03/04/2014
Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Médio | História | Poder |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Estratégias:
Recursos:
Módulo 1 - Características e significados da Sabinada (Bahia - 1837/1838) |
Charge sobre a corrupção no Período Regencial
Disponível em: http://www.bigorna.net/index.php?secao=artigos&id=1124907826
Acesso em; 20/03/2014
Proponha aos alunos a Interpretação oral e escrita da charge de Manoel Araújo Porto-Alegre, autor da primeira charge política impressa e distribuída no Brasil, em 1837, intitulada A Campainha e o Cujo (1837).
A charge retrata um homem em pé, elegantemente trajado, usando chapéu de penacho. Com a mão direita toca uma sineta e, com a outra, oferece um saco de dinheiro a um sujeito ajoelhado, em atitude servil. Outros, ao fundo, fogem da cena. A legenda diz: A Campainha O Cujo |
1. Proponha a discussão sobre a charge, a partir de dois eixos:
A- Elementos presentes na charge, os quais permitem interpretar/enxergar a crítica feita por seu autor;
B- Interpretação possível da ideia central da charge.
2- Depois da reflexão inicial, com o levantamento de hipóteses, acerca da ideia central da charge, os alunos devem ler o artigo do jornalista e historiador Gilberto Marangoni, disponível no link http://www.bigorna.net/index.php?secao=artigos&id=1124907826. Acesso em; 20/03/2014.
3- A partir da leitura e discussão do artigo, os alunos entenderão que a charge de Manoel Araújo Porto-Alegre discute a questão da corrupção no período regencial (Brasil Império). Ela tem como foco o pagamento de propina efetuado ao jornalista e deputado Justiniano José da Rocha (1812-1862), conhecido por ser um jornalista a serviço do governo da época.
A partir da interpretação da charge, o professor pode estimular, entre os alunos, uma discussão relativa ao Período Regencial, no Brasil Império, e remeter a uma discussão, acerca da questão tratada na charge, a qual, ainda nos dias atuais, é bastante presente, entre nós: a corrupção política.
4. Proponha aos alunos que reúnam dados relativos ao contexto político, social e econômico da sociedade brasileira no Período Regencial (1831-1840), a partir de diferentes fontes como livros didáticos, paradidáticos, enciclopédias, textos disponíveis na internet etc.
Trabalhando com mapa
http://multirio.rio.rj.gov.br/historia/modulo02/tema58_2.html
Acesso em: 20/03/2014
Orientações:
a. Imprima o mapa para os alunos ou peça a eles que o acessem no link indicado acima.
b. A partir da observação atenta do mapa, pelos alunos, questione:
Para auxiliar os alunos na resposta à questão, sugira a leitura dos textos:
Império - Regência (1831-1840 ): Rebeliões marcam Período Regencial. http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/imperio---regencia-1831-1840--rebelioes-marcam-periodo-regencial.htm (Acesso em: 20/03/2014).
Período regencial: Transição entre o primeiro e o segundo reinado foi turbulenta. http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/periodo-regencial-transicao-entre-o-primeiro-e-o-segundo-reinado-foi-turbulenta.htm (Acesso em 20/03/2014).
c. Os alunos devem anotar no caderno as suas conclusões sobre a questão.
Acesso em: 20/03/2014.
Orientações para a atividade:
a. Utilizando computadores com acesso à internet, os alunos poderão ouvir o recurso indicado no link acima.
b. Em seguida, deverão registrar as principais ideias apresentadas por José Carlos Andrade a respeito do tema:
c. Promova, entre os alunos, a socialização dos registros realizados. Em seguida, esclareça possíveis dúvidas apresentadas pelos alunos.
Fichamento e debate de textos sobre o tema
Texto 1 |
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A República Suicida. Por Hendrik Kraay. Texto completo disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/a-republica-suicida Acesso em 20/03/2014 |
Texto 2 |
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Sangue na Bahia. Por Hendrik Kraay. Texto completo disponível em http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos-revista/sangue-na-bahia Acesso em: 20/03/2014 |
Texto 3 |
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Texto completo disponível em: http://www.bv2dejulho.ba.gov.br/portal/index.php/edicoes-especiais/sabinada.html |
Acesso em: 20/03/2014 |
Os textos discutem a eclosão, desenvolvimento e culminância do movimento na Bahia (1837/1838), os interesses envolvidos e os grupos sociais participantes. São análises interessantes que permitem refletir sobre as características e os significados políticos e sociais da revolta.
Orientações:
a. Divida os alunos em três grupos. Cada grupo ficará responsável por um texto.
b. Oriente os alunos a fazerem uma leitura atenta dos textos indicados e o fichamento dos mesmos.
c. Confira as dicas para um bom fichamento em material disponível no site do Portal do Professor, no link: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/16230/index.html?sequence=10 (Acesso em: 20/03/2014).
d. Os alunos deverão selecionar as três opções disponíveis no material e fazer uma boa leitura das orientações, antes de iniciar o fichamento do texto.
e. Depois da elaboração dos fichamentos, os alunos deverão socializar as suas anotações com os demais colegas do grupo e, posteriormente, com os colegas da turma.
f. As apresentações serão feitas através de slides, utilizando o programa PowerPoint ou similar, para que os colegas possam acompanhar melhor as explicações de cada grupo.
g. Todos os(as) alunos(as) do grupo devem ter o domínio de todo o conteúdo do tema e não apenas de parte dele. Não deve haver texto longo em cada slide, mas apenas ideias centrais ou esquema de ideias que serão explicadas pelo grupo.
h. Na produção dos slides, os grupos devem utilizar também imagens que contribuam para a melhor compreensão do assunto.
i. Os grupos poderão utilizar também pequenos vídeos para que as ideias apresentadas fiquem mais claras. Outros recursos como músicas e animações (entre outros) também podem ser utilizados.
j. O professor deve informar aos alunos o tempo mínimo e máximo para a apresentação de cada grupo.
Debate |
Após a apresentação de cada grupo, é fundamental reservar um tempo para o debate das ideias centrais do tema, para que os colegas (público ouvinte) possam interagir e esclarecer dúvidas com o grupo e com o professor e também para que possam expor as suas conclusões, a partir do que foi apresentado.
O hino da Sabinada
Acesso em: 20/03/2014
Orientações para a atividade:
a. Imprima o hino da Sabinada para os alunos ou peça a eles que o acessem no link indicado acima.
b. Oriente-os a fazerem uma leitura atenta e a buscar o significado das palavras desconhecidas. Em seguida, escolha alguns alunos para fazerem a leitura do hino em voz alta.
c. A partir das discussões realizadas nas atividades anteriores, os alunos devem discutir cada estrofe do hino. Para a atividade, eles devem ser reunidos em círculo, na sala de aula.
d. Questionamentos para o debate:
e. As conclusões dos alunos devem ser registradas no caderno de História.
Para alunos e professores:
Textos:
Republicanismo e liberalismo na Sabinada (1837-1838). Por Tales Pinto.
Disponível em: http://www.alunosonline.com.br/historia-do-brasil/republicanismo-liberalismo-na-sabinada-1837-1838.html
Liberdade, liberdades. Dilemas da escravidão na Sabinada (Bahia, 1837 -1838). Por Juliana Serzedello Crespim Lopes.
Disponível em:
https://sites.google.com/site/revistasankofa/sankofa6/liberdade-liberdades
Livro:
Paulo Cesar Souza. A Sabinada: A revolta separatista da Bahia (1837), 2ª. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009
Os links foram acessados em: 20/03/2014.
O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: leitura e interpretação de textos e mapa, análise de charge, análise de áudio, fichamento de textos e apresentação de slides, debates.
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12/04/2014
Cinco estrelasExcelente adorei sua aula.. parabéns