22/04/2014
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Não são necessários conhecimentos prévios dos alunos para esta aula.
F%252Fwww.ed.ac.uk%252Fschools-departments%252Fstudent-disability-service%252Fstudents%252Fmaking-an-appointment%3B400%3B200 (Acesso em: 29.03.2014).
Introduza a aula perguntando aos alunos sobre expressões, em português, utilizadas para marcar compromissos, encontros ou consultas médicas ou dentárias. Solicite que cada aluno, se possível, contribua com uma sentença. Em seguida, pergunte-os se já ouviram essas ou outras expressões em inglês e escreva-as no quadro. Explique a eles que a aula tratará desse tema, dada a sua relevância para a interação em diversas situações comunicativas.
Depois de uma breve introdução, projete o texto seguinte para os alunos e peça-lhes que o leiam, em silêncio, não se atentando, nesse momento, para problemas relacionados ao vocabulário das palavras.
Depois de efetuada a leitura silenciosa, cada aluno deverá se responsabilizar pela leitura oral de um trecho do texto projetado. Dessa vez, solucione as dúvidas com vocabulário e a pronúncia correta das palavras.
Peça para que repitam as expressões introduzidas relacionadas ao tema da aula, as quais servirão de referência para futuras produções. Observe se houve o entendimento dessas expressões por parte dos alunos.
Here are some expressions you can use to make an appointment concisely and clearly.
Are you
|
available on... / next...?
free on... / next...? |
Can we
|
meet on... / next ...?
|
would
|
next ... be ok?
|
What about
|
next ... ?
|
Is
|
next ... ok?
|
Yes,
|
... is fine
.... would be fine. |
....
|
suits me
would be perfect. |
I'm afraid
I'm sorry |
I can't on ....
I won't be able to... on ... |
I really don't think I can
|
on ...
|
You can cancel an appointment as follows
Fonte adaptada: http://www.myenglishpages.com/site_php_files/communication-lesson-appointment.php#.UzcslKhdX_F (Acesso em: 29.03.2014).
Depois da leitura do texto projetado, leve os alunos ao laboratório de informática e peça para que acessem o site: http://www.eslfast.com/robot/topics/employment/employment15.htm (Acesso em: 29.03.2014) e ouçam as diversas situações comunicativas sobre o tema retratado nesta aula.
Solicite que realizem a atividade de compreensão auditiva, repetindo quantas vezes forem necessárias para o aprendizado da pronúncia das palavras. Circule pela sala, observando a participação de todos e solucionando possíveis dúvidas quanto ao vocabulário. Se preferir, sugira um dicionário online para que os próprios alunos façam suas consultas. Alguns dicionários estão sugeridos no item "Recursos Complementares" desta aula.
Professor, não se esqueça de verificar se todos os equipamentos multimídia estão em boa condição de uso, como fones de ouvido e microfones, garantindo a qualidade da aula.
Imagem ilustrativa do referido site.
11%252F01%252Fdialogos-reais-que-fazem-rir.html%3B400%3B267 (Acesso em: 29.03.2014).
Depois de assistirem ao vídeo, peça aos alunos para que, em duplas, encenem os diálogos apresentados. Professor, esse é o momento de observar a pronúncia correta das palavras.
Depois da encenação, os alunos deverão elaborar seus próprios diálogos, podendo se basear nos que foram apresentados no vídeo ou utilizar-se das expressões apresentadas no texto da Atividade 2. Leve-os a frente da sala para a apresentação dos diálogos produzidos aos demais colegas.
Separe os alunos em dois grandes grupos. Um grupo receberá o diálogo 1: Making an Appointment with the Dentist, enquanto o outro ficará responsável pelo diálogo 2: Making a Doctor's Appointment.
Nos grandes grupos, os alunos deverão se organizar em duplas e apresentar seus diálogos para os demais.
Para um primeiro momento, sugira que realizem uma leitura silenciosa. Verifique se entenderam as expressões e sugira a consulta ao dicionário, caso apresentem alguma dificuldade. Essa atividade poderá ser avaliada. Fique atento à pronúncia correta das palavras e expressões.
Incentive os alunos a trazerem objetos de casa, como roupas, telefone ou demais objetos que contribuam para criar um ambiente/cenário real para a encenação. Esses recursos poderão ser avaliados pelo professor, uma vez que demonstram o interesse e envolvimento dos alunos com a atividade proposta.
AppointmentAtTheDoctorsSurgery.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.pbase.com%252Fimage%252F38632467%3B800%3B624 (Acesso em: 29.03.2014).
1) Making an Appointment with the Dentist
Dentist Office Assistant: Good morning, Beautiful Smile Dentistry, this is Jamie. How may I help you today?
Patient: Good morning, I'd like to schedule a check-up.
Dentist Office Assistant: I'd be happy to do that for you. Have you been to Beautiful Smile before?
Patient: Yes, I have. My last check-up was six months ago.
Dentist Office Assistant: Great. Can I get your name, please?
Patient: Yes, of course, sorry. My name is Ron Appleman.
Dentist Office Assistant: Thank you Mr. Appleman. Which dentist did you see on your last check-up?
Patient: I'm not sure, really.
Dentist Office Assistant: That's OK. Let me check your chart... Oh, Dr. Lee.
Patient: Yes, that's right.
Dentist Office Assistant: OK... Dr. Lee has time next Friday in the morning.
Patient: Hmmm... that's not good. I've got work. How about the week after that?
Dentist Office Assistant: Yes, Dr. Lee has some times open. Would you like to suggest a time?
Patient: Does he have anything open in the afternoon?
Dentist Office Assistant: Yes, we could fit you in on Thursday, January 14th at 2.30 in the afternoon.
Patient: Great. That'll work.
Dentist Office Assistant: OK, thank you for calling Mr. Appleman, we'll see you next week.
Patient: Thank you, bye bye.
Dentist Office Assistant: Goodbye.
Fonte: http://esl.about.com/od/englishformedicalpurpose/a/d_dentappt.htm (Acesso em: 29.03.2014).
m.com%252Foffice-information%252Fmake-an-appointment%252F%3B295%3B197 (Acesso em: 29.03.2014).
2) Making a Doctor's Appointment
Doctor's Assistant: Good morning, Doctor Jensen's office. How may I help you?
Patient: Hello, I'd like to make an appointment to see Doctor Jensen, please.
Doctor's Assistant: Have you been in to see Doctor Jensen before?
Patient: Yes, I have. I had a physical last year.
Doctor's Assistant: Fine, what is your name?
Patient: This is Maria Sanchez.
Doctor's Assistant: Thank you Ms Sanchez, let me pull up your file.
Patient: I haven't been feeling very well lately.
Doctor's Assistant: Do you need urgent care?
Patient: No, not necessarily, but I'd like to see the doctor soon.
Doctor's Assistant: Of course, how about next Monday? There's a slot available at 10 in the morning.
Patient: I'm afraid I'm working at 10. Is there anything available after three?
Doctor's Assistant: Let me see. Not on Monday, but we have a three o'clock opening next Wednesday. Would you like to come in then?
Patient: Yes, next Wednesday at three would be great.
Doctor's Assistant: Alright, I'll pencil you in for three o'clock next Wednesday.
Patient: Thank you for your help.
Doctor's Assistant: You're welcome. We'll see you next week. Goodbye.
Patient: Goodbye.
Fonte: http://esl.about.com/od/englishformedicalpurpose/a/d_docappt.htm (Acesso em: 29. 03.2014).
Para outros vídeos, acesse:
http://www.youtube.com/watch?v=Mta4yj5pliY (acesso em 29.03.2014);
http://pt.englishcentral.com/video/11105/making-appointments (Acesso em: 29.03.2014).
Para outras práticas orais sobre o tema da aula, acesse:
http://pt.englishcentral.com/video/11105/making-appointments
(Acesso em: 29.03.2014).
Para acesso a dicionários online:
http://dicionario.babylon.com/rede%20social/ (acesso em 30.03.2014);
http://www.yourdictionary.com/ (acesso em 30.03.2014)
A avaliação qualitativa deverá ser processual, em todos os momentos da aula. Para tanto, o professor deverá observar o nível de envolvimento e participação dos alunos com as atividades propostas. Para uma avaliação formal, o professor poderá utilizar-se dos diálogos sugeridos na última atividade proposta na aula.
O professor deverá avaliar se os alunos contribuíram com o clima de realidade sugerido pela atividade, trazendo objetos que propiciem um ambiente médico ou um consultório dentário. Os alunos poderão, inclusive, ir ao laboratório de informática e acessar o skype (software que permite que você converse com o mundo inteiro) para marcar suas consultas.
Professor, incentive-os a usar a imaginação, deixando a atividade ainda mais interessante.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!