Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


História: A felicidade das borboletas - deficiência visual e o esporte

 

22/04/2014

Autor e Coautor(es)
LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Saúde Relações sociais, acordos e limites
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprimorar a escrita, a leitura e a oralidade.
  • Reproduzir brincadeiras e jogos.
  • Identificar as possibilidades e limitações da pessoa com deficiência visual.
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.
  • Conhecer os limites de pessoas com deficiência visual.
  • Conhecer e reproduzir jogos específicos para deficientes visuais.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necessário que o aluno tenha domínio da leitura e da escrita ou esteja cursando o 3º ano  do Ensino Fundamental.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1. História "A felicidade das borboletas"

Professor antes de apresentar a história construa vendas para cada aluno para utilizá-las no decorrer das aulas. Utilize tecido não tecido escuro, recorte em pedaços para que possa amarrar atrás da cabeça.

a

Fonte: http://www.laguna.sc.gov.br/uploads/noticias/img_aed0213d3d1380a2d1755b4b7eb61b5c.jpg. Acesso em 22 de março de 2014.

1. Em uma roda, proponha aos alunos escutar uma história de maneira diferente. Entregue para cada um deles uma venda e auxilia-os para colocar. Explique que eles deverão ouvir o áudio da história com bastante atenção e não poderão ver as imagens. Professor, coloque a história "A felicidade das borboletas". Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=GyuTyD7TxHg. Acesso em 22 de março de 2014. Duração: 05min55seg.

a

Imagem retirada pela autora do site: http://www.youtube.com/watch?v=GyuTyD7TxHg. Acesso em 22 de março de 2013.

2. Após a história, solicite aos alunos que retirem a venda para que reflitam sobre a história. Primeiramente, sugira perguntas sobre as sensações que os alunos perceberam com a utilização da venda.

1) Qual foi a sensação de ouvir a história de olhos vendados?

2) Para você foi tranquilo entender a história ou teve alguma dificuldade?

3) Qual é o nome da personagem? O que ela mais gostava de fazer? Em qual momento importante se passa a história?

4) Qual a relação da venda dos olhos e da história escutada?

4) O que Marcela tem de diferente das outras amigas da aula de Balé?

5) Quais percepções ele teve antes da apresentação?

3. Após a roda de conversa, pergunte aos alunos que deficiências eles conhecem ou já observaram no dia a dia, se conhecem alguém com deficiência visual etc. Explique para os alunos o que é deficiência visual. Para isto, coloque em uma caixa fichinhas com definições, características e curiosidades sobre essa deficiência. Na roda de conversa, solicite que cada aluno pegue uma ficha numerada. A dinâmica acontecerá na ordem das fichas numeradas, solicite que os alunos leiam a ficha e comente com a turma.

Sugestões de ficha:

a

Fonte: Imagem da própria autora.

4. Vamos conhecer alguns limites que uma pessoa com deficiência visual possui? Dinâmica "Percebendo meu colega". Professor proponha aos alunos que com uma venda, tente reconhecer através do tato o colega da sala. Coloque a venda em um aluno e posicione no meio da sala e, sem que este aluno perceba ou escute, escolha outro aluno para que fique a sua frente. Nesse momento, solicite para o aluno vendado tatear seu colega para tentar reconhecê-lo, no rosto, cabelos, braços, etc.

h

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-D5Exk7IvwYA/UKLvllpO3HI/AAAAAAAAAFE/ZQmuqE5WxF0/s1600/P1020306.JPG. Acesso em 22 de março de 2014.

Realize a dinâmica até todos os alunos participarem e ao final proponha uma atividade de escrita sobre a experiência desta aula.

Sugestão de atividade.

s

Fonte: Imagem da própria autora.

Aula 2. Limites na locomoção do deficiente visual

1. Retome o tema abordado na aula anterior e pergunte aos alunos como nós podemos auxiliar um cego a andar? Será que existem maneiras corretas para a condução de pessoas com esse tipo de deficiência? Liste no quadro o que os alunos conhecem a respeito desse assunto. Divida a turma em duplas, e com todos em pé, explique a maneira correta de auxiliar pessoa com deficiência visual.

1) Não segure a pessoa com deficiência visual com rigidez.

2) Não acompanhe a pessoa com deficiência visual em diagonal ao atravessar um cruzamento.

3) Não acompanhe uma pessoa com deficiência visual empurrando-a e puxando-a. Basta deixá-la segurar seu braço, que o movimento do seu corpo lhe dará a orientação que precisa.

4) Oriente uma pessoa com deficiência visual a ficar  do lado ou atrás de você em espaços que possuírem muitos obstáculos.

5) Não diga apenas "direita" ou "esquerda", procure orientar a pessoa com deficiência visual à distância.

Treine com os alunos rapidamente na sala de aula e proponha um passeio na escola. Solicite um aluno da dupla coloque a venda e o outro o guie. Lembre seus alunos que é muito importante a atenção do guia, o cuidado, o respeito e o encorajamento da pessoa com deficiência visual (vendada). Professor, procure transitar pelo pátio, lugares com escadas, desvios, onde há outras pessoas também. Na volta do trajeto proponha que o aluno vendado agora será o guia, e vice-versa.

a

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-If6tnLrfSPA/UKUhDt4TkBI/AAAAAAAABNw/M-5DOVSLB6I/s320/SAM_2373.JPG. Acesso em 22 de março de 2014.

2. Na volta para sala, proponha aos alunos que relatem a experiência de passear pela escola de olhos vendados. Pergunte para os alunos como foi essa vivência.

1) Qual maior dificuldade?

2) Como seu colega auxiliou você?

3) Aconteceu algum problema durante o percurso?

4) Guiar uma pessoa com deficiência visual é tão simples como imaginavam?

Aula 3. Atleta cego?

1. Professor, comente com alunos que dificuldades no dia a dia, em se locomover, se alimentar e em se relacionar estão presentes na vida dos deficientes visuais. Mas e no esporte? Essas pessoas também conseguem praticar um esporte? Você conhece algum atleta com deficiência visual? Vamos conhecer a história de Derek Rabelo, um jovem de 21 anos, que nasceu cego e surfou várias ondas no Havaí.

Apresente o vídeo "Brasileiro cego dá aula de superação e emociona Kelly Slater". Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sAvgt8ipahQ. Acesso em 22 de março de 2014. Duração: 06min57seg.

h

Imagem retirada pela autora do site: https://www.youtube.com/watch?v=sAvgt8ipahQ. Acesso em 22 de março de 2014.

2. Professor, explique para os alunos que como foi apresentado no vídeo, muitas pessoas superam suas limitações e dificuldades e se destacam em algum esporte. Leve os alunos ao Laboratório de Informática da escola ou apresente na sala de aula com o Data Show, para conhecerem os esportes que os deficientes visuais praticam.

Liste com os alunos os esportes paralímpicos praticados por deficientes visuais: Atletismo, Vela, Goalball, Judô, Natação, Hipismo, Futebol de 5 e Ciclismo.

Atletismo

g

Fonte: http://turismoadaptado.files.wordpress.com/2011/07/atletismo-paraolc3admpico.jpg. Acesso em 24 de março de 2014.

Vela

g

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-cpnKbSfESd0/TvOMXroQ9-I/AAAAAAAACy0/asnXBc0yK4Y/s400/Blind+sailing+-+Davey+Hodges+-+UK.jpg. Acesso em 24 de março de 2014.

Goalball

h

Fonte: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ0b0Z6A_bRx77GkDpVd2iUyhDZ-FNfOvTkAWYuZLdETLSFjkL4Qw. Acesso em 24 de março de 2014.

Judô

h

Fonte: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTJhfyAUOT8OtRwk3CtXpcdaKf_t7SK2AXNxGqZYOD0XxY_cvs5. Acesso em 24 de março de 2014.

Natação

q

Fonte: http://molhoingles.com/wp-content/uploads/2012/08/tapper.jpg. Acesso em 24 de março de 2014.

Hipismo

a

Fonte: http://i.ytimg.com/vi/R1rLtkXJ_G8/0.jpg. Acesso em 24 de março de 2014.

Futebol de 5

l

Fonte: https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR9IdOZygGVqP_YZ6R9AIwzXGrbpimAgFclpqEJjMw51EdN67Th. Acesso em 24 de março de 2014.

Ciclismo

a

Fonte: http://c5.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/b87061464/8108171_2VLwr.jpeg. Acesso em 24 de março de 2014.

3. Professor, divida os alunos em 8 grupos e sorteie um desses esportes para cada grupo fazer uma pesquisa em casa. Solicite que os alunos tragam o trabalho escrito seguindo o roteiro. Segue uma sugestão de roteiro:

1) Nome do esporte.

2) Adaptações feitas para as pessoas com deficiência visual.

3) Como se joga e suas regras.

Aulas 4 e 5. Conhecendo os esportes paralímpicos para cegos.

1. Solicite que os alunos apresentem os esportes paralímpicos para deficientes visuais. Proponha para os alunos a vivência do Goalball, Atletismo e Futebol de 5. Professor, sugerimos que filme a participação dos alunos nas atividades, pois, ao final, poderá utilizar para debater sobre as percepções que os alunos tiveram ao vivenciá-las.

Goalball: Professor para este esporte, prepare antecipadamente antecipadamente a marcação da quadra de vôlei, uma bola com guizos dentro para a prática do esporte e entregue para os alunos as vendas. 

  • Defina as balizas  passando a fita adesiva sobre um barbante estendido no chão, na linha de fundo da quadra de voleibol para que a bola ultrapasse essa linha.
  • Caso sua escola não possua esse tipo de bola, improvise uma. Pegue duas sacolinhas de plástico que ao tocá-las emite muito barulho e coloque uma bola de futsal dentro delas. Passe uma fita crepe para prendê-las deixando-as mais soltas, pois assim serão mais barulhentas. 
  • Divida a turma em trios e reveze-os durante os jogos. Os trios de alunos devem entrar na quadra de vôlei, sendo que cada trio deverá se posicionar em uma das duas linhas de fundo dessa quadra.
  • Posicionados, cada trio deverá arremessara bola para o outro lado, tendo como objetivo fazer com que ela ultrapasse o fundo da quadra adversária, entrando assim nas balizas. Em sua trajetória, a bola necessita obrigatoriamente tocar linhas predeterminadas, de modo que ela chegue ao gol adversário junto ao chão.
  • Cada metade da quadra é dividida em três áreas de 3 x 9m: a área de ataque, a área de defesa e a área neutra.
  • Cada time não pode invadir a parte do adversário, e tem apenas o seu espaço para lançar a bola rasteira ou quicando, tendo obrigatoriamente que tocar o chão da sua metade antes de atingir a outra.
  • Já os jogadores do time que está se defendendo podem deitar no chão para tentar cobrir todo o gol, também dentro de uma área limitada, e tem o posicionamento orientado por linhas táteis – barbantes presos com fita adesiva.

a

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-APY5hnqaEbM/Tor-bjcPEYI/AAAAAAAAA4Q/DU8teKuBEZQ/s320/pa030044.jpg. Acesso em 25 de março de 2014.

Atletismo: Professor divida a turma em duplas sendo um aluno vendado e o outro não. Solicite que os alunos fiquem de mãos dadas para um orientar o outro durante a corrida e que não se soltem. Proponha uma corrida de velocidade e uma de resistência (aproximadamente 200 metros). 

  • Divida os alunos em grupos para que tenham espaço para a corrida. Delimite o percurso de corrida.
  • Oriente os alunos sem as vendas que respeitem a velocidade de corrida do colega vendado, não correndo à sua frente ou puxando-o, para que não comprometa a atividade ou machuque o colega.
  • Uma possibilidade que o professor poderá utilizar é de entregar um pequeno pedaço de barbante (50 cm.) para cada dupla e orientar ao aluno que está sem vendas, que ele deverá observar e evitar que o barbante fique totalmente esticado. Assim ele irá controlar sua velocidade para não ultrapassar ou ficar para trás do colega que está sendo guiado por ele.

k

Fonte: http://www.blogpenseverde.com.br/wp-content/uploads/2013/04/187057_307219_img_6645.jpg. Acesso em 24 de março de 2014.

Futebol de 5: Divida a turma em grupos de 6 alunos sendo 4 jogadores de linha vendados, 1 goleiro e 1 orientador sem vendas nos olhos.

  • A bola deve ter guizos para orientar sua localização aos alunos. Caso sua escola não possua esse tipo de bola, improvise uma. Pegue duas sacolinhas de plástico que ao tocá-las emite muito barulho e coloque uma bola de futsal dentro delas. Passe uma fita crepe para prendê-las deixando-as mais soltas, pois assim serão mais barulhentas.
  • Professor, caso encontre dificuldades durante os jogos, proponha aos alunos que ao invés sozinhos estejam de duplas sendo que um esteja com a venda e o outro não.

q

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_6J6iuWyQmVw/TPk8weuzSWI/AAAAAAAAABU/p4eJUV_QW1Y/s1600/DSC00496.JPG. Acesso em 24 de março de 2014.

Aula 6. Debatendo sobre a vivência

Professor para finalizar as aulas proponha um roda de debate sobre as vivências realizadas: passeio na escola e os esportes praticados. Nesse debate os alunos identificarão as possibilidades e limitações da pessoa com deficiência visual, respeitarão diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto e conhecerão os limites de pessoas com deficiência visual. 

Para fomentar o debate apresente a filmagem da participação dos alunos na prática dos esportes paralímpicos e proponha algumas perguntas para nortear a discussão:

1) Durante as atividades realizadas, o que você teve que fazer para superar as limitações da falta de visão?

2) O que você não conseguiu superar?

3) Quais foram as principais limitações que encontrou quando estava passeando pela escola?

3) E no jogo de goalbaal/ atletismo/futebol?

4) Qual outro tipo de esporte ou atividade física a pessoa com deficiência visual poderia praticar? 

 2. Solicite aos alunos que após o debate, registrem através de um texto as percepções e sentimentos que foram despertados durante a vivência. Proponha ainda que os alunos socializem seus textos, fotos e filmes com a turma.

Recursos Complementares

A deficiência. Disponível em: http://www.deficiencia.no.comunidades.net/index.php?pagina=1038927219. Acesso em 22 de março de 2014.

Orientações no relacionamento com pessoas cegas. Disponível em: http://www.ibc.gov.br/?itemid=96. Acesso em 23 de março de 2014.

Esportes paraolímpicos. Disponível em: http://www.infoescola.com/esportes/esportes-paraolimpicos/. Acesso em 23 de março de 2014.

Avaliação

Observar a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles conseguiram interpretar a história, compreender e identificar as possibilidades e limitações de um deficiente visual; se contribuíram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se conseguiram desenvolver a habilidade da escrita, leitura e oralidade; se conseguiram verbalizar sobre suas impressões e percepções a cerca do tema. Registre suas observações para orientar seu planejamento.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.