Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O que vemos quando olhamos a realidade?

 

22/04/2014

Autor y Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aguçar seus sentidos de percepção para que explorem o ambiente.

- Despertar para a questão da percepção.

- Identificar a percepção como algo individual, da realidade própria de cada um.

- Desenvolver um projeto de exploração do ambiente com produção de vídeo sobre a temática percepção. 

Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos precisam tão somente dominar tecnologias básicas de produção de vídeo:

 

- filmagem em câmera compacta;

- filmagem em celulares;

- filmagem utilizando o UCA - Um Computador por Aluno;

- filmagem utilizando câmera de vídeo;

- Vídeo Maker (software) (desejável conhecimento).

Estratégias e recursos da aula

O objetivo deste início da aula é sensibilizar os alunos para a questão da percepção. Como vemos a realidade determina como agimos sobre ela, e esta forma de ver a realidade é individual, ou seja, não percebemos tudo da mesma forma que outras pessoas. É importante o estudo desta temática uma vez que somos rodeados de imagens, sons, textos no mundo de hoje, principalmente com o advento da Internet. É importante que os alunos se tornem conscientes de que nem tudo que vemos pode ser a realidade vista por todos – há diferentes formas de se ver e de ler a realidade. Estas aulas serão um exercício de leitura da realidade e de entendimento das diferentes leituras para um mesmo fenômeno.

Aula 1

a) Inicie a aula com imagens como estímulo preparando os alunos para a primeira atividade exploratória.

b) Apresente as imagens e dê 2 minutos para cada exposição.

c) Solicite que os alunos digam suas impressões, digam o que veem e o que sentem a respeito das imagens.

 

Imagem disponível em: http://design.blog.br/wp-content/uploads/2012/06/RubinGestalt.gif. Acesso em 24 de março de 2014.

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-k6xj813Tkro/UD5M4zyE3ZI/AAAAAAAADhE/XsJXb0CCjfE/s320/gestalt.gif. Acesso em 24 de março de 2014.

 

 

 

 Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-51pCpUyj-lk/UEFd5KB8rfI/AAAAAAAAACY/Uq-I2ygH5FQ/s200/imagem2.JPG. Acesso em 24 de março de 2014.

d) A ideia é mostrar para os alunos que olhando para as mesmas imagens, vemos coisas diferentes. Assim é a percepção. Cada um de nós percebe diferentes nuances, diferentes cores e sons de acordo com nossa predisposição, atenção, concentração etc.

 

e) Organize a sala de aula ou um espaço amplo na escola de forma que diferentes estímulos sensoriais estejam presentes: gravuras, texturas, sons, luzes etc.

f) Proponha para a turma um exercício de aguçamento da percepção.

g) Para que tenham suas percepções aguçadas, liste uma série de aspectos da sala de aula que são detalhes que porventura passam despercebidos pelos alunos no dia a dia escolar.

Sugestão de lista:

- a textura e cor do chão,

- a cor das paredes e o tipo de textura,

- os detalhes do teto da sala,

- o material das carteiras,

- o material do quadro,

- a decoração.

i) Se desejar estender esta atividade para os demais ambientes da escola, propondo desafios à observação dos alunos, segue sugestão de detalhes a serem observados:

- o material da construção,

- se há plantas frutíferas no ambiente escolar,

- como são os limites da escola com a comunidade: muro, cerca de arame, madeira etc.,

- como é a iluminação nos diferentes ambientes,

- como é o silêncio ou os diferentes sons nos diversos ambientes.

j) Os alunos irão trabalhar em duplas para percorrerem o ambiente e tomarem impressões dos estímulos apresentados.

k) Solicite que os alunos registrem suas impressões em seus notebooks (os sons, cheiros, sentimentos, impressões gerais sentidos) ou cadernos.

l) Faça o fechamento da aula com as duplas fazendo a exposição do que observaram ao percorrerem o ambiente e tomarem impressões dos estímulos apresentados.  

Importante o professor associar esta atividade com a primeira da exposição das imagens. Relacione o quanto os alunos perceberam de diferente e de semelhante a partir dos mesmos estímulos. Verifique se os alunos tiveram alguma dificuldade em observar e registrar sentimentos, emoções, percepções, dado que esta pode ser uma atividade inusitada para eles.

Aula 2

Nesta aula, os alunos irão assistir a um vídeo sobre dos alunos de uma escola de Santo André/São Paulo, que mostra as atividades desenvolvidas na preparação, realização e comunicação de pesquisas em campo realizadas pelas turmas. Os alunos desta  vão até uma praça próxima à escola e fazem um levantamento de tudo o que veem na paisagem desse espaço, registrando as semelhanças e as diferenças entre as coisas. É um exercício de atenção e registro, porque, na volta à sala, eles escrevem textos e pintam um grande painel coletivo com as informações que trouxeram do passeio.

a) Leve os alunos para a sala de vídeo.

b) Enquanto assistem ao vídeo, os alunos fazem seus registros livremente sobre suas impressões sobre a atividade em geral: o que sentem, o que percebem, o que gostam, o que desaprovam, como se sentiriam no lugar dos alunos.

c) Assista com eles ao vídeo "Percepção da Imagem" da série "Aula lá fora" da TV Escola, duração de 27 minutos, disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4961. Acesso em 02 de abril de 2014.

d) Dê aos alunos um tempo de 15 minutos para falarem sobre o que registraram sobre o vídeo, o que viram, como se sentiram com relação à experiência.

 

Aulas 3 e 4

Neste momento, a turma irá fazer um trabalho de campo para fora da escola. Seria importante sensibilizá-los para o uso dos sentidos que fazemos no nosso dia a dia.

Organize com a turma a "Aula lá fora" com a finalidade de viverem a experiência que assistiram no vídeo e exercitarem suas percepções e o que aprenderam até agora sobre percepção.

- Providencie um local com bastantes estímulos para os alunos: o centro da cidade, um parque ecológico, um museu, um zoológico, uma fábrica etc. Solicite que os alunos observem as mudanças na paisagem. Professor, lembre-se que é necessário agendar na escola e no local a ser visitado com antecedência.

- Leve os alunos para o trabalho de campo munido de instrumentos de registro: pranchetas, lápis, cadernos, blocos, tablets, notebooks, câmeras fotográficas, celulares.

- Na primeira fase da atividade, os alunos irão registrar livremente suas impressões e mudanças naturais e artificiais que veem na paisagem. O que veem, sentem, cheiros, impressões, sons, toques, sensações, o que imaginam a partir do que veem.

Nesta fase, se houver a possibilidade de recolhimento de material in loco para o trabalho posterior, acompanhe esta coleta.

- Na segunda fase, os alunos irão entrevistar alguém que possam falar sobre o entorno que visitam.

- Na terceira fase, os alunos irão fazer o trabalho em sala de aula como consolidação de suas pesquisas de campo.

 

Aulas 5 e 6

Neste momento, os alunos irão fazer diferentes trabalhos a partir de seus registros.

a) Divida os alunos em grupos de 5 ou 6 para que desenvolvam esta atividade.

b) Cada grupo deverá produzir um vídeo que consolide os conhecimentos adquiridos.

 

Aula 7

Nesta aula, os alunos irão organizar os trabalhos para serem expostos no espaço da escola para os alunos, professores bem como a comunidade no entorno da escola.

a) Organize o espaço da escola a ser usado.

b) Faça com os alunos cartazes e panfletos sobre a mostra dos trabalhos em vídeo.

c) Convide a comunidade para a visitação.

d) Auxilie os alunos na organização das suas falas durante a apresentação.

e) Após a apresentação converse com os alunos sobre a contribuição da atividade no aguçamento de suas percepções, na ampliação de suas percepções e no reconhecimento de que percebemos tudo de forma diferente.

Recursos Complementares

1 - Sugestão de mais atividades nos Vídeos da TV Escola – Dicas Pedagógicas na “Aula lá fora – episódio:  Percepção da imagem", disponível em:  http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/download_aulas_pdf/fichas_ok/ensino_fundamental/Janeiro2012/aula_la_fora_percepcao_da%20_imagem.pdf. Acesso em 02 de abril de 2014.

 

2 - Sugestão de site sobre cinema na escola para que o professor possa ter opções de diferentes formas de trabalho com os filmes em sala de aula. Disponível em: http://www.telabr.com.br/. Acesso em 02 de abril de 2014.

Tela Brasil

Imagem disponível em: http://www.telabr.com.br/themes/default/img/home_nova/logo-tela-brasil.gif. Acesso em 10 de abril de 2014.

3 – Sugestão de filmes que lidam com questões dos sentidos. Todos estes filmes indicados lidam com a temática da deficiência e como as pessoas superaram a inexistência de algum sentido: tato, audição, visão, e deram a volta por cima. Por isto são filmes que sensibilizarão os alunos para a falta de um sentido e a superação do mesmo bem como o quanto é importante usarmos os sentidos que temos conservado.

Filme dirigido por Cristiano Bortone “Vermelho com o céu” (2006), duração 1h36min.  Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=yvd9R30hNqk. Acesso em 09 de abril de 2014.

 

Imagem disponível em: http://br.web.img1.acsta.net/r_160_240/b_1_d6d6d6/medias/nmedia/18/87/86/31/19962313.jpg. Acesso em 02 de abril de 2014.

 

Filme dirigido por Jim Sheridan “Meu pé esquerdo” (1990), duração 1h36min46seg.  Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=MsLh_rcp2TQ. Acesso em 09 de abril de 2014.

Imagem disponível em:  http://cdn.fstatic.com/public/movies/covers/2011/11/thumbs/893ed36418e514cef23919bc67029b91_jpg_210x312_crop_upscale_q90.jpg. Acesso em 02 de abril de 2014.

 

Filme dirigido por Julian Schnabel “O escafandro e a borboleta” (2007), duração 1h52min.  Disponível em: http://basedaserra.blogspot.com.br/2013/07/assistir-online-o-escafandro-e.html. Acesso em 09 de abril de 2014.

Imagem disponível em: http://br.web.img3.acsta.net/r_160_240/b_1_d6d6d6/medias/nmedia/18/87/04/58/19871437.jpg. Acesso em 02 de abril de 2014.

Avaliação

Avalie o envolvimento e a sensibilização dos alunos para a percepção de detalhes, de nuances do ambiente bem como das transformações do mesmo. Avalie também se as atividades propostas alcançaram os objetivos da aula principalmente no que concerne o despertar para a percepção que é uma faculdade singular, diferente para cada um de nós.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.