03/04/2014
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Para essa aula, é necessário que os alunos tenham um conhecimento prévio sobre as estruturas básicas do inglês, tais como, presente simples do verbo to be, adjetivos, artigos e pronomes.
unisex-personal-profile-flash-website-template%3B467%3B400 (Acesso em: 21/03/2014).
ATIVIDADE 1
No laboratório de informática, projete no datashow, o seguinte texto aos alunos e dê alguns minutos para que realizem a leitura individual e silenciosamente. Ao circular pela sala, ajude com o vocabulário, quando necessário. Em seguida, peça para que os alunos se revezem na leitura do texto em voz alta, observando, nesse momento, a pronúncia correta das palavras.
Fonte:http://busyteacher.org/12744-all-about-me.html (Acesso em: 21.03.2014).
Após a leitura, distribua o formulário, a seguir, e peça para que os alunos, em duplas, preencham-no, baseando-se nas informações contidas no texto. Depois de alguns minutos, realize a correção, observando sempre a participação e o envolvimento de todos, durante a realização das atividades sugeridas.
Imagem disponível em: http://busyteacher.org/12744-all-about-me.html (Acesso em: 21.03.2014).
ATIVIDADE 2
Projete no data show a imagem abaixo e faça a seguinte pergunta:
Look at the picture. What can you see?
De acordo com o nível de proficiência da turma, as discussões podem ser em português, mas é importante que o vocabulário pertinente ao tema da aula seja em inglês, por exemplo, idade, nacionalidade, aparência física, dentre outros.
(Acesso em 20.03.2014).
Em seguida, projete o quadro, a seguir, que contém informações pessoais sobre o adolescente representado na imagem. Peça para que os alunos leiam em voz alta o quadro, tirando as dúvidas em relação ao vocabulário e à pronúncia.
Personal Details
|
Nationality & Home
|
Personal Appearance
|
School:
|
Hobbies & Interests
|
Food & Drink
|
First Name:Mike
|
Nationality: American
|
Height:1.42
|
Name: GeorgeWashington High School
|
Main Hobby: sports
|
You like:fruit
|
Surname: Harrison |
Town or City: Boston
|
Hair colour: brown
|
Located in:centre of Boston
|
Favourite sport: soccer
|
You don’t like: fish and eggs
|
Birthday: March 14th |
You live with: mother and father
|
Eyes: brown |
How many subjects:7
|
Sports you don’t like: baseball
|
Favourite Food: hamburgers and French fries
|
Age:13 |
Brothers or sisters:two sisters |
|
You like: English and History
|
Why? boring |
Favourite Drink: sodas (Pepsi) |
|
|
|
You don’t like: Science |
|
|
Após a leitura, distribua o texto, a seguir, e peça para que o completem, utilizando-se das informações do quadro. Para a correção, solicite a leitura do texto em voz alta e escreva as respostas no quadro, facilitando a correção para os alunos.
Mike’s Personal Profile
My name´s .................................. . My birthday is on ..................................... . I´m not British.; I´m ............................ I live in ............................, Massachusetts, USA. I live with my ................. and ..................... I have ....................... sisters. But they don´t live with us. They live in Ohio, because they go to the university. I´m ....................... years old and I´m .......................... metres height. My ....................... is short and ............................... . My eyes are .......................... , too. I.go to George Washington................... in the............................ . I have got a lot of friends there.
In my class we have got ...................... subjects. I like ............................................, but I don´t like ..................................... . My favourite sport is.......................... I enjoy. very much. But I...........................baseball because it’s………..……! I like eating........................... But hamburgers................................. ................... are my favourite food. I hate...................................... . I like drinking……………….specially……………….. .
Atividades adaptadas do site: http://busyteacher.org/10844-simple-present-personal-profile.html (Acesso em: 21.03.2014).
ATIVIDADE 3
Professor, acesse a atividade de compreensão auditiva, contida no site: http://www.famouspeoplelessons.com/a/angelina_jolie.html (Acesso em 21.03.2014), e peça para os alunos ouvirem uma breve biografia sobre a celebridade Angelina Jolie, uma famosa atriz americana.
Como atividade prévia, troque algumas informações sobre a vida da atriz, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre ela e escrevendo no quadro algumas palavras que podem estar contidas no listening, facilitando a compreensão. Em seguida, repita o listening mais de uma vez, solicitando a eles que escrevam as palavras ou ideias que conseguem identificar. Depois de repetir a atividade, algumas vezes, verifique o que os alunos conseguiram compreender.
Imagem da tela inicial do site sugerido.
ATIVIDADE 4
Entregue o seguinte exercício impresso aos alunos. Dê alguns minutos para que possam ler o texto, e, em seguida, solicite a eles que completem a biografia da atriz. Repita o listening mais duas vezes, possibilitando que completem todos os espaços em branco. Para a correção, peça para que cada aluno leia uma frase, revezando a participação. Durante a leitura, verifique possíveis problemas com vocabulário e pronúncia das palavras.
Angelina was born in LA in 1976. She loved movies and started acting classes ______________________ movie stardom. She was rebellious and became a punk with ______________________. Her movie career took off in 1997 and within a few years she had won an Oscar. Her 2001 role as Lara Croft in the blockbuster “Tomb Raider” ______________________ fame.
Angelina ______________________ to acting. She became involved in humanitarian work while filming in Cambodia. She is now a UN Goodwill Ambassador, visiting refugee ______________________. She donates large sums of money to help the plight of underprivileged people. She has _________________________ to highlight world problems.
Unfortunately, Jolie’s personal life ______________________ her other pursuits. The tabloids ______________________ relationships, especially the current one with Brad Pitt. The couple ______________________ Brad and Angelina but as “Brangelina”. The ______________________ with what they eat and drink than the important humanitarian work Angelina continues to do.
Helping other people ______________________ Angelina. In 2001, she said: “We cannot close ourselves off…and ignore the fact that millions of people ______________________.” In addition to acting awards, she has ________________________ her humanitarian work. She became the first winner of the UN’s Citizen of the World Award. It ______________________ accolades will follow.
Fonte: http://www.famouspeoplelessons.com/a/angelina_jolie.html (Acesso: em 21.03.2014)
Para outros sites com biografias de celebridades, acesse:
http://www.aj.cz/celeb.htm (Acesso em: 21.03.2014).
Para outras sugestões de atividades, acesse:
http://busyteacher.org/8387-personal-profile-worksheet.html (Acesso em: 21.03.2014).
A avaliação deve ser processual, observando o envolvimento dos alunos durante todos os momentos da aula.
Como avaliação formal, peça para que os alunos elaborem um quadro com suas próprias informações pessoais e, em seguida, elaborem um texto com informações do quadro, tal com realizado nas Atividades 1, 2 e 3 da aula.
Verifique se os alunos fizeram uso do vocabulário introduzido na aula e se o expandiram. Os profiles produzidos poderão ser publicados em uma plataforma virtual, criada para esse fim e apresentado oralmente aos demais colegas. Observe a fluência e a pronúncia correta das palavras durante a leitura do texto.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!