Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Árbitro de futebol: qual a sua função?

 

22/04/2014

Autor y Coautor(es)
LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprimorar a escrita, a leitura e a oralidade.
  • Construir textos.
  • Conhecer sobre as atribuições de um árbitro de futebol.
  • Reproduzir jogos com e sem a presença de um árbitro de futebol.
  • Assistir um jogo de futebol e identificar as funções e atribuições do árbitro de futebol.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necessário que o aluno tenha domínio da leitura e da escrita ou esteja cursando o 3º ano  do Ensino Fundamental.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1. É uma partida de futebol!

1. Professor leve os alunos para o Laboratório de Informática ou utilize o Data Show na sala de aula e apresente um vídeo: "Skank - É uma partida de futebol" Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7Ie4oL17Nwc. Acesso em 25 de março de 2014. Duração: 04min30seg. Esse vídeo é um clipe da música "É uma partida de futebol" da banda Skank.

s

Imagem retirada pela autora do site: https://www.youtube.com/watch?v=7Ie4oL17Nwc. Acesso em 25 de março de 2014.

2. Após a apresentação de vídeo proponha aos alunos uma roda de conversa sobre o tema abordado.

1) Do que se trata o vídeo?

2) Vocês já jogaram futebol?

3) Vocês gostam de jogar futebol?

4) Vocês já assistiram uma partida de futebol?

5) Quais são as características presentes em um jogo de futebol?

6) O que é preciso ter para realizar uma partida oficial de futebol?

Terminada essa conversa sobre o vídeo, entregue para cada aluno a letra da música impressa em um papel. Solicite que os alunos leiam e proponha uma interpretação do texto coletivamente. Escreva no quadro algumas características do jogo de futebol apresentados pelos alunos durante a conversa e acrescente as presentes na música. Solicite que os alunos acompanhem no texto e descreva em que verso ou estrofe da música essa característica aparece. Professor não esqueça de explicar para o aluno que verso é considerado cada linha de um poema ou música, e que estrofe é o conjunto de vários versos. Solicite aos alunos que marquem na letra da música o número de cada verso e de cada estrofe.

hg

Fonte: http://www.culturamix.com/wp-content/uploads/2012/01/treinamento-fisico-futebol-15.jpg. Acesso em 25 de março de 2014.

Numeração de cada verso e estrofe.

jh

Fonte: Imagem da própria autora.

Características do jogo de futebol apresentadas pela música: bola, trave, placar, área, cabecear, bola na rede, gol, bandeira, jogador de futebol, camisa, time, chuteira, ganha/perder, campo, posições de jogadores.

Pergunte aos alunos em que verso ou estrofe cada característica apresenta. Exemplo: Camisa: verso 7. Ganhar/perder: 3ª estrofe.

3. Comente com os alunos cada característica apresentada pela música. Mostre figuras relacionadas.

1) Bola. Objeto indispensável para uma partida de futebol. Normalmente são fabricadas de couro sintético. É um dos principais ícones do esporte, sendo universalmente reconhecida como símbolo do futebol. Na música é citada em vários momentos do jogo sendo indispensável no cumprimento do objetivo do jogo: gol.

d

Fonte: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT3s9HbTdaVqc9_KR_VfZa81197fF4i0WQ-VqvQUickM6pB0MvkRg. Acesso em 25 de março de 2014.

2) Bandeira. Símbolo que pode representar um clube esportivo ou um time, uma família, um estado, uma cidade, um país. É utilizada para divulgar ou representar um local ou uma organização. Na música é citada como importante símbolo dentro do campo de futebol, grafado no uniforme e com o torcedor ela também está localizada na própria casa.

a

Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f5/Torcida_Jovem_RQI.jpg. Acesso em 25 de março de 2014.

3) Jogador de futebol. É o profissional que pratica o futebol, são contratados por clubes de futebol e tem carreira de cura duração. Na música é citado como sonho de muitas pessoas em se tornar profissional deste esporte.

j

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-SaiOoyXJ6oY/TpA6J5Ne9LI/AAAAAAAAAzU/-sMvEpHsO8g/s1600/HELDER+POSTIGA+9.jpg. Acesso em 25 de março de 2014.

4) Camisa. É um objeto utilizando tanto pelos jogadores como pela torcida, que se identificam com o vestuário e representa o time que torce. Na música ela é citada como uniforme de jogadores, da torcida e tem gravada a bandeira do time.

g

Fonte: http://veja.abril.com.br/assets/images/2012/2/64609/Neymar-e-Paulo-Henrique-Ganso-apresentam-a-nova-camisa-da-selecao-brasileira-size-620.jpg. Acesso em 25 de março de 2014.

5) Chuteira. Tipo de calçado específico utilizado por jogadores de futebol e árbitros.

q

Fonte: http://www.culturamix.com/wp-content/gallery/chuteira-da-adidas/chuteira-da-adidas-7.jpg. Acesso em 25 de março de 2014.

4. Divida os alunos em 6 grupos, entregue metade de uma folha sulfite para cada aluno, sorteie para cada grupo, uma estrofe da música e solicite que eles ilustrem sua letra. Ao final da atividade cole as imagens com os dizeres das estrofes na parede da sala de aula.

Aula 2. E o árbitro? Qual o seu papel?

1. Professor retome com os alunos a música (somente áudio disponível em: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/skank/e-uma-partida-de-futebol/2482653. Acesso em 25 de março de 2014.) da música "É uma partida de futebol". Retome com os alunos as características de uma partida de futebol que foi trabalhada na aula anterior. Proponha aos alunos que identifiquem qual personagem de um jogo de futebol não foi comentado na letra da música. Para ajudá-los mostre novamente o clipe da música. Se os alunos não identificarem de imediato que é o árbitro proponha algumas perguntas motivadoras: Qual personagem que está presente no jogo de futebol e não representa um time? Qual personagem responsável por aplicar as regras do jogo?

sd

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-Z8aqg3CwGkA/T4x-w5YSKTI/AAAAAAAAA6U/UdPS1MNO9dY/s1600/arbitros-de-futebol.gif. Acesso em 26 de março de 2014.

2. Em uma roda de conversa questione os alunos da função do árbitro.

1) Qual a sua função durante o jogo?

2) O que ele precisa saber para organizar o jogo e aplicar as regras do jogo aos jogadores?

3) Quais características são importante que ele tenha?

4) Eles sempre acertam ou geralmente erram durante a partida?

Professor escreva no quadro todas as ideias que os alunos têm sobre o árbitro de futebol. Acrescente na discussão e no registro que os árbitros são responsáveis pelo cumprimento das regras, do regulamento, do espírito de jogo ao qual estão submetidos, intervindo sempre que necessário quando alguma regra for violada. Ao final da discussão, solicite aos alunos que escrevam um parágrafo no caderno sobre a função do árbitro em uma partida, destacando suas atribuições e características. Proponha que cada aluno leia seu parágrafo.

3. Professor, ressalte com os alunos que a figura do árbitro em uma partida é essencial, mas que nem sempre ele é bem visto pelos jogadores, comissão técnica ou torcida. Para conhecer um pouco essa realidade, proponha a leitura do livro: "Armandinho, o juiz" da autora Ruth Rocha. Disponível em: http://profhelena4e5ano.blogspot.com.br/2013/05/o-juiz-voces-conhecem-o-armandinho-e-o.html. Acesso em 26 de março de 2014.

f

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_1RlgMgTSGNc/TAVdMtFFmNI/AAAAAAAAADg/pa1aIsbOgdo/s1600/Armandinho+o+juiz.jpg. Acesso em 26 de março de 2014.

2. Após a leitura proponha o preenchimento de uma ficha sobre o livro:

s

Fonte: Imagem da própria autora.

3. Depois de interpretada a história comente com os alunos a relação de Armandinho com os jogadores.

1) Os árbitros em geral vivenciam momentos como os descritos na história?

2) Eles são alvos de críticas e injustiças?

3) Você ou outra pessoa que conheça, já reclamou de atitudes de um árbitro durante a partida?

4) Como é a relação de jogadores, torcida e comissão técnica com o árbitro?

Professor retome com os alunos as características necessárias para ser um árbitro proponha que eles observem se elas realmente são necessárias ou não.

BOM PREPARO FÍSICO E MENTAL; CAPACIDADE DE LIDERANÇA; AUTORIDADE; IMPARCIALIDADE; BOM SENSO; HONESTIDADE; PACIÊNCIA; CONHECIMENTOS DAS REGRAS DO JOGO. 

Aula 3. Jogo sem árbitro é possível?

1. Professor retome com os alunos a história de Armandinho destacando a passagem em que os jogadores jogaram sem árbitro e proponha aos alunos um jogo de futebol de 4 maneiras diferentes: 1- Com árbitro (professor); 2 e 3- Escolha de um aluno para apitar; 4- Sem árbitro.

Divida os alunos em dois grupos mistos: Enquanto um grupo, dividido em dois times, joga, o outro ficará na arquibancada da quadra fazendo anotações sobre as atitudes dos jogadores e do árbitro, quando este estiver presente. 

Sugestão de roteiro para anotações do jogo 1, 2 e 3 (com árbitro).

1) Como os jogadores se comportaram? Reclamaram de alguma atitude do árbitro? Qual?

2) O árbitro teve dificuldade em conduzir a partida? Ele cometeu muitos erros? Qual(is)?

3) Observe se, durante o jogos, os jogadores tiveram alguma atitude inadequada com o árbitro. O que você faria se estive no lugar do jogador que teve atitude inadequada com o árbitro?

Sugestão de roteiro para anotações do jogo 4 (sem árbitro).

1) Qual foi a reação dos jogadores durante a partida?

2) Eles tiveram dificuldades na organização da partida?

3) E nos lances de falta?

4) O que você faria no lugar dos jogadores?

aasd

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-jm_YYr4bO-8/UCrBNXNY_7I/AAAAAAAAEtc/I7eDaiUnpr0/s1600/crian%C3%A7as+jogando.jpg. Acesso em 27 de março de 2014.

a

Fonte: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRr4e04ByMOl7yx7dWseC4m_PcvXSJUqOwwmIkA2AQwLGYCnoHG6A. Acesso em 27 de março de 2014.

2. Professor recolha os relatórios dos alunos para fazer a análise coletivamente na próxima aula.

Aula 4. Analisando os relatórios

1. Professor devolva os relatórios para os alunos e em trios proponha que eles organizem os dados do relatório em um texto comum ao grupo. Ao final da construção do texto solicite que façam uma apresentação oral para a turma. Retome com os alunos a importância do respeito com o outro que está organizando o jogo e fazendo cumprir as regras, já que é uma posição que requer coragem, paciência, autoridade e conhecimento das regras. Além disso mostre o quanto é importante a boa relação de ambas as partes para que o jogador faça seu trabalho, a torcida divirta e prestigie seu time além da função do árbitro.

2. Vamos conhecer de perto um árbitro de futebol? Professor, programe antecipadamente com a diretoria da escola, a possibilidade de uma palestra na escola com um árbitro de futebol da cidade. Defina um horário e data possível de realizar essa palestra. Construa, em conjunto com os alunos, um roteiro de perguntas para entrevistarem o árbitro.

Sugestão de perguntas:

1) Onde você trabalha?

2) Como é a sua preparação para apitar um jogo?

3) Você precisou de fazer algum curso para ser árbitro?

4) Já se envolveu em alguma agressão durante a partida?

5) Os jogadores reclamam muito mais do que vemos na televisão?

6) O que você precisa ter para poder lidar com essas situações?

7) Como nosso personagem na história, você já teve vontade de largar o jogo ou a profissão?

Aula 5. Palestra e visita a um jogo

Nessa aula organize os alunos para a palestra, sendo que um de cada vez faça pergunta e as que surgirem na hora possam ser feitas de forma organizada. Ao final da palestra proponha que os alunos escrevam no caderno um parágrafo sobre suas impressões da fala do árbitro. 

Organize com os alunos uma visita a um jogo de futebol na cidade. Leve para registrar câmera fotográfica ou filmadora. Geralmente esses jogos acontecem em finais de semana então, se for possível, autorize a participação dos pais nessa visita. Solicite aos alunos que observem as atitudes da torcida, dos jogadores com os árbitros e a atuação deste nas adversidades do jogo. Caso não seja possível assistir um jogo de futebol ao vivo, grave um vídeo de uma partida oficial e apresente para os alunos na escola.

Sugestão de roteiro para a observação dos alunos:

Durante a partida de futebol, observe e registre – por escrito e/ou filmagem e/ou fotografia – as seguintes situações que envolvam a arbitragem:

1) Quantos árbitros estão presentes numa partida de futebol?

2) O que os árbitros fazem antes de começar a partida de futebol?

3) Como os árbitros se posicionam no campo de futebol?

4) Durante a partida, todos os árbitros tiveram a mesma função?

5) Como os árbitros se posicionaram para iniciar o jogo, durante a cobrança de tiros diretos (falta, escanteio, tiro de meta, pênalti etc.); marcação de violações (faltas, impedimentos, confusões etc.) e quando a bola está em jogo.

6) Identifique que tipo de atitudes os torcedores demonstram com a arbitragem?

7) Identifique quais foram as atitudes dos jogadores quando se dirigiam aos árbitros?

8) O que os árbitros fazem após encerrar a partida de futebol?

Finalizando o jogo, reúna a turma em uma roda de conversa e faça um bate-papo de tudo o que eles já aprenderam com a prática durante uma partida de futebol. Proponha a participação dos pais nesse momento também.

h

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-Ko5iT-cy4vE/ULNjPv98TyI/AAAAAAAAGGo/sHMA22HA7Ko/s1600/Pais+lotaram+a+arquibancada+da+Renascer+para+torcer+para+os+filhos+jogadores+Foto+Jaqueline+Alencar.JPG. Acesso em 27 de março de 2014.

Finalize essa dinâmica propondo para os alunos juntamente com seus pais em casa, construam um texto sobre a partida futebol. Sugira aos alunos que utilizem fotos/filmes tirados na atividade. Na próxima aula, solicite aos alunos que colem seu texto na parede da sala de aula e proponha uma visita da turma para leitura de cada trabalho apresentado.
Recursos Complementares

Profissões - Juiz ou árbitro de futebol. Disponível em: http://www.brasilprofissoes.com.br/profissoes/p/juiz-ou-arbitro-de-futebol#.UzbRQvldWJg. Acesso em 25 de março de 2014.

É uma partida de futebol. Disponível em: http://www.vagalume.com.br/skank/e-uma-partida-de-futebol.html. Acesso em 25 de março de 2014.

Reportagem: Profissão Árbitro - Parte 1. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=V1OcRlRaQeU. Duração: 7min14seg. Acesso em 25 de março de 2014.

Reportagem: Profissão Árbitro - Parte 2. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ThTEk8Rk5g4. Duração: 8min53seg. Acesso em 25 de março de 2014.

Avaliação

Observar a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles conseguiram interpretar a história, entender e identificar a importância do respeito com o outro; se contribuíram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se conseguiram desenvolver a habilidade da escrita, leitura e oralidade; se conseguiram verbalizar sobre suas impressões e percepções a cerca do tema. Registre suas observações para orientar seu planejamento.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.