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Brincando com a linguagem poética

 

22/04/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer palavras que rimam.
  • Escolher rimas para completar versos.
  • Identificar palavras que atrapalham o ritmo dos versos.
  • (Re)conhecer o significado de metáfora.
  • Diferenciar versos metafóricos e versos referenciais.
  • Criar textos poéticos.
Duração das atividades
02 aulas de 50 a 60 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estratégias de leitura.
Estratégias e recursos da aula
  • Internet.
  • Computador.
  • Projetor.
  • Caixas de som.
  • Trabalho em grupo.

Módulo 1

ATIVIDADE 1

O processo de produção de textos pode ser mais produtivo e despertar maior interesse do aluno quando desenvolvido de forma lúdica. Nesse sentido, propõe-se trabalhar a produção de textos poéticos por meio de jogos. Para essa primeira atividade, o professor precisará de computador, projetor e acesso à internet. 

 

Para começar a atividade lúdica, entre no portal da Olimpíada de Língua Portuguesa:

https://www.escrevendoofuturo.org.br/

Dentro do portal, colocar o mouse sobre Biblioteca e, em seguida, sobre Publicações. Clicar sobre Coleção da Olimpíada. Nessa página: https://www.escrevendoofuturo.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1536&Itemid=8, é possível visualizar os quatro gêneros textuais.

 

Clicar sobre a imagem do gênero Poema. Nessa página: https://www.escrevendoofuturo.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1537&Itemid=8, clicar em Jogos de Aprendizagem e ler um pequeno texto chamado Arquipélago Poético que explica o funcionamento e objetivos do jogo.

 

Feito isso, clicar em Jogar. A página que se abre apresenta um texto sobre os personagens do jogo. Leia-o, de maneira clara e entusiástica, despertando a curiosidade e o desejo de jogar, entre os alunos. Terminada a leitura, clicar na seta para continuar. Nesse momento você encontrará um pequeno poema que se refere ao jogo. Veja abaixo a reprodução dessa página e a transcrição do poema. Esse poema é apresentado em forma de canção. Deixe que os alunos ouçam a canção.

 

Se julgar necessário, faça uma breve discussão sobre esse poema para verificar a compreensão dos alunos. Certifique-se que eles entenderam que o poema dá voz ao robozinho desmontado que quer recuperar suas peças e que o jogo tem como objetivo ajudá-lo a encontrar suas peças. Veja, abaixo da ilustração da página do jogo, a transcrição do poema.

 

jogo poema

Imagem disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/caderno_virtual/caderno/poema/jogo.html. Acesso em: 10 abr. 2014.

 

Estou aqui desmontado,

Desfeito aos muitos pedaços!

Sou, de palavras, bordado

E a poesia, meus laços...

 

O mundo todo sem cor,

A voz, há muito calada.

Por isso, peço um favor:

Sua ajuda nessa jornada.

 

Quem quer saber o caminho

Busque, no mapa, as trilhas

Leve coragem, carinho

Rumo a florestas e ilhas

 

Olho pro céu todo escuro,

Já tão sem eco a voz...

Minha esperança eu costuro,

Que todo rio tem sua foz.

 

Num tempo sem poesia

Para mudar o que dói,

Encarem a travessia:

Vida a gente constrói!

 

Terminada a compreensão da canção poema, clicar em Iniciar e ler com os alunos o texto BEM-VINDOS AO ARQUIPÉLAGO POÉTICO. Em seguida, avançar e conhecer os links do jogo. 

 

Clicar em Jogar. Em seguida, clicar na primeira etapa do jogo: PORTO DAS RIMAS.

Nessa primeira etapa, é importante que o professor conduza a classe no jogo. Trata-se de uma pesca de rimas. Explique aos alunos que é necessário pescar palavras que possuam o mesmo som, isto é, que rimem com outras, mas que também completem o verso com sentido. Clicar em Jogar para iniciar.

Conduza a atividade com entusiasmo, deixe que os alunos participem de forma ativa. Eles poderão ler os poemas e procurar as palavras para completar os versos.

Ao final de cada etapa, isto é, ao completarem o poema com as rimas corretas, é possível ouvir o poema completo.

Ouça cada poema e comente com os alunos a escolha que fizeram, buscando a rima e o sentido.

Ao final dessa etapa do jogo, o robô receberá algumas de suas peças.

 

ATIVIDADE 2

Continuando o jogo, leia com os alunos as duas páginas seguintes que explicam a próxima etapa do jogo: TRIÂNGULO DAS QUADRINHAS. Certifique-se que os alunos entenderam essa etapa do jogo, ou seja, que entenderam que deverão "jogar ao mar as palavras que estão sobrando e atrapalhando o ritmo das quadrinhas", pois só assim poderão voltar à superfície.

Deixe que os alunos leiam a quadrinha e depois pergunte-lhes o que devem jogar fora. Jogue fora as palavras que eles quiserem jogar. Com o desenvolvimento do jogo, eles saberão se fizeram uma boa escolha ou não. Quando terminarem de jogar fora as palavras desnecessárias, ouçam a quadrinha e, em seguida, peça aos alunos que a copiem no caderno.

Faça assim para todas as dez quadrinhas apresentadas nessa etapa do jogo. Continuem jogando até o final dessa etapa, quando o robozinho encontrará mais algumas de suas peças que estavam perdidas no fundo do mar.

Veja, abaixo, uma ilustração dessa etapa do jogo:

 

jogo quadrinhas

Imagem disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/caderno_virtual/caderno/poema/jogo.html. Acesso em: 10 abr. 2014.

 

ATIVIDADE 3

Imagem disponível em: http://cabineliteraria.com.br/image/data/Posts/2014/02%20Fevereiro/140202_va6.jpg. Acesso em: 10 abr. 2014.

 

Terminada a segunda etapa do jogo, isto é, a etapa das quadrinhas, cada aluno deverá ter consigo a cópia das dez quadrinhas apresentadas. Leia, para os alunos, cada uma dessas dez quadrinhas e peça-lhes que escolham sua quadrinha preferida e a recitem diante do grupo.

Veja, abaixo, a transcrição das dez quadrinhas do jogo que os alunos devem ter copiado:

 

Andorinha no coqueiro,

Sabiá na beira-mar,

Andorinha vai e volta,

Meu amor não quer voltar.

Fui andando no caminho, 

Encontrei uma coruja

Pisei no rabo dela

Me chamou de cara suja.

O colo dessa menina

É branco como algodão,

Tem a beleza das garças

Voando pelo sertão.

Você me mandou cantar

Pensando que eu não sabia

Pois eu sou que nem cigarra

Canto sempre, todo dia.

Fui ao mato cortar lenha,

O capim cortou meu pé,

Amarrei com fita verde

O cabelinho de José.

Fui passar na pinguelinha,

Chinelo caiu do pé.

Os peixinhos reclamaram:

Que cheirinho de chulé!

Você diz que sabe muito,

Borboleta sabe mais.

Anda de perna pra cima,

Coisa que você não faz.

Eu vi uma lagartixa

Montada num tatu-bola

Tatu-bola tropeçou

Lagartixa pulou fora.

Quem quiser saber meu nome

Dê uma volta no jardim,

O meu nome está escrito

Numa folha de jasmim.

Marinheiro pequenino

Bebeu água ao se deitar.

Acordou de madrugada,

Sua cama era um mar!

 

Módulo 2

ATIVIDADE 1

Imagem disponível em: http://salaseteartes.files.wordpress.com/2010/06/escrever.jpg. Acesso em: 10 abr. 2014.

 

Depois da recitação das quadrinhas, separe os alunos em duplas. Peça a cada dupla que escreva, no mínimo, duas quadrinhas tendo como modelo as quadrinhas do jogo. Ao final dessa atividade, cada dupla recitará suas quadrinhas para o restante do grupo. 

ATIVIDADE 2

Agora é o momento de encerrar o jogo iniciado nas atividades anteriores. Entretanto, antes de retornar ao jogo é necessária uma explicação / revisão sobre a metáfora, uma das figuras de linguagem muito utilizada em poemas. Para essa explicação / revisão, o professor poderá preparar alguns slides com a definição e alguns exemplos de metáfora. Veja sugestões abaixo:

A metáfora consiste em retirar uma palavra de seu contexto convencional (denotativo) e transportá-la para um novo campo de significação (conotativo), por meio de uma comparação implícita, de uma similaridade existente entre as duas. Exemplos:

Achamos a chave do problema.
O problema não é nenhuma fechadura, mas para resolvê-lo, o elemento que se diz ter achado é tão necessário quanto uma chave para abrir uma porta.

Meu coração é um livro aberto.

Um livro aberto está disponível ao acesso, isto é, pode ser lido e compreendido, assim como os sentimentos guardados nesse coração.

Texto adaptado de: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/metafora-figura-de-palavra-variacoes-e-exemplos.htm. Acesso em: 11 abr. 2014.

 

Verifique se os alunos compreenderam a definição de metáfora e os exemplos dados para voltarem ao jogo, pois nessa etapa do jogo, chamada MATAS FÓRICAS, será necessária a compreensão e apreensão desse conceito.

Acesse novamente a página de Jogos de Aprendizagem do portal da Olimpíada de Língua Portuguesa, indo diretamente para a terceira etapa do jogo, MATAS FÓRICAS:

https://www.escrevendoofuturo.org.br/caderno_virtual/caderno/poema/jogo.html

 

Leia a explicação e os objetivos dessa etapa do jogo e certifique-se de que todos entenderam. Como o objetivo é diferenciar versos metafóricos e versos que foram escritos "ao pé da letra", explique o que é um verso escrito "ao pé da letra", caso os alunos não conheçam essa expressão. Terminem a última etapa do jogo, ajudando o robozinho a encontrar o restante das peças e a localizar a Ilha dos Poemas.

Acesse o portal da Olimpíada de Língua Portuguesa: https://www.escrevendoofuturo.org.br/caderno_virtual/caderno/poema/jogo.html

 

matas fóricas

Imagem disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/caderno_virtual/caderno/poema/jogo.html. Acesso em: 11 abr. 2014.

ATIVIDADE 3

Ao final do jogo, os poemas são recitados. Ouça com os alunos os poemas e, depois, lance um desafio: eles deverão escrever um poema a partir de um dos versos metafóricos dos poemas vistos no jogo. Separe a turma em grupos menores e peça a cada grupo que escolha o seu verso e escreva um pequeno poema a partir dele. O professor corrigirá os textos e poderá, posteriormente, organizar uma pequena exposição dos poemas em um mural da escola.

http://www.pequenoartista.com.br/pa/elisa/Img/elisa_escrevendo.gif

Imagem disponível em: http://www.pequenoartista.com.br/pa/elisa/Img/elisa_escrevendo.gif. Acesso em: 11 abr. 2014.

Veja abaixo a transcrição dos poemas do jogo:

 

Coração Quintal

Minha casa é no alto da serra

Meu lar, navio planando no mato

Por fora, uma imensidão de terra

Lá, onde o mar é o céu, de fato.

 

Trago comigo saudade enorme

Minha meta: voltar pra casa

Quando longe, o coração não dorme

Quando perto, o navio cria asa.

 

Pelo faro eu traço o caminho

O trajeto não importa que canse

Vou feito fera longe do ninho

Meu medo: a mata fora do alcance.

 

Pelos rios e mares do mundo

O farol que me guia é a verdade

Longe, perto, raso ou profundo,

Coração é o quintal da saudade.

 

Aldeia Mágica

Aqui onde eu nasci

A paisagem são as pessoas

Tem gente que vira árvore

Tem árvore que assobia

Um dia meu pai acordou rio

De tanto pensar no mar

Meu vô morreu nuvem

Catando palavras no céu

Aqui onde eu nasci

Mulheres tricotam as ruas como um tapete de flor

Aqui onde eu nasci

Criança é só criança

Mas pula de prédio em prédio

E empina os aviões

Tenho uma tia que dorme em pé, ser estátua é o que ela mais quer

Minha mãe sonha com a biblioteca, vai viver lá dentro de um livro, de aventura, amor e descoberta.

Aqui onde eu nasci

Pessoas e paisagem se misturam e são a mesma coisa.

 

Recursos Complementares

Para mais definições e exemplos de metáfora, acesse:

Significados de metáfora - http://www.significados.com.br/metafora/. Acesso em: 11 abr. 2014.

Metáfora - http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/metafora-figura-de-palavra-variacoes-e-exemplos.htm. Acesso em: 11 abr. 2014.

Exemplos - http://brainly.com.br/tarefa/16. Acesso em: 11 abr. 2014.

Definição - http://pt.wikipedia.org/wiki/Met%C3%A1fora. Acesso em: 11 abr. 2014.

Avaliação
  • A avaliação qualitativa dessa aula será feita de maneira processual, no decorrer das atividades e dos jogos propostos pelo professor. O professor deverá observar a participação dos alunos em todas as tarefas.
  •  A avaliação quantitativa poderá ser feita por meio da correção dos textos escritos pelos alunos. O professor devolverá os textos com um feedback.
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