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A Sabinada na Bahia

 

03/04/2014

Autor e Coautor(es)
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Médio História Poder
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os sujeitos sociais participantes do movimento e os interesses envolvidos.
  • Apontar os principais aspectos, relacionados à eclosão, desenvolvimento e culminância da Sabinada na Bahia (1837-1838).  
  • Refletir sobre os significados políticos e sociais do movimento.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • O contexto social, político e econômico da sociedade brasileira nas primeiras décadas do século XIX.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

 

  • Leitura e interpretação de textos e mapa.
  • Análise de charge.
  • Análise de áudio.
  • Fichamento de textos e apresentação de slides.
  • Debate.

 

Recursos:

 

  • Computador com internet.
  • Power Point ou Programa similar.
  • Data Show.

 

 

Módulo 1 - Características e significados da Sabinada (Bahia - 1837/1838)

 

 

Atividade 1

 

Charge sobre a corrupção no Período Regencial

 

Disponível em: http://www.bigorna.net/index.php?secao=artigos&id=1124907826

Acesso em; 20/03/2014

 

Proponha aos alunos a Interpretação oral e escrita da charge de Manoel Araújo Porto-Alegre, autor da primeira charge política impressa e distribuída no Brasil, em 1837, intitulada A Campainha e o Cujo (1837).

 

A charge retrata um homem em pé, elegantemente trajado, usando chapéu de penacho. Com a mão direita toca uma sineta e, com a outra, oferece um saco de dinheiro a um sujeito ajoelhado, em atitude servil. Outros, ao fundo, fogem da cena.

A legenda diz:

A Campainha
Quem quer; quem quer redigir
O Correio Oficial! 
Paga-se bem. Todos fogem? 
Nunca se viu coisa igual

O Cujo
Com três contos e seiscentos
Eu aqui´stou, meu senhor
Honra tenho e probidade
Que mais quer d´um redator?

 

 

1. Proponha a discussão sobre a charge, a partir de dois eixos:

 

A- Elementos presentes na charge, os quais permitem interpretar/enxergar a crítica feita por seu autor; 
B- Interpretação possível da ideia central da charge.

 

2- Depois da reflexão inicial, com o levantamento de hipóteses, acerca da ideia central da charge, os alunos devem ler o artigo do jornalista e historiador Gilberto Marangoni, disponível no link  http://www.bigorna.net/index.php?secao=artigos&id=1124907826. Acesso em; 20/03/2014.

 

3- A partir da leitura e discussão do artigo, os alunos entenderão que a charge de Manoel Araújo Porto-Alegre discute a questão da corrupção no período regencial (Brasil Império). Ela  tem como foco o pagamento de propina efetuado ao jornalista e deputado Justiniano José da Rocha (1812-1862), conhecido por ser um jornalista a serviço do governo da época.

 

A partir da interpretação da charge, o professor pode estimular, entre os alunos, uma discussão relativa ao Período Regencial, no Brasil Império, e remeter a uma discussão, acerca da questão tratada na charge, a qual, ainda nos dias atuais, é bastante presente, entre nós: a corrupção política.

 

4. Proponha aos alunos que reúnam dados relativos ao contexto político, social e econômico da sociedade brasileira no Período Regencial (1831-1840),  a partir de diferentes fontes como livros didáticos, paradidáticos, enciclopédias, textos disponíveis na internet etc.

 

Atividade 2

 

Trabalhando com mapa

 

 

http://multirio.rio.rj.gov.br/historia/modulo02/tema58_2.html

Acesso em: 20/03/2014

 

Orientações:

 

a. Imprima o mapa para os alunos ou peça a eles que o acessem no link indicado acima.

b. A partir da observação atenta do mapa, pelos alunos, questione:

 

  • Ele faz referência a quatro movimentos sociais iniciados no Período Regencial. O que é possível dizer a respeito da relação entre o contexto da época, analisado no item 4 da Atividade 1, e os quatro movimentos? O que eles têm em comum?

 

Para auxiliar os alunos na resposta à questão, sugira a leitura dos textos:

 

Império - Regência (1831-1840 ): Rebeliões marcam Período Regencial. http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/imperio---regencia-1831-1840--rebelioes-marcam-periodo-regencial.htm (Acesso em: 20/03/2014).

 

Período regencial: Transição entre o primeiro e o segundo reinado foi turbulenta. http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/periodo-regencial-transicao-entre-o-primeiro-e-o-segundo-reinado-foi-turbulenta.htm (Acesso em 20/03/2014).

 

c. Os alunos devem anotar no caderno as suas conclusões sobre a questão.

 

 

Atividade 3

 

 

 

http://www.ebc.com.br/infantil/verde-amarelo/galeria/audios/2012/11/ha-175-anos-acontecia-na-bahia-a-revolta-conhecida

Acesso em: 20/03/2014.

 

 

Orientações para a atividade:

 

a. Utilizando computadores com acesso à internet, os alunos poderão ouvir o recurso indicado no link acima.

b. Em seguida, deverão registrar as principais ideias apresentadas por José Carlos Andrade a respeito do tema:

 

  • O contexto histórico no qual eclodiu o movimento.
  • A origem do nome da revolta.
  • Os objetivos dos revoltosos.
  • Os diferentes sujeitos sociais participantes do movimento.
  • A repressão ao movimento pelas autoridades estabelecidas no Período Regencial.

 

c. Promova, entre os alunos, a socialização dos registros realizados. Em seguida, esclareça possíveis dúvidas apresentadas pelos alunos.

 

 

Atividade 4

 

Fichamento e debate de textos sobre o tema

 

 

Texto 1

A República Suicida. Por Hendrik Kraay. Texto completo disponível em:

http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/a-republica-suicida

Acesso em 20/03/2014

 

 

 

Texto 2

 

Sangue na Bahia. Por Hendrik Kraay. Texto completo disponível em

http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos-revista/sangue-na-bahia

Acesso em: 20/03/2014

 

 

 

Texto 3

Texto completo disponível em:

http://www.bv2dejulho.ba.gov.br/portal/index.php/edicoes-especiais/sabinada.html

Acesso em: 20/03/2014

 

 

Os textos discutem a eclosão, desenvolvimento e culminância do movimento na Bahia (1837/1838), os interesses envolvidos e os grupos sociais participantes. São análises interessantes que permitem refletir sobre as características e os significados políticos e sociais da revolta.

 

Orientações:

 

a. Divida os alunos em três grupos. Cada grupo ficará responsável por um texto.

 

b. Oriente os alunos a fazerem uma leitura atenta dos textos indicados e o fichamento dos mesmos.

 

c. Confira as dicas para um bom fichamento em material disponível no site do Portal do Professor, no link: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/16230/index.html?sequence=10 (Acesso em: 20/03/2014).

 

d. Os alunos deverão selecionar as três opções disponíveis no material e fazer uma boa leitura das orientações, antes de iniciar o fichamento do texto.

 

e. Depois da elaboração dos fichamentos, os alunos deverão socializar as suas anotações com os demais colegas do grupo e, posteriormente, com os colegas da turma.

 

f. As apresentações serão feitas através de slides, utilizando o programa PowerPoint ou similar, para que os colegas possam acompanhar melhor as explicações de cada grupo.

 

g. Todos os(as) alunos(as) do grupo devem ter o domínio de todo o conteúdo do tema e não apenas de parte dele. Não deve haver texto longo em cada slide, mas apenas ideias centrais ou esquema de ideias que serão explicadas pelo grupo.

 

h. Na produção dos slides, os grupos devem utilizar também imagens que contribuam para a melhor compreensão do assunto.

 

i. Os grupos poderão utilizar também pequenos vídeos para que as ideias apresentadas fiquem mais claras. Outros recursos como músicas e animações (entre outros) também podem ser utilizados.

 

j. O professor deve informar aos alunos o tempo mínimo e máximo para a apresentação de cada grupo.

 

Debate

 

Após a apresentação de cada grupo, é fundamental reservar um tempo para o debate das ideias centrais do tema, para que os colegas (público ouvinte) possam interagir e esclarecer dúvidas com o grupo e com o professor e também para que possam expor as suas conclusões, a partir do que foi apresentado.

 

Atividade 5

 

 

O hino da Sabinada

 

http://www.revistadehistoria.com.br/secao/conteudo-complementar/hino-dedicado-ao-sempre-memoravel-dia-7-de-novembro-de-1837

Acesso em: 20/03/2014

 

Orientações para a atividade:

 

a. Imprima o hino da Sabinada para os alunos ou peça a eles que  o acessem no link indicado acima.

 

b. Oriente-os a fazerem uma leitura atenta e a buscar o significado das palavras desconhecidas. Em seguida, escolha alguns alunos para fazerem a leitura do hino em voz alta.

 

c. A partir das discussões realizadas nas atividades anteriores, os alunos devem discutir cada estrofe do hino. Para a atividade, eles devem ser reunidos em círculo, na sala de aula.

 

d. Questionamentos para o debate:

 

  • Por que os revoltosos se referem ao Brasil como "Pátria opressora"?
  • Quem são os tiranos a quem eles se referem?
  • Embora defendessem a instauração de um regime republicano, o hino revela o apreço por D. Pedro II. A partir dos estudos realizados, explique como isso era justificado pelos revoltosos.

 

e. As conclusões dos alunos devem ser registradas no caderno de História.

Recursos Complementares

Para alunos e professores:

 

Textos:

 

Republicanismo e liberalismo na Sabinada (1837-1838). Por Tales Pinto.

Disponível em: http://www.alunosonline.com.br/historia-do-brasil/republicanismo-liberalismo-na-sabinada-1837-1838.html

 

Liberdade, liberdades. Dilemas da escravidão na Sabinada (Bahia, 1837 -1838). Por Juliana Serzedello Crespim Lopes.

Disponível em:

https://sites.google.com/site/revistasankofa/sankofa6/liberdade-liberdades

 

Livro:

Paulo Cesar Souza. A Sabinada: A revolta separatista da Bahia (1837), 2ª. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009

 

Os links foram acessados em: 20/03/2014.

Avaliação

O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: leitura e interpretação de textos e mapa, análise de charge, análise de áudio, fichamento de textos e apresentação de slides, debates.

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