22/04/2014
Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Imagem disponível em: http://www.anne.com.br/blog/images/stories/dia-das-maes-aprender-4.jpg. Acesso em: 13 abr. 2014.
Para introduzir o tema da aula, comece a atividade com uma conversa informal sobre as mães. O objetivo dessa atividade é colocar em comum as tarefas exercidas diariamente pelas mães dos alunos. Para tornar a atividade mais interessante, faça uma tabela no quadro ou em uma cartolina e vá completando de acordo com as respostas dos alunos. Para entabular a conversação, você pode propor questões como:
Veja abaixo uma sugestão de modelo de tabela:
TAREFAS DIÁRIAS DAS MÃES | PROFISSÕES EXERCIDAS PELAS MÃES | ||
MANHÃ | TARDE | NOITE |
|
|
Se você não tem a possibilidade de projetar a imagem abaixo, faça uma cópia impressa e prepare um cartaz.
Projete a imagem ou mostre o cartaz e pergunte aos alunos qual é a mensagem veiculada pela imagem. Pergunte também se suas mães estariam representadas pelas mães da imagem. Deixe que os alunos comentem a imagem e emitam suas opiniões.
Imagem disponível em: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=631072800319745&set=a.241670152593347.56033.215869695173393&type=1&theater. Acesso em: 14 abr. 2014.
A - No laboratório de informática ou na própria sala de aula, com o apoio de computador, projetor e caixas de som, projete o vídeo da canção Mama África, de Chico César.
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=m2YKSRcutaM. Acesso em: 13 abr. 2014.
B - Depois de assistirem o vídeo uma primeira vez, entregue cópias da letra da canção para os alunos e assistam novamente o vídeo. Depois, converse com os alunos sobre a canção. Proponha questões como:
Mama ÁfricaChico César
Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-NmYoKu3xfnk/T77eimn4EnI/AAAAAAAAA1Y/v5Ak0wdw9Hg/s1600/mae+e+filho.jpg. Acesso em: 13 abr Mama África Mama África, tem Mama África Quando Mama sai de casa Mama não quer brincar mais Mama África É do Senegal Deve ser legal Mama África Mama África |
Letra disponível em: http://letras.mus.br/chico-cesar/45197/. Acesso em: 13 abr. 2014.
Imagem disponível em: http://www.versodeamor.com.br/wp-content/uploads/2013/12/verso-amor-rima.png. Acesso em: 13 abr. 2014.
Nesta atividade, proponha aos alunos trabalhar um aspecto poético da canção, as rimas. Para isso, recorde com seus alunos dois tipos de rimas, as rimas cruzadas ou alternadas e as rimas enlaçadas ou opostas (segundo a disposição no verso) e as rimas ricas e pobres (segundo a classe gramatical das palavras). Veja sugestões de slides ( ou cartazes) para fazer essa revisão:
Rimas cruzadas ou alternadas: quando o 1º verso rima com o 3º verso e o 2º verso rima com o 4º, no esquema ABAB. Exemplo: Disponível em: http://profvalmirluis.blogspot.com.br/2011/01/classificacao-das-rimas.html. Acesso em: 13 abr. 2014. |
Rimas enlaçadas ou opostas ou interpoladas: quando o 1º verso rima com o 4º verso e o 2º verso rima com o 3º, no esquema ABBA. Exemplo: Disponível em: http://profvalmirluis.blogspot.com.br/2011/01/classificacao-das-rimas.html. Acesso em: 13 abr. 2014. |
Quanto à natureza, as rimas classificam-se em: Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/254761. Acesso em: 13 abr. 2014. |
Para trabalhar a compreensão das rimas do poema, proponha questões como:
Mama não quer brincar mais
Filhinho dá um tempo
É tanto contratempo
No ritmo de vida de mama...
O objetivo desta atividade é apresentar aos alunos outros poemas sobre mães com os quais eles possam estabelecer comparações, tanto com a canção de Chico César como entre os poemas.
Separe os alunos em três grupos. Em cada grupo, entregue uma cópia por aluno do poema designado para aquele grupo.
Os alunos deverão fazer a leitura do poema do seu grupo e fazer um estudo com base em algumas questões:
Para Sempre
Imagem disponível em: http://static.tumblr.com/nqflswb/IZglwo5y0/melhor-presente-para-m__e-0.jpg. Acesso em: 13 abr. 2014. Por que Deus permite |
RAINHA DO LAR - Otília P. L. Funerich QUISERA, MÃE QUERIDA, Disponível em: http://doeruditoaopopularasinopsedaza.blogspot.com.br/2012/05/rainha-do-lar-otilia-p-l-funerich.html. Acesso em: 13 abr. 2014.
|
Disponível em: http://www.esoterikha.com/presentes/poemas-poesias-poetas-poetisas-dias-das-maes.php. Acesso em: 13 abr. 2014. |
Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_5LUjmJLGJTg/SwRtGeg_bcI/AAAAAAAAA8g/sAtIc76sNvU/S1600-R/escrita+criativa.jpg. Acesso em: 14 abr. 2014.
Momento de produção escrita. Nesta atividade os alunos deverão criar um poema para suas mães, tendo como modelo os poemas estudados. A atividade poderá ser desenvolvida em grupos pequenos ou em duplas, para que os alunos tenham oportunidade de trocar ideia. Entretanto, cada aluno deverá criar seu próprio poema. Instrua os alunos a fazer uma lista de palavras que rimam para ser utilizada na criação do poema.
Como está próximo o dia das Mães, depois que o professor corrigir e devolver os poemas, cada aluno fará um cartão no qual copiará o poema que criou para sua mãe. Incentive os alunos a criarem cartões personalizados, pensando em suas próprias mães, naquilo que elas gostam, nas suas cores preferidas, aproveitando essas ideias para fazer a ilustração do cartão. Esse cartão poderá ser entregue em casa no dia das Mães ou mesmo na festinha da escola, caso esteja programada uma celebração para essa data.
Sugestões de cartões:
Imagem disponível em: https://cintiasiloto.files.wordpress.com/2012/04/cartao-dia-das-maes-03.png. Acesso em: 14 abr. 2014
Imagem disponível em: http://sempretops-5ae.kxcdn.com/wp-content/uploads/1944741_4.jpg. Acesso em: 14 abr. 2014.
Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-w8L72pRCY0A/TaRY68L6YyI/AAAAAAAAAcc/OyU9Acdvj_c/s320/maes.jpg. Acesso em: 14 abr. 2014.
Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-qWkgA6372D4/T9II0VB3iJI/AAAAAAAAUjc/vUcdgmRCt1A/s1600/carta_namorados.jpg. Acesso em: 17 abr. 2014.
Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-7TyOv_DZxcI/TddMoPj9lRI/AAAAAAAADA0/CKt998gLFY0/s320/DSCF2759.JPG. Acesso em: 17 abr. 2014.
http://www.chicocesar.com.br/biografia.php. Acesso em: 14 abr. 2014.
http://www.letras.com.br/#!biografia/chico-cesar. Acesso em: 14 abr. 2014.
https://www.google.com.br/search?q=cart%C3%A3o+m%C3%A3es&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=zodMU_ejGqWZ0AHD14DIDQ&sqi=2&ved=0CAYQ_AUoAQ&biw=1152&bih=730#q=cart%C3%A3o+dia+ma%C3%AAs&tbm=isch&imgdii=_. Acesso em: 14 abr. 2014.
https://www.google.com.br/search?q=cart%C3%A3o+m%C3%A3es&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=zodMU_ejGqWZ0AHD14DIDQ&sqi=2&ved=0CAYQ_AUoAQ&biw=1152&bih=730#q=cart%C3%A3o+m%C3%A3e+para+colorir&tbm=isch&imgdii=_. Acesso em: 14 abr. 2014.
A avaliação qualitativa ser dará ao longo das aulas. Para isso, o professor deverá observar a participação dos alunos nas atividades propostas.
Uma avaliação quantitativa poderá ser feita por meio da análise e correção dos textos poéticos criados pelos alunos, assim como a avaliação do capricho no cartão.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!