20/05/2014
Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Estratégias
Recursos
Atividade 1
Disponível em: <http://1.bp.blogspot.com/-BueLgrAp8oM/UTlEmYtcn4I/AAAAAAAAAWQ/LVfBxjSOAeA/s1600/HORA+DO+POEMA+2.jpg>. Acesso em 19 mai. 2014.
O professor entregará aos alunos, em duplas, uma folha impressa com os poemas abaixo, para discutir com eles o que faz com que classifiquemos um texto como pertencente ao gênero poema.
O professor deverá chamar a atenção dos alunos para o fato de nem sempre ser necessário um número específico de versos e que nem sempre o poema apresenta rimas, mas que o poema é um texto escrito em versos, os quais podem ser agrupados em conjuntos que formam as estrofes. Além disso deve-se ressaltar que o poema fala sobre algum tema (que pode ser inclusive a própria poesia) de forma poética.
Nesse primeiro momento, a intenção não é discutir sobre os tipos de poemas (sonetos, quadras, hai-kai, etc.), mas sim apresentar aos alunos o gênero textual poema, fazendo com que eles percebam quais as particularidades desse gênero textual.
TEXTO 1
Soneto do amigo
(Vinícius de Moraes)
Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.
É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.
Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.
O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica...
Disponível em: <http://pensador.uol.com.br/poemas_de_amizade_de_vinicius_de_moraes/>. Acesso em: 24 mar. 2014.
TEXTO 2
O Último Poema
(Manuel Bandeira)
Assim eu quereria meu último poema
Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos intencionais
Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas
Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume
A pureza da chama em que se consomem os diamantes mais límpidos
A paixão dos suicidas que se matam sem explicação.
Disponível em: <http://www.revistabula.com/564-os-10-melhores-poemas-de-manuel-bandeira/>. Acesso em: 24 mar. 2014.
TEXTO 3
(Paulo Leminski)
Esta vida é uma viagem
Pena eu estar
Só de passagem
Disponível em: <http://www.fisica.ufpb.br/~romero/port/ga_hkbrasileiros.htm>. Acesso em: 24 mar. 2014.
TEXTO 4
(Oswald de Andrade)
Vício da fala
Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados.
Disponível em: <http://pensador.uol.com.br/oswald_de_andrade_poemas/>. Acesso em 19 mai. 2014.
TEXTO 5
(Carlos Drummond de Andrade)
A rua diferente
Na minha rua estão cortando árvores
botando trilhos
construindo casas.
Minha rua acordou mudada.
Os vizinhos não se conformam.
Eles não sabem que a vida
tem dessas exigências brutas.
Só minha filha goza o espetáculo
e se diverte com os andaimes,
a luz da solda autógena
e o cimento escorrendo nas formas.
Disponível em: <http://gilvanmelo.blogspot.com.br/2012/10/a-rua-diferente-carlos-drummond-de.html>. Acesso em 19 mai. 2014.
TEXTO 6
(Fernando Pessoa)
Ao longe, ao luar,
No rio uma vela
Serena a passar,
Que é que me revela?
Não sei, mas meu ser
Tornou-se-me estranho,
E eu sonho sem ver
Os sonhos que tenho.
Que angústia me enlaça?
Que amor não se explica?
É a vela que passa
Na noite que fica.
Disponível em: <http://www.insite.com.br/art/pessoa/cancioneiro/98.php>. Acesso em 19 mai. 2014.
Juntamente com os textos, o professor entregará aos alunos cópias do questionário, abaixo, para que eles possam responder individualmente. Assim que os alunos lerem os textos e responderem às questões, o professor discutirá com eles sobre o que é um poema e quais os elementos que o constituem, a partir das respostas dos estudantes.
O professor corrigirá o questionário que os alunos responderam na atividade anterior, pedindo para que diferentes alunos leiam suas respostas e incentivando-os a comentarem sobre os poemas.
Ao final da correção da atividade, espera-se que os alunos tenham compreendido o que são os poemas, o que são os versos de um poema e o que são as estrofes.
Disponível em: <http://migre.me/jeYWV>. Acesso em 19 mai. 2014.
O professor discutirá, novamente, com os alunos sobre o tema de cada um dos poemas. Pedirá para que escolham um dos 6 apresentados na seleção de poemas e, numa folha sulfite separada, executem o passo-a-passo abaixo, que poderá virar um mural/varal de poemas.
(Opcionalmente, o professor poderá pedir que os alunos procurem poemas em livros de poemas da biblioteca da escola ou mesmo na internet para fazerem a atividade abaixo)
Professor, ao final dessa atividade, você poderá, junto com os alunos, escolher um local da escola onde haja grande circulação de pessoas, para afixar as folhas, fazendo um mural ou mesmo um varal de poemas.
Após os alunos terem estudado sobre o que são poemas, terem aprendido que os poemas são divididos em versos que, por sua vez, são agrupados em estrofes, os alunos deverão criar um poema. O professor poderá estipular um número de versos e estrofes ou deixar a estrutura livre.
Deve-se ressaltar com os alunos que o importante é expressar um sentimento, escrever sobre o sentimento particular deles sobre o tema, de uma forma criativa, e não necessariamente o poema deverá ter rimas. Opcionalmente pode-se pedir aos alunos que ilustrem seus poemas.
Cada aluno fará a leitura do seu poema para a turma e, após a apresentação, o professor poderá expor esses poemas também num mural/varal na escola, tal como foi feito com os poemas do módulo 1.
Disponível em: <http://www.divertudo.com.br/oficina/oficina-txt.html>. Acesso em 19 mai. 2014.
Disponível em: <http://www.brasilescola.com/literatura/o-poema-caracteristicas-especificas.htm>. Acesso em 19 mai. 2014.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!