Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo o poema

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
ROGERIO DE CASTRO ANGELO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o que são poemas.
  • Identificar as partes constitutivas de um poema.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Diferenciação entre texto literário e não-literário.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias

  • Leitura de poemas, em duplas;
  • resolução de questionários;
  • desenhos/ilustração de poemas;
  • composição de um mural/varal de poesia;
  • produção textual de poemas.

 

Recursos

  • handout com poemas;
  • questionário impresso;
  • folha sulfite para a produção textual e para a ilustração de poemas;
  • lápis de cor;
  • barbante/fita crepe para a preparação de um varal de poemas.

 

Módulo 1

Atividade 1

poemas

Disponível em: <http://1.bp.blogspot.com/-BueLgrAp8oM/UTlEmYtcn4I/AAAAAAAAAWQ/LVfBxjSOAeA/s1600/HORA+DO+POEMA+2.jpg>. Acesso em 19 mai. 2014.

O professor entregará aos alunos, em duplas, uma folha impressa com os poemas abaixo, para discutir com eles o que faz com que classifiquemos um texto como pertencente ao gênero poema.

O professor deverá chamar a atenção dos alunos  para  o fato de nem sempre ser necessário um número específico de versos e que nem sempre o poema apresenta rimas, mas que o poema é um texto escrito em versos, os quais podem ser agrupados em conjuntos que formam as estrofes. Além disso deve-se ressaltar que o poema fala sobre algum tema (que pode ser inclusive a própria poesia) de forma poética.

  • O professor deverá explicar aos alunos que o nome dado a cada uma das linhas do poema é verso, e que o nome dado ao conjunto de versos é chamado estrofe.

Nesse primeiro momento, a intenção não é discutir sobre os tipos de poemas (sonetos, quadras, hai-kai, etc.), mas sim apresentar aos alunos o gênero textual poema, fazendo com que eles percebam quais as particularidades desse gênero textual.

 

TEXTO 1

Soneto do amigo

(Vinícius de Moraes)

Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.

É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.

O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica...

 

Disponível em: <http://pensador.uol.com.br/poemas_de_amizade_de_vinicius_de_moraes/>. Acesso em: 24 mar. 2014.

 

TEXTO 2

 

O Último Poema

(Manuel Bandeira)

Assim eu quereria meu último poema
Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos intencionais
Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas
Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume
A pureza da chama em que se consomem os diamantes mais límpidos
A paixão dos suicidas que se matam sem explicação.

 

Disponível em: <http://www.revistabula.com/564-os-10-melhores-poemas-de-manuel-bandeira/>. Acesso em: 24 mar. 2014.

 

TEXTO 3


(Paulo Leminski)

Esta vida é uma viagem
Pena eu estar
Só de passagem

Disponível em: <http://www.fisica.ufpb.br/~romero/port/ga_hkbrasileiros.htm>. Acesso em: 24 mar. 2014.

 

TEXTO 4

(Oswald de Andrade)

Vício da fala

Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados.

Disponível em: <http://pensador.uol.com.br/oswald_de_andrade_poemas/>. Acesso em 19 mai. 2014.

 

TEXTO 5

(Carlos Drummond de Andrade)

A rua diferente

Na minha rua estão cortando árvores
botando trilhos
construindo casas.

Minha rua acordou mudada.
Os vizinhos não se conformam.
Eles não sabem que a vida
tem dessas exigências brutas.

Só minha filha goza o espetáculo
e se diverte com os andaimes,
a luz da solda autógena
e o cimento escorrendo nas formas.
 

Disponível em: <http://gilvanmelo.blogspot.com.br/2012/10/a-rua-diferente-carlos-drummond-de.html>. Acesso em 19 mai. 2014.

 

TEXTO 6

(Fernando Pessoa)

Ao longe, ao luar,
No rio uma vela
Serena a passar,
Que é que me revela?

Não sei, mas meu ser
Tornou-se-me estranho,
E eu sonho sem ver
Os sonhos que tenho.

Que angústia me enlaça?
Que amor não se explica?
É a vela que passa
Na noite que fica.

Disponível em: <http://www.insite.com.br/art/pessoa/cancioneiro/98.php>. Acesso em 19 mai. 2014.

 

Juntamente com os textos, o professor entregará aos alunos cópias do questionário, abaixo, para que eles possam responder individualmente. Assim que os alunos lerem os textos e responderem às questões, o professor discutirá com eles sobre o que é um poema e quais os elementos que o constituem, a partir das respostas dos estudantes.

 

  1. Qual o assunto de cada um dos textos?
  2. Apresenta título? Qual o título de cada um dos textos?
  3. Como é a disposição do texto nas linhas?
  4. As linhas são completamente preenchidas, antes de se passar para a próxima?
  5. Existe sinal de pontuação ao final de cada linha?
  6. Quantos versos apresenta cada um dos poemas?
  7. Os versos são agrupados em estrofes?
  8. Quantas estrofes apresenta cada um dos poemas?
  9. Existem palavras com sonoridade semelhante, ou seja, existem rimas?
  10. Existem repetições de palavras ou expressões? Quais?

 

Atividade 2

O professor corrigirá o questionário que os alunos responderam na atividade anterior, pedindo para que diferentes alunos leiam suas respostas e incentivando-os a comentarem sobre os poemas.

  • Professor, fale sobre a forma de se escrever poemas, e qual a diferença entre a escrita de poemas e a escrita de outros gêneros textuais.

Ao final da correção da atividade, espera-se que os alunos tenham compreendido o que são os poemas, o que são os versos de um poema e o que são as estrofes.

 

Atividade 3

poemas

Disponível em: <http://migre.me/jeYWV>. Acesso em 19 mai. 2014.

 

O professor discutirá, novamente, com os alunos sobre o tema de cada um dos poemas. Pedirá para que escolham um dos 6  apresentados na seleção de poemas e, numa folha sulfite separada, executem o passo-a-passo abaixo, que poderá virar um mural/varal de poemas.

(Opcionalmente, o professor poderá pedir que os alunos procurem poemas em livros de poemas da biblioteca da escola ou mesmo na internet para fazerem a atividade abaixo)

  1. No topo da folha, escreva o nome do poema escolhido; (se não tiver título, copiar o primeiro verso do poema)
  2. Logo abaixo do nome do poema, copie o nome do poeta;
  3. Abaixo do nome do poema e do autor, copie, centralizado na folha, o poema escolhido;
  4. Faça um desenho que ilustre o tema do poema, e o colora.
  5. No final da folha, coloque seu nome e série.

Professor, ao final dessa atividade, você poderá, junto com os alunos, escolher um local da escola onde haja grande circulação de pessoas, para afixar as folhas, fazendo um mural ou mesmo um varal de poemas.

 

Módulo 2

Atividade 1

 

Após os alunos terem estudado sobre o que são poemas, terem aprendido que os poemas são divididos em versos que, por sua vez, são agrupados em estrofes, os alunos deverão criar um poema. O professor poderá estipular um número de versos e estrofes ou deixar a estrutura livre.

  • O professor poderá sugerir um tema que já tenha sido trabalhado em sala de aula, ou então, pedir aos alunos que escrevam um poema, em folha separada, sobre um dos temas abaixo:

 

  • escola;
  • família;
  • amizade;
  • amor;
  • vida na cidade;

Deve-se ressaltar com os alunos que o importante é expressar um sentimento, escrever sobre o sentimento particular deles sobre o tema, de uma forma criativa, e não necessariamente o poema deverá ter rimas. Opcionalmente pode-se pedir aos alunos que ilustrem seus poemas.

 

Atividade 2

Cada aluno fará a leitura do seu poema para a turma e, após a apresentação, o professor poderá expor esses poemas também num mural/varal na escola, tal como foi feito com os poemas do módulo 1.

Recursos Complementares
  • Site com dicas interessantes para os alunos produzirem seus próprios poemas:

Disponível em: <http://www.divertudo.com.br/oficina/oficina-txt.html>. Acesso em 19 mai. 2014.

 

  • Página da internet com as características do poema:

Disponível em: <http://www.brasilescola.com/literatura/o-poema-caracteristicas-especificas.htm>. Acesso em 19 mai. 2014.

Avaliação
  • Os alunos serão avaliados qualitativamente quanto à participação nas atividades de leitura e discussão dos poemas, bem como durante a montagem do mural/varal de poesia.
 
 
  • Em relação à avaliação quantitativa, o professor deverá analisar se os desenhos que os alunos fizeram, na atividade de ilustração dos poemas, realmente estão relacionados ao tema do poema. Além disso, o professor avaliará se os alunos produziram textos que podem ser considerados pertencentes ao gênero poema, de acordo com o que for estipulado na atividade de produção do poema.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.