Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Adjective order

 

03/04/2014

Autor e Coautor(es)
ANA CLAUDIA CUNHA SALUM
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

conhecer e identificar adjetivos;

saber o que são adjetivos, sua função e o seu uso correto na frase;

posicionar corretamente os adjetivos nas frases, a partir de certas regras gramaticais

Duração das atividades
2 módulos de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

São necessários alguns conhecimentos prévios da parte dos alunos, como o das seguintes estruturas básicas do inglês: pronomes, verbos e adjetivos. 

Estratégias e recursos da aula
  • Recursos multimídia, como data show, plataformas virtuais; slides; vídeos; links.
  • Cartazes;
  • jogos;
  • Imagens e atividades veiculadas pela internet.
  • Atividades impressas;
  • atividades online

 

 

                                              ADJECTIVE ORDER

 

                                                                                     at

Fonte: https://www.google.com.br/search?site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=adjectives+order&oq=ADJECTIVES+OR&gs_l=img.1.0.0j0i24l4.1360.2957.0.6569.13.10.0.3.3.1.226.

1025.6j3j1.10.0....0...1ac.1.37.img..2.11.634.JLYnS1y3DgY#facrc=_&imgdii=_&imgrc=nIWMGG1zSpI2fM%253A%3B0e2EFwp5UFgO2M%3Bhttp%253A%252F%

252Fwww.teachthis.com.au%252Fimages%252Fuploads%252Fproducts%252F1361420907Order_of_Adjectives_Img.png%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.

teachthis.com.au%252Fproducts%252Fview-resource%252Flink%252FOrder-Of-Adjectives-Posters%252Fid%252F2593%252F%3B357%3B207

(Acesso em:23.03.2014).

 

MÓDULO 1

 

Atividade 1

 

 Professor, inicie a aula apresentando o  conteúdo seguinte, que deverá ser impresso e entregue aos alunos. Peça para que os alunos leiam o texto entregue, revezando na participação. 

 

Adjectives

 

An adjective is a word that tells us more about a noun. (By "noun" we include pronouns and noun phrases.)

An adjective "qualifies" or "modifies" a noun (a big dog).

Adjectives can be used before a noun (I like Chinese food) or after certain verbs (It is hard).

We can often use two or more adjectives together (a beautiful young French lady).

It is sometimes said that the adjective is the enemy of the noun. This is because, very often, if we use the precise noun we don't need an adjective. For example, instead of saying "a large, impressive house" (2 adjectives + 1 noun) we could simply say "a mansion" (1 noun).

Adjective Order

There are 2 basic positions for adjectives:

  1. before the noun
  2. after some verbs (be, become, get, seem, look, feel, sound, smell, taste)
    adjective
before noun
noun verb adjective
after verb
1 I have a big dog.    
2     Snow is white.
 

 

Here are some examples of adjective order:

adjectives head noun
determiner opinion adjectives fact adjectives
other size, shape, age, colour origin material purpose*
two ugly   black     guard dogs
a   well-known   Chinese     artist
a     small, 18th-century French   coffee table
your fabulous   new     sports car
a lovely   pink and green Thai silk   dress
some     black Spanish leather riding boots
a     big black and white       dog
this   cheap     plastic rain coat
an     old   wooden fishing boat
my     new     tennis racket
a wonderful   15th-century Arabic     poem

*often a noun used as an adjective

Texto adaptado do sitehttp://www.englishclub.com/grammar/adjectives.htm (Acesso em: 23.03.2014)

 

Atividade 2

 

Professor, no laboratório de informática ou com a ajuda de um data show na sala de aula, apresente para os alunos o vídeo, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jSepkJV91mk  (Acesso em: 23.03.2014).

 

Faça pausas durante as explicações, para reforçar o conteúdo introduzido pelo vídeo ou mesmo para questionar os alunos quanto ao entendimento do mesmo.

 

Interrompa o vídeo, também, nos momentos de realização dos exercícios e, em seguida, possibilite que os alunos verifiquem suas respostas e as corrijam, se necessário. É importante, ainda, incentivá-los a copiar algumas das informações apresentadas no vídeo, já que os alunos precisarão desse conteúdo para a avaliação.  

 

ata

Imagem ilustrativa da tela inicial do vídeo sugerido na atividade.

 

 

MÓDULO 2

 

Atividade 3: Let´s play a game

 

                                                             at

Imagem disponível em: https://www.google.com/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=let%C2%B4s+play+a+game&oq=let%C2%B4s+play+a+game&gs_l=img.3...1303.5650.0.6250.

21.16.2.3.0.1.242.2383.5j6j5.16.0....0...1ac.1.37.img..8.13.1476.cbUDHZ2pwHE#facrc=_&imgdii=_&imgrc=Z8-sP72UzWK6BM%253A%3BCbqgvVdq56sYxM%3Bhttp%253A%252F%252Fimages.sodahead.com%252Fpolls%252F003385353%252F211874014_624781_

lets_play_super_xlarge.png%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.sodahead.com%252Ffun%252Flets-play-a-game-and-this-is-a-fun-one-pleasethere-are-zombies

%252Fquestion-3385353%252F%3B350%3B210

 (Acesso em 23.03.2014).

 

Orientações para a realização do jogo:

  • Divida a classe em dois ou mais grupos, dependendo do número de alunos.
  • Leve alguns objetos para a sala de aula, por exemplo: uma bola, uma caixa, um livro, um jarro, um vaso, um objeto de decoração etc.
  • Mostre um desses objetos para os alunos e convide o jogador do primeiro time para descrevê-lo, usando um adjetivo. Por exemplo, o objeto escolhido é: a box. O aluno deve acrescentar: a large box. O próximo time deverá escolher outro adjetivo, colocando-o na ordem correta,  por exemplo, a large blue box. O próximo time adiciona mais um adjetivo, tomando cuidado com a sua posição na frase,  por exemplo: a large old blue box. E, assim, o jogo continua até um dos times escolher um adjetivo inapropriado, ou colocá-lo na posição incorreta ou, então, não conseguir escolher um adjetivo para a descrição. Cada adjetivo usado corretamente vale 1 ponto para o time.
  • Use os outros objetos para dar continuidade à brincadeira.   

Fonte adaptada do sitehttp://www.onestopenglish.com/support/teaching-tips/grammar-and-vocabulary-tips/grammar-putting-adjectives-in-order/153513.article (Acesso em: 23.03.2014).

 

Atividade 4: Let´s practice

 

Para finalizar a aula, distribua o seguinte material xerocopiado e peça para que os alunos, de acordo com o conteúdo que aprenderam na aula, realizem a atividade proposta.

                                                 

                                                     Put the sentences in the right order

 

a) old teacher boring science a: 

 

 at

 

b) old pink an car French: 

 

at

c) delicious cake round chocolate a: 

 

at

 

d) large swimming pool rectangular a:

 

at

 

e) road sign a slippery yellow square:

 

at

f) nice round old a candle red:

 

at

Fonte das imagens e da atividade: http://www.tolearnenglish.com/exercises/exercise-english-2/exercise-english-22050.php (acesso em 24.03.2014)

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos deverão escolher 5 de seus atores, atrizes, cantores, atletas, etc. favoritos e os descrever, baseando-se em sua aparência e opinião.

 

Exemplo: De Gea is my favorite athlete. He is a handsome tall young Spanish goalkeeper.

 

As frases deverão vir acompanhadas de fotos ou imagens dos famosos escolhidos. A apresentação deve ser oral, e os alunos poderão utilizar o data show ou elaborar cartazes para exibir suas imagens e frases. Poderá, também, ser criada uma plataforma virtual ou um painel na sala de aula, compartilhando a atividade realizada com os demais.   

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.