Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Educar para a diversidade sexual na escola: um caminho para combater a homofobia

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
ROBERTA PAULA GOMES SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Médio Filosofia Ética
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Problematizar a relação construída em nossa sociedade sobre sexo - gênero - orientação sexual.
  • Analisar as transformações de paradigmas sexuais e afetivos em nossa sociedade.
  • Conceituar o que é a homofobia.
  • Perceber o ambiente escolar enquanto espaço plural e direito de todos.
  • Problematizar as situações sexistas e homofóbicas no espaço escolar.
  • Produzir vídeo para socializar o conhecimento construído.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio dos alunos para a efetivação dessas aulas.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento

 

Professor organize a sala para exibição do vídeo. O menino de vestido cor de rosa. Duração: 27min32seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=6_3tAU_YG_4.  Acesso em 26/03/2014.

 

indice

Imagem retirada pela autora do vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=6_3tAU_YG_4.  Acesso em 26/03/2014.

 

O vídeo aborda a dualidade entre meninas e meninos. Um menino que implicava sempre com a irmã e as colegas de sua turma. Um belo dia  amanhece com a mesma aparência, só que, para seu desespero,  todos o tratam como menina. Ele então sente na pele a discriminação dos sexos e, quando volta ao normal, tem outro olhar para a situação.

Ao término do vídeo propor uma roda de conversa para que possam debater sobre alguns temas abordados no vídeo. É importante que todos possam expressar suas opiniões neste momento, para que o professor possa, ao término da aula, avaliar o conhecimento e a postura dos alunos sobre a temática, que pode inclusive, ser preconceituosa.

Contribua com o debate  apresentando as  questões a seguir:

  • O que vocês acharam mais interessante no filme?
  • Quais são as diferenças em "ser menina" e "ser menino" em nossa sociedade?
  • Quais são os papéis sociais de meninos e de meninas abordados no vídeo?
  • Vocês concordam com a divisão dos papéis sociais baseada em critérios de sexo e gênero?
  • Quais as implicações desta divisão sexual/gênero/orientação sexual em nossa sociedade?

 

Segundo momento

 

Exibir o documentário Novamente homofobia na escola. Duração: 7min23seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=b2i5lRch_sc . Acesso em 26/03/2014.

Esse vídeo foi produzido pela UFRJ em parceria com o grupo Arco-íris, fruto do projeto Diversidade Sexual na Escola, desenvolvido na Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenado por Alexandre Bortolini. Esse  vídeo aborda a temática da homofobia no ambiente escolar e problematiza o quanto isso é recorrente nos dias atuais. Dessa forma, o vídeo  nos ajuda a compreender que a homofobia é a aversão que as algumas pessoas tem de homossexuais, lésbicas, bissexuais e transexuais. 

Após a exibição do vídeo, realizar um breve comentário sobre a sua produção e, na sequência, conduzir o debate, com os alunos à partir das questões abaixo:

 

  • Quais os problemas abordados nesse vídeo?
  • Todos os alunos tinham o direito de manifestar a sua sexualidade no espaço escola?
  • Que tipo de preconceito é abordado no vídeo?
  • Qual a visão que os alunos têm sobre a escola quando o assunto é homofobia?
  • Qual a sua visão sobre homofobia?

O professor deverá deixar que os alunos manifestem suas opiniões livremente, sem estabelecer conceitos nesse momento.

 

        Terceiro momento

 

Pesquisando mais sobre o tema Homofobia

Organize a sala em grupos de 4 alunos. Proponha que pesquisem em sites sobre a temática da Homofobia. Essa pesquisa poderá ser realizada na Sala de Informática da escola.

 

Sugestão de vídeo para pesquisa:

 

Debate: Educação e diversidade na escola. Duração: 15min12seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=w2mWpKAIJk. Acesso em 26/03/2014.

 

Educação e diversidade na escola. Duração: 14min53seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2hN4Gr1km_U. Acesso em 26/03/2014.

 

 

 

educação sexual II

  Imagem retirada pela autora do vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=w-2mWpKAIJk. Acesso em 26/03/2014.

 

 

Realizada a pesquisa, proponha aos alunos que elaborem um texto explicitando sua opinião sobre o assunto Homofobia na escola. É importante que o texto tenha um título. Antes de iniciar a redação do texto coloque algumas questões para os alunos.

Sugestão de questões:

  • Que medidas vocês consideram relevantes para evitar que situações como essas apresentadas no vídeo não ocorra em nossa escola?
  • Vocês concordam com atitudes preconceituosas relacionadas à opção sexual? Por quê?

Os alunos deverão socializar as suas opiniões por meio de leitura do texto em sala de aula.

 

Para saber mais sobre o assunto, o professor poderá pesquisar em:

 

BARTOLINI. Alexandre. Diversidade sexual na escola. Disponível em: http://www.defensoria.sp.gov.br/dpesp/Repositorio/39/Documentos/diversidade_sexual_na_escola.pdf. Acesso em 26/03/2014.

 

MADUREIRA. Ana Flávia do Amaral. Gênero, sexualidade e diversidade na escola: a construção de uma cultura democrática. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/1610/1/Tese_AnaFlaviaAmaralMadureira.pdf. Acesso em 26/03/2014

 

   Quarto  momento

 

O professor solicitará aos grupos que elaborem um vídeo educativo contra a homofobia, visando uma intervenção pedagógica na escola, cuja finalidade será de discutir a diversidade sexual na escola.

 

Dicas para elaboração do vídeo:

  • organizar um roteiro (Esse roteiro deve conter informações sobre os personagens; os conflitos e os enredos do vídeo).
  • o vídeo poderá ter duração de até 5 minutos;
  • as gravações deverão ocorrer na escola no período de aula;
  • os vídeos poderão ser gravados em celulares e câmera fotográfica.

 

É importante sugerir títulos para esses vídeos, exemplos:

 

  • Educar para a diversidade sexual na escola: caminho para combater a homofobia;
  • Diga não a homofobia;
  • Homofobia: reconhecer as diferenças e superar preconceitos.

 

Sugestão de sites para auxiliar na elaboração de suas produções:

Como fazer um roteiro de documentário? Duração: 4 min47seg. Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=lafP3i00UBk. Acesso em 26/03/2014.

Documentário – leve-me pra sair. Duração: 19min 27seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watchv=7U3xUZdU3Us. Acesso em 26/03/2014.

Campanha não a Homofobia / Campaign Against Homophobia. Duração: 29seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5-eHGxnzMkg. Acesso em 26/03/2014.

 

indice III

 

Imagem retirada pela autora do vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=lafP3i00UBkAcesso em 26/03/2014

 

Quinto momento 

 

O professor organizará juntamente com  a direção da escola um evento para exibição e debate dos vídeos produzidos pelos alunos.

Toda produção dos alunos, texto de opinião e os vídeos, deverão ser enviados por e-mail ao professor para avaliação para posterior divulgação.

Os vídeos produzidos pelos alunos poderão também ser postados pelo professor, com a ajuda dos alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog. Para criar um blog acessar o site e seguir as instruções.

https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01. Acesso em 18/05/2014.

 

 

Recursos Complementares

Para saber mais sobre o assunto diversidade sexual na escola, acessar o Caderno 4 da SECAD/MEC:

 

EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE (SECAD/MEC). Gênero e Diversidade Sexual na Escola: reconhecer diferenças e superar preconceitos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/escola_protege/caderno5.pdf. Acesso em 03/04/2014.

Avaliação

O professor deverá avaliar o aluno em todos os momentos, acompanhando seu interesse pelo tema, a pertinência das suas intervenções nos debates e sua disposição na realização das atividades propostas. O professor deverá atentar-se que a sensibilização e o interesse dos alunos por essa temática está em construção. Dessa forma, esse poderá ser abordado novamente a partir de colocações e intervenções que os alunos possam trazer do seu meio social. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.