Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O corpo humano: dos sentidos à higiene

 

22/04/2014

Autor e Coautor(es)
LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Saúde Sensações
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprimorar a escrita, a leitura e a oralidade.
  • Conhecer as partes do corpo em geral.
  • Conhecer e experimentar os cinco sentidos.
  • Explorar o tato.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necessário que o aluno tenha domínio da leitura e da escrita ou esteja cursando o 2º ano  do Ensino Fundamental.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2. O que eu sei sobre o corpo humano?

Professor inicie a aula apresentando para os alunos um vídeo que retrata, em geral, os sistemas do corpo, de forma bem didática e de fácil entendimento para os alunos. Utilize o Data Show ou outro recurso disponível na escola. Vídeo: "Corpo humano - Smartkids". Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tmXMCOD2NOQ. Duração: 01min09seg. Acesso em 18 de março de 2014.

d

Imagem retirada pela autora do site: https://www.youtube.com/watch?v=tmXMCOD2NOQ. Acesso em 18 de março de 2014.

1. Após a apresentação, organize a turma em uma roda e faça uma reflexão do vídeo que assistiram, através de algumas perguntas motivadoras:

1) O que o vídeo retrata?

2) Como é o nosso corpo?

3) Quais são seus sistemas?

4) Qual a importância dos sistemas do corpo humano?

5) Temos partes internas e externas, quais são elas?

Professor para esta discussão explique para os alunos que dentro do corpo humano existem sistemas capazes de regular as funções vitais do organismo. Eles se inter-relacionam e estão ligados à realização de diversas atividades do ser humano. Além disso, vários processos químicos acontecem no interior do corpo e, com eles, podemos nos prevenir e regular os sistemas dos riscos à saúde ou danos físicos.

2. Para verificar o que os alunos conhecem sobre as partes do corpo, solicite aos alunos que formem grupos de quatro alunos e entregue a cada um grupo um cartaz com um boneco (corpo humano) desenhado e um envelope com fichinhas pequenas coloridas em branco. Nessas fichinhas eles deverão escrever o nome da parte do corpo que eles conhecem e pregar no lugar correspondente no boneco. Para pregar solicite os alunos para utilizar fita adesiva, para que no momento da correção eles possam alterar caso esteja errado.

Boneco em cartaz.

ss

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-4gVAx8XBqeE/TwfMcPMlvLI/AAAAAAAAAoU/IPf4m1kftzo/s1600/igreja%20como%20corpo.jpg. Acesso em 18 de março de 2014.

Envelope e as fichinhas coloridas.

j

Fonte: http://career-city.com/resumeimages/letter-envelope-10.jpg. Acesso em 18 de março de 2014.

h

Fonte: Imagem da própria autora.

Modelo de cartaz pronto com as fichas.

j

Fonte: Imagem da própria autora.

3. Depois de coladas as fichas nos bonecos, proponha aos alunos que preguem seus cartazes na parede para que a turma possa observar os outros trabalhos. Organize os alunos para que cada grupo por vez visite os demais trabalhos. Escolha um aluno de cada trabalho para ler as fichas que escreveram.

Professor, depois das apresentações, solicite aos alunos que recolham o boneco, que corrijam o trabalho. Desenhe no quadro o boneco, escreva o nome das partes do corpo que os alunos colocaram nos trabalhos e acrescente os outros nomes que não foram mencionados.

s

Fonte: http://www.construirnoticias.com.br/figuras/66/professora_escrevendo_quadro.jpg. Acesso em 19 de março de 2014.

4. Proponha aos alunos um desafio! Entregue para eles uma atividade que deverá ser realizada em casa. Solicite aos alunos que preencham o "Abecedário do corpo humano", colocando as partes do corpo humano com as letras do alfabeto. Ressalte com eles que somente será aceito partes do corpo externas.

Modelo de atividade

a

Fonte: Imagem da própria autora.

Professor, segue a sugestão de preenchimento da atividade: A: Perna; B: Boca; C: Cabeça; D: dedo; E: Pé; F: face; G: Barriga; H: Orelha; I: Cílios; J: Joelho; L: Olho; M: Ombro; N: Unha; O: Cabelo; P: Pescoço; Q: Quadril; R: Nariz; S: Sobrancelha; T: Testa; U: Umbigo; V: Cotovelo; X: Queixo e Z: Tornozelo.

Aula 3. Brincando e escrevendo sobre o corpo humano

1. Professor corrija com os alunos o desafio do "Abecedário do Corpo Humano". Observe se a turma conseguiu preencher a cruzadinha, se tiveram alguma dúvida ou se foi tranquilo fazer a atividade. Escreva no quadro as letras do alfabeto e preencha com a ajuda dos alunos para que eles possam corrigir se necessário. Solicite aos alunos que realizam a próxima atividade.

q

Fonte: Imagem da própria autora.

Solicite aos alunos apresentem suas frases para a socialização com a turma.

2. Vamos fazer rima? Aproveitando ainda as partes do corpo, divida os alunos em grupo, sorteie entre cada grupo 5 partes do corpo do Abecedário e proponha que os alunos escrevam em uma folha 3 palavras que rimam com cada parte do corpo.

Ex.: Quadril: barril; canil; abril. Pescoço: almoço; caroço; moço etc.

Liste no quadro, as rimas que os alunos anotaram e proponha aos alunos uma brincadeira de adivinhação. Mantenha os alunos nos grupos e sorteie qual grupo começará a fazer a mímica. A mímica será das palavras que rimam com as partes do corpo. Professor, escolha uma palavra que rima com uma determinada parte do corpo e repasse para o aluno fazer para os demais grupos, o grupo que acertar a palavra que rima ganhará um ponto e escolherá algum grupo para fazer a mímica. Ganha o grupo com mais pontos.

m

Fonte: http://deise.info/images/Vamosbrincardemmica_FA6C/jogodemimica.jpg. Acesso em 20 de março de 2014.

Aula 4. Conhecendo os sentidos - tato

Professor, explique para os alunos o que foi observado durante as aulas anteriores, que nosso corpo é composto de várias partes e tem funções importantes para nossa vida. Mas que, para esse corpo interagir com o ambiente, ele precisa de algum mecanismo. E esse mecanismo são os sentidos. Proponha aos alunos as seguintes dinâmicas abaixo relacionadas para explicar cada tipo de sentido de forma bem sucinta para, enfim, focar no tato.

h

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/-oDGzTFuwYCQ/UTO_JYJ9VuI/AAAAAAAAE-s/pn5kDoyrMZw/s1600/sentidos+%281%29.jpg. Acesso em 20 de março de 2014.

1. Professor para a primeira dinâmica, prepare potes tampados contendo no seu interior alimentos que exalam bastante cheiro como: pó de café, alho, cebola, cheiro verde etc. Divida os alunos em dois grupos e coloque potes de alimentos diferentes para cada um adivinhar. Finalizando a dinâmica explique que esse sentido é o olfato, que no dia a dia estamos próximos de vários tipos de cheiros: fumaça de carros, comida estragada, perfume. Comente com os alunos que vários animais utilizam o olfato para reconhecer um local ou outro animal por perto. O nariz é como uma caverna, com paredes recobertas de muco e no teto dessa caverna fica as membranas olfativas que captam os cheiros que entram pelo nariz e que é enviado para o cérebro.

s

Fonte: http://ensa.org.br/blog/wp-content/uploads/2013/05/imagem1-300x223.jpg. Acesso em 20 de março de 2014.

2. Para o sentido do paladar, coloque em copinhos alimentos azedos, salgados, doces e amargos. Divida a turma em duplas e distribua uma venda para cada dupla. Solicite que um aluno da dupla vende seus olhos e que o outro dê cada um dos copinhos de alimentos preparados anteriormente. Da mesma forma, segue a dinâmica para descobrirem o sentido do paladar. Explique aos alunos que ao colocarmos um tipo de alimento na boca e mastigamos, estamos espalhando suas substâncias na saliva. As papilas gustativas pegam os diferentes gostos e enviam essas sensações para o cérebro.

d

Fonte: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ14rR14Vxr2jjUKv_RQ2EF6iNVis-G_FpSpCFGa6x42_gdFLHm. Acesso em 20 de março de 2014.

3. Para o sentido da visão, entregue para cada aluno uma folha em branco e solicite que eles desenhem tudo que veem a sua volta. Ao final solicite que cada aluno explique resumidamente o que desenhou e explique para a turma que a bolinha preta no meio dos olhos é a pupila, é através dela que a luz entra no olho. A íris é a cor dos olhos da pessoa.

d

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000405/0000003404.jpg. Acesso em 20 de março de 2014.

4. Para trabalhar a audição, mantenha as crianças na sala de aula em silêncio, em seguida coloque uma música bem baixinha e aos poucos aumente o volume, deixe as crianças a vontade para dançar. Na hora que menos perceberem, desligue o som de uma vez. Explique para os alunos a importância do som, que o ouvido é  nosso órgão especializado em captar o som das ondas sonoras.

a

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000003894/md.0000042531.jpg. Acesso em 20 de março de 2014.

5. Por fim, trabalhe o tato. Coloque dentro de latas e potes elementos de diferentes texturas: gelatina, areia, água, algodão, pinha, dentre outros, e oriente os alunos para que, de olhos vendados, tentem reconhecer as propriedades destes elementos. Explique aos alunos que o tato é maneira como a gente "pega" o mundo pelas sensações da pele. Logo abaixo da pele, os neurônios sensoriais recebem e registram as sensações que chegam por ali, conduzindo o impulso ao sistema nervoso central.

h

Fonte: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcStr1iH9qnipnh3EVLKWqzxdMMe5q4MhnHx-h-9Zf99LXMbju4U. Acesso em 20 de março de 2014.

Aula 5. A história "Meus porquinhos"

1. Professor retome com os alunos o sentido tato retratando sua importante função no corpo humano. Apresente a história "Meus Porquinhos" do autor Audrey Wood. Disponível em: http://www.slideboom.com/presentations/339459/Meus-Porquinhos_livro-literatura-infantil. Acesso em 21 de março de 2014. Utilize o Data Show ou outro recurso de projeção disponível na escola.

d

Imagem retirada pela autora do site: http://www.slideboom.com/presentations/339459/Meus-Porquinhos_livro-literatura-infantil. Acesso em 21 de março de 2014.

2. Proponha aos alunos uma roda de discussão com algumas perguntas norteadoras:

1) Qual a parte do corpo que a história foca?

2) O que os porquinhos representam?

3) Porque o autor utilizou o porco?

4) Quais são os adjetivos que os dedos recebem?

Vamos comparar nossos dedos? Professor proponha que os alunos comparecem seus dedos com as características que a história traz. Apresente um desafio para os alunos chamado "Vamos nomear nossos dedos"? Entregue para cada aluno uma folha em branco, solicite que cada aluno coloque a mão na folha e contorne-a com o lápis, escrevendo o nome de cada dedo. Sugira aos alunos que, ao terminarem seus desenhos, fixem sua folha no quadro negro.

Ao final da atividade explique e nomeie os dedos: polegar, indicador, dedo médio, anular e mindinho.

Fonte: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSV7t57y9Z9ALH9-X1L5yVuogE0uyySW27mRArjQ9X8q46s1ef7zw. Acesso em 21 de março de 2014.

3. Relembre com os alunos as sensações percebidas pela mãos/dedos na história (calor e frio). Liste no quadro em quais situações temos a sensação de calor e frio. Depois retome dois momentos que trata da higiene das mãos (limpinhos e imundos) e liste as ocasiões que nossas mãos ficam dessa maneira. Explique para os alunos o quanto é importante a higiene do corpo e especialmente das mãos, pois se não cuidarmos da nossa higiene teremos contato direto com germes que poderão acarretar várias doenças como: constipações, gripes, diarreias etc.

Pergunte para os alunos se eles têm o hábito de higienizar as mãos? Em que momentos? Liste no quadro os momentos ideais para essa higienização:

1) Antes e após manusear e comer alimentos.

2) Antes e após utilizar o banheiro.

3) Após soar o nariz, tossir ou espirrar.

4) Após tocar em animais e seus dejetos.

5) Antes e após visitar enfermos.

http://belezachic.com.br/wp-content/uploads/Higieniza%C3%A7%C3%A3o-das-m%C3%A3os-3.jpg

Fonte: http://belezachic.com.br/wp-content/uploads/Higieniza%C3%A7%C3%A3o-das-m%C3%A3os-3.jpg. Acesso em 21 de março de 2014.

4. Vamos praticar essa higienização? Professor leve os alunos para o banheiro da escola, se necessário em grupos separados e ensine a maneira correta de se higienizar as mãos.

Sugestão de passo a passo para a higienização das mãos:

Fonte: http://www.accamargo.org.br/files/Arquivos/higienizacao-das-maos.jpg. Acesso em 21 de março de 2014.

5. Apresente para os alunos o vídeo "Higiene e saúde". Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=k2z0ppvRqEY. Acesso em 21 de março de 2014. Duração: 07min47seg.

Imagem retirada pela autora do site: http://www.youtube.com/watch?v=k2z0ppvRqEY. Acesso em 21 de março de 2014.

6. Para finalizar o conteúdo e as aulas, solicite aos alunos que escrevam no caderno 10 tópicos que se relacionam com o tema das aulas. Depois, proponha aos alunos que socializem sua atividade com os demais. Em roda, solicite aos alunos que entreguem sua atividade para o colega sentado à sua direita. Faça essa dinâmica até todos lerem as atividades dos colegas. Após a leitura proponha aos alunos que ressaltem quais tópicos mais apareceram nas atividades e se eles são importantes para o aprendizado da aula.

Recursos Complementares

Higiene das mãos. Disponível em: http://www.anci.pt/higiene-das-maos. Acesso em 22 de março de 2014.

Trabalhando os sentidos com as crianças. Disponível em: http://falandodaeducacao.blogspot.com.br/2009/07/trabalhando-os-sentidos-com-as-criancas.html. Acesso em 22 de março de 2014.

Avaliação

Observar a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles conseguiram interpretar a história, entender e identificar o nome dos dedos e a importância da higienização do corpo; se contribuíram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se conseguiram desenvolver a habilidade da escrita, leitura e oralidade; se conseguiram verbalizar sobre suas impressões e percepções a cerca do tema. Registre suas observações para orientar seu planejamento.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.