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Ar e vida

 

22/04/2014

Autor y Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

ELIZABET REZENDE DE FARIA e LEANDRO REZENDE

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Enfermagem
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Farmácia
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Conhecer as estruturas e a atuação do sistema respiratório humano.
  • Compreender o caminho do ar pelo corpo humano.
  • Compreender o conceito de inspiração e expiração.
  • Medir e analisar o número de inspirações de uma pessoa em repouso e durante uma atividade física.
  • Distinguir respiração pulmonar de respiração celular.
  • Relacionar respiração pulmonar com respiração celular.
Duração das atividades
8 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  •  Noções de células, tecidos e órgãos.
  • Noções sobre a atuação do sistema digestório e cardiovascular.
Estratégias e recursos da aula
  •  Questionamentos e discussões.
  • Atividades em dupla.
  • Recortes e colagem.
  • Vídeo.
  • Registros no caderno.
  • Experimentos práticos.
  • Criação um vídeo animado.

 

AULAS 1 e 2: Estruturas e atuação do sistema respiratório humano

Atividade 1:

Professor:

- Pergunte à turma o que é necessário para que o ser humano se mantenha vivo. Alguns dirão que é a água, outros, os alimentos e uns o ar.

- Discuta com os alunos que todos estão certos e relembre que o nosso corpo é formado por vários sistemas que permitem obter substâncias importantes para o bom funcionamento.

- Informe aos alunos que as próximas aulas serão dedicadas ao estudo do funcionamento do sistema respiratório humano. 

O sistema respiratório humano é formando por estruturas responsáveis pelas trocas gasosas, ou seja, pela entrada de oxigênio e saída de gás carbônico, ações fundamentais para a sobrevivência dos seres vivos.

 

Atividade 2:

Professor:

- Providencie para os alunos a imagem esquemática do sistema respiratório humano.

Esquema sistema respiratório

 

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-Gjx6ESsc-5o/UhQJGx1Ky7I/AAAAAAAAlqQ/pAfsWmR45bc/s1600/sistema+respirat%C3%B3rio.jpg. Acesso em 29 de março de 2014.

 

- Em duplas, peça-os que recortem e colem nos lugares adequados os nomes de cada estrutura que faz parte do sistema respiratório.

- Peça-os, também, que registrem no caderno, a função de cada uma das estruturas mencionadas no desenho.

- Cada dupla deverá apresentar o desenho. Neste momento, verifique o conhecimento dos alunos sobre as estruturas e atuação do sistema respiratório humano.

 

Atividade 3

Professor:

- Utilize a sala de vídeo, ou Laboratório de Informática ou o data show e um notebook com caixas de som.

- Apresente o vídeo de Paulo Miranda aos alunos: Sistema respiratório. Duração: 12min39seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vlY3AOnqLtk. Acesso em 29 de março de 2014.

- Após a apresentação do vídeo, peça aos alunos que retornem a atividade anterior e verifique se os registros estão corretos.

- Organize, de forma coletiva, por meio de um esquema, a estrutura e atuação dos órgãos do sistema respiratório. 

Exemplo:

Nariz: responsável pela entrada e saída do ar.


AULAS 3 e 4: Movimentos de inspiração e expiração em repouso e durante atividade física

Atividade 1:

Professor:

- A atividade 1 poderá ocorrer em um espaço aberto, tais como: pátio ou quadras.

- Providencie cronômetros e fitas métricas de acordo com o número de alunos.

- Organize os alunos em duplas do mesmo sexo.

- Os alunos devem posicionar a fita métrica ao redor do tórax do outro.

- Os alunos que estiverem com a fita ao redor do tórax devem expirar o máximo que puder e aqueles que estão com a fita devem medir rapidamente o diâmetro torácico e anotar.

- A medida deve ser repetida após a pessoa inspirar o máximo possível.

- Os parceiros da dupla trocam de papéis e repete-se o procedimento.

- Peça aos alunos que expliquem o que observaram. Discuta os movimentos respiratórios de inspiração (entrada de ar) e expiração (saída de ar), relacionados ao aumento e diminuição do tórax. 

 

Movimentos respiratórios

Imagem disponível em: http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/12/movimentos-respiratórios.jpg. Acesso em 29 de março de 2014.

 

Atividade 2: 

Professor:

- Organize os alunos em dupla.

- Peça-os que contêm quantas inspirações o colega faz em um período de 60 segundos e anotem no caderno.

- Peça-os que realizem alguma atividade com baixa intensidade e um tempo de execução um pouco maior, como por exemplo, polichinelos ou levantar e sentar ou simplesmente correr durante 2 minutos e contem novamente. Anotem o resultado no caderno.

- Agora, sugira aos alunos realizem a mesma atividade anterior, porém, executando os movimentos com maior velocidade, maior intensidade e em um menor tempo de execução (20 segundos). Ao final, os alunos deverão contar novamente e anotar a quantidade de inspirações no caderno.

- Apresente as questões para discussão:

  • Em quais situações costumamos inspirar mais? Explique.
  • Qual foi a situação que tivemos que fazer maior esforço físico? O que aconteceu com os movimentos de inspiração e expiração?
  • O que você sentiu durante e após a realização das atividades propostas?
  • Somos capazes de controlar o ritmo das nossas inspirações e expirações?

- Após a resposta dos alunos, organize a turma em uma roda e discuta:

  • a importância dos movimentos de inspiração e expiração durante a realização de atividades;
  • o controle voluntário e involuntário da inspiração e expiração;
  • o conceito de respiração pulmonar e a relação com a inspiração e expiração.

 

AULA 4: Respiração celular

Respiração celular

Imagem disponível em: http://www.sobiologia.com.br/figuras/Ar/respiracao_celular.jpg. Acesso em 11 de abril de 2014.

 

Professor: 

- Esta atividade é importante para distinguir, com os alunos, a diferença entre respiração pulmonar e respiração celular.

- Providencie velas, pires e garrafa PET com tampa e cortada ao meio.

- Na sala de aula ou no Laboratório de Biologia, acenda uma vela, fixe-a no centro de um pires com a parafina derretida.

- Em seguida, coloque sobre a vela acesa a garrafa PET cortada ao meio e destampada.

Vela

Imagem disponível em: http://www.if.ufrgs.br/tex/edu02220/sem012/po5/conveccao1.jpg. Acesso em 11 de abril de 2014.

 

- Os alunos observarão que o fogo não se apagará. Questione por que o fogo não se apagou.

- Em seguida, tampe a garrafa. Desta vez, o fogo se apagará. Questione, outra vez, por que isso ocorreu.

- Cada aluno deverá registrar no seu caderno a hipótese para o que foi observado em cada situação.

- Organize a turma em uma roda e peça que cada aluno apresente a hipótese.

- Discuta com os alunos a liberação do gás carbônico durante a queima da vela e a importância do oxigênio para a vela acesa.

- Relacione essa situação com a respiração humana. Para isso prossiga nos questionamentos:

  • Será que o gás carbônico que liberamos também vem de uma reação química, semelhante a queima da vela?
  • Se sim, qual é o nome dessa reação, onde ela ocorre e quais os elementos participantes?

- Explique que a queima da vela exigiu a presença do oxigênio e liberação de gás carbônico e energia, uma reação de combustão. Reação, conhecida como respiração, pois ocorre dentro das células dos seres vivos e utiliza nutrientes e oxigênio.

- Para concluir, discuta com os alunos a relação entre a respiração pulmonar e respiração celular:

  • É possível ocorrer respiração celular sem respiração pulmonar?

- É importante que os alunos compreendam que a respiração pulmonar permite a entrada do oxigênio, elemento importante para a respiração celular e consequentemente para a produção de energia para o organismo. Além disso, libera gás carbônico, um tipo de excreta.

 

AULA 5: Criando um vídeo animado sobre o sistema respiratório humano

Professor:

- Proponha aos alunos que criem um vídeo animado sobre as estruturas e atuação do sistema respiratório, destacando o caminho do ar ao longo do corpo humano, bem como a respiração celular.

- Para isso, utilize como material de apoio à aula Criando um vídeo animado com o Paint e Movie Makerda professora Daniela Braga de Paula. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10732. Acesso em 11 de abril de 2014.

Recursos Complementares

Sugestões de material para o professor:

- Pontociência - Como funciona a inspiração e expiração?– Parte 1. Duração 6min59seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=b__DlbZBEVY. Acesso em 29 de março de 2014.

- LOUREDO, Paula. A respiração e nosso diafragma. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-respiracao-nosso-diafragma.htm. Acesso em 29 de março de 2014.

- Respiração pulmonar x respiração celular. Disponível em: http://wwww.ensino.alexanderfleming.com.br/figuras/projensfund58/Disciplinas/2010/Ciencias/3Bim/Respiracao%20pulmonar%20X%20Respiracao%20celular-%208s%20anos.pdf. Acesso em 29 de março de 2014.

Avaliação
  • O processo avaliativo deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo de ensino-aprendizagem. A participação dos alunos, as produções individuais e coletivas, orais e escritas serão avaliadas.
  • Para a avaliação quantitativa, os registros e criação do vídeo animado poderão ser utilizados para verificar se os alunos ampliaram o seu conhecimento sobre o funcionamento do sistema respiratório humano.
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