22/04/2014
ELIZABET REZENDE DE FARIA e LEANDRO REZENDE
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Enfermagem |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Farmácia |
Atividade 1:
Professor:
- Pergunte à turma o que é necessário para que o ser humano se mantenha vivo. Alguns dirão que é a água, outros, os alimentos e uns o ar.
- Discuta com os alunos que todos estão certos e relembre que o nosso corpo é formado por vários sistemas que permitem obter substâncias importantes para o bom funcionamento.
- Informe aos alunos que as próximas aulas serão dedicadas ao estudo do funcionamento do sistema respiratório humano.
O sistema respiratório humano é formando por estruturas responsáveis pelas trocas gasosas, ou seja, pela entrada de oxigênio e saída de gás carbônico, ações fundamentais para a sobrevivência dos seres vivos.
Atividade 2:
Professor:
- Providencie para os alunos a imagem esquemática do sistema respiratório humano.
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-Gjx6ESsc-5o/UhQJGx1Ky7I/AAAAAAAAlqQ/pAfsWmR45bc/s1600/sistema+respirat%C3%B3rio.jpg. Acesso em 29 de março de 2014.
- Em duplas, peça-os que recortem e colem nos lugares adequados os nomes de cada estrutura que faz parte do sistema respiratório.
- Peça-os, também, que registrem no caderno, a função de cada uma das estruturas mencionadas no desenho.
- Cada dupla deverá apresentar o desenho. Neste momento, verifique o conhecimento dos alunos sobre as estruturas e atuação do sistema respiratório humano.
Atividade 3
Professor:
- Utilize a sala de vídeo, ou Laboratório de Informática ou o data show e um notebook com caixas de som.
- Apresente o vídeo de Paulo Miranda aos alunos: Sistema respiratório. Duração: 12min39seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vlY3AOnqLtk. Acesso em 29 de março de 2014.
- Após a apresentação do vídeo, peça aos alunos que retornem a atividade anterior e verifique se os registros estão corretos.
- Organize, de forma coletiva, por meio de um esquema, a estrutura e atuação dos órgãos do sistema respiratório.
Exemplo:
Nariz: responsável pela entrada e saída do ar.
Atividade 1:
Professor:
- A atividade 1 poderá ocorrer em um espaço aberto, tais como: pátio ou quadras.
- Providencie cronômetros e fitas métricas de acordo com o número de alunos.
- Organize os alunos em duplas do mesmo sexo.
- Os alunos devem posicionar a fita métrica ao redor do tórax do outro.
- Os alunos que estiverem com a fita ao redor do tórax devem expirar o máximo que puder e aqueles que estão com a fita devem medir rapidamente o diâmetro torácico e anotar.
- A medida deve ser repetida após a pessoa inspirar o máximo possível.
- Os parceiros da dupla trocam de papéis e repete-se o procedimento.
- Peça aos alunos que expliquem o que observaram. Discuta os movimentos respiratórios de inspiração (entrada de ar) e expiração (saída de ar), relacionados ao aumento e diminuição do tórax.
Imagem disponível em: http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/12/movimentos-respiratórios.jpg. Acesso em 29 de março de 2014.
Atividade 2:
Professor:
- Organize os alunos em dupla.
- Peça-os que contêm quantas inspirações o colega faz em um período de 60 segundos e anotem no caderno.
- Peça-os que realizem alguma atividade com baixa intensidade e um tempo de execução um pouco maior, como por exemplo, polichinelos ou levantar e sentar ou simplesmente correr durante 2 minutos e contem novamente. Anotem o resultado no caderno.
- Agora, sugira aos alunos realizem a mesma atividade anterior, porém, executando os movimentos com maior velocidade, maior intensidade e em um menor tempo de execução (20 segundos). Ao final, os alunos deverão contar novamente e anotar a quantidade de inspirações no caderno.
- Apresente as questões para discussão:
- Após a resposta dos alunos, organize a turma em uma roda e discuta:
AULA 4: Respiração celular
Imagem disponível em: http://www.sobiologia.com.br/figuras/Ar/respiracao_celular.jpg. Acesso em 11 de abril de 2014.
Professor:
- Esta atividade é importante para distinguir, com os alunos, a diferença entre respiração pulmonar e respiração celular.
- Providencie velas, pires e garrafa PET com tampa e cortada ao meio.
- Na sala de aula ou no Laboratório de Biologia, acenda uma vela, fixe-a no centro de um pires com a parafina derretida.
- Em seguida, coloque sobre a vela acesa a garrafa PET cortada ao meio e destampada.
Imagem disponível em: http://www.if.ufrgs.br/tex/edu02220/sem012/po5/conveccao1.jpg. Acesso em 11 de abril de 2014.
- Os alunos observarão que o fogo não se apagará. Questione por que o fogo não se apagou.
- Em seguida, tampe a garrafa. Desta vez, o fogo se apagará. Questione, outra vez, por que isso ocorreu.
- Cada aluno deverá registrar no seu caderno a hipótese para o que foi observado em cada situação.
- Organize a turma em uma roda e peça que cada aluno apresente a hipótese.
- Discuta com os alunos a liberação do gás carbônico durante a queima da vela e a importância do oxigênio para a vela acesa.
- Relacione essa situação com a respiração humana. Para isso prossiga nos questionamentos:
- Explique que a queima da vela exigiu a presença do oxigênio e liberação de gás carbônico e energia, uma reação de combustão. Reação, conhecida como respiração, pois ocorre dentro das células dos seres vivos e utiliza nutrientes e oxigênio.
- Para concluir, discuta com os alunos a relação entre a respiração pulmonar e respiração celular:
- É importante que os alunos compreendam que a respiração pulmonar permite a entrada do oxigênio, elemento importante para a respiração celular e consequentemente para a produção de energia para o organismo. Além disso, libera gás carbônico, um tipo de excreta.
Professor:
- Proponha aos alunos que criem um vídeo animado sobre as estruturas e atuação do sistema respiratório, destacando o caminho do ar ao longo do corpo humano, bem como a respiração celular.
- Para isso, utilize como material de apoio à aula Criando um vídeo animado com o Paint e Movie Maker, da professora Daniela Braga de Paula. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10732. Acesso em 11 de abril de 2014.
Sugestões de material para o professor:
- Pontociência - Como funciona a inspiração e expiração?– Parte 1. Duração 6min59seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=b__DlbZBEVY. Acesso em 29 de março de 2014.
- LOUREDO, Paula. A respiração e nosso diafragma. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-respiracao-nosso-diafragma.htm. Acesso em 29 de março de 2014.
- Respiração pulmonar x respiração celular. Disponível em: http://wwww.ensino.alexanderfleming.com.br/figuras/projensfund58/Disciplinas/2010/Ciencias/3Bim/Respiracao%20pulmonar%20X%20Respiracao%20celular-%208s%20anos.pdf. Acesso em 29 de março de 2014.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!