03/04/2014
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Não são necessários conhecimentos prévios, já que a aula é de caráter introdutório.
Professor, inicie sua aula, projetando no data show as perguntas seguintes que servem para uma discussão inicial sobre o tema da aula: habits.
Em um primeiro momento, solicite que as perguntas sejam discutidas em duplas ou grupos de 3 alunos.
Circule pela sala, observando a participação dos alunos e ajudando com o vocabulário requerido para a discussão das perguntas.
Posteriormente, abra a discussão para todo o grupo, proporcionando o compartilhamento das opiniões sobre o assunto proposto. Possibilite a participação de todos os alunos, revezando os turnos de fala.
As perguntas estão em inglês, mas dependendo do grau de proficiência da turma poderão ser discutidas em português. No entanto, quanto for possível, introduza o vocabulário pertinente ao tema, fazendo anotações no quadro das palavras que poderão aparecer em atividades posteriores.
Answer the questions with a partner.
A. Which bad habit do you think is the most difficult to get rid of?
B. Are we born with our bad habits? Or do we acquire them?
C. Do other people’s bad habits get on your nerves?
D. What bad habits do you observe in your family members?
E. Have you been successful in getting rid of a bad habit?
Atividade adaptada do site: http://busyteacher.org/16742-bad-habits.html (Acesso em 24.03.2014).
Para o momento seguinte, distribua a atividade e peça para que os alunos marquem os bad habits que possuem.
Esclareça dúvidas quanto ao vocabulário, evitando uma tradução direta e, para isso, utilize-se de mímicas ou de desenhos. Você pode, ainda, levar imagens que representem os bad habits retratados na atividade.
Abra a discussão para a turma, criando um momento de descontração, uma vez que o tema da aula, por tratar de hábitos pessoais, pode causar indignação, surpresa ou mesmo risos da parte dos alunos, que passarão a conhecer mais os hábitos uns dos outros.
Tal como a anterior, essa atividade requer do professor um amplo domínio do vocabulário sobre o tema. Tenha sempre consigo um dicionário para consultas ou um link aberto de um dicionário online, o qual pode, inclusive, ser disponibilizado aos próprios alunos, possibilitando que façam suas próprias consultas.
Look at these bad habits. Do you have any of them?
( ) always arriving late ( ) sleeping too much ( ) fast eating
( ) watching too much TV ( ) becoming an “owl” at night ( ) nail biting
( ) skipping breakfast ( ) always carrying a heavy bag ( ) drinking alcohol
( ) being “superconnected” ( ) being in love with junk food ( ) smoking
( ) drinking too much coffee ( ) wearing headphones for hours ( ) cursing
Atividade adaptada do site: http://busyteacher.org/16742-bad-habits.html (Acesso em 24.03.2014).
Professor, dirija-se ao laboratório de informática e reproduza para os alunos o vídeo contido no site: http://english-tonight.com/26-bad-habits/ (Acesso em: 24.03.2014).
O vídeo apresenta alguns dos bad habits já retratados nas atividades anteriores ou outros tantos que serão inéditos para os alunos.
Essa atividade, também, amplia o vocabulário, introduzindo imagens que contribuem para o entendimento, sem precisar apelar para a tradução direta das palavras.
Tal como as anteriores, essa atividade poderá causar risos e um clima de muita descontração dos alunos, facilitado pelo próprio tema da aula, como também pelo vídeo que contém imagens e situações hilárias.
Imagem ilustrativa do vídeo sugerido para a atividade
Distribua o texto seguinte para os alunos e disponibilize 10 minutos para que realizem uma leitura individual e silenciosa.
Em seguida, solicite que destaquem (circulando, grifando) todos os bad habits retratados pelo texto. Peça para que cada aluno leia em voz alta um dos bad habits por ele destacado. Os bad habits podem ser, inclusive, escritos no quadro, facilitando a visualização pelos demais alunos.
Como nas atividades anteriores, o vocabulário pertinente ao tema já foi trabalhado, o texto não deverá causar dificuldades aos alunos. Mesmo assim, fique atento às dúvidas e dificuldades dos alunos.
Solicite a leitura do texto por mais de um aluno. Durante toda a aula, não deixe de cobrar a pronúncia correta das palavras.
Como uma etapa final dessa atividade, peça para que elaborem três perguntas sobre o texto e as escrevam em um pedaço de papel. Os alunos deverão trocar suas perguntas e responder as elaboradas pelo outro colega. Depois de alguns minutos, confira as perguntas elaboradas assim como as respostas dadas pelos alunos.
Texto disponível em: http://www.listenaminute.com/b/bad_habits.html (Acesso em 24.03.2014).
Professor, como desdobramento dessa aula, você poderá escolher um hábito e explorá-lo um pouco mais, trazendo textos e atividades afins para trabalhar em sala de aula. Poderá escolher, por exemplo, um hábito que tenha sido mais comum entre os seus alunos.
Para outros vídeos sobre o tema da aula, acesse:
http://www.engvid.com/bad-habits/ (Acesso em: 24.03.2014).
Para tópicos com discussões sobre o tema, acesse:
http://www.englishwithjo.com/english-conversation-habits/ (Acesso em: 24.03.2014)
Além da avaliação processual, realizada durante a aula, por meio da observação do envolvimento e da participação dos alunos na aula, o professor poderá se valer das seguintes ideias para uma avaliação formal:
a) Peça para que os alunos procurem mais informações sobre a formação de maus hábitos. Na aula seguinte, deverão trazer essas informações e compartilhar com os outros colegas. As informações poderão ser em português, porém, durante a aula, estimule-os a usar a língua inglesa.
b) Peça para que façam um pôster sobre maus hábitos. O poster deverá ser afixado na aula, possibilitando a visualização pelos demais professores e colegas de outras turmas. Poderá, ainda, ser criada uma plataforma virtual com imagens e textos sobre o assunto.
Em todas essas propostas, o professor deverá ficar atento ao uso correto do conteúdo aprendido, durante a aula, assim como o capricho com as atividades que envolvem o uso de figuras e imagens.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!