Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ANIMALS AND ME

 

22/04/2014

Autor e Coautor(es)
ILMA MONTEIRO RESENDE CARRIJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Listar,  identificar e agrupar alguns animais em categorias.

Reproduzir oralmente nomes de alguns animais.

Identificar palavras numa música.

Saber sobre uma instituição internacional para a proteção dos animais.

Produzir um texto.

Duração das atividades
2 módulos/aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer a estrutura CAN/CAN'T, usada para habilidade.

Conhecer o passado do verbo BE.

Estratégias e recursos da aula

Módulo 1

 
ATIVIDADE 1
 
Figura 1: Pets
 
 
 

Fonte: Imagem disponível em: http://www.farmaciaquiron.com.br/blog/index.php?det=240.

Acesso em: 30 de março de 2014.

Para introduzir o tema de animais, mostre a imagem (figura 1) aos alunos e inicie uma rápida conversa sobre animais. Proponha questões como:

·        Quem possui animais de estimação em casa e quais são eles?

·        Quais tipos de animais podem ser criados em casa? No quintal ou dentro de casa?

·        Quais tipos de animais devem ser criados soltos em seu habitat natural?

·        Qual a diferença entre animais de estimação, animais domésticos e animais selvagens?

Em seguida, entregue o quadro abaixo (quadro 1) aos alunos e peça para que eles digam, caso já saibam, os nomes desses animais em inglês. Se souberem como se escreve, podem escrever logo abaixo de cada figura.

Quadro 1 - Animals
 
tabela_animais2
 

Corrija as respostas com os alunos.

ATIVIDADE 2

Após a correção da escrita, ensine e pratique a pronúncia dos nomes desses animais, sempre utilizando o recurso visual da tabela. Como sugestão, para tornar mais dinâmica a aula, divida a classe em dois grupos: meninos e meninas e pratique coletivamente – só os meninos, só as meninas, alternadamente.

COMENTÁRIO: Observe os alunos e ao perceber que os eles estão mais seguros quanto à pronúncia, pratique com eles individualmente. Treine também em ordem aleatória. Vá apontando os desenhos enquanto os alunos vão falando os nomes.

ATIVIDADE 3

Esta atividade pode ser realizada em duplas. Divida o quadro em três colunas, encabeçadas pelas palavras: PET, DOMESTIC e WILD. Após explicar o significado dessas palavras, peça aos alunos que troquem ideias com seus pares e separem os animais em três grupos: os de estimação (PET), os domésticos (DOMESTIC) e os selvagens (WILD). As respostas podem variar um pouco.

 ATIVIDADE 4

A atividade seguinte é um jogo de dominó (figura 2), com o intuito de ajudar a memorização dos nomes dos animais. Faça grupos de 4 alunos e distribua um conjunto de peças do dominó para cada grupo. São 21 peças ao todo, portanto cada aluno do mesmo grupo ficará com 5 peças e uma peça extra será colocada ao centro da roda, para iniciar o jogo. As peças consistem de duas partes: a da esquerda contém uma figura e a da direita contém um nome. Cada aluno, à sua vez, acrescenta uma peça a uma das extremidades do dominó, ligando o nome ao desenho do animal. Caso o aluno não tenha nenhuma peça que se encaixe, no momento, ele passa a vez. Quem primeiro acabar com suas peças é o vencedor.

 

Figura 2: Imagens para a confecção do jogo de dominó

 
dominó
domino
domino
 
domino
domino

 

Módulo 2

ATIVIDADE 1

Diga aos alunos que eles vão assistir a um clipe da música ROAR de Katy Perry. Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=CevxZvSJLk8. Acesso em 30 de março de 2014.

Inicie o clipe, mas logo o interrompa, entre os dez a quinze segundos iniciais. Faça apenas três perguntas para incitar a curiosidade dos alunos. Sugestões:

·         Quais animais vocês esperam ver nesse clipe?

·         O que vocês acham que vai acontecer com a moça? E com o moço?

·         ROAR é o som produzido por alguns animais. Quais animais seriam esses?

Comentário: Roar significa rugir, portanto os animais que rugem são os gatos selvagens, como os tigres, leões, leopardos, etc.

Então, diga aos alunos que, à medida que assistem ao vídeo, eles devem listar os animais que aparecem no clipe.

Ao final, os alunos checam as suas previsões e as suas listas dos animais.

A seguir, exiba o clipe novamente, mas desta vez, peça aos alunos para prestarem atenção à letra da música, tentando identificar quais animais aparecem na letra.

Checar as respostas.

*Os animais que aparecem na letra da música são: tiger, butterfly, bee, lion.

Caso os alunos tenham dificuldade em perceber os sons, pause a exibição do clipe quando um nome de animal aparecer na letra da música.

 

ATIVIDADE 2

Nesta atividade, o aluno deverá ler um pequeno texto sobre a Sociedade Internacional de Prevenção da Crueldade contra Animais (figura 3). Texto e figura disponíveis em: http://www.spcai.org/index.php/about/our-history.html; acesso em 30 de março de 2014.

Figura 3: SPCA

spca
spca

Fonte: http://www.spcai.org/index.php/about/our-history.html; acesso em 30 de março de 2014.

Our History

The first Society for the Prevention of Cruelty to Animals (SPCA) was organized in England in 1824, primarily to prevent the abuse of carriage horses in the days before automobiles. Horses were driven through freezing cold winters and stiflingly hot summers, often with little food, water or rest. The carriage drivers were interested only in making as much money as possible, and would beat the horses if they refused to or were unable to pull the carriages.

The SPCA helped to pass laws that regulated the carriage-horse business.  With this success, the Society expanded to include dogs and other animals in its fight against cruelty. The first American SPCA was started in 1866 in New York City. There are now SPCAs all over the U.S., and indeed, all over the world.

SPCA International was founded in the U.S. in 2006. The mission of our organization is simple but vast: to advance the safety and well-being of animals.

Proponha questões de compreensão textual e reflexão sobre o tema, como:

1.      When was the first SPCA organized?

2.      What was its objective?

3.      What were the carriage drivers interested in?

4.      What happened to the SPCA after its success with helping the horses?

5.      What’s the mission of the SPCA International?

6.      What can we do to protect the animals in our city?

7.      What can’t we do to the animals in our city?

 

ATIVIDADE 3

Proponha uma atividade de produção textual. Peça aos alunos que elejam um animal de sua preferência e escreva um texto sobre esse animal. O texto deve conter dois parágrafos, sendo o primeiro sobre o que esse animal pode, consegue ou sabe fazer, e o segundo, sobre o que esse animal não pode, não consegue ou não sabe fazer. Para a realização desta tarefa, os alunos vão usar a estrutura: CAN/CAN’T. Para uma aula sobre este assunto, visite o portal do professor, intitulada: I can, I can't, da mesma autora.

Recursos Complementares

Para dicionário de inglês online, acesse:

http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles; acesso em 30 de março de 2014.

Para atividades de jogos com animais, acesse:

http://www.sheppardsoftware.com/content/animals/kidscorner/gamesforkids.htm; acesso em 30 de março de 2014.

http://www.kidscom.com/games/animal/animal.html; acesso em 30 de março de 2014.

http://pbskids.org/games/animal/; acesso em 30 de março de 2014.

http://www.bbc.co.uk/cbbc/games/by/theme/animals; acesso em 30 de março de 2014.

Avaliação

Avalie de forma contínua e processual. Observe a concentração, a atenção e o envolvimento dos alunos nos momentos de leitura, nos momentos de discussão, nos trabalhos individuais e em grupo. Avalie a produção textual sob os aspectos do tema, do modo composicional (estrutura) e o estilo (uso da língua). Observe e avalie a participação dos alunos nas discussões considerando a pertinência das suas colocações, a disponibilidade para ouvir os colegas e para pensar a partir de suas colocações, revendo conceitos sobre a relação entre o homem, o ambiente e os animais.












 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.