Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conditional statements: the first conditional

 

22/04/2014

Autor e Coautor(es)
ANA CLAUDIA CUNHA SALUM
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Utilizar-se da estrutura do FIRST CONDITIONAL, para expressar situações ou ações possíveis ou prováveis de acontecerem no futuro.
Duração das atividades
2 módulos de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer as estruturas básicas da língua inglesa, como: sujeito, verbos no presente simples e no futuro usando will. É uma aula que exige, também, um pouco mais de conhecimento de vocabulário por parte dos alunos. 

Estratégias e recursos da aula
  • Atividades individuais ou em dupla.
  • Atividades online.
  • Atividades xerocopiadas.
  • Diálogos/conversação/discussão.
  • Atividades de compreensão escrita.
  • Jogos.
  • Aula expositiva.
  • Dicionários impressos ou online.
  • Recursos multimídia.
  • Vídeo.
  • Imagens veiculadas na internet.
  • Plataforma virtual.
  • Confecção de mural.

 

                                        at

Disponível em: https://www.google.com.br/search?newwindow=1&site=&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=first+conditional&oq=first+conditional&gs_l=img.3..0j0i24l9.1458.3266.0.4130.17.

12.0.5.5.2.263.1398.6j4j2.12.0....0...1ac.1.38.img..4.13.669.AX8qnkzgcHE#facrc=_&imgdii=_&imgrc=dSdb88ihnGd7EM%253A%3BFRC8UHV1HDnBDM

%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.englishexercises.org%252Fmakeagame%252Fmy_documents%252Fmy_pictures%252F2011%252Ffeb%252FNew_

Picture_48.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.englishexercises.org%252Fmakeagame%252Fviewgame.asp%253Fid%253D5812%3B783%3B346

(Acesso em: 30.03.2014)

 

 

MÓDULO 1

 

Atividade 1

 

Professor, inicie a aula, perguntando aos os alunos se eles acreditam em superstição. Depois de alguns minutos de conversa, projete a seguinte definição de superstição. Peça para que dois alunos realizem a leitura do texto.

 

Superstitions are irrational or unscientific beliefs about things that happen in daily life.  They cause us to act in strange ways or believe in unusual things. They have existed for thousands of years and even though many superstitions might seem silly to us today, they continue to influence our behaviour.  Superstitions vary from country to country and are usually related to things that are thought to bring us either good luck or bad luck.

 

Texto adaptado do sitehttp://www.englishwithjo.com/english-conversation-superstitions/ (Acesso em: 31.03.2014).

 

Esclareça as dúvidas em relação ao vocabulário, se houver. Em seguida, peça para que os alunos elenquem algumas superstições que acreditam ou que apenas conheçam.

 

Incentive cada aluno a apresentar uma de suas superstições e a discutir a dos colegas.  Dependendo do nível de proficiência de sua turma, a discussão poderá se dar na língua inglesa. Se for na língua portuguesa, tente, já nesse primeiro momento, introduzir vocabulário que se refere ao tema da aula proposta.

 

Atividade 2

 

Solicite aos  alunos que,  em duplas,  discutam as perguntas seguintes, promovendo uma ampla discussão sobre o tema. Em seguida, faça uma pergunta para cada aluno, compartilhando as respostas com o grupo todo.

 

Professor, fique sempre atento à participação e ao envolvimento dos alunos com as atividades propostas na aula. Isso serve de parâmetro para uma avaliação processual.  

 

                                     at

Disponível em:: https://www.google.com.br/search?newwindow=1&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=discussion&oq=discussion&gs_l=img.1.0.0l2j0i24l8.645.

1896.0.3928.10.8.0.0.0.0.422.1357.3j3j4-2.8.0....0...1ac.1.39.img..5.5.419.l7JPgZ97NGI#facrc=_&imgdii=_&imgrc=KFzlMcZ6BZYPgM%253A%3BVASwj5FiYooWYM%3Bhttp

%253A%252F%252Fwww.2220cantonlofts.com%252Fwp-content%252Fuploads%252F2012%252F02%252FGroup-Discussion.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.2220cantonlofts.com%252F2013%252F09%252F04%252Fhoa-annual-meeting%252F%3B2800%3B1900 (Acesso em: 31.03.2014).

 

 

Discussion Questions

 

  • Are you superstitious?
  • Do you believe in bad luck?
  • Do you believe in good luck?
  • Do you have any objects that you think bring you good luck?
  • Are there any superstitions that are common to your country or culture?
  • Have you ever been really lucky? What happened?
  • What do people do for good luck in your country?
  • What do people avoid doing that they think is unlucky?
  • Which numbers are lucky or unlucky in your country? Why?
  • Do you think that there is truth behind superstitions?
  • What numbers are considered to be lucky and unlucky in your country?
  • Do you have a lucky number?
  • Do you know any superstitions related to dreams?
  • Do you know any old wives’ tales?

Texto adaptado do sitehttp://www.englishwithjo.com/english-conversation-superstitions/ (Acesso em: 31.03.2014).

 

Atividade 3

 

Na sequência,  projete o texto  seguinte  e peça para que os alunos o leiam silenciosamente. 

 

 

Animal Superstitions

Animals feature a lot in our superstitions as they do in superstitions around the world.

bearOne ancient British superstition holds that if a child rides on a bear's back it will be protected from whooping-cough. (Bears used to roam Britain but now they are not seen on our shores)

ravenIn some parts of the UK meeting two or three Ravens together is considered really bad. 

batIt is said that you will have bad luck if you see bats flying and hear their cries. In the middle ages it was believed that witches were closely associated with bats. 

SparrowIf a Sparrow enters a house it will be an omen of death to one who lives there. In some areas it is believed that to avoid ill luck any Sparrow caught must be immediately killed otherwise the person who caught it will die.

white rabbitIn some areas black Rabbits are thought to host the souls of human beings. White Rabbits are said to be really witches and some believe that saying 'White Rabbit' on the first day of each month brings luck. A common lucky charm is a Rabbit's foot, but not for the Rabbit.

Texto adaptado do site : http://resources.woodlands-junior.kent.sch.uk/customs/questions/superstitions.htm (Acesso em: 31.03.2014).

 

Depois da leitura silenciosa, realizada pelos alunos, faça-lhes as perguntas seguintes, oralmente, promovendo uma ampla discussão sobre o assunto.

 

  • De que se trata o texto?
  • Quais a superstições tratadas no texto?
  • De que país são as superstições tratadas no texto?
  • Destaque no texto as expressões que representam superstições. 
  • Essas superstições são as mesmas que as do Brasil?
  • Você sabe alguma coisa sobre a origem das superstições no Brasil? 

 

Professor, possibilite a participação de todos os alunos, revezando os turnos de fala. 

 

Peça para que os alunos escrevam no quadro as frases que destacaram e que representam superstições, chamando a atenção para a estrutura IF. 

 

if a child rides on a bear's back it will be protected from whooping-cough. 

you will have bad luck if you see bats flying and hear their cries.

If a Sparrow enters a house it will be an omen of death to one who lives there.

 

Atividade 4

 

Professor, projete, no data show, o texto seguinte que apresenta a estrutura e o uso do tempo verbal FIRST CONDITIONAL, abordado na aula.

 

Peça para que os alunos se revezem na leitura. Esclareça as dúvidas com vocabulário ou com o conteúdo, caso haja necessidade.  

 

The First Conditional

The first conditional describes something that might happen in the future with a condition. It often uses "if."

Examples:

If I go to the park tomorrow, I will bring my dog.

"If I go to the park tomorrow" is in the present tense.

"I will bring my dog" is in the future tense and uses a modal verb,will. You can use other modal verbs: can, might, should, must, etc.

Notice the use of a comma (,) at the end of the first clause. The use of "if" creates a dependent clause. The order of the sentence may also be reversed:

I will bring my dog if I go to the park tomorrow.

 

Here are some more examples:

 

 

If Aishwarya goes to the party, she will wear this beautiful necklace.

*Notice the comma ( , ) after "party."

Pablo will be very happy if he can marry the girl he loves.

If I buy this house, I'm going to paint it a different color.

 

pink house

 

 

Texto adaptado do site: http://www.learnamericanenglishonline.com/Orange%20Level/O12%20Future%20Conditional.html  (Acesso em: 31. 03.2014).

 

 

MÓDULO 2

 

Atividade 5

 

                                                 

                           Let´s have a competition

               at

Disponível no sitehttps://www.google.com.br/search?newwindow=1&biw=1024&bih=600&site=imghp&tbm=isch&sa=1&q=group+competition&oq=group+competition&gs_l=img.3..0i19j0i5i19.539225.

542886.0.543825.17.17.0.0.0.0.212.1820.10j6j1.17.0....0...1c.1.39.img..4.13.1126.h16WKMS6vdc#facrc=_&imgdii=_&imgrc=bKqS8wD08lcN-M%253A%3BVS3xLJIs9GDDTM%3Bhttp%253A%252F%252Fus.123rf.com%252F450wm%252Flightwise%252Flightwise1302%252Flightwise

130200070%252F18122558-group-competition-ready-for-a-biusiness-fight-with-a-network-of-corporate-people-wearing-red-and-blu.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.123rf.com%252Fphoto_18122558_group-competition-ready-for-a-biusiness-fight-with-a-network-of-

corporate-people-wearing-red-and-blu.html%3B1350%3B1077 (Acesso em: 31.03.2014).

 

Professor, divida os alunos em grupos de 5  pessoas cada.

 

Escreva no quadro a seguinte frase:

 

We are organizing a party. Let´s think about the following items:  

 

PLACE

GUESTS/ INVITATIONS 

FOOD/DRINKS

COSTUMES

WEATHER

SONGS

Make three sentences about each item using IF Clauses

 

Distribua um item para cada grupo de 5 alunos, que deverá ser responsável por elaborar três frases sobre seu item. Observe se todos os itens foram distribuídos, de modo que todos possam ser abordados, garantindo a variação da atividade e do vocabulário a ela referente.  

 

Os alunos poderão contribuir com a sugestão de outros itens, caso queiram. 

 

Ilustre a atividade, com dois exemplos. Escreva-os no quadro.  

 

If the weather is good, we will swim in the swimming pool.

If there are a lot of old people, we will play old songs

and so on...

 

Disponibilize aproximadamente 15 minutos para que os grupos possam fazer suas frases. Em seguida, compartilhe as frases dos grupos com os demais colegas, escrevendo-as no quadro, facilitando a visualização. Se houver erros, solicite a ajuda dos próprios colegas com a correção. 

 

 

Atividade 6

 

FIRST CONDITIONAL GAME

 

Projete, no data show o game seguinte, disponível no site: http:// http://busyteacher.org/6306-first-conditional-game.htmle   (Acesso em: 30.03.2014).

 

Peça para que os alunos preencham as sentenças com o tempo apropriado dos verbos.

 

Como variação para a atividade, você pode dividir a classe em grupos menores e cada grupo ficará responsável por completar as sentenças de forma correta, usando o first conditional. O grupo que pontuar corretamente, marca ponto.

 

Você poderá, ainda, elaborar outras sentenças a serem completadas, proporcionando maior tempo à competição e favorecendo um clima lúdico e de descontração do grupo. Os próprios alunos poderão, também, elaborar frases para  outro grupo completar.    

 

 

at

Disponível em: http://busyteacher.org/6306-first-conditional-game.html (Acesso em: 30.03.2014).http://www.world-english.org/conditionals.htm

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos, em duplas, deverão fazer a pesquisa seguinte  que deverá ser divulgada em uma plataforma virtual ou em murais da classe ou da escola, permitindo que todos tenham acesso.

 

Professor, não se esqueça de pedir aos alunos  que apresentem a pesquisa para os demais colegas da classe, observando, dessa vez, a pronúncia correta das palavras e o uso adequado da estrutura linguística abordada na aula.  

 

Make a list of some common superstitions in your country. Try to explain where they came from and why people believe in them. Include lucky and unlucky things.

 

Superstition

 

Meaning

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.