22/04/2014
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Os alunos deverão conhecer as estruturas básicas da língua inglesa, como: sujeito, verbos no presente simples e no futuro usando will. É uma aula que exige, também, um pouco mais de conhecimento de vocabulário por parte dos alunos.
(Acesso em: 30.03.2014)
Professor, inicie a aula, perguntando aos os alunos se eles acreditam em superstição. Depois de alguns minutos de conversa, projete a seguinte definição de superstição. Peça para que dois alunos realizem a leitura do texto.
Superstitions are irrational or unscientific beliefs about things that happen in daily life. They cause us to act in strange ways or believe in unusual things. They have existed for thousands of years and even though many superstitions might seem silly to us today, they continue to influence our behaviour. Superstitions vary from country to country and are usually related to things that are thought to bring us either good luck or bad luck.
Texto adaptado do site: http://www.englishwithjo.com/english-conversation-superstitions/ (Acesso em: 31.03.2014).
Esclareça as dúvidas em relação ao vocabulário, se houver. Em seguida, peça para que os alunos elenquem algumas superstições que acreditam ou que apenas conheçam.
Incentive cada aluno a apresentar uma de suas superstições e a discutir a dos colegas. Dependendo do nível de proficiência de sua turma, a discussão poderá se dar na língua inglesa. Se for na língua portuguesa, tente, já nesse primeiro momento, introduzir vocabulário que se refere ao tema da aula proposta.
Solicite aos alunos que, em duplas, discutam as perguntas seguintes, promovendo uma ampla discussão sobre o tema. Em seguida, faça uma pergunta para cada aluno, compartilhando as respostas com o grupo todo.
Professor, fique sempre atento à participação e ao envolvimento dos alunos com as atividades propostas na aula. Isso serve de parâmetro para uma avaliação processual.
%253A%252F%252Fwww.2220cantonlofts.com%252Fwp-content%252Fuploads%252F2012%252F02%252FGroup-Discussion.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.2220cantonlofts.com%252F2013%252F09%252F04%252Fhoa-annual-meeting%252F%3B2800%3B1900 (Acesso em: 31.03.2014).
Discussion Questions
Texto adaptado do site: http://www.englishwithjo.com/english-conversation-superstitions/ (Acesso em: 31.03.2014).
Na sequência, projete o texto seguinte e peça para que os alunos o leiam silenciosamente.
Animal Superstitions
Animals feature a lot in our superstitions as they do in superstitions around the world.
One ancient British superstition holds that if a child rides on a bear's back it will be protected from whooping-cough. (Bears used to roam Britain but now they are not seen on our shores)
In some parts of the UK meeting two or three Ravens together is considered really bad.
It is said that you will have bad luck if you see bats flying and hear their cries. In the middle ages it was believed that witches were closely associated with bats.
If a Sparrow enters a house it will be an omen of death to one who lives there. In some areas it is believed that to avoid ill luck any Sparrow caught must be immediately killed otherwise the person who caught it will die.
In some areas black Rabbits are thought to host the souls of human beings. White Rabbits are said to be really witches and some believe that saying 'White Rabbit' on the first day of each month brings luck. A common lucky charm is a Rabbit's foot, but not for the Rabbit.
Texto adaptado do site : http://resources.woodlands-junior.kent.sch.uk/customs/questions/superstitions.htm (Acesso em: 31.03.2014).
Depois da leitura silenciosa, realizada pelos alunos, faça-lhes as perguntas seguintes, oralmente, promovendo uma ampla discussão sobre o assunto.
Professor, possibilite a participação de todos os alunos, revezando os turnos de fala.
Peça para que os alunos escrevam no quadro as frases que destacaram e que representam superstições, chamando a atenção para a estrutura IF.
if a child rides on a bear's back it will be protected from whooping-cough.
Professor, projete, no data show, o texto seguinte que apresenta a estrutura e o uso do tempo verbal FIRST CONDITIONAL, abordado na aula.
Peça para que os alunos se revezem na leitura. Esclareça as dúvidas com vocabulário ou com o conteúdo, caso haja necessidade.
|
Texto adaptado do site: http://www.learnamericanenglishonline.com/Orange%20Level/O12%20Future%20Conditional.html (Acesso em: 31. 03.2014).
Disponível no site: https://www.google.com.br/search?newwindow=1&biw=1024&bih=600&site=imghp&tbm=isch&sa=1&q=group+competition&oq=group+competition&gs_l=img.3..0i19j0i5i19.539225.
542886.0.543825.17.17.0.0.0.0.212.1820.10j6j1.17.0....0...1c.1.39.img..4.13.1126.h16WKMS6vdc#facrc=_&imgdii=_&imgrc=bKqS8wD08lcN-M%253A%3BVS3xLJIs9GDDTM%3Bhttp%253A%252F%252Fus.123rf.com%252F450wm%252Flightwise%252Flightwise1302%252Flightwise
corporate-people-wearing-red-and-blu.html%3B1350%3B1077 (Acesso em: 31.03.2014).
We are organizing a party. Let´s think about the following items:
PLACE
GUESTS/ INVITATIONS
FOOD/DRINKS
COSTUMES
WEATHER
SONGS
Make three sentences about each item using IF Clauses.
Distribua um item para cada grupo de 5 alunos, que deverá ser responsável por elaborar três frases sobre seu item. Observe se todos os itens foram distribuídos, de modo que todos possam ser abordados, garantindo a variação da atividade e do vocabulário a ela referente.
Os alunos poderão contribuir com a sugestão de outros itens, caso queiram.
Ilustre a atividade, com dois exemplos. Escreva-os no quadro.
If the weather is good, we will swim in the swimming pool.
If there are a lot of old people, we will play old songs
and so on...
Disponibilize aproximadamente 15 minutos para que os grupos possam fazer suas frases. Em seguida, compartilhe as frases dos grupos com os demais colegas, escrevendo-as no quadro, facilitando a visualização. Se houver erros, solicite a ajuda dos próprios colegas com a correção.
Projete, no data show o game seguinte, disponível no site: http:// http://busyteacher.org/6306-first-conditional-game.htmle (Acesso em: 30.03.2014).
Peça para que os alunos preencham as sentenças com o tempo apropriado dos verbos.
Como variação para a atividade, você pode dividir a classe em grupos menores e cada grupo ficará responsável por completar as sentenças de forma correta, usando o first conditional. O grupo que pontuar corretamente, marca ponto.
Você poderá, ainda, elaborar outras sentenças a serem completadas, proporcionando maior tempo à competição e favorecendo um clima lúdico e de descontração do grupo. Os próprios alunos poderão, também, elaborar frases para outro grupo completar.
Disponível em: http://busyteacher.org/6306-first-conditional-game.html (Acesso em: 30.03.2014).http://www.world-english.org/conditionals.htm
Para outros textos e exercícios sobre o tema da aula, acesse:
http://www.world-english.org/conditionals.htm (Acesso em: 30.03.2014);
(Acesso em: 30.03.2014);
http://busyteacher.org/5419-first-conditional-worksheet.html (Acesso em: 31.03.2014);
http://busyteacher.org/6306-first-conditional-game.html (Acesso em: 31.03.2014);
http://busyteacher.org/11579-first-conditional-revision-worksheet.html (Acesso em: 31.03.2014);
http://busyteacher.org/5597-first-conditional-test.html (Acesso em: 31.03.2014);
http://busyteacher.org/6305-first-conditional-powerpoint.html
(Acesso em: 31.03.2014);
http://busyteacher.org/4718-first-conditional-matching-exercise.html
(Acesso em: 31.03.2014).
Para vídeos que explorem o tema, acesse:
http://www.youtube.com/results?search_query=first+conditional+lessons&sm=12
(Acesso em: 30.03.2014)
Para slides, acesse:
http://pt.slideshare.net/search/slideshow?searchfrom=reload&q=first%20conditional (Acesso em: 31.03.2014)
Os alunos, em duplas, deverão fazer a pesquisa seguinte que deverá ser divulgada em uma plataforma virtual ou em murais da classe ou da escola, permitindo que todos tenham acesso.
Professor, não se esqueça de pedir aos alunos que apresentem a pesquisa para os demais colegas da classe, observando, dessa vez, a pronúncia correta das palavras e o uso adequado da estrutura linguística abordada na aula.
Make a list of some common superstitions in your country. Try to explain where they came from and why people believe in them. Include lucky and unlucky things.
Superstition
|
Meaning |
|
|
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
28/04/2014
Cinco estrelasGood variety of activities to approach the theme.