09/10/2009
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Conhecer o Hai-kai, gênero poético de origem japonesa, que tem a síntese como característica principal.
Perceber que muitas ideias podem ser expressas em poucas palavras.
Expressar de maneira singular e sintética uma impressão, um conceito qualquer.
Desenvolver a leitura e a escrita de textos poéticos, tendo o Hai-kai como modelo.
Exercitar a linguagem oral para expressar a poesia contida nos versos.
O professor deverá rever o conceito de sílaba gramatical para introduzir a noção de sílaba poética. Tal noção deverá ser introduzida durante as atividades, não antes de desenvolvê-las.
1) Os Hai-kais podem ser apresentados nos livros, mas também transcritos em folhas de papel separadas, ou lidos em: http://www.fisica.ufpb.br/~romero/port/ga_hkbrasileiros.htm#Mil
2) Papel e caneta hidrocor colorida ou lápis de cera colorido, fita crepe
3) Bibliografia de Hai-kais
Sugestão de Bibliografia/Discografia:
BRASIL, Mário Lima (1995). Contos em cantos do Japão. Cd. Manaus. Estúdios Mix House.
FERNANDES, Millôr (2000) Hai-kais. Porto Alegre. L&PM Pocket.
NETO, Miguel Sanches. Abandono: Hai-kais (s/d). Ponta Grossa. Edições do Autor.
RIOS, Maria da Graça. Hai-cai balão (1991). Belo Horizonte: Miguilim.
RUIZ, Alice. Desorientais: hai-kais (1996). São Paulo: Iluminuras.
SOUZA, Ângela Leite de. Lição das horas (s/d). Belo Horizonte: Miguilim.
Aula 1
Atividade 1 – 50 minutos
1º. Momento - Sugestões para introdução do tema
Distribuição dos livros para os alunos lerem os Hai-Kais.
Leitura oral pelos alunos.
Caracterizar a composição dos Hai-Kais, explicando aos alunos que este tipo de poema possui uma estrutura de 5, 7 e 5 versos, o que não significa que obedecem à sua forma original.
2º Momento - Em seguida, o professor deve escandir um Hai-kai na lousa, explicando as sílabas poéticas para os alunos. Por exemplo, poderá ser escandido o seguinte verso para mostrar a métrica de um Hai-kai:
Onde anda o luar/ nesta noite escura dentro/ do meu coração?
1 2 3 4 5
On/dean/dao/lu /ar/
1 2 3 4 5 6 7
Nes /ta/ noi/tees/cu/ra/ den/tro
1 2 3 4 5
do/ meu/ co/ ra/ ção
Aula 2
Atividade 1 – 50 minutos
1º. Momento - O professor deverá registrar, em papéis soltos, A4, por exemplo, vários Hai-kais, sendo um em cada folha. Em círculo, os alunos, assentados, passam os Hai-kais para todos serem lidos. Esta atividade tem a duração de pelo menos 15 minutos. O ideal é que a leitura seja feita com um fundo musical com músicas japonesas (Vide sugestão bibliografia/discografia).
2º. Momento: Após procederem à leitura dos Hai-kais, cada aluno escolhe um poema de que mais gostou e transcreve-o para um papel, com lápis de cera ou canetinhas coloridas, com letras grandes, de forma, para que todos possam enxergar de longe. O colega não pode ver a transcrição. O professor mistura todos eles para que as escolhas não sejam reveladas e, com a ajuda dos alunos, cola-os com fita crepe, em uma parede da sala.
Aula 3
Atividade 1 – 50 minutos
Colados os Hai-kais na parede da sala, os alunos voltam ao círculo novamente. A proposta é que cada aluno descubra qual Hai-kai foi escolhido pelo colega. Para tanto, um colega se dirige a outro e diz objetivamente, sinteticamente, o que a linguagem do poema escolhido quer expressar, para que o outro adivinhe a sua escolha. O grupo tenta, então, descobrir o Hai-kai escolhido, exercitando a linguagem oral que traduz a expressão poética contida naqueles versos. E assim, vão traduzindo as imagens presentes nos Hai-kais, não somente de forma pensada, mas também sentida. Os alunos poderão se utilizar de expressões sinônimas ou ainda representar a palavra/ o poema, gestualmente, sem propriamente dizê-lo. Busca-se com esta atividade a tentativa de captar a essência deste tipo de poesia contemplativa, explorando a capacidade na elaboração da expressão subjetiva.
Aula 4
Atividade 1
Os alunos arriscam a escrita de Hai-kais. Eles não precisam escrever com a perfeição da métrica japonesa, mas devem empregar palavras que podem representar ou resumir uma impressão, um conceito subjetivo. O professor deverá incentivá-los a buscar a expressão de uma ‘imagem’ por meio da escrita breve de um momento, de uma impressão so bre um fato específico ou uma manifestação da natureza. Por exemplo, para motivar a escrita, pode dizer:
O que dizer de um mo mento em que seu olhar, absorto e atento, capta o movimento de uma folha que se desprende do galho de uma árvore e, serena e leve, pousa sob a grama do jardim?O que dizer daqueles pardais, naquele parque, que trazem seus filhotes para brincar na areia, em plena terça-feira?O que dizer daquela enorme língua babenta da vaca naquele lugar sem nome?
Transcrevo abaixo alguns textos escritos pelos alunos:
1 2 3 4
Onde passa a luz A noite desce A vida suprime O pássaro voa alto
neste dia claro o dia cai o sol, a vida dispara em direção ao horizonte
fora de meu coração morres e não sabes mais a pura ilusão ao chegar, uma lágrima cai
5 6 7
Surgiu Onde andas vagalume Um grande medo
Aconteceu que ilumina minha noite é como se desculpam
morreu diante dos olhos dourados do tigre nem sempre alegre seres medíocres
Observamos que o Hai-kai número 3 foi construído com a métrica japonesa: 5,7,5 versos, o que não ocorre com os demais. Mas o que vale mesmo é brincar com o ritmo e as formações/exp ressões poéticas breves e instan tâneas que contribuem para a rica polissemia das palavras. Vamos escandir o terceiro Hai-kai, lembrando que a última sílaba métrica de cada verso é sempre a última sílaba tônica da palavra.
1 2 3 4 5
A/ vi / da/ su / pri/ me
1 2 3 4 5 6 7
o / sol / a / vi / da/ dis/ pa / ra
1 2 3 4 5
a/ pu/ ra i / lu / são
Recursos Complementares. O professor poderá ler com os alunos os haikais japoneses e brasileiros nos seguintes links.
http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/1350018
O professor poderá avaliar a leitura expressiva, a escrita e a capacidade de elaboração de uma comunicação subjetiva que expresse conceitos e idéias, do ponto de vista da linguagem poética, a partir da estrutura dos Hai-kai estudados.
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