Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Correndo com Baby Jabuti

 

22/04/2014

Autor y Coautor(es)
LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Vivenciar brincadeiras e jogos relacionados com a corrida.
  • Identificar e reconhecer seus limites durante a realização de uma corrida.
  • Desenvolver habilidades de leitura, interpretação e escrita de textos.
Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necessário que o aluno tenha domínio da leitura e da escrita ou esteja cursando o 3º ano do Ensino Fundamental.

Estratégias e recursos da aula

Professor, como subsídio para a construção desta aula, assista ao vídeo: Atividade - Atletismo 1. Duração: 14min. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=11987. Acesso em 29 de março de 2014.

Sinopse

Esse filme destaca a saúde do corpo e os benefícios proporcionados por diferentes modalidades esportivas. Enfoca os benefícios do espore no desenvolvimento dos valores ligados à cidadania, tais como postura ética, inclusão, solidariedade, sociabilidade e convívio com a diversidade.

Aula 1. Conhecendo e interpretando "Baby Jabuti".

Professor apresente a história de Pedro Bandeira e ilustração de Moacir Rodrigues intitulada "Baby Jabuti em: Corrida dos 1000 metros" da coleção Baby Zoo, Editora Ciranda Cultural, 2008. Se possível entregue a duplas de alunos um livro para lerem juntos ou apresente as imagens da história utilizando o Data Show ou outro recurso didático disponível na escola. Se sua escola não possuir o livro, adquire um exemplar, digitalize, amplie as imagens do livro e apresente-as utilizando o Data Show.

Sugestões de algumas imagens:

d

Fonte: http://skoob.s3.amazonaws.com/livros/281842/BABY_ZOO_1353288664P.jpg. Acesso em 29 de março de 2014.

g

Fonte: http://www.hgn.com.br/images/portfolio/3435/4195/379425.jpg. Acesso em 06 de abril de 2014.

d

Fonte: http://www.hgn.com.br/images/portfolio/3435/4195/468475.jpg. Acesso em 06 de abril de 2014.

d

Fonte: http://www.hgn.com.br/images/portfolio/3435/4195/886779.jpg. Acesso em 06 de abril de 2014.

2. Após a leitura, faça uma roda de discussão. Proponha aos alunos que apontem palavras-chave que estão relacionadas com a história e escrevam no quadro. Explique para os alunos que palavras-chave são palavras que resumem os temas principais de um texto ou uma história. São termos que identificam ideias e temas de especial importância para servir de referência a pesquisas. Organize a turma para que cada um por vez escreva a sua palavra-chave.

Sugestão: Jabuti; corrida; olimpíada; preparação; esforço; coelho; rapidez; velocidade; vencer; limite; recorde.

a

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/rbs/image/10600916.jpg. Acesso em 29 de março de 2014.

3. Através da interpretação do aluno, proponha que coletivamente, os alunos ordenem as palavras de forma como a história ocorreu. Enumere cada palavra.

1. Jabuti. 2. Corrida. 3. Olimpíada. 4. Preparação etc.

Professor após ordenar as palavras-chave, divida as turmas em 10 grupos e solicite para cada grupo, a construção de um parágrafo relacionando as palavras com a essência da história.

Exemplo de palavras-chave para cada grupo.

Grupo 1 Jabuti, corrida e olimpíada.
Grupo 2 Preparação, esforço e coelho.
Grupo 3 Treinamento, rapidez e hiena.

 

Finalizados os parágrafos solicite que um aluno de cada grupo se apresente a frente da turma, em sequência (grupo 1, 2, 3 etc.) e proponha que eles façam a leitura da atividade. No final da leitura comente com a turma se a ordem cronológica dos fatos está clara de acordo com o que foi lido, se todas as palavras-chave apareceram e se podemos resumir a história do livro nesse pequeno texto construído coletivamente. Se houver algumas diferenças sugira alterações do texto. Se estiver coerente com a história escreva no quadro os 10 parágrafos e proponha que os alunos copiem o resumo criado por eles da história.

hg

Fonte: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS-7sPniSyTwn79toieZi8eGDKZWw_cE-2yOpsnY8L4Tr-pLCyz. Acesso em 29 de março de 2014.

Aula 2. Conhecendo o personagem principal da história - O jabuti.

1. Professor retome com os alunos o resumo que eles construíram da história fazendo uma leitura. Em uma roda de conversa comente mais com os alunos sobre os personagens da história.

1) Qual o principal personagem da história?

2) Quais outros animais ele encontra no seu percurso?

3) Alguém já viu um jabuti? Com qual animal ele é parecido?

4) Você sabe qual a diferença de jabuti e tartaruga?

5) Qual característica do jabuti  pode se relacionar com sua limitação na corrida de velocidade?

Vamos conhecer um pouco da vida do jabuti?

f

Fonte: http://revistameupet.com.br/upload/imagens_upload/jabuti_1.jpg. Acesso em 30 de março de 2014.

2. Leve os alunos para o Laboratório de Informática ou apresente imagens do jabuti utilizando o Data Show. Solicite aos alunos que se organizem em grupos com quatro componentes e pesquisem sobre os seguintes tópicos referentes ao animal:

1) O que é um jabuti?

2) Quais são os tipos de jabuti?

3) O que ele come?

4) Qual é a diferença entre cágados, tartarugas e jabuti?

5) Curiosidades.

Professor, após a pesquisa, solicite a cada grupo que apresente os seus resultados, explicitando sua resposta para uma pergunta de cada vez. Ao final da primeira pergunta, você deverá complementar as respostas dos grupos, explicando que o jabuti:

1) É um réptil terrestre, pré-histórico, quieto, lento, porém muito dócil.

2) Em todo o mundo existem mais de 40 tipos de jabutis sendo que alguns podem atingir 1,80 m, pesar mais de 200 kg e viver por mais de 150 anos.

3) Costuma comer carne, furtas doces, verduras e legumes.

4) A tartaruga é um réptil que vive comente na água marinha ou doce, possui casco achatado e patas mais afinadas como nadadeiras. Os cágados são espécies semiaquáticas e os jabutis são terrestres, tem as pernas grossas.

5) Não possui dentes e sim uma placa óssea que funciona como lâmina; quanto ele se sente ameaçado recolhe as patas, a cauda e a cabeça para dentro do casco e se faz de morto.

3. Na sala de aula entregue para cada aluno uma atividade relacionada ao jabuti. Nessa atividade solicite ao aluno que escreva nos quadro ao redor do desenho curiosidades e características que ele pesquisou e debateu sobre o jabuti. No desenho, proponha a colagem de bolinhas de papel crepom feitas por eles mesmos. Para isto, professor, entregue para cada aluno três pedaços de papel crepom de cores diferentes para que ele possa rasgar, fazer uma bolinha e colar no desenho.

Sugestão de atividade.

a

Fonte: Imagem da própria autora.

Colagem

qq

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-dtNw2ZIhpFE/Ta4l9hIrsrI/AAAAAAAABBg/Y8VG1lMzc4Y/s1600/DSC01288.jpg. Acesso em 30 de março de 2014.

Finalize a atividade expondo-a em um mural na sala.

Aulas 3 e 4. Correndo como o Jabuti

1. Relembre com os alunos que o Jabuti queria participar da corrida de 1000 metros na olimpíada baby. Para verificar o que os alunos sabem sobre corridas e olimpíadas, faça questionamentos sobre esse assunto. Sugestões de perguntas: Vocês fizeram algum tipo de corrida.

  • Vocês fizeram algum tipo de corrida?
  • Já ouviram falar sobre Olimpíadas? O que você sabe sobre ela?
  • Que tipos de competições estão presentes nesses jogos?
  • Nas Olimpíadas tem provas de corridas? Quais?

Professor explique que os atletas se preparam para essa competição, como Jabuti estava se preparando para a sua Olimpíada Baby. Essa preparação requer muita dedicação e esforço, já que vários atletas estão treinando para alcançar bons resultados.

2. Apresente algumas figuras e frases relacionadas com as três modalidades do atletismo para que os alunos reconheçam ou conheçam o esporte, sua história, suas modalidades e como a corrida faz parte deste esporte. Em uma roda de conversa, proponha que os alunos peguem uma ficha e de acordo com a numeração da ficha mostre ou leia para turma.

Sugestões de imagens:

ww

Fonte: http://www.travinha.com.br/cache/multithumb_thumbs/b.496.330.16777215.0...images.stories.atletismo_olimpiadas_de_1912.jpg. Acesso em 31 de março de 2014.

e

Fonte: http://www.travinha.com.br/cache/multithumb_thumb/b.496.330.16777215.0...images.stories.atletismo_prova_100_metros_olimpiadas_atenas_1896.jpg. Acesso em 31 de março de 2014.

k

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-73YuMUlzEd4/T3j1MrQanII/AAAAAAAABDA/Ok9Afic_sQ4/s400/Atletismo+(1).jpg. Acesso em 31 de macro de 2014.

ff

Fonte: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTA0Ai2uk7M2QhZE2Ou34x3DzyvqZw0vRwUTMZaZCLUgx8AQ785. Acesso em 31 de março de 2014.

l

Fonte: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTTSgulwhUBnCQL4soLSusMFnnKGNMjLQWFydwmBAHTeyfh2lp-hQ. Acesso em 31 de março de 2014.

hh

Fonte: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS880eatTvxJ4l6dNTcHLmzwmerWbszuARCXdjoppgKuQ-61_yx. Acesso em 31 de março de 2014.

Sugestões de frases.

m

Fonte: Imagem da própria autora.

3. Explique aos alunos que eles vivenciarão somente a corrida, pois, na história que foi lida, o Jabuti treinou bastante para correr 1000m. Leve os alunos para quadra ou na pista de atletismo e comece com um alongamento. Depois sugira aos alunos caminharem em volta da pista ou quadra (3 voltas) para aquecer.

Proponha jogos de corrida com eles.

a) Mamãe da rua

Escolha um dos participantes para ser a mãe da rua. Com um giz, desenhe duas riscas paralelas com uma distância de cerca de dois metros entre elas. O lado de dentro das riscas será a rua e o lado de fora, as calçadas. Cada time ficará em uma das calçadas. 

O objetivo é atravessar para o outro lado sem ser apanhado pela mãe da rua. Vence a equipe que ficar com maior número de jogadores. Você pode criar dificuldades para os jogadores atravessarem a rua, como atravessar pulando em um pé só (ora o direito, ora o esquerdo), atravessar a rua de mãos dadas com o colega, dentre outros desafios a serem superados pelos alunos.

g

Fonte: http://i0.statig.com.br/bancodeimagens/00/te/0s/00te0skrm356og29bkhu9ne7a.jpg. Disponível em 31 de março de 2014.

b) Bandeirinha Estourada

Formar dois grupos ou dois times, com o mesmo número de alunos. Podem ser do mesmo sexo ou não. Traçar uma linha central dividindo os dois campos. Fixar uma bandeirinha (que pode ser também um pedaço de pau, camiseta, colete ou outro material fácil de ser manuseado) em cada parte do campo. As duas bandeirinhas ficam na mesma distância da linha central. 

Depois disso, começa o jogo quando os membros dos grupos tentam entrar no campo do outro, tentando trazer da bandeira para o seu campo. O time que conseguir trazer a bandeirinha primeiro para seu campo é o vencedor. 

Durante o jogo o aluno que for pego dentro do campo adversário será "colado", ou seja, deverá ficar parado no lugar em que foi pego. Se for pego com a bandeirinha na mão, ficará "colado" no local onde a bandeirinha estava fixada. Se o aluno colado não estiver com a bandeirinha na mão, ficará colado no lugar onde for pega. Ele somente poderá sair do local onde está “colado” se um colega do seu time conseguir tocá-lo.

 

t

Fonte: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTYfmM2oJ8-9-IusuPLldf3-E8wScd7DdQ3FBLSCXS3w06_Ql7S. Acesso em 31 de março de 2014.

4. Após as brincadeiras proponha aos alunos que façam uma corrida de 50 metros e que o tempo de corrida seja cronometrado. Professor organize na quadra ou na pista a distância a ser percorrida delimitada cones. Leve para o local cronômetro e prancheta para anotações. Na folha da prancheta anote os nomes dos alunos e os tempos obtidos por eles na corrida.

Após a realização dessa corrida, reúna os alunos para discutir e identificar quais foram as diferenças e aproximações dos tipos de corridas que eles vivenciaram. Anote as respostas dos alunos, pois irá utilizá-las posteriormente.

s

Fonte: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQTvvPE8nTSEEfqh59ua7TWLNoiK3Sf-b_tmB6-xe2qq9ZdBsET. Acesso em 31 de março de 2014.


Aulas 5 e 6. Treinando a corrida de forma divertida

1. Professor explique para os alunos que atletas do atletismo como o Jabuti da história, dedicam vários momentos para treinar a corrida, para diminuir seu tempo de corrida em competições. Retome o resultado da discussão da última aula sobre as aproximações e diferenças entre os jogos e a corrida que vivenciaram. Informe aos alunos que durante as próximas duas aulas, eles realizarão brincadeiras e jogos de corrida para treinarem um pouquinho. Informe também quena última aula eles correrão novamente os 50 metros para verificar e comparar os tempos obtidos nas duas corridas.

a) Queimada

Para brincar, é preciso dividir o grupo em dois times. O jogador que estiver com a bola deve arremessá-la tentando acertar (queimar) uma pessoa do outro time. Quem for queimado sai do jogo. Vence a equipe que conseguir queimar todo o time adversário primeiro.

u

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-YkYrUwGaifE/TeBG-TVopCI/AAAAAAAAAG8/xC3TAzP0isM/s1600/08queimada.jpg. Acesso em 31 de março de 2014.

b) Corrida do Saci

Marca-se uma linha de partida e, alguns metros à frente, marca-se a linha de chegada. As crianças ficam atrás da linha de partida, uma ao lado da outra. Dado um sinal, os participantes saem pulando num pé só até a linha de chegada. Caberá a vitória aos quatro primeiros jogadores a transpô-la. Durante a realização, vá sugerindo a alternância da perna (uma vez com a perna direita, outra com a esquerda) e aumente gradativamente a distância entre as duas linhas.

g

Fonte: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSEETMh78TRr1blChWUYOMpCGWxKVkcWR38cH-8rjyLbBDlTBhC. Acesso em 31 de março de 2014.

c) Revezamento de velocidade e barreira

Divida a turma em duas equipes. Marque no chão uma raia para corrida e outra raia do lado com cones conectados por uma corda ou barreiras. Uma equipe começará a correr no sentido da raia de corrida e a outra equipe no sentido da raia com barreiras. Ao sinal do professor, as duas equipes correrão passando tanto pela raia de corrida como a raia com barreiras. Dada uma volta completa o próximo integrante do grupo fará o mesmo percurso. O revezamento é conduzido de forma que a troca seja feita com a mão esquerda. Ganha quando todos de uma mesma equipe completar o percurso.

a

Imagem retirada pela autora do site: http://pt.slideshare.net/Jeovany12/guia-prtico-de-mini-atletismo#btnNext. Acesso em 31 de março de 2014.

d) Fórmula um

Organize um circuito com três atividades diferentes: rolamento para frente ou variação em um colchonete; cones para a corrida de zig e zag e cones conectados com cordas ou barreiras para o salto. Todos das equipes deverão realizar todo o percurso e vence a equipe que completá-lo primeiro.

as

Imagem retirada pela autora do site: http://pt.slideshare.net/Jeovany12/guia-prtico-de-mini-atletismo#btnNext. Acesso em 31 de março de 2014.

Aula 7. E meu tempo de corrida? Diminuiu?

1. Professor, monte novamente o trajeto de corrida de 50 metros para os alunos correrem novamente. Anote os novos tempos dos alunos na mesma prancheta das aulas anteriores. Depois da corrida entregue uma folha para cada aluno com uma atividade.

a

Fonte: Imagem da própria autora.

2. Professor, em roda, explique para os alunos que se o tempo da segunda corrida é menor que dá primeira quer dizer que ele correu a mesma distância em menor tempo, ou seja, foi mais rápido. Se acontecer o contrário, quer dizer que ele foi mais lento. Retome a história do Jabuti que mesmo não ganhando de ninguém conseguiu com seu treinamento superar seu próprio limite.

Reforce com os alunos que cada um tem um tipo físico, habilidades e condições emocionais bem diferentes um com outro. Destaque que o importante é superarmos nossos limites e, se não foi nessa atividade que conseguimos, poderemos conseguir em outra atividade, um resultado melhor.

 

 

 

 

 

Recursos Complementares

Jabuti: aparência divertida e temperamento pacato. http://www.petfriends.com.br/enciclopedia/esp_repteis/repteis_enciclopediajabuti.htm. Acesso em 30 de março de 2014.

PACIEVITCH, Thais. Jabuti. http://www.infoescola.com/animais/jabuti/. Acesso em 30 de março de 2014.

Origem e história do atletismo no mundo. Disponível em: http://www.travinha.com.br/outros-esportes-oficiais/78-atletismo/140-atletismo-a-origem. Acesso em 31 de março de 2014.

Avaliação

Observar a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles conseguiram interpretar a história, entender e identificar os personagens e suas atitudes na história; se contribuíram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se conseguiram desenvolver a habilidade da escrita, leitura e oralidade; se conseguiram verbalizar sobre suas impressões e percepções a cerca do tema; se souberam relacionar a corrida como modalidade do atletismo. Registre suas observações para orientar seu planejamento.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.