22/04/2014
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Estratégias:
Recursos: Data show.
Estratégias e recursos da aula
Aula 1 – O que dizem sobre o dicionário!
Imagem disponível em: http://cdn.mundodastribos.com/33351-dicionario-online.png. Acesso em 07/04/2014.
Atividade 1
Professor, solicite aos alunos que pesquisem no GOOGLE (disponível em: www.google.com.br) sobre o conceito, a história, quem inventou, quais os tipos de dicionário que existem e curiosidades do livro enciclopédico chamado DICIONÁRIO.
Professor, se necessário, utilize os tutoriais Principais Navegadores, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9hZ8V7kr9X8, duração 3min27seg, acesso em 18/04/2014 e Como fazer uma boa busca na internet - YouTube, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Z52pelbfGBU, duração 4min42seg, acesso em 18/04/2014.
Atividade 2
O professor deve solicitar aos alunos que pesquisem, na internet, sites de dicionários da língua portuguesa online e que socializem os links via grupo da sala na rede social.
Atividade 3
O professor deve solicitar aos alunos que pesquisem, em um dos dicionários online que encontraram, a palavra LEITURA. Em seguida, pedir a alguns alunos que leiam a entrada que encontraram e percebam as diferenças entre elas (inclusive no que diz respeito às siglas).
Professor, nessa atividade, objetivamos que o aluno perceba que cada dicionário tem uma linguagem própria e que o aluno reconheça, baseado na pesquisa realizada sobre o livro enciclopédico, em qual tipo de dicionário (filológico, significado, sinônimo etc.) ele está usando.
Aula 2 – O dicionário, mais uma ferramenta da biblioteca
Atividade 1
Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_cb-hool0b6Y/TP-FjibbE-I/AAAAAAAABLo/72DzLn9rMpo/s1600/dicionario_zorate.jpg. Acesso em 07/04/2014.
O professor leve seus alunos à biblioteca e pedir o bibliotecário para apresentá-los aos tipos de dicionários disponíveis na escola.
Deixar os alunos foliarem os dicionários disponíveis para descobrirem o livro.
Após, o processo de “desbravamento” do livro físico, solicite aos seus alunos que pesquisem CORRER, MÃE, FLORICULTURA, BELO e RIACHO.
Professor, oriente seus alunos a copiarem as entradas pesquisadas no caderno para podermos comparar as pesquisas com os colegas posteriormente.
Aula 3 – Organização das palavras
Atividade 1
O professor deve dizer aos alunos que as palavras são agrupadas por semelhanças e deve esperar a reação dos alunos, favorecer à curiosidade deles. Sugerimos que pergunte a eles como eles acham que essa segregação funciona.
Para ajudar os alunos a perceberem as classes de palavras, o professor pode propor um jogo.
Como fazer? Escreva no quadro as palavras, de forma aleatória: pássaro, bonito, João, correr, ai!, putz!, macaco, grosso, sol, dormir.
Depois das palavras escritas, solicite aos alunos que procurem semelhanças entre as palavras e que as organizem em 4 grupos.
É importante que o professor modere essa atividade conduzindo os alunos a um consenso. Mas deixe os alunos descobrirem qual é o critério que define a organização dos grupos.
Sugerimos que o professor faça perguntas como: qual a função dessa palavra? Ela dá nome? Ela indica uma ação? Ela expressa um sentimento ou uma sensação?
Depois das palavras organizadas, o professor deve apresentar o nome dos grupos: substantivos (pássaro, João, macaco e sol), verbos (correr e dormir), adjetivos (bonito e grosso) e interjeição (ai! Putz!) e explicar como estes grupos se constituem.
Informe ao aluno que existem ainda mais 6 outros grupos de semelhanças entre palavras no português (preposições, conjunções, artigos, numerais, advérbios e pronomes) e que ao conjunto desses 10 grupos chamamos de classes de palavras.
Atividade 2
O professor deve perguntar aos alunos como será que se tem certeza sobre a classe de palavras a que um léxico determinado pertence e esperar as respostas.
Posterior às suposições dos alunos, solicite a eles que abram os seus cadernos na atividade 2 da aula 2 e que retomem as suas anotações das entradas CORRER, MÃE, FLORICULTURA, BELO e RIACHO.
O professor deve solicitar a seus alunos que encontrem as siglas fazem referência à classe de palavras no verbete e ajudá-los a perceber que o dicionário também tem a informação da segregação da palavra, como acontece com a separação de sílaba, se pronuncia, origem da palavra etc.
Atividade 3
Imagem disponível em: http://www.ct.ufpb.br/pos/ppgecam/images/arquivos/imagens/pesquisa.jpg. Acesso em 18/04/2014.
O professor deve apresentar o Power Point Como consultar um dicionário, da Biblioteca Escola, disponível em: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=5&cad=rja&uact=8&ved=0CE4QFjAE&url=http%3A%2F%2Fgrupobeloule.wikispaces.com%2Ffile%2Fview%2Fcomo_consultar_um_dicionario.ppt%2F117085019%2Fcomo_consultar_um_dicionario.ppt&ei=6gA3U8bCNLbNsQT9hoHYAQ&usg=AFQjCNHK-fK4iFrmh9YCzAX3iVUJyKYi7A&sig2=dG1zXfCRiyzKKoBraD6-HQ, acesso em 06/04/2014, e, concomitante a essa apresentação, explicar os termos apontados nos slides.
Essa atividade tem a função de sistematizar o conteúdo Dicionário apresentado e trabalhado com os alunos nessa aula e retomar os conceitos sobre o dicionário pesquisados pelos alunos na primeira aula do assunto.
JACQUES, Carlos Alberto. SANTIAGO, Gabriela. Dicionários. Disponível em: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&cad=rja&uact=8&ved=0CD0QFjAC&url=http%3A%2F%2Fwww.ced.ufsc.br%2F~ursula%2F5004%2Fdicionarios.ppt&ei=6gA3U8bCNLbNsQT9hoHYAQ&usg=AFQjCNGpKFkv4cc1EIUxTsEGa1tVGw1J9Q&sig2=oqaCnI5B28dlvxYc14HDYg. Acesso em 04/06/2014.
A avaliação deve ser processual. O professor deve observar pelo comprometimento e as respostas dos alunos às atividades propostas se as mesmas foram favoráveis à obtenção do objetivo das aulas: fazer uso consciente de um dicionário.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!