aproveite bem para conversar com os alunos sobre a onomatopeia (significa imitar um som com um fonema ou palavra. Ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas) que é um recurso muito utilizado nas tirinhas. Professor veja também :

 

OnomatopeiaOnomatopeia

Fonte: Sítio: "Blog Educando com a Tia Mara e Cia". Imagens disponíveis em: <http://educandocomatiamaraecia.blogspot.com.br/2013/03/vamos-brincar-com-onomatopeias.html>. Acesso em: 14 de mar. 2014.

Neste blog você encontra sugestões para trabalhar brincadeiras com as onomatopeias de forma bem prática e divertida.  

Aluna UCA

Organize os alunos em duplas e entregue uma tirinha para cada um deles peça que leiam a tirinha e anote em seu caderno que onomatopeias estão presentes na tirinha  e que  sentimentos elas estão representando.

Professor, mostre que a onomatopeia é um recurso muito utilizado nos gibis e comente com a turma.

Veja alguns exemplos que poderá utilizar para mostrar aos seus alunos. Utilize um Data Show para projetá-las ou leve-os ao Laboratório de Informática para acessarem o sítio a seguir.

Onomatopeia sem acento

Onomatopeias no balao

Fonte: imagens 1 e 2. Sítio “Divertudo”. Disponíveis em: <http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html >. Acesso em: 19 de mar. 2014.

Explorando os balões

Professor, solicite também que os alunos observem as diferentes  formas dos balões que fazem os diálogos entre os personagens. Eles são muito importantes, pois dependendo o seu formato demonstra o sentimento do personagem: triste, nervoso, pensando, dormindo, dentre outros.  Se possível utilize um projetor e mostre alguns exemplos para eles, ou faça em um cartaz.

Os tipos de baloes -

Fonte: Sítio “Divertudo”. Disponível em: <http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html>. Acesso em: 19 de mar. 2014.

 

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Conhecendo um pouquinho sobre Maurício de Souza

Professor, conte um pouco da história do cartunista Mauricio de Sousa para seus alunos. É importante valorizar nossos autores. Veja a seguir uma pequena parte de sua história.

 

Maurício de  Souza , brasileiro, nascido em Santa Isabel,SP. É um autor e cartunistas com  um talento ímpar e por isto se tornou um dos mais famosos no Brasil e também fora.É provavelmente o maior cartunista brasileiro voltado para o mundo infanto-juvenil, mas que agrada também os adultos sendo criador da  tão conhecida “ Turma da Mônica”. Seu trabalho é muito utilizado na educação pois seus temas são muito atuais e tratam de questões que nos deparamos diariamente como  amizade , companheirismo e muitos outros temas polêmicos como as drogas .

A ampliação do rol de leitores contribuiu para o autor ascender ao sexto mais admirado, segundo a Retratos da Leitura no Brasil. Sugestão de consulta: Sítio: "Carta na escola". Disponível em: <http://www.cartanaescola.com.br/single/show/256>. Acesso em: 14 de mar. 2014.

Aluna UCA

Professor trabalhe com seus alunos a ideologia transmitida nas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica:

Cascao e Cebolinha - a amizade

Fonte: Sítio: "Blog Turma da Crisma". Imagem disponível em: <http://turmadocrisma.blogspot.com.br/2011/02/cascao-cebolinha-em-amizade.html>. Acesso em: 13 de mar. 2014.

a) O valor da amizade: Projete a história no Data Show para toda a turma e depois peça que expressem o que entendem por amizade.

b) Drogas: Professor este tema é bem polêmico, real e abrange todas as esferas sociais, a escola tem o compromisso de  abordar e alertar para o problema das drogas  junto aos alunos. Propiciem um momento onde todos os alunos possam fazer a leitura  do gibi da Turma da Mônica que trata do tema sobre drogas.

Drogas - uma historia que precisa ter fim

Fonte: Sítio "UFBA". Imagem disponível em: <http://tecciencia.ufba.br/a-liga-de-candeias/blog/sugestao-de-leitura-2-turma-da-monica-drogas-uma-historia-que-precisa-ter-fim>. Acesso em: 13 de mar. 2014.

Professor para concluir este momento, proponha a seguinte atividade de pesquisa.

Pesquisa sobre drogas

Professor sugira a escola “uma parada” contra as drogas em que toda a escola se mobiliza ,  através das redes sociais compartilhando os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos alunos ressaltando  os danos que a mesma causa.

Aplicando o que aprendemos: produzindo uma história em quadrinhos

Professor, resgate alguns itens relativos á história em quadrinhos, tais como: linguagem utilizada, ilustração, balões, dentre outras. Depois, discuta com a turma sobre um tema para que possam criar uma história em quadrinhos.

O tema poderá ser um daqueles que foram debatidos, como por exemplo, “as drogas” ou então outro, que eles tenham interesse. Eles poderão pensar primeiro na história e depois a colocarem nos quadrinhos utilizando os recursos que aprenderam. Mas, deixe-os a vontade para decidirem o melhor caminho, assim você não inibe a criatividade deles.

Você poderá fazer uma tabela e distribuir para que utilizem como “quadrinhos”, ou deixar que criem sua própria tabela de quadrinhos.

Socializando

Professor, depois que os alunos concluírem as histórias, solicite que troquem entre os colegas e comentem sobre a história. Depois, faça uma exposição no mural do corredor da escola. Mas, lembre-se!

  • Coloque o título do trabalho;
  • Escreva o objetivo da atividade;
  • Identifique os autores e a data de publicação.
Recursos Complementares
  • Para consulta do professor:

Fonte: Sítio: "Alfabeto móvel". Disponível em: <http://lucianakerche.blogspot.com.br/2012/01/alfabeto-movel.html>. Acesso em: 12 de mar. 2014.

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização para todos: Diferentes percursos, direitos iguaisAno 1 – Unidade 7, Brasília: MEC, SEB, 2012.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles aperfeiçoaram a leitura e escrita, se conseguiram compreender melhor as tirinhas, além de conhecer as características deste gênero e aprender a usar onomatopeias e outros recursos presentes nas tirinhas. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Mauricio Martins da Silva, Igreja NOSSA Senhora de Lourdes , Rio de Janeiro - disse:
    mauriciomartinsdasilva@yahoo.com.br

    09/08/2016

    Cinco estrelas

    Amo a criatividade e espontaneidade de Maurício de Souza : Um verdadeiro talento brasileiro! Gosto dele desde criança, também sou artista de teatro e gosto de desenhar e escrever poesia. Comecei minha LICENCIATURA na UNIRIO no CURSO de ARTES-CÊNICAS e ainda não conclui! Gosto dessa aula que fala sobre amizade sincera e toca no assunto polêmico das dro gas . Li no dicionário do Aurélio a importante palavra:ENDORFINA , Substância produzida pelo organismo que causa Bem-Estar! Viva o Esporte!


  • marcia Silva, Escola particular , Minas Gerais - disse:
    marciasilva@hotmail.com

    06/05/2014

    Cinco estrelas

    Muito pertinente o tema e a abordagem foi muito criativa.Parabéns!!!!


  • BERNARDO JUNIOR SILVA LIMA ROCHA, Secretaria Municipal de Educação de MAGALHAES DE ALMEIDA , Maranhão - disse:
    b-junior_j@hotmail.com

    11/04/2014

    Cinco estrelas

    parabéns .. muito bom...


  • SILVANI PEREIRA DA SILVA, Secretaria Municipal de Educação de SANTA CRUZ DOS MILAGRES , Piauí - disse:
    silvanipereira20@gmail.com

    01/04/2014

    Quatro estrelas

    muito legal, parabens.....


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.