Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sinônimos! Pois não...

 

22/04/2014

Autor e Coautor(es)
ALINE CARRIJO DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer que não há sinônimos perfeitos.
  • Observar as particularidades para a escolha de sinônimos.
  • Reconhecer que o gênero interfere na escolha vocabular (repetição e referência).
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecer as características do gênero e-mail.
  • Conhecer as características do poema.
  • Conhecer e dominar o uso de dicionários.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Reflexão e discussão sobre o uso lexical no gênero poético e no gênero carta.
  • Interpretação da música Palavra.
  • Pesquisa em dicionários online de sinônimos.

Recursos:

  • Data show.
  • Computador.
  • Caixa de som.
  • Material impresso (letra da música).
  • Laboratório de informática.

Professor, trabalhar os sinônimos das palavras, as possibilidades e a construção de sentido permitida pelo uso da não repetição ou repetição de lexemas é uma vertente importante para que o aluno compreenda as exigências formais de alguns gêneros textuais, como, artigo de opinião, artigo científico, ensaio, reportagem etc., trabalhados no final do ensino fundamental e no ensino médio.

Aula 1 – O sinônimo e o dicionário

Atividade 1 

dicionário físico

Imagem disponível em: http://sempretops-5ae.kxcdn.com/wp-content/uploads/Dicionario-de-Sinonimos-Online-FOTO.jpg. Acesso em 04/04/2014.

O professor deve levar os alunos à biblioteca da escola para apresentar a eles o dicionário de sinônimo e propor que construam uma cadeia de sinônimos.

Sugerimos que o professor peça aos alunos que abram o dicionário aleatoriamente e anotem uma palavra da página vista no caderno. Em seguida, solicite que eles escolham um dos vocábulos sugerido como sinônimo e o anote na frente da palavra anterior. Após isso, o aluno deve ir atrás da entrada desse último lexema anotado; quando encontrado, anotar um dos sinônimos sugeridos.

Esse ciclo deve ser repetido 5 vezes. Assim, o aluno terá em mãos uma teia com vocábulos semanticamente relacionados.

Atividade 2

Professor, pergunte aos alunos sobre a experiência de pesquisa em um dicionário exclusivo para relação de sinonímia. Sugerimos questões como: você já havia manipulado um dicionário de sinônimo? O que achou da experiência? É mais fácil pensar na construção de um texto quando se tem palavras suficientes para usar? Qual o efeito que se teria ao usar os sinônimos substituindo a segunda, terceira e/ou demais ocorrências de uma palavra no texto?

Aula 2 – O uso ou não de sinônimos em gêneros poéticos

O professor deve projetar o vídeo de Palavra O Teatro Mágico. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Z59AhqGjvqg. Duração: 2min13seg. Acesso em 06/04/2014.

O professor deve entregar uma cópia da letra da música para cada aluno para que todos possam acompanhar e auxiliar na  discussão da mesma a seguir. A palavra, O Teatro Mágico. Disponível em: http://letras.mus.br/o-teatro-magico/536924/. Acesso em 06/04/2014.

Sugerimos que o professor proponha uma atividade de investigação do texto da música. Para tanto, algumas perguntas podem ser feitas para motivar o debate, como, qual é o tema do poema da música? Você consegue pensar em algumas razões para o título do poema ser palavra? Quais foram os elementos usados para conquistar esse efeito? É possível estabelecer relação com outras áreas do conhecimento?

É importante que o professor conduza as discussões para que os alunos compreendam que o tema do poema da música é o próprio fazer poético e que tudo começa a partir de uma palavra, sendo assim, o título garante uma posição de destaque para o foco da composição. Um dos elementos principais para "costurar" o sentido do poema é a repetição do vocábulo PALAVRA.

 Atividade 2

Após a discussão, o professor deve solicitar aos alunos a analisarem a quantidade de vezes que o lexema PALAVRA aparece, as ocorrências do lexema PALAVRA, se há outras expressões ou palavras que fazem retomadas a esse vocábulo, se a estrutura poema favorece a essa organização. Essa atividade é importante, pois sistematiza a discussão feita na atividade 1.

Atividade  3

Professor, leve os alunos ao Laboratório de Informática, para que eles pesquisem individualmente, no dicionário online de sinônimos, as possíveis substituições para o termo PALAVRA. Para que em posse dos sinônimos possa trabalhar na re-escrita do poema.

Sugerimos 3 dicionários de pesquisa:

Priberam. Disponível em: http://www.priberam.pt/dlpo/.Acesso 15/04/2014.

Dicio. Disponível em: http://www.dicio.com.br/. Acesso 15/04/2014.

Dicionário de Sinônimos. Disponível em: http:// http://www.sinonimos.com.br/. Acesso 15/04/2014.

 

Atividade 4

Professor, solicite ao seu aluno que re-escreva o poema Palavra, em casa, substituindo as ocorrências do termo PALAVRA pelos termos encontrados na pesquisa realizada no laboratório da escola e que ele reflita sobre as mudanças de sentindo possíveis a partir da troca vocabular.

 

Dicionário

Imagem disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/files/2012/03/dicionario.jpg. Acesso em 06/04/2014.

Aula 3 – O uso de sinônimos em gêneros

Atividade 1

O professor deve solicitar aos alunos que relatem a sua dificuldade em substituir o vocábulo PALAVRA em suas várias ocorrências, quais foram os termos que eles encontraram para substituí-lo e as implicações semânticas que eles observaram.

Atividade 2

O professor deve, após as expressões de abstração do poema, solicitar a 3 alunos que tenham conseguido substituir o vocábulo PALAVRA leiam seus textos intercalados pelo poema na forma original. A cada leitura de par, texto de um aluno e o texto de O teatro mágico, o professor deve pedir aos alunos para verificarem se houve correspondência de sentido, efeito, sonoridade, métrica e ritmo (pontos a serem observados num poema).

Após as observações dos alunos, o professor deve colocar no quadro os lexemas usados como sinônimos para PALAVRA.

Atividade 3

O professor deve pedir aos alunos que o ajudem a revelar qual é o contexto comum para o vocábulo usado como sinônimo. Exemplo: Lexema: palavra comum à prática linguística. As observações dos alunos devem ser anotadas no quadro.

Atividade 4

Professor, após os apontamentos de contexto de uso de cada vocábulo sugerido como sinônimo, ajude seus alunos a compreenderem que as palavras carregam consigo marcas dos contextos em que são usadas mais frequentemente, por isso trazem consigo conceitos, ideologias, referências diferentes das que eventualmente possam substituir. Essa relação não é perfeita, como percebida na troca de animal por ser humano no exemplo abaixo: O ser humano não foi a primeira e nem é a última espécie a povoar a Terra. No entanto, esse animal é provavelmente será o responsável pela inexistência do seu “planeta morada”.  Na ocorrência ser humano não há a marca pejorativa que se percebe em animal no segundo período do excerto.

Atividade 5

Professor, solicite a seus alunos que imaginem uma viagem que gostariam de fazer, um lugar que gostariam de conhecer, quais atrações gostariam de visitar nesse lugar. Isso feito, solicite a eles que em casa elaborem um e-mail e o envie para o grupo da sala relatando sobre esse desejo. Informe a eles que é importante que relatem o tipo de experiência que gostariam de vivenciar lá e quais as informações que atraíram sua atenção para o local.

A partir da construção desse gênero, professor, será possível perceber se os alunos estão fazendo uso consciente da relação semântica entre os sinônimos possíveis para um lexema.

Aula 4 - Sistematizando

Professor, nesta última aula sobre a relação de sinonímia, objetivamos a sistematização do uso e da importância de o usuário perceber que o enunciado é permeado por ideologias marcadas nas escolhas discursivas e lexicais.

Atividade 1

O professor deve solicitar aos alunos, que se candidatarem, a lerem suas cartas para sala.

Após as leituras, o professor deve perguntar aos alunos se perceberam mais de uma ocorrência de uma mesma palavra nos textos lidos. E perguntar se há a possibilidade de substituir essas ocorrências, para verificar a formalização do processo de substituição vocabular.

Em sequência, sugerimos que pergunte aos alunos se conseguem se lembrar de palavras ou expressões que foram usados como sinônimos no texto. Se necessário, o professor deve pedir a eles que façam uma varredura no texto que têm em mãos e que assinalem aos colegas as marcações.

Atividade 2

O professor deve questionar aos alunos se as palavras em um texto prosaico produzem o mesmo efeito que em um poema; se as observações quanto ao ritmo, rima, métrica são primordiais em um texto do gênero carta.

É importante que o professor faça os alunos perceberem que o gênero do texto delimita as possibilidades de uso de repetição ou uso de sinônimos para as ocorrências de palavras-chave e que sempre que necessário eles devem consultar o dicionário de sinônimos e os exemplos que ele traz para garantir que a escolha vocabular para a substituição esteja próximo ao significado desejado.

Recursos Complementares

VILARINHO, Sabrina. A importância dos sinônimos na produção textual. Disponível em: http://www.mundoeducacao.com/redacao/a-importancia-dos-sinonimos-na-producao-textual.htm. Acesso em 14/04/2014.

Avaliação

O professor deve perceber pelas respostas e participações dos alunos se eles compreenderam as características de sentindo de uma palavra e as precauções necessárias para se garantir a manutenção de significação (a não sinonímia perfeita, a particularidade dos lexemas e as possibilidades de substituição).

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.