10/09/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Paula Cristina Silva de Oliveira, Tania Aretuza Ambrizi Gebara.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Identificar as finalidades e funções da leitura em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização do texto;
Formular hipóteses sobre o conteúdo do texto antes da leitura;
Confirmar hipóteses após a leitura;
Ouvir com atenção a leitura do professor e dos colegas;
Estabelecer relações entre o texto e a ilustração ou entre diferentes textos.
Reconhecimento dos gêneros que serão trabalhados: anúncio de jornal, instrução de jogo e parlenda.
I. Para a realização desta aula, é necessário que o professor selecione previamente textos de diferentes gêneros. Os gêneros sugeridos nesta aula são: anúncio de jornal, instrução de jogo e parlenda.
II. O professor poderá dividir a turma em grupos e cada um ficará com a tarefa de preencher uma ficha, passada no quadro ou previamente impressa, com dados tais como: título, autor (quando houver), fonte (de onde o texto foi retirado).
Sugerimos que o professor discuta e liste com o grupo as características desses gêneros. Para tanto, pense em algumas perguntas, como por exemplo: Quais são as semelhanças e diferenças destes textos? Onde estes textos costumam circular? Quem são os possíveis autores? Qual a utilidade de cada um dos textos? Onde podemos encontrar outros textos parecidos com os que estão sendo explorados?
Você poderá registrar com os alunos as discussões em cartazes que podem ficar fixados na sala de aula. Também é importante formular questões que tratem da interpretação e compreensão de cada gênero. Por exemplo, pergunte: sobre o quê vocês acham que o texto irá tratar?
Dica: Professor, as questões que foram propostas para serem discutidas junto aos alunos servem para estimular as crianças a identificarem diferentes textos, sua estrutura e organização. É importante que as crianças estabeleçam relações entre os textos e as ilustrações e entre o texto e outros textos. O processo de comparar é muito importante. Se você achar melhor inicie o processo com apenas dois gêneros e aos poucos vá ampliando a quantidade de textos a serem comparados.
Peça para que os alunos apresentem suas conclusões e comparem as diferenças que perceberam entre os textos.
III. Levantados estes conhecimentos prévios de leitura, pergunte aos alunos as expectativas do grupo com relação aos textos que serão lidos.
No processo de leitura, convide os alunos a confirmarem ou descartarem as hipóteses que vocês levantaram juntos.
Num primeiro momento, você pode pedir a cada aluno, que desejar, para ler uma parte do texto.
Depois o professor poderá ler cada texto, parando para discutir as partes que julgar mais importantes para compreensão do mesmo.
Dica: Neste momento de leitura é importante chamar atenção dos alunos para a importância de se manterem em silêncio para ouvirem a leitura dos colegas e do professor.
IV. Para ir além, você ainda poderá solicitar que as crianças criem outros textos do mesmo gênero que trabalharam.
Dicas:
1. Lembrar as crianças que a parlenda é um texto característico de tradição oral; o gênero textual anúncio de jornal traz informações; e o gênero textual instrução de jogos constitui-se como um texto que tem a finalidade de orientar os participantes sobre o modo de jogar.
2. Ao trabalhar a produção textual, sugerimos que os alunos que estão com as habilidades de escrita mais consolidadas fiquem com o gênero instrução de jogos, por normalmente ser constituído de textos mais longos que o anúncio de jornal e a parlenda.
Ao final desta aula, esperamos que os alunos, individualmente, sejam capazes de reconhecer os gêneros textuais trabalhados nos diferentes contextos sociais que circulam. Além de estabelecerem relações entre o texto e a ilustração ou entre diferentes textos.
Procure avaliar também se as crianças levantaram hipóteses e se conseguiram confirmá-las ou descartá-las a partir do texto escrito.
Ainda ressaltamos a importância de avaliar com o grupo e individualmente a capacidade de ouvir com atenção a leitura do professor e dos colegas.
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