22/04/2014
ELIZABET REZENDE DE FARIA e LEANDRO REZENDE
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
AULA 1: Identificando diferenças
Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-L_lIMAgBOgE/UCVQn1R-WpI/AAAAAAAABIQ/7joxDxvmCnI/s1600/luluzinha.jpg. Acesso em 27 de março de 2014.
Para o professor:
1- Antes da aula, providencie: pedaços grandes de papel pardo (de acordo com a quantidade e altura dos alunos), canetas hidrográficas coloridas, lápis e borrachas.
2- Inicie a atividade conversando com os alunos. Discuta as diferenças físicas e psicológicas entre meninos e meninas, percebidas pelos alunos.
3- Peça aos alunos que explicitem, por meio de desenhos no papel pardo, seus conhecimentos sobre os órgãos reprodutores e o jeito de ser de meninos e meninas.
4- Para isso, eles deverão organizar-se em duplas, com colegas do mesmo sexo.
5- Procedimentos da atividade:
- Informe aos alunos que eles deverão esticar o papel no chão e pedir ao colega que se deite sobre ele. Com uma caneta, deverão fazer o contorno do corpo.
- Depois, os alunos devem desenhar com um lápis os órgãos reprodutores do sexo oposto ao da sua dupla, tanto interna quanto externamente, assim como todas as modificações que ocorrem no corpo durante a puberdade. Se necessário, podem usar os espaços ao lado do desenho para escrever suas observações.
- Peça aos alunos que inventem frases que o desenho poderia dizer ou pensar, usando balões.
- No final, peça aos alunos que usem as canetas coloridas para passar a limpo o trabalho.
- Organize um momento para a socialização da atividade. Em círculo, cada dupla deverá apresentar o desenho, bem como as modificações físicas e psicológicas ocorridas durante a puberdade.
AULA 2: Mudanças no corpo e no modo de agir e pensar dos adolescentes
Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_k_E8KasKRrw/TMnFwkGIa_I/AAAAAAAAAn8/w1sQkfSZvPc/s320/puberdade+cl%C3%A1udia+bonfim.jpg. Acesso em 27 de março de 2014.
Para o professor:
1- Apresente o vídeo disponível no link do programa Bem Estar da reportagem “Entenda quais sinais podem indicar puberdade precoce nas crianças”. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/03/entenda-quais-sinais-podem-indicar-puberdade-precoce-nas-criancas.html. Acesso em 27 de março de 2014.
- Se na escola houver laboratório de informática, leve os alunos e peça-os que acessem em duplas ou grupos e registrem informações acerca do vídeo, tais como: O que é puberdade? Quais as mudanças que ocorrem no corpo e nas atitudes de meninos e meninas? Você percebeu algumas dessas mudanças no corpo?
2- A partir do vídeo e do registro das informações, peça aos alunos que produzam um texto.
3- Discuta com os alunos sobre o conceito de puberdade e as mudanças decorrentes desta fase.
4- Agende uma data para a entrega do texto.
AULAS 3 e 4: Os adolescentes
Para o professor:
1- Solicite aos alunos que tragam para a aula algumas revistas dirigidas ao público adolescente.
- Providencie as revistas ou algumas reportagens que abordem a temática, caso os alunos não levem.
Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-KHSRGLgICcI/TaJLJPB_HVI/AAAAAAAADKA/0H7n9u0j8U/s1600/Apresenta%25C3%25A7%25C3%25A3o1.jpg. Acesso em 27 de março de 2014.
2- Organize os em grupos de até 5 alunos.
3- Peça que cada grupo analise o teor das reportagens, a partir dos seguintes questionamentos:
- Como tratam o adolescente?
- Qual a cara do adolescente de hoje?
- Quem são os ídolos dos adolescentes?
- Como deve ser o diálogo com os adolescentes?
4- Se possível, convide um profissional da área de psicologia para discutir o assunto com os alunos.
5- Organize uma roda de conversas com os alunos.
- Durante a roda de conversas, discuta com os alunos a importância do respeito e da aceitação das diferenças, bem como meios para promover e preservar a saúde orgânica e emocional dos adolescentes. Para isso, apresente algumas questões, tais como: Durante os estudos sobre essa temática, quais foram os assuntos que você teve maior dificuldade em debater? Você conseguiu superar essa dificuldade? O que fez para isso? Você se sentiu respeitado quando expôs suas ideias? Quais mudanças em seu corpo lhe trás mais euforia? O que você pode fazer, nesse momento de sua vida, para preservar sua saúde orgânica e emocional?
6- Registre essas discussões com filmagem ou fotos para, na próxima aula, propor aos alunos a criação de um blog.
- Acesse a aula das professoras Walleska Bernardino Silva e Eliana Dias para a criação do blog. Criando um blog. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20258. Acesso em 22 de março de 2014.
Sugestões de sites:
- GENTILE, Paola. Eles querem falar de sexo. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/eles-querem-falar-sexo-431419.shtml. Acesso em 27 de março de 2014.
- Vivendo a adolescência. Disponível em: http://www.adolescencia.org.br/. Acesso em 27 de março de 2014.
A avaliação será por meio da participação, comprometimento e produção dos alunos ao longo das atividades. A produção de texto e a participação na roda de conversa são ferramentas importantes para a avaliação quantitativa, que servirão para explicitar as aproximações e distanciamentos alcançados pelos alunos frente aos objetivos propostos para esta aula.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!