22/04/2014
ELIZABET REZENDE DE FARIA E LEANDRO REZENDE
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Sabemos que a legislação proíbe os adolescentes de fumarem, mas, por outro lado, percebemos a existência de um grave desrespeito ao seu cumprimento. Portanto, é importante refletir com os alunos sobre este importante tema, com cuidado e sem interferir diretamente nas possíveis atitudes que eles venham a tomar. A função do professor é fornecer oportunidades e fundamentação teórica para as discussões, assim como mediá-las.
MÓDULO 1: Apresentação e desenvolvimento do tema
Atividade 1:
Para o professor:
1) Apresente a seguinte questão para problematizar a discussão: Os males causados pelo cigarro são bem conhecidos. Como o cigarro age no organismo e causa esses males?
Imagem disponível em: http://clinicaalamedas.files.wordpress.com/2013/06/cigarro-causa-ansiedade-2013.jpg. Acesso em 21 de março de 2014.
2) Registre no quadro os males citados pelos alunos.
3) É importante que, sendo fumantes ou não, os alunos devem ter esses conhecimentos. Possivelmente, os alunos dirão: câncer, impotência, enfisema, bronquite.
Atividade 2:
Para o professor:
1) Após a lista de males, organize a sala em grupos de acordo com a quantidade de males citados pelos alunos.
2) Solicite aos alunos que façam uma pesquisa sobre os males causados pelo cigarro. Cada grupo ficará responsável por pesquisar um dos males citados por eles. Faça um sorteio dos temas entre os grupos.
3) A pesquisa poderá ser realizada no Laboratório de Informática da escola ou em casa. Caso ocorra em casa, é interessante que os alunos tragam o material pesquisado para trabalharem em sala de aula.
4) Organize um roteiro de pesquisa que deverá abordar: o tipo de malefício causado pelo cigarro; o número de casos de óbitos relacionados ao tipo de malefício; imagens das consequências do malefício para o organismo humano.
5) Informe aos alunos que cada grupo deverá organizar o material pesquisado em uma apresentação, podendo utilizar data show ou cartazes, de acordo com a disponibilidade de equipamento da escola.
6) Agende o dia da socialização com os alunos.
7) Sugestão de site para pesquisa dos alunos:
- Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/inca/portal/home. Acesso em: 22 de março 2014.
Neste site, os alunos encontrarão uma grande quantidade de informações sobre o tabagismo.
MÓDULO 2: Debate
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-3kgYAa3Du1U/UAXQr1ycDvI/AAAAAAAAJKo/BUCYFxC1zwg/s400/cigarro+EM+AMBIENTE+FECHADO.jpg. Acesso em 22 de março de 2014. Acesso em: 22 de março 2014.
Para o professor:
1) Após a apresentação, discuta com os alunos que devido aos males causados pelo cigarro, alguns estados brasileiros têm proibido o uso de cigarros em locais públicos fechados.
2) Continue a discussão propondo um debate com os alunos sobre se são favoráveis ou não a esta legislação, qual a contribuição desta legislação para diminuição do número de fumantes e que argumentos usam para defender suas opiniões.
3) Organize a sala em dois grandes grupos: Grupo dos favoráveis a legislação e Grupo dos não favoráveis a legislação.
4) Informe que os alunos deverão pesquisar sobre o assunto em casa ou no Laboratório de Informática e organizar a forma como apresentarão os argumentos. A pesquisa também deverá trazer
5) Destine um tempo em sala de aula para que os alunos organizem os argumentos.
6) Agende o dia para o debate. Sugestão de dinâmica para a ação pedagógica proposta: Júri Simulado. Para maiores informações acesse o site: Como fazer um júri simulado. Disponível em: http://www.mundojovem.com.br/dinamicas/como-fazer-um-juri-simulado. Acesso em 04 de abril de 2014.
7) Organize a sala de aula ou outro espaço de forma que os grupos fiquem de frente um para o outro.
8) Após o debate, organize no quadro, juntamente com os alunos (do grupo júri popular, conforme orientação da dinâmica Júri Simulado), uma lista dos argumentos apresentados pelos grupos.
9) Sugestões de sites para a pesquisa sobre a legislação:
- NUBLAT, Johanna. FALCÃO, Márcio. A indústria está esperneando. Disponível em: http://saude-joni.blogspot.com.br/2012/07/industria-da-morte-esta-esperneando.html. Acesso em 22 de março de 2014.
- Lei 9294/96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9294.htm. Acesso em 22 de março de 2014.
- Portal da Lei antifumo. Disponível em: http://www.leiantifumo.sp.gov.br/. Acesso em 22 de março de 2014.
- VARELLA, Drauzio. Fumo em lugares fechados. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/tabagismo/o-fumo-em-lugares-fechados-3/. Acesso em 22 de março de 2014.
MÓDULO 3: Campanha "O cigarro e a saúde"
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_4kneY9PLoXA/TMDHwdsgIbI/AAAAAAAAAQQ/jYNm6HkZ4HM/s320/antifu.jpg. Acesso em 22 de março de 2014.
Para o professor:
- A atividade poderá ser realizada em parceria com o professor de Língua Portuguesa e Artes Visuais. O professor de Língua Portuguesa poderá trabalhar com os alunos a organização das ideias em cartazes e o professor de Artes Visuais, a parte de imagens.
1) Organize os alunos em grupos de até 4 pessoas.
2) Proponha aos alunos a produção de cartazes a partir do tema "O cigarro e a saúde".
3) Os cartazes poderão ter imagens, frases curtas, gráficos.
4) Organize uma exposição dos cartazes na escola. Se possível, durante os intervalos, possibilitando que todos da escola participem.
5) Além dos cartazes, proponha aos alunos que reúnam as informações, das pesquisas para o debate e para a campanha, em um blog.
- Acesse a aula das professoras Walleska Bernardino Silva e Eliana Dias para a criação do blog. Criando um blog. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20258. Acesso em 22 de março de 2014.
Professor, sugira os seguintes materiais para os alunos:
-Filme: Obrigada por não fumar.(Estados Unidos, 2006). Duração: 1h24min48seg. Disponível em: http://www.filmesonlinegratis.net/obrigado-por-fumar-dublado.html. Acesso em 04 de abril de 2014.
- Blog: Cigarros & Cigarros. Disponível em: http://cigarrosecigarros.blogspot.com.br/. Acesso em 22 de março de 2014.
Em relação aos aspectos qualitativos, os alunos poderão ser avaliados por meio da participação, atitude, comprometimento e organização durante as atividades propostas. Como meio de avaliação quantitativa, utilize a apresentação da pesquisa, o debate e a campanha. Avalie o conteúdo da pesquisa, a capacidade de argumentação no debate, a criatividade e organização das ideias na campanha.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!