03/04/2014
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
conhecer e identificar adjetivos;
saber o que são adjetivos, sua função e o seu uso correto na frase;
posicionar corretamente os adjetivos nas frases, a partir de certas regras gramaticais
São necessários alguns conhecimentos prévios da parte dos alunos, como o das seguintes estruturas básicas do inglês: pronomes, verbos e adjetivos.
(Acesso em:23.03.2014).
Professor, inicie a aula apresentando o conteúdo seguinte, que deverá ser impresso e entregue aos alunos. Peça para que os alunos leiam o texto entregue, revezando na participação.
An adjective is a word that tells us more about a noun. (By "noun" we include pronouns and noun phrases.)
An adjective "qualifies" or "modifies" a noun (a big dog).
Adjectives can be used before a noun (I like Chinese food) or after certain verbs (It is hard).
We can often use two or more adjectives together (a beautiful young French lady).
Adjective Order
There are 2 basic positions for adjectives:
adjective before noun |
noun | verb | adjective after verb |
||
1 | I have a | big | dog. | ||
2 | Snow | is | white. |
Here are some examples of adjective order:
adjectives | head noun | ||||||
determiner | opinion adjectives | fact adjectives | |||||
other | size, shape, age, colour | origin | material | purpose* | |||
two | ugly | black | guard | dogs | |||
a | well-known | Chinese | artist | ||||
a | small, 18th-century | French | coffee | table | |||
your | fabulous | new | sports | car | |||
a | lovely | pink and green | Thai | silk | dress | ||
some | black | Spanish | leather | riding | boots | ||
a | big black and white | dog | |||||
this | cheap | plastic | rain | coat | |||
an | old | wooden | fishing | boat | |||
my | new | tennis | racket | ||||
a | wonderful | 15th-century | Arabic | poem |
*often a noun used as an adjective
Texto adaptado do site: http://www.englishclub.com/grammar/adjectives.htm (Acesso em: 23.03.2014)
Professor, no laboratório de informática ou com a ajuda de um data show na sala de aula, apresente para os alunos o vídeo, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jSepkJV91mk (Acesso em: 23.03.2014).
Faça pausas durante as explicações, para reforçar o conteúdo introduzido pelo vídeo ou mesmo para questionar os alunos quanto ao entendimento do mesmo.
Interrompa o vídeo, também, nos momentos de realização dos exercícios e, em seguida, possibilite que os alunos verifiquem suas respostas e as corrijam, se necessário. É importante, ainda, incentivá-los a copiar algumas das informações apresentadas no vídeo, já que os alunos precisarão desse conteúdo para a avaliação.
Imagem ilustrativa da tela inicial do vídeo sugerido na atividade.
Imagem disponível em: https://www.google.com/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=let%C2%B4s+play+a+game&oq=let%C2%B4s+play+a+game&gs_l=img.3...1303.5650.0.6250.
%252Fquestion-3385353%252F%3B350%3B210
(Acesso em 23.03.2014).
Orientações para a realização do jogo:
Fonte adaptada do site: http://www.onestopenglish.com/support/teaching-tips/grammar-and-vocabulary-tips/grammar-putting-adjectives-in-order/153513.article (Acesso em: 23.03.2014).
Para finalizar a aula, distribua o seguinte material xerocopiado e peça para que os alunos, de acordo com o conteúdo que aprenderam na aula, realizem a atividade proposta.
Put the sentences in the right order
a) old teacher boring science a:
b) old pink an car French:
c) delicious cake round chocolate a:
d) large swimming pool rectangular a:
e) road sign a slippery yellow square:
f) nice round old a candle red:
Fonte das imagens e da atividade: http://www.tolearnenglish.com/exercises/exercise-english-2/exercise-english-22050.php (acesso em 24.03.2014)
Para outros vídeos sobre o tema, acesse:
http://www.youtube.com/results?search_query=adjectives%20order&sm=1 (Acesso em: 23.03.2014)
Para slides sobre o conteúdo da aula, acesse:
http://pt.slideshare.net/sonirajesh99/adjective-order-9490453?qid=83a8bb6e-33f1-4598-b5c1-4cca7e022f5e&v=default&b=&from_search=3 (Acesso em: 23.03.2014);
http://pt.slideshare.net/marialbers/adjective-order-11954838?qid=83a8bb6e-33f1-4598-b5c1-4cca7e022f5e&v=default&b=&from_search=1 (Acesso em; 23.03. 2014);
http://pt.slideshare.net/search/slideshow?searchfrom=header&q=adjectives+order (Acesso em: 23.03.2014).
Para sugestões de sites com atividades online, acesse:
http://www.englishclub.com/grammar/adjectives-order_quiz.htm (Acesso em 23.03.2014);
http://www.inglesvip.com/?s=adjective+order&x=7&y=10 (Acesso em 23.03.2014);
http://www.grammar.cl/english/adjectives-word-order.htm (Acesso em 23.03.2014);
http://www.myenglishpages.com/site_php_files/grammar-lesson-adjectives-placement.php#.Uy5e2qhdX_E
(Acesso em: 23.03.2014).
Para outros jogos com o tema da aula, acesse:
http://www.onestopenglish.com/support/teaching-tips/grammar-and-vocabulary-tips/grammar-putting-adjectives-in-order/153513.article (Acesso em: 23.03.2014);
http://www.grammar.cl/english-games/adjective-word-order-basic.htm (Acesso em: 23.03.2014).
Os alunos deverão escolher 5 de seus atores, atrizes, cantores, atletas, etc. favoritos e os descrever, baseando-se em sua aparência e opinião.
Exemplo: De Gea is my favorite athlete. He is a handsome tall young Spanish goalkeeper.
As frases deverão vir acompanhadas de fotos ou imagens dos famosos escolhidos. A apresentação deve ser oral, e os alunos poderão utilizar o data show ou elaborar cartazes para exibir suas imagens e frases. Poderá, também, ser criada uma plataforma virtual ou um painel na sala de aula, compartilhando a atividade realizada com os demais.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!