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Poema: mais que palavras

 

22/04/2014

Autor e Coautor(es)
ALINE CARRIJO DE OLIVEIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar um poema.
  • Reconhecer a diferença entre as estruturas de um poema e de uma prosa.
  • Interessar-se pela literatura poética.
  • Perceber a possibilidades de significação das palavras.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necessário que os alunos estejam cursando pelo menos o quarto ano do ensino fundamental.
  • Reconhecimento de texto em prosa e narrativas convencionais.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Pesquisa orientada.
  • Reflexão e discussão sobre o gênero poético.
  • Interpretação dos poemas apresentados e pesquisados.

Recursos:

  • Data show.
  • Computador.
  • Material impresso (estudo dirigido e poemas).

 

Aula 1– Textos narrativos x poemas

 

Atividade 1

Poesia

Imagem disponível em: http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/Image/ascom/noticias/poesia.jpg. Acesso em 06/04/2014.

O professor deve entregar uma cópia do texto A cigarra e a formiga(Adaptado da obra de La Fontaine), disponível no site: http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=9, acesso em 06/04/2014.

 

A Cigarra e a Formiga

Imagem disponível em: http://www.qdivertido.com.br/cigarraeformiga.gif. Acesso em 06/04/2014.

Após a leitura, o professor deve incitar os alunos a descobrirem o texto estrutural e semanticamente. Sugerimos que pergunte aos alunos como o texto se organiza (parágrafos), uso de pontuação regular (ponto final, vírgula, travessão, exclamação, interrogação etc.), vários períodos em um único parágrafo, narração, descrição de cenas, diálogos, enredo, personagens, espaço, tempo, narrador. 

Essa discussão deve ser conduzida para que os alunos rememorem a estrutura de um texto em forma de prosa. 

Professor, nesse momento, é importante que recapitule com seus alunos outros tipos de textos em prosa que eles conheçam (fábulas, reportagens, romances, contos e cartas).

Atividade 2

O professor deve reproduzir o audiolivro de O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, que tem a duração de 32min46seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=O7qaw_5LtHA, acesso em 06/04/2014, para os alunos.

Professor, diga aos seus alunos para prestarem atenção nas características da prosa oral: enredo, personagens, espaço, tempo, narrador, entonação, diálogos e logo em seguida demonstrar que os dois textos, O pequeno príncipe e A cigarra e a formiga, são formas de textos em prosa quando estão na versão escrita.

 

Atividade 3

O professor deve apresentar uma rápida biografia do poeta Manuel de Barros. Sugerimos o texto disponível em: http://www.releituras.com/manoeldebarros_bio.asp, acesso em 06/04/2014.

 

Essa biografia deve possibilitar o ambiente para a exibição do vídeo Difícil fotografar o silêncio (poema de Manuel de Barros), declamado por Antônio Abujamra, duração 1min50seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vcfNNoSzbj8, acesso em 06/04/2014.

Após o vídeo, o professor deve fazer com que os alunos percebam a subjetividade (o falar sobre si, suas emoções) do poema declamado e que essa observação deste texto oral não demonstra relação com as características às percebidas no texto O pequeno príncipe.

Professor, é importante que o aluno parta da estrutura textual que ele possui familiaridade (prosa) para perceber as características diferenciais do poema, por isso, é importante confrontar os dois gêneros.

 

Aula 2 – Descobrindo poemas

Atividade 1

O professor entregará poemas para os alunos, sugerimos que faça cópia de 5 poemas de autores diferentes e os entregue de forma aleatória na sala.

Após a entrega, o aluno deve ler silenciosamente o texto recebido e verificar se há vocábulo(s) desconhecido(s). Se sim, deve circulá-lo(s) e pesquisar no dicionário as possibilidades de sentido(s) dele(s).

 

Atividade 2

O professor deve chamar pelos alunos que receberam o Poema X (hipoteticamente chamado assim, por não sabermos quais foram escolhidos) e devem pedir a eles para que façam a declamação em conjunto do poema para a sala.

Após a leitura, o professor precisa motivar a sala para que: solucione as dúvidas de vocabulário, que por ventura possam ter, com o grupo responsável pelo poema, relate quais foram as sensações e entendimentos que tiveram do texto declamado (São sugestões de questionamentos: Você escreveria algo assim? Por quê? O que será que a pessoa que fala no poema está sentindo? Sobre o que será que ela fala? O que o poema disse a você? Será que a pessoa que fala no poema existe? Você já sentiu ou passou por isso?)

O professor precisa se colocar como mediador dessa atividade, evitando comentários que digam se uma observação do texto está coerente ou não. Essa discussão tem como objetivo fazer com que os alunos se interessem pelo poema e que se sintam ouvidos em relação a um texto culturalmente considerado difícil.

Observação: Essa atividade deve ser repetida com os outros poemas, para que todos os alunos da sala conheçam os textos trazidos.

 

Atividade 3

 

O professor deve entregar para os alunos o seguinte estudo dirigido impresso, que dará informações para a realização da atividade de casa necessária para a próxima aula.

 

 

Escola:

Professor(a):

Aluno(a):

Ano/Sala:

 

Conhecemos em sala 5 poemas de autores diferentes. Eles foram:

 

(O professor deve colocar a referência dos poemas usados em sala de aula).

Se fosse para você colocar em uma escala de preferência, qual seria a ordem dos poemas?

 

Quais foram os critérios que você usou para escolher o 1º e o 5º?

 

Você conhece os autores dos poemas listados? Sabe onde e quando eles nasceram? Se não, faça uma breve pesquisa (Internet, biblioteca etc.), anote as informações principais e as leve para a sala de aula. Se sim, escreva brevemente o que você sabe sobre eles e também leve essas informações para a sala de aula.

 

Os poemas que você classificou como 2º, 3º e 4º na lista de preferência são interessantes, não é?! Será que outros poemas desses mesmos autores poderiam estar no primeiro lugar? Para saber isso, você deve pesquisar poemas desses autores e escolher um de cada para levar para a sala de aula. Não se esqueça que se você não conhecer o significado de alguma palavra, seu colega de sala pode também não conhecer, por isso descubra (usando o dicionário) o sentido dela no poema para poder explicar quando e se for perguntado.

 

 

Aula 3 – Poema um texto ficcional

 

Atividade 1

 

O professor deve pedir para que os alunos digam quais foram os poemas que escolheram como primeiro e quinto colocados nas classificações feitas em casa e que justifiquem essas escolhas.

Se todos os alunos se dispuserem a participar da atividade, sugerimos que escolham 5 alunos para relatarem suas respostas.

Atividade 2

 O professor deve perguntar aos alunos quem encontrou uma curiosidade biográfica sobre os poetas trabalhados que desejem compartilhar com a sala. 

 

Atividade 3

 O professor deve questionar se haveria, em algum daqueles poemas lidos em sala de aula, a marca biográfica no texto, a possibilidade de só o poeta passar por aquilo, ou se quem fala no poema poderia ser uma criação do poeta como são os personagens em uma história. (Lembrar da fábula da Cigarra e da Formiga.)

A mediação do professor nesta atividade é importante para que conduza a reflexão para o fato de que o poema, como a narrativa, é uma ficção e que a pessoa que fala no poema, chamada de Eu-lírico, é uma voz que pode falar de si mesma, de um sentimento, de uma situação que ela observa, de um sonho etc.

 

Atividade 4

 O professor deve solicitar aos alunos que se candidatem a declamar os poemas trazidos de casa, os que teriam a chance de estar também no primeiro lugar da sua classificação de preferência.

 

Aula 4 – As especificidades do poema

 

Atividade 1

O professor deve projetar o poema As borboletas, de Vinícius de Morais, disponível em: http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/borboletas, acesso em 06/04/2014, e solicitar para que um aluno faça a leitura do texto.

 

Atividade 2

 

O professor deve questionar aos alunos se quando se lê o poema como se fosse um texto jornalístico, uma narração de futebol ou um anúncio de produto em leilão, se ele parece um texto “bonito”, cuidadosamente pensado e escrito.

Depois que os alunos se manifestarem, o professor deve propor o desafio então de que declamem o texto expressando os sentidos e sentimentos arraigados nas palavras.

Como essa atividade é bem dinâmica e demonstra a leitura de cada um, é interessante que todos participem e que sejam estimulados a interpretarem o poema.

 

Atividade 3

 

O professor deve explicar que no poema, o texto é organizado de forma diferente da prosa.

O professor deve perguntar aos alunos se eles sabem onde está a diferença. Sugerimos perguntas motivadoras como: O texto do poema é escrito até o final da linha? Todas as linhas têm pontuação no final? As linhas são escritas somente com frases? Ou têm linhas só com uma ou duas palavras?

A partir disso, o professor deve apresentar o significado e o exemplo de verso (linhas descontínuas que compõem o poema) e de estrofe (conjunto de versos responsável por unir as informações de cada um para formar sentido), usando o poema As Borboletas.

 

Atividade 4

 

O professor deve perguntar aos alunos se eles sabem o que é rima. Provavelmente alguns deles darão a resposta, por isso, cabe ao professor mediar a discussão para se chegar a um conceito para a sala (exemplo: palavras que possuem sons semelhantes em sua terminação).

Após definido o conceito, os alunos devem reconhecer os pares de rima no poema As Borboletas. (Azuis/Luz; Amarelas/Belas; Pretas/ Borboletas; Brancas/Francas; Amarelinhas/Bonitinhas; Então/Escuridão)

 

Atividade 5

 

O professor deve perguntar aos alunos se no poema tem ritmo; se eles conseguem perceber o ritmo que as palavras devem ser ditas; se rápidas ou devagar. Após essas reflexões, questionar quais foram as observações que os levaram à conclusão declarada.

 

Atividade 6

 

O professor deve pedir aos alunos que sublinhem as sílabas fortes de cada verso.

 

Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas.

Borboletas brancas
São alegres e francas.

Borboletas azuis
Gostam muito de luz.

As amarelinhas
São tão bonitinhas!

E as pretas, então...
Oh, que escuridão!

 

Atividade 7

 

Professor deve projetar a sua marcação de sílabas fortes e deve pedir aos que os alunos que fizeram diferente para mostrem as suas.

Em seguida, o professor deve declamar o seu poema, mostrando o ritmo influenciado pelas suas marcações de sílabas fortes e solicitar a 2 alunos que, fizeram diferente dele, declamem o poema, seguindo as marcações deles.

 

Atividade 8

 

Solicitar aos alunos que, em casa, façam um desenho que traduza o poema As borboletas.

O professor deve instruir o aluno a ler e reler o poema quantas vezes forem necessárias, para que ele possa abstrair a essência do poema, qual a cena que o poeta quis pintar e, só depois disso, ele deve produzir a sua imagem representando o poema.

 

Aula 5 – Poesia x poema

 

Atividade 1

O professor deve iniciar a sua aula solicitando aos alunos que apresentem suas transposições do poema e que justifiquem a relação da imagem com o texto.

 

Atividade 2

 

O professor deve motivar os alunos a refletirem sobre o lugar em que cada um deles imaginou o Eu-lírico do poema e se essa sensação foi “traduzida” no desenho que eles criaram. (No caso do poema em questão, de observador da natureza na forma delicada e significativa da borboleta.)

 

Atividade 3

 

O professor deve questionar se o sentimento produzido pelo poema em um cada deles foi garantido na imagem que eles fizeram.  

O professor deve mostrar aos alunos que, no poema, as palavras podem significar mais do que no uso comum (como no caso de escuridão no último verso do poema). Deve também ajudá-los a perceber que as palavras são a escolha intencional de uma pessoa para que o leitor perceba o sentimento, a observação, a imaginação do poeta etc. E essa característica do texto é chamada de poesia.

O professor deve, então, perguntar se há poesia no desenho deles. Se no desenho a escolha pela cor, tamanho, contraste dos traços e objetos também representam a sensação, a observação, a imaginação da voz inventada pelo autor da figura para que o observador, pessoa real, sinta-se participante da mesma cena.

 

Atividade 4

 

O professor deve solicitar para que os alunos façam um poema, parecido com o poema As borboletas para ser apresentado na próxima aula.

A atividade deve seguir a ordem: inventar um observador e uma situação qualquer, perguntar-se quais foram as sensações ou cenas percebidas que merecem ir ao poema e, após tudo isso, traduzir em palavras, em forma de poema, a poesia do quadro imaginado.

Recursos Complementares

MONTEIRO, Emanuela. Poesia, poema e prosa. Disponível em: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&uact=8&ved=0CDUQFjAB&url=http%3A%2F%2Fcolegiointeractivo.com.br%2Fadmin%2Fmaterial%2F556%2FPOESIA%2C_POEMA_E_PROSA.ppt&ei=zzwvU_-pCMGN0AHi8YGwDQ&usg=AFQjCNF0MqrL5rq-fPquC3HfdS6L45X6eA&sig2=Y7lilyDoV_H8PLfAbpAl4w. Acesso em 06/04/2014.

 SANTANA, Ana Lucia. Poesia. Disponível em: http://www.infoescola.com/literatura/poesia/. Acesso em 06/04/2014.

 Poema e poesia. Disponível em: http://www.smartkids.com.br/especiais/poesia.html. Acesso em 06/04/2014.

 CRISTINA, Paula. O que é poesia? Disponível em: http://movimentoculturalgaia.wordpress.com/2009/10/03/o-que-e-poesia/. Acesso em 06/04/2014.

Como ler e escrever poesia. Disponível em: http://www.pucrs.br/gpt/poesia.php. Acesso em 06/04/2014. .

Avaliação

A avaliação deve ser realizada durante as atividades. Cabe ao professor observar, a partir das produções e do questionário, a importância, o interesse e a compreensão do aluno sobre a importância do gênero e a relação que o poema tem com a oralidade e com a escrita. 

O professor deve, também, perceber, por meio de todas as atividades desenvolvidas, se o aluno distinguiu a diferença estrutural entre o poema e a prosa e entre poema e poesia.

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