20/05/2014
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Médio | Filosofia | Ética |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Não é necessário conhecimento prévio dos alunos para a efetivação dessas aulas.
Primeiro momento
Professor organize a sala para exibição do vídeo. O menino de vestido cor de rosa. Duração: 27min32seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=6_3tAU_YG_4. Acesso em 26/03/2014.
Imagem retirada pela autora do vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=6_3tAU_YG_4. Acesso em 26/03/2014.
O vídeo aborda a dualidade entre meninas e meninos. Um menino que implicava sempre com a irmã e as colegas de sua turma. Um belo dia amanhece com a mesma aparência, só que, para seu desespero, todos o tratam como menina. Ele então sente na pele a discriminação dos sexos e, quando volta ao normal, tem outro olhar para a situação.
Ao término do vídeo propor uma roda de conversa para que possam debater sobre alguns temas abordados no vídeo. É importante que todos possam expressar suas opiniões neste momento, para que o professor possa, ao término da aula, avaliar o conhecimento e a postura dos alunos sobre a temática, que pode inclusive, ser preconceituosa.
Contribua com o debate apresentando as questões a seguir:
Segundo momento
Exibir o documentário Novamente homofobia na escola. Duração: 7min23seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=b2i5lRch_sc . Acesso em 26/03/2014.
Esse vídeo foi produzido pela UFRJ em parceria com o grupo Arco-íris, fruto do projeto Diversidade Sexual na Escola, desenvolvido na Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenado por Alexandre Bortolini. Esse vídeo aborda a temática da homofobia no ambiente escolar e problematiza o quanto isso é recorrente nos dias atuais. Dessa forma, o vídeo nos ajuda a compreender que a homofobia é a aversão que as algumas pessoas tem de homossexuais, lésbicas, bissexuais e transexuais.
Após a exibição do vídeo, realizar um breve comentário sobre a sua produção e, na sequência, conduzir o debate, com os alunos à partir das questões abaixo:
O professor deverá deixar que os alunos manifestem suas opiniões livremente, sem estabelecer conceitos nesse momento.
Terceiro momento
Pesquisando mais sobre o tema Homofobia
Organize a sala em grupos de 4 alunos. Proponha que pesquisem em sites sobre a temática da Homofobia. Essa pesquisa poderá ser realizada na Sala de Informática da escola.
Sugestão de vídeo para pesquisa:
Debate: Educação e diversidade na escola. Duração: 15min12seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=w2mWpKAIJk. Acesso em 26/03/2014.
Educação e diversidade na escola. Duração: 14min53seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2hN4Gr1km_U. Acesso em 26/03/2014.
https://www.youtube.com/watch?v=w-2mWpKAIJk. Acesso em 26/03/2014.
Imagem retirada pela autora do vídeo disponível em:
Realizada a pesquisa, proponha aos alunos que elaborem um texto explicitando sua opinião sobre o assunto Homofobia na escola. É importante que o texto tenha um título. Antes de iniciar a redação do texto coloque algumas questões para os alunos.
Sugestão de questões:
Os alunos deverão socializar as suas opiniões por meio de leitura do texto em sala de aula.
Para saber mais sobre o assunto, o professor poderá pesquisar em:
BARTOLINI. Alexandre. Diversidade sexual na escola. Disponível em: http://www.defensoria.sp.gov.br/dpesp/Repositorio/39/Documentos/diversidade_sexual_na_escola.pdf. Acesso em 26/03/2014.
MADUREIRA. Ana Flávia do Amaral. Gênero, sexualidade e diversidade na escola: a construção de uma cultura democrática. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/1610/1/Tese_AnaFlaviaAmaralMadureira.pdf. Acesso em 26/03/2014
Quarto momento
O professor solicitará aos grupos que elaborem um vídeo educativo contra a homofobia, visando uma intervenção pedagógica na escola, cuja finalidade será de discutir a diversidade sexual na escola.
Dicas para elaboração do vídeo:
É importante sugerir títulos para esses vídeos, exemplos:
Sugestão de sites para auxiliar na elaboração de suas produções:
Como fazer um roteiro de documentário? Duração: 4 min47seg. Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=lafP3i00UBk. Acesso em 26/03/2014.
Documentário – leve-me pra sair. Duração: 19min 27seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watchv=7U3xUZdU3Us. Acesso em 26/03/2014.
Campanha não a Homofobia / Campaign Against Homophobia. Duração: 29seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5-eHGxnzMkg. Acesso em 26/03/2014.
Imagem retirada pela autora do vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=lafP3i00UBk. Acesso em 26/03/2014
Quinto momento
O professor organizará juntamente com a direção da escola um evento para exibição e debate dos vídeos produzidos pelos alunos.
Toda produção dos alunos, texto de opinião e os vídeos, deverão ser enviados por e-mail ao professor para avaliação para posterior divulgação.
Os vídeos produzidos pelos alunos poderão também ser postados pelo professor, com a ajuda dos alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog. Para criar um blog acessar o site e seguir as instruções.
https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger<mpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01. Acesso em 18/05/2014.
Para saber mais sobre o assunto diversidade sexual na escola, acessar o Caderno 4 da SECAD/MEC:
EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE (SECAD/MEC). Gênero e Diversidade Sexual na Escola: reconhecer diferenças e superar preconceitos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/escola_protege/caderno5.pdf. Acesso em 03/04/2014.
O professor deverá avaliar o aluno em todos os momentos, acompanhando seu interesse pelo tema, a pertinência das suas intervenções nos debates e sua disposição na realização das atividades propostas. O professor deverá atentar-se que a sensibilização e o interesse dos alunos por essa temática está em construção. Dessa forma, esse poderá ser abordado novamente a partir de colocações e intervenções que os alunos possam trazer do seu meio social.
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