Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Personal profile

 

03/04/2014

Autor e Coautor(es)
ANA CLAUDIA CUNHA SALUM
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ler um texto sobre uma pessoa e preencher um quadro, usando informações pessoais contidas no texto.
  • Preencher um quadro com as próprias informações pessoais.
  • Elaborar um texto, a partir de fatos pessoais.
  • Ouvir um texto e preencher formulário sobre informações pessoais de pessoas famosas.
Duração das atividades
2 módulos de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para essa aula, é necessário que os alunos tenham um conhecimento prévio sobre as estruturas básicas do inglês, tais como, presente simples do verbo to be, adjetivos, artigos e pronomes. 

Estratégias e recursos da aula
  • Atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos.
  • Utilização de textos, imagens e atividade de compreensão auditiva, veiculados na internet.
  • Atividades impressas.
  • Recursos multimídia.

 

MÓDULO 1

 

                                              MY PERSONAL PROFILE

 

                                                     at

Fonte: https://www.google.com.br/search?site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=personal+profile&oq=personal+profile&gs_l=img.1.0.0j0i24l6.1269.3393.0.4823.16.12.0.3.3.0.425.

1812.5j4j1j1j1.12.0....0...1ac.1.37.img..5.11.811.dIEEQ-h46-Y#facrc=_&imgdii=_&imgrc=xyEY8XzqlOY23M%253A%3BRRNpC_KMOr_lKM%3Bhttp%253A%252F%252Fcdn.tradebit.org%252Fusr%252Fmaster-resell-rights%252Fpub%252F9002%252F8632322_IMAGE.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.tradebit.com%252Ffiledetail.php%252F8632322-

unisex-personal-profile-flash-website-template%3B467%3B400 (Acesso em: 21/03/2014).

 

ATIVIDADE 1

No laboratório de informática, projete no datashow, o seguinte texto aos alunos e dê alguns minutos para que realizem a leitura individual e silenciosamente. Ao circular pela sala, ajude com o vocabulário, quando necessário. Em seguida, peça para que os alunos se revezem na leitura do texto em voz alta, observando, nesse momento, a pronúncia correta das palavras. 

                                  ALL ABOUT ME

My name is Valerie Martinez. I’m 25 years old and I am catholic. My birthday is the 5th of January. I’m a secretary at Franklin High School. I was born in Sacramento, California and I live in Stockton, California, at 2718 Louis Ct., zip code 95203. I live there with my husband, his name is Carlos Fernandez, and our anniversary is the 8th of June. My school is University of the Pacific (UOP), I studied at that college. I studied languages and learned to speak Spanish, English, French and German.  I like reading in all languages, one of my favorite books is called A Thousand Splendid Suns. When I have spare time, I also like to watch movies, one of my favorite movies is Forest Gump, especially when he says “Life is like a box of chocolates, you never know what you’re going to get.” I also like watching Bones and Friends on television. On weekends, my husband and I go to clubs, we like to listen and dance salsa and hip hop. When we’re tired, we don’t go out; we just play poker or monopoly.   I think everyone should enjoy their life like we do, like my grandmother used to say “Life’s too short to be sad.”

Fonte:http://busyteacher.org/12744-all-about-me.html  (Acesso em: 21.03.2014).

 

Após a leitura, distribua o formulário, a seguir, e peça para que os alunos, em duplas,  preencham-no, baseando-se nas informações contidas no texto. Depois de alguns minutos, realize a correção, observando sempre a participação e o envolvimento de todos, durante a realização das atividades sugeridas. 

 

                at

Imagem disponível em: http://busyteacher.org/12744-all-about-me.html  (Acesso em:  21.03.2014).

 

ATIVIDADE 2

       

Projete no data show a imagem abaixo e faça a seguinte pergunta:

 

Look at the picture. What can you see?

 

De acordo com o nível de proficiência da turma, as discussões podem ser em português, mas é importante que o vocabulário pertinente ao tema da aula seja em inglês, por exemplo, idade, nacionalidade, aparência física, dentre outros.  

 

at

Fonte: https://www.google.com.br/search?site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=garotos&oq=garotos&gs_l=img.3...834.2478.0.3774.7.4.0.3.3.0.231.549.2j1j1.4.0....0...1ac.1.37.img..

4.3.360.rbolxDpLNig#facrc=_&imgdii=_&imgrc=p83Gh5Of_XEOpM%253A%3BPo2FcnprL-zveM%3Bhttp%253A%252F%252Frecadoface.com.br%252Fimagens

%252Ffacebook-garotos-lindos-fotos-a35e1d.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Frecadoface.com.br%252Ffacebook%252Fgarotos-lindos-fotos%3B436%3B300

(Acesso em 20.03.2014).

 

Em seguida, projete o quadro, a seguir, que contém informações pessoais sobre o adolescente representado na imagem. Peça para que os alunos leiam em voz alta o quadro, tirando as dúvidas em relação ao vocabulário e à pronúncia.

 

Personal Details

 

Nationality & Home

 

Personal Appearance

 

School:

 

Hobbies & Interests

 

Food & Drink

 

First Name:Mike

 

Nationality: American

 

Height:1.42

 

Name: GeorgeWashington High School

 

Main Hobby: sports

 

You like:fruit

 

Surname: Harrison

Town or City: Boston

 

Hair colour: brown

 

Located in:centre of Boston

 

Favourite sport: soccer

 

You don’t like: fish and eggs

 

Birthday: March 14th

You live with: mother and father

 

Eyes: brown

How many subjects:7

 

Sports you don’t like: baseball

 

Favourite Food: hamburgers and French       fries

 

Age:13

Brothers or sisters:two sisters

 

You like: English and History

 

Why? boring

Favourite Drink: sodas (Pepsi)

 

 

 

You don’t like: Science

 

 

 

Após a leitura, distribua o texto, a seguir, e peça para que o completem, utilizando-se das informações do quadro. Para a correção, solicite a leitura do texto em voz alta e escreva as respostas no quadro, facilitando a correção para os alunos. 

Mike’s Personal Profile

My name´s .................................. . My birthday is on ..................................... . I´m not British.; I´m ............................ I live in ............................,  Massachusetts, USA. I live with my ................. and ..................... I have ....................... sisters. But they don´t live with us. They live in Ohio, because they go to the university. I´m ....................... years old and I´m .......................... metres height. My ....................... is short and ............................... . My eyes are .......................... , too.  I.go to George Washington................... in the............................ . I have got a lot of friends there.

In my class we have got ...................... subjects. I like ............................................, but I don´t like ..................................... . My favourite sport is.......................... I enjoy. very much. But I...........................baseball  because it’s………..……! I like eating........................... But hamburgers................................. ................... are my favourite food. I hate...................................... . I like drinking……………….specially……………….. .

Atividades adaptadas do site: http://busyteacher.org/10844-simple-present-personal-profile.html  (Acesso em: 21.03.2014).

 

MÓDULO 2

ATIVIDADE 3

Professor, acesse a atividade de compreensão auditiva, contida no sitehttp://www.famouspeoplelessons.com/a/angelina_jolie.html  (Acesso em 21.03.2014), e peça para os alunos ouvirem uma breve biografia sobre a celebridade Angelina Jolie, uma famosa atriz americana.

 

Como atividade prévia, troque algumas informações sobre a vida da atriz, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre ela e escrevendo no quadro algumas palavras que podem estar contidas no listening, facilitando a compreensão. Em seguida, repita o listening mais de uma vez, solicitando a eles que escrevam as palavras ou ideias que conseguem identificar. Depois de repetir a atividade, algumas vezes, verifique o que os alunos conseguiram compreender.

 

at

Imagem da tela inicial do site sugerido.

 

ATIVIDADE 4

Entregue o seguinte exercício impresso aos alunos. Dê alguns minutos para que possam ler o texto, e, em seguida, solicite a eles que completem a biografia da atriz. Repita o listening mais duas vezes, possibilitando que completem todos os espaços em branco. Para a correção, peça para que cada aluno leia uma frase, revezando a participação. Durante a leitura, verifique possíveis problemas com vocabulário e pronúncia das palavras.     

LISTENING GAP FILL

Angelina was born in LA in 1976. She loved movies and started acting classes ______________________ movie stardom. She was rebellious and became a punk with ______________________. Her movie career took off in 1997 and within a few years she had won an Oscar. Her 2001 role as Lara Croft in the blockbuster “Tomb Raider” ______________________ fame.

Angelina ______________________ to acting. She became involved in humanitarian work while filming in Cambodia. She is now a UN Goodwill Ambassador, visiting refugee ______________________. She donates large sums of money to help the plight of underprivileged people. She has _________________________ to highlight world problems.

Unfortunately, Jolie’s personal life ______________________ her other pursuits. The tabloids ______________________ relationships, especially the current one with Brad Pitt. The couple ______________________ Brad and Angelina but as “Brangelina”. The ______________________ with what they eat and drink than the important humanitarian work Angelina continues to do.

Helping other people ______________________ Angelina. In 2001, she said: “We cannot close ourselves off…and ignore the fact that millions of people ______________________.” In addition to acting awards, she has ________________________ her humanitarian work. She became the first winner of the UN’s Citizen of the World Award. It ______________________ accolades will follow.

Fonte: http://www.famouspeoplelessons.com/a/angelina_jolie.html (Acesso: em 21.03.2014)

 

 

 

 



 

Recursos Complementares

Para outros sites com biografias de celebridades, acesse:

 http://www.aj.cz/celeb.htm  (Acesso em: 21.03.2014).

Para outras sugestões de atividades, acesse:

http://busyteacher.org/8387-personal-profile-worksheet.html  (Acesso em: 21.03.2014).

Avaliação

A avaliação deve ser processual, observando o envolvimento dos alunos durante todos os momentos da aula.

 

Como avaliação formal, peça para que os alunos elaborem um quadro com suas próprias informações pessoais e, em seguida, elaborem um texto com informações do quadro, tal com realizado nas Atividades 1, 2 e 3 da aula.

 

Verifique se os alunos fizeram uso do vocabulário introduzido na aula e se o expandiram. Os profiles produzidos poderão ser publicados em uma plataforma virtual, criada para esse fim e apresentado oralmente aos demais colegas. Observe a fluência e a pronúncia correta das palavras durante a leitura do texto. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.