22/04/2014
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Aula 1 – Nós somos os pesquisadores
Atividade 1
O professor deve criar, previamente, um grupo no Google Drive para a sala.
O professor deve levar os alunos ao Laboratório de Informática da escola e solicitar que eles pesquisem no GOOGLE (disponível em: https://www.google.com.br, acesso em 07/04/2014) a biografia do escritor Moacyr Scliar. A pesquisa dos alunos deve compreender, além dos dados pessoas, os seguintes pontos profissionais: qual o gênero textual que ele se especializou? Do que se trata esse gênero? Quais suas características principais? Qual o canal que ele usa para publicá-los? Selecione 2 textos de autoria dele.
Após o término da pesquisa, os alunos devem compartilhar no Google Drive os resultados de suas pesquisas. E o professor deve solicitar que, em casa, os alunos leiam as pesquisas dos colegas para a discussão na próxima aula.
Sugestão de Como usar o Google Drive. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FTwgLx50L6A. Duração: 9min03seg. Acesso em 15/04/2014.
Aula 2 – A estrutura da crônica
Atividade 1
O professor deve iniciar a aula resgatando a atividade da aula anterior. Lembrando-os que no Laboratório de Informática eles conheceram um pouco do trabalho do escritor Moacyr Scliar, conhecerem algumas crônicas dele e tiveram acesso, por meio da pesquisa, às características do gênero textual que é seu “carro chefe literário”: a crônica.
O professor deve entregar para cada aluno uma cópia do texto A noite em que os hotéis estavam cheios, de Moacyr Scliar, disponível em: http://www.releituras.com/mscliar_noite.asp, acesso em 06/04/2014, e, logo em seguida, solicitar que façam a leitura individualmente..
Atividade2
Professor, promova uma reflexão sobre o texto e sua estrutura. É importante que os tópicos oriundos dessa reflexão sejam expostos no quadro. (Se o professor achar necessário pode solicita aos alunos que copie os tópicos no caderno.)
Sugerimos as seguintes perguntas para nortear a discussão:
1) Qual a variante do português predominante no texto?
2) Há características da linguagem oral neste texto?
3) Este texto tem característica de quais tipos de texto (narrativo, descritivo, injuntivo, explicativo ou argumentativo)?
4) Qual tipo de texto é predominante?
5) Quais são os elementos da narrativa deste texto (narrador, personagens, enredo, tempo e espaço)?
6) Esse texto traz aspectos cotidianos em seu enredo?
7) A contextualização é importante?
8) Qual o efeito que o texto produz? Reflexão? Entretenimento?
Atividade 3
Professor, solicite aos seus alunos que, em casa, façam uma pesquisa (Internet, material didático, jornal etc.) de um texto que tenha as mesmas características que as apontadas no esquema copiado.
Sugestão de endereços para que o aluno possa fazer sua pesquisa:
GOOGLE, disponível em: www.google.com.br, acesso em 07/04/2014.
BRASIL ESCOLA, disponível em: www.brasilescola.com.br, acesso em 07/04/2014.
FOLHA DE SÃO PAULO, disponível em: www.folha.uol.com.br, acesso em 07/04/2014.
Imagem disponível em: http://aprendaki.bligoo.com.br/media/users/10/519488/images/public/50276/computador.gif?v=1299093963343. Acesso em 06/04/2014.
Aula 3 – Identificando uma crônica
Atividade 1
O professor deve solicitar voluntários para apresentarem o texto que trouxe e demonstrar as características discutidas na aula passada. Sugerimos que 5 alunos apresentem.
É importante que o professor promova a discussão sobre a coerência entre a teoria e a prática percebida nos textos trazidos. Professor, ajude seus alunos a perceberem que não é necessário que se tenha todas as características juntas em um único texto, favoreça a compreensão do seu aluno que o gênero textual não é um mecanismo fechado e puro, e que é comum e rico para a produção literária que haja a mistura das características de gêneros e tipos textuais distintos, como romance, conto, poema, narração, descrição, injunção etc.
Atividade 2
Professor, agora é o momento de formalizar os conceitos de crônica e estabelecer as relações que ela possui com o tipo textual narração. Para tanto, sugerimos que apresente o Power Point Oficina de códigos e linguagens ensino fundamental – narração e crônica, da Fundação Bradesco, sobre narração e crônica, disponível em: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=4&cad=rja&uact=8&ved=0CEUQFjAD&url=http%3A%2F%2Fwww.eja.educacao.org.br%2Fareadoeducador%2FSocializao%2520de%2520Prticas%2520Pedaggicas%2FPlanos%2520de%2520Aula%2520%25E2%2580%2593%2520Oficinas%2520%25E2%2580%2593%2520EF%2FCL_EF%2FModalidade%2520presencial%2F1_Oficina_CL_EF_Narracao_Cronica.ppt&ei=ePc2U87lEeSlsATVooDgAQ&usg=AFQjCNFtU9WGIOJ-Oe8X8Et3KBYttDdfSg&sig2=7jDZOzCpydmHBTUl6w-uzQ&bvm=bv.63808443,d.cWc. Acesso em 07/04/2014.
Nessa oficina da Fundação Bradesco, há a sugestão de leitura de outra crônica do Moacyr Scliar e a intenção de que o aluno produza uma crônica. Após a produção do texto, há um slide que sugeres tópicos de verificação para o próprio aluno checar se o seu texto está de acordo com as características principais do gênero literário tema da aula.
Essa atividade organizará e sistematizará os conceitos sobre crônicas observados a partir da leitura do gênero e propiciará a escrita de um exemplar textual de cada aluno.
Atividade 3
O professor deve solicitar aos alunos que, em casa, revise seu texto para verificar se há desvio de ortografia e pontuação, e depois digitá-lo para compartilhá-lo com os colegas no grupo do Google Drive.
Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-vziQ9UxuJZs/Ta8hVtP7j2I/AAAAAAAAAjM/qeNBAnVegi4/s320/jornal.gif. Acesso em 06/04/2014.
FARIA, Karla. Crônicas – o cotidiano através das palavras. Disponível em: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=9&cad=rja&uact=8&ved=0CGoQFjAI&url=http%3A%2F%2Fpessoal.educacional.com.br%2Fup%2F4660001%2F897486%2FCr%25C3%25B4nica.ppt&ei=ePc2U87lEeSlsATVooDgAQ&usg=AFQjCNGZ4xEkAe6z5frVqaNGC7B9IhOiaA&sig2=a0PfY7VktGIFLbBotu8N3g&bvm=bv.63808443,d.cWc. Acesso em 06/04/2014.
MOREL, Adriellen. Gênero discursivo: crônicas. Disponível em: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&uact=8&ved=0CDUQFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.cdb.br%2Fprof%2Farquivos%2F80276_20100304035541.ppt&ei=ePc2U87lEeSlsATVooDgAQ&usg=AFQjCNGqJrg772meZHRz3O1DrYhEqpi7Xw&sig2=3bExEw_BJun3Qo_POU2SMw&bvm=bv.63808443,d.cWc. Acesso em 06/04/2014.
Por meio das crônicas produzidas pelos alunos o professor poderá observar se foram capazes de compreender o gênero literário ensinado e se conseguiram produzir uma crônica de acordo com os critérios do gênero.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!