Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O jogo da bola e o trem das cores

 

22/04/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar e interpretar um texto poético.
  • Buscar informações para além do que está escrito em um texto poético.
  • Criar um texto poético.
  • Criar textos poéticos a partir dos nomes das cores e das palavras que com elas rimam.
  • Declamar textos poéticos.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estratégias de leitura.
Estratégias e recursos da aula
  • Computador.
  • Projetor.
  • Caixas de som.
  • Acesso à internet.
  • Cópias impressas dos poemas.
  • Trabalho em grupo.

Módulo 1

ATIVIDADE 1

Segundo Trevizan (1995, p. 20), a criança precisa de uma memória transtextual, isto é, ela necessita conviver com a literariedade dos textos para ter condições de elaborar uma composição poética. A autora afirma que "o exercício de leitura estética [deve] anteceder o momento da produção, para que o texto produzido se garanta como uma elaboração discursiva, de implicações ideológicas, contextuais. [Ela afirma que] ninguém cria a partir do nada".

 

A partir dessa afirmação, propõe-se nesta atividade, a escuta / leitura de um poema canção de Caetano Veloso, intitulado Trem das Cores.

 

No laboratório de informática, ou na própria sala de aula, projete o vídeo da canção para os alunos e instigue-os a perceber a beleza do poema e da melodia da canção.

 

caetano

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=kS1zGVi3Uxs. Acesso em: 17 abr. 2014. 

 

ATIVIDADE 2

Entregue aos alunos cópias da letra da canção de Caetano Veloso. Se possível, faça cópias coloridas. Caso você não tenha condições de fazer cópias coloridas, entregue-as em preto e branco e projete na tela a cópia da letra colorida ou, faça um cartaz com letras coloridas. Veja a sugestão abaixo:

 

trem cores

Imagem criada pela formadora no power point.

 

Peça aos alunos que façam uma primeira leitura do poema de maneira individual e silenciosa.

Em seguida, ouçam a música novamente, acompanhando a letra. Deixe que os alunos se envolvam com a melodia e cantem junto com Caetano Veloso.

Depois de ouvirem, apresente aos alunos o quadro abaixo e desafie-os a completá-lo com as informações contidas no poema. Os alunos deverão procurar no poema os objetos que estão relacionados com uma cor. Eles deverão colocar no quadro o objeto e sua cor correspondente. Ao final da atividade, o quadro estará completo com os objetos e suas respectivas cores:

 

  OBJETO   COR  
encosta laranja
capim rosa chá
olhos luz mel
serra ouro / verde
trem prata
anel turquesa
nuvem chumbo oliva
papel de seda azul
casa verde
casa rosa
casa azul
cabelo preto
lábios castanhos
lábios cor de açaí
céu azul celeste

 

Depois de completarem o quadro, verifique com os alunos se as cores dos objetos citados no poema correspondem as cores desses objetos na vida real. Proponha questões como:

  1. A encosta laranja, é laranja mesmo?
  2. E o capim rosa chá?
  3. Qual seria o significado das cores no verso: " o ouro ainda não bem verde da serra"?
  4. Como vocês entendem o verso "e a seda azul do papel que envolve a maçã"?
  5. O que seria um "azul quase inexistente"?
  6. E o "azul que não há"?
  7. E o "azul que é pura memória de algum lugar"?
  8. Como você imagina os "castanhos lábios, ou pra ser exato, lábios cor de açaí"?

 

Professor, é provável que o "papel de seda azul que envolve a maçã" não faça parte do imaginário dos alunos, isto é, é provável que os alunos não conheçam esse costume. Explique a eles que as maçãs argentinas, alguns anos atrás, eram embrulhadas, individualmente, em papel de seda azul para serem comercializadas.

 

Módulo 2

ATIVIDADE 1

Ainda com o objetivo de desenvolver o exercício de leitura e possibilitar a convivência com a literariedade dos textos, entregue aos alunos cópias do poema de Cecília Meireles, Jogo de bola. Deixe que os alunos façam uma primeira leitura silenciosa.

 

http://1.bp.blogspot.com/_AkwVUL1Ght0/S7FgXsZ_Q9I/AAAAAAAAFpU/E-aFL9hXkdM/s1600/cecilia,+jogo+de++bola.jpg

Poema disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_AkwVUL1Ght0/S7FgXsZ_Q9I/AAAAAAAAFpU/E-aFL9hXkdM/s1600/cecilia,+jogo+de++bola.jpg. Acesso em: 19 abr. 2014.

 

Terminada a leitura silenciosa, aproveite o momento para trabalhar a leitura em voz alta e a dramatização com os alunos. Deixe que 4 ou 5 alunos façam a leitura em voz alta. Comente com os alunos como os recursos sonoros de ritmo e rima e os jogos de palavras dão originalidade ao poema. Segundo Trevizan (1995, p. 17), há uma "relação intrínseca entre o plano informacional do poema e as operações formais ativadas, a funcionalidade da frequência distributiva dos fonemas consonantais /bê/ /lê/ e os vocálicos a/ é/ /ó//u/, [marcam] a circularidade do movimento da bola (no texto de Cecília Meireles)".

Ao final da dramatização, provoque uma discussão com os alunos a partir da questão:

Como vocês entendem o último verso do poema: "A de Raul é de Arabela, e a de Arabela é de Raul"?

Conduza os alunos a concluírem que o verso citado elucida o tema da solidariedade humana.

 

ATIVIDADE 2

http://www.dimovesc.com.br/uploads/produtos/tabela-de-cores-iso-tabelacor.jpg

Imagem disponível em: http://www.dimovesc.com.br/uploads/produtos/tabela-de-cores-iso-tabelacor.jpg. Acesso em: 19 abr. 2014.

 

Nesta atividade, distribua os alunos em grupos. Se for possível, faça grupos pequenos de 4 a 5 alunos. Entregue a cada aluno do grupo cópias de uma tabela que deverá ser preenchida conforme o que é solicitado. A tabela a ser entregue aos alunos conterá o nome de algumas cores. Os alunos deverão preencher a tabela com nomes de objetos que são ou podem ser daquela cor e, ainda, com palavras que rimem com a cor. Veja, abaixo, uma sugestão de tabela. Você poderá acrescentar outras cores ou permitir que os alunos alunos acrescentem outras cores que gostem ou que apresentam possibilidades de rimas.

 COR  PALAVRAS QUE RIMAM  OBJETOS
AMARELO    
VERDE    
AZUL    
VERMELHO    
LARANJA    
ROSA    
BRANCO    
PRETO    
OURO    
PRATA    
VIOLETA    

 

ATIVIDADE 3

http://1.bp.blogspot.com/_byDm1io31gM/TMll_SOIFiI/AAAAAAAACjc/LEAzgV64xGY/s1600/estudando-escrevendo-musica-radio-chico-bento.jpg

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_byDm1io31gM/TMll_SOIFiI/AAAAAAAACjc/LEAzgV64xGY/s1600/estudando-escrevendo-musica-radio-chico-bento.jpg. Acesso em: 19 abr. 2014.

 

Momento da produção escrita. Nesta atividade, os alunos podem continuar trabalhando em grupos, entretanto, cada aluno deverá produzir seu próprio texto poético. Os alunos terão como modelo o poema canção Trem das cores de Caetano Veloso e o poema Jogo de bola de Cecília Meireles. A tabela preenchida na atividade anterior servirá como suporte, no qual os alunos poderão buscar palavras para produzirem seu texto poético.

Ao final da atividade, o professor recolherá e corrigirá os textos escritos. Posteriormente, os alunos, com a supervisão do professor, poderão fazer uma exposição oral, com dramatização dos textos poéticos e organizar uma exposição escrita no mural da escola.

http://www.rioeduca.net/admin/_m2brupload/_fck/Renata/AlmBarroso/Vinicius/20131016211752.JPG

Imagem disponível em: http://www.rioeduca.net/admin/_m2brupload/_fck/Renata/AlmBarroso/Vinicius/20131016211752.JPG. Acesso em: 19 abr. 2014.

Recursos Complementares

Para ler sobre a biografia de Cecília Meireles, acesse:

http://www.releituras.com/cmeireles_bio.asp. Acesso em: 19 abr. 2014.

http://www.e-biografias.net/cecilia_meireles/. Acesso em: 19 abr. 2014.

Para conhecer um pouco sobre a poesia de Cecília Meireles, acesse:

http://www.portugues.com.br/literatura/cecilia-meireles.html. Acesso em: 19 abr. 2014.

 

Referência Bibliográfica

TREVIZAN, Zizi. Poesia e ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura - UNIP, 1995.

Avaliação
  • A avaliação qualitativa  será feita ao longo das aulas. Para isso, o professor deverá observar a participação dos alunos nas atividades propostas, verificando sua compreensão nos momentos de leitura e discussão sobre os poemas. A avaliação quantitativa poderá ser feita por meio da análise e correção dos textos poéticos criados pelos alunos.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.