Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ser Mama África: uma difícil tarefa

 

22/04/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar e interpretar um texto poético.
  • Reconhecer e classificar as rimas quanto à disposição e à natureza..
  • Criar rimas.
  • Reconhecer palavras que rimam.
  • Criar textos poéticos.

 

Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noções básicas de leitura.
  • Noções básicas sobre rimas.
Estratégias e recursos da aula
  • Internet;
  • Computador;
  • Projetor;
  • Caixas de som;
  • Trabalho em grupo;
  • Trabalho em dupla.

Módulo 1

ATIVIDADE 1

http://www.anne.com.br/blog/images/stories/dia-das-maes-aprender-4.jpg

Imagem disponível em: http://www.anne.com.br/blog/images/stories/dia-das-maes-aprender-4.jpg. Acesso em: 13 abr. 2014.

 

Para introduzir o tema da aula, comece a atividade com uma conversa informal sobre as mães. O objetivo dessa atividade é colocar em comum as tarefas exercidas diariamente pelas mães dos alunos. Para tornar a atividade mais interessante, faça uma tabela no quadro ou em uma cartolina e vá completando de acordo com as respostas dos alunos. Para entabular a conversação, você pode propor questões como:

  1. Quais são as atividades e / ou tarefas da sua mãe logo de manhã, depois de acordar?
  2. É sua mãe quem prepara o almoço?
  3. E à tarde? O que ela faz?
  4. Depois das 18 horas, isto é, à noite, sua mãe tem mais tarefas? Quais?
  5. Sua mãe trabalha fora?
  6. Se ela trabalha fora de casa, qual é sua profissão?
  7. Sua mãe costuma brincar com você e seus irmãos? Quando?

Veja abaixo uma sugestão de modelo de tabela:

TAREFAS DIÁRIAS DAS MÃES PROFISSÕES EXERCIDAS PELAS MÃES
MANHÃ TARDE NOITE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

 

ATIVIDADE 2

 

Se você não tem a possibilidade de projetar a imagem abaixo, faça uma cópia impressa e prepare um cartaz.

Projete a imagem ou mostre o cartaz e pergunte aos alunos qual é a mensagem veiculada pela imagem. Pergunte também se suas mães estariam representadas pelas mães da imagem. Deixe que os alunos comentem a imagem e emitam suas opiniões.

Imagem disponível em: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=631072800319745&set=a.241670152593347.56033.215869695173393&type=1&theater. Acesso em: 14 abr. 2014.

 

ATIVIDADE 3

 

A - No laboratório de informática ou na própria sala de aula, com o apoio de computador, projetor e caixas de som, projete o vídeo da canção Mama África, de Chico César.

 

mama africa

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=m2YKSRcutaM. Acesso em: 13 abr. 2014.

 

B - Depois de assistirem o vídeo uma primeira vez, entregue cópias da letra da canção para os alunos e assistam novamente o vídeo. Depois, converse com os alunos sobre a canção. Proponha questões como:

  1. Qual é a profissão de Mama África?
  2. Sua mãe tem tarefas como as tarefas de Mama África?
  3. O que você pensa dos versos: "Filhinho tem que entender / Mama África vai e vem / Mas não se afasta de você..."?
  4. Segundo a canção, Mama África é mãe solteira. Você sabe o que significa ser mãe solteira?
  5. Para você, qual o significado dos versos "Mama tem calo nos pés / Mama precisa de paz"?
  6. Vejam os versos "Mama não quer brincar mais / Filhinho dá um tempo / É tanto contratempo / No ritmo de vida de mama...". Você já ouviu sua mãe dizer algo parecido com isso?
  7. Mama África é uma mãe moderna ou tradicional?
  8. Segundo a canção, quando Mama África sai de casa, "rola o maior jazz". Sua mãe também precisa sair de casa e deixar os filhos sozinhos?
  9. O que acontece quando sua mãe sai de casa? Você fica fazendo sua tarefa da escola? E seus irmãos, o que eles fazem?

 

Professor, certifique-se que os alunos entenderam a mensagem da canção, isto é, que a canção retrata as dificuldades da mãe que trabalha fora e em casa, ou seja, a mãe que tem dupla jornada de trabalho. e que não se trata de uma apologia à mãe solteira.

Mama África

Chico César

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-NmYoKu3xfnk/T77eimn4EnI/AAAAAAAAA1Y/v5Ak0wdw9Hg/s1600/mae+e+filho.jpg. Acesso em: 13 abr

Mama África
A minha mãe
É mãe solteira
E tem que
Fazer mamadeira
Todo dia
Além de trabalhar
Como empacotadeira
Nas Casas Bahia...(2x)

Mama África, tem
Tanto o que fazer
Além de cuidar neném
Além de fazer denguim
Filhinho tem que entender
Mama África vai e vem
Mas não se afasta de você...

Mama África
A minha mãe
É mãe solteira
E tem que
Fazer mamadeira
Todo dia
Além de trabalhar
Como empacotadeira
Nas Casas Bahia...

Quando Mama sai de casa
Seus filhos de olodunzam
Rola o maior jazz
Mama tem calo nos pés
Mama precisa de paz...

Mama não quer brincar mais
Filhinho dá um tempo
É tanto contratempo
No ritmo de vida de mama...

Mama África
A minha mãe
É mãe solteira
E tem que
Fazer mamadeira
Todo dia
Além de trabalhar
Como empacotadeira
Nas Casas Bahia...(2x)

É do Senegal
Ser negão, Senegal...

Deve ser legal
Ser negão, Senegal...(3x)

Mama África
A minha mãe
É mãe solteira
E tem que
Fazer mamadeira
Todo o dia
Além de trabalhar
Como empacotadeira
Nas Casas Bahia...(2x)

Mama África
A minha mãe
Mama África
A minha mãe
Mama África...

Letra disponível em: http://letras.mus.br/chico-cesar/45197/. Acesso em: 13 abr. 2014.

 

ATIVIDADE 4

http://www.versodeamor.com.br/wp-content/uploads/2013/12/verso-amor-rima.png

Imagem disponível em: http://www.versodeamor.com.br/wp-content/uploads/2013/12/verso-amor-rima.png. Acesso em: 13 abr. 2014.

 

Nesta atividade, proponha aos alunos trabalhar um aspecto poético da canção, as rimas. Para isso, recorde com seus alunos dois tipos de rimas, as rimas cruzadas ou alternadas e as rimas enlaçadas ou opostas  (segundo a disposição no verso) e as rimas ricas e pobres (segundo a classe gramatical das palavras). Veja sugestões de slides ( ou cartazes) para fazer essa revisão:

Rimas cruzadas ou alternadas: quando o 1º verso rima com o 3º verso e o 2º verso rima com o 4º, no esquema ABAB.

Exemplo:

        Se o casamento durasse                a 
        Semanas, meses fatais                  b
        Talvez eu me balançasse               a
        Mas toda a vida... é demais!         b
                                Afonso Celso

Disponível em: http://profvalmirluis.blogspot.com.br/2011/01/classificacao-das-rimas.html. Acesso em: 13 abr. 2014.

 

Rimas enlaçadas ou opostas ou interpoladas: quando o 1º verso rima com o 4º verso e o 2º verso rima com o 3º, no esquema ABBA.

Exemplo:

        Não sei quem seja o autor             a
        Desta sentença de peso                 b
        O beijo é um fósforo aceso            b
        Na palha seca do amor!                 a
                                    B. Tigre

Disponível em: http://profvalmirluis.blogspot.com.br/2011/01/classificacao-das-rimas.html. Acesso em: 13 abr. 2014.

 

Quanto à natureza, as rimas classificam-se em: 

Rimas pobres: quando as palavras que rimam pertencem à mesma classe gramatical (substantivo com substantivo, por exemplo). 

Rimas ricas: quando as palavras que rimam pertencem a classes gramaticais diferentes (um substantivo e um adjetivo, por exemplo).
 
Examinemos o quarteto abaixo:


Um mestre, embora muito sonhador,
Precisava esconder sua afeição...
Na Idade Média, uma imortal paixão
uniu uma aluna e um professor.
(Mardilê Friedrich Fabre) 

A palavra paixão, que é um substantivo, rima com afeição, que também é um substantivo. Temos rima pobre. 

A palavra professor, que é um substantivo, rima com sonhador, que é um adjetivo. Temos rima rica.

Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/254761. Acesso em: 13 abr. 2014.
 

 

Para trabalhar a compreensão das rimas do poema, proponha questões como:

  1. Nessa canção há palavras que rimam?
  2. Quais são elas?
  3. A rima solteira / mamadeira é uma rima rica ou pobre?
  4. E solteira / empacotadeira? Que tipo de rima é?
  5. Como se classifica a rima fazer / entender? Rima rica ou pobre?
  6. E a rima neném / vem? É uma rima rica ou pobre? Por quê?
  7. E a rima entender / você? Como ela se classifica?
  8. Na estrofe abaixo, temos uma rima ABAB ou ABBA? Como se chama esse tipo de rima?:

Mama não quer brincar mais
Filhinho dá um tempo
É tanto contratempo
No ritmo de vida de mama...

 

Módulo 2

ATIVIDADE 1

O objetivo desta atividade é apresentar aos alunos outros poemas sobre mães com os quais eles possam estabelecer comparações, tanto com a canção de Chico César como entre os poemas.

Separe os alunos em três grupos. Em cada grupo, entregue uma cópia por aluno do poema designado para aquele grupo.

Os alunos deverão fazer a leitura do poema do seu grupo e fazer um estudo com base em algumas questões:

  1. Como é retratada a mãe no poema?
  2. É uma mãe tradicional ou moderna como a Mama África?
  3. Faça um resumo das atribuições da mãe retratada pelo poeta.
  4. Você encontrou rimas no poema estudado?
  5. Levante e classifique as rimas do poema.
  6. O poema fala das tarefas diárias da mãe?

Ao final da atividade, cada grupo apresenta aos colegas o estudo feito, começando pela leitura pausada e entusiástica do poema estudado. Ao final de cada apresentação, o professor poderá intervir, caso julgue necessário, para correção e / ou contribuição.

 

Para Sempre

http://static.tumblr.com/nqflswb/IZglwo5y0/melhor-presente-para-m__e-0.jpg

Imagem disponível em: http://static.tumblr.com/nqflswb/IZglwo5y0/melhor-presente-para-m__e-0.jpg. Acesso em: 13 abr. 2014.

Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.

Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.

Carlos Drummond de Andrade

Disponível em:http://pensador.uol.com.br/poemas_sobre_mae/. Acesso em: 12 abr. 2014.

RAINHA DO LAR - Otília P. L. Funerich

 


QUISERA, MÃE QUERIDA,
PODER PINTAR EM AQUARELA
A SUA IMAGEM SUAVE.
MINHA MÃEZINHA TÃO BELA!

A PAISAGEM SERIA A BONDADE
DE SUA ALMA MEIGA E PURA
O COLORIDO, O CARINHO
DE SUA CARÍCIA E CANDURA.

A MOLDURA SERIA A CORAGEM
QUE VOCÊ SEMPRE MOSTROU
AMPARANDO O FILHO AMADO
A QUEM VOCÊ TANTO AMOU!

MAS, TUDO QUE A DESCREVESSE
SERIA POUCO, MÃEZINHA
PARA MOSTRAR A SUA ALMA
E SUA ALTIVEZ DE RAINHA!

Disponível em: http://doeruditoaopopularasinopsedaza.blogspot.com.br/2012/05/rainha-do-lar-otilia-p-l-funerich.html. Acesso em: 13 abr. 2014.

 

 

 

poemas para o dia das mãesDisponível em: http://www.esoterikha.com/presentes/poemas-poesias-poetas-poetisas-dias-das-maes.php. Acesso em: 13 abr. 2014.

 

ATIVIDADE 2

 

http://3.bp.blogspot.com/_5LUjmJLGJTg/SwRtGeg_bcI/AAAAAAAAA8g/sAtIc76sNvU/S1600-R/escrita+criativa.jpg

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_5LUjmJLGJTg/SwRtGeg_bcI/AAAAAAAAA8g/sAtIc76sNvU/S1600-R/escrita+criativa.jpg. Acesso em: 14 abr. 2014.

 

Momento de produção escrita. Nesta atividade os alunos deverão criar um poema para suas mães, tendo como modelo os poemas estudados. A atividade poderá ser desenvolvida em grupos pequenos ou em duplas, para que os alunos tenham oportunidade de trocar ideia. Entretanto, cada aluno deverá criar seu próprio poema. Instrua os alunos a fazer uma lista de palavras que rimam para ser utilizada na criação do poema.

Ao final da atividade o professor recolherá os poemas para fazer a correção.

ATIVIDADE 3

Como está próximo o dia das Mães, depois que o professor corrigir e devolver os poemas, cada aluno fará um cartão no qual copiará o poema que criou para sua mãe. Incentive os alunos a criarem cartões personalizados, pensando em suas próprias mães, naquilo que elas gostam, nas suas cores preferidas, aproveitando essas ideias para fazer a ilustração do cartão. Esse cartão poderá ser entregue em casa no dia das Mães ou mesmo na festinha da escola, caso esteja programada uma celebração para essa data.

Sugestões de cartões:

 

https://cintiasiloto.files.wordpress.com/2012/04/cartao-dia-das-maes-03.png

 

Imagem disponível em: https://cintiasiloto.files.wordpress.com/2012/04/cartao-dia-das-maes-03.png. Acesso em: 14 abr. 2014

http://sempretops-5ae.kxcdn.com/wp-content/uploads/1944741_4.jpg

Imagem disponível em: http://sempretops-5ae.kxcdn.com/wp-content/uploads/1944741_4.jpg. Acesso em: 14 abr. 2014.

http://3.bp.blogspot.com/-w8L72pRCY0A/TaRY68L6YyI/AAAAAAAAAcc/OyU9Acdvj_c/s320/maes.jpg

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-w8L72pRCY0A/TaRY68L6YyI/AAAAAAAAAcc/OyU9Acdvj_c/s320/maes.jpg. Acesso em: 14 abr. 2014.

http://1.bp.blogspot.com/-qWkgA6372D4/T9II0VB3iJI/AAAAAAAAUjc/vUcdgmRCt1A/s1600/carta_namorados.jpg

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-qWkgA6372D4/T9II0VB3iJI/AAAAAAAAUjc/vUcdgmRCt1A/s1600/carta_namorados.jpg. Acesso em: 17 abr. 2014.

http://3.bp.blogspot.com/-7TyOv_DZxcI/TddMoPj9lRI/AAAAAAAADA0/CKt998gLFY0/s320/DSCF2759.JPG

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-7TyOv_DZxcI/TddMoPj9lRI/AAAAAAAADA0/CKt998gLFY0/s320/DSCF2759.JPG. Acesso em: 17 abr. 2014.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação qualitativa  ser dará ao longo das aulas. Para isso, o professor deverá observar a participação dos alunos nas atividades propostas.

 

Uma avaliação quantitativa poderá ser feita por meio da análise e correção dos textos poéticos criados pelos alunos, assim como a avaliação do capricho no cartão.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.